Autor Tópico: Proibição de bebidas alcoólicas  (Lida 3101 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Proibição de bebidas alcoólicas
« Resposta #25 Online: 02 de Junho de 2008, 23:29:17 »
Não sei de onde tirou essas coisas

Ao menos teoricamente, a venda de cigarros à menores é proibida; segundo a ONU o consumo está aumentando nos paises subdesenvolvidos/em desenvolvimento (que somam a maior parte da população mundial), e segundo um texto do Mark Kleiman que postei por aí, além de ser provavelmente quase que conhecimento popular, o cigarro é um dos vícios mais difíceis de se perder (a citação do Kleiman seria algo como que 9 entre 10 fumantes querem parar e não conseguem). A situação não é muito diferente para o álcool, e acho que também não para as drogas ilícitas.

Há alguns dias (dia do jogo Corinthians versus botafogo), estava no trânsito ouvindo na CBN que o consumo caiu no Brasil, de 89 à 2004, mais de 20%, levando em consideração os cigarros piratas.
O Brasil é uma excessão aos países em desenvolvimento. Nos desenvolvidos isso é muito comum.

Proibir, basicamente iria causar o que ocorreu na Lei Seca dos EUA, ou o que acontece ao narcotráfico hoje.
Sou a favor de fazer o que estão fazendo ao cigarro: Restrições fortíssimas à propaganda e campanhas educativas.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #26 Online: 02 de Junho de 2008, 23:40:18 »
Proibir é bobagem , só serviria para criar um mercado negro e alimentar o tráfico ( além do que se pode fazer bebida em casa , com risco de intoxicação por metanol).
A estratégia mais adequada é proibir a propaganda , para retirar a associação álcool = festa = socialização , que é a forma pela qual se tenta conquistar os adolescentes e adultos jovens para o consumo ; apesar da proibição a maioria começa a beber antes da maioridade e é esta faixa etária , especialmente os de sexo masculino , o alvo principal das estratégias de marketing. Além , é claro , da contrapropaganda ressaltando os riscos do consumo abusivo do alcool.
Alem disso há padrões diferentes de consumo para os tipos diferentes de bebidas , o perfil de quem bebe habitualmente cerveja ou destilados é diferente de quem bebe  vinho fino ( dificilmente você encontra alguem mamado porque abusou de um Beaujolais).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #27 Online: 03 de Junho de 2008, 01:29:28 »
Aqui no Japão é prioibido até fumar na rua, pois alem de incomodar os outros causa sujeira.
Mas no Brasil jogar lixo (papeis e embalagens principalmente) na calçada dos outros é costume. A questão é mais cultural do que de proibição, propriamente dito, o que não é eficaz sem o primeiro.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Junho de 2008, 02:25:54 »
Alem disso há padrões diferentes de consumo para os tipos diferentes de bebidas , o perfil de quem bebe habitualmente cerveja ou destilados é diferente de quem bebe  vinho fino ( dificilmente você encontra alguem mamado porque abusou de um Beaujolais).
Ate por que pra ficar mamado de certos vinhos tu tem quer uma GRANA... :roll: :P
"The patient refused an autopsy."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #29 Online: 03 de Junho de 2008, 07:54:48 »
O que deveria ser intensificado é a aplicação da lei já existente que proibe a venda e consumo de bebidas por parte dos menores de 18 anos. Já seria um grande avanço para a sociedade.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Junho de 2008, 13:50:19 »
Proibir hoje causaria convulsão social e o governo poderia cair. Mas elevar os impostos sobre bebidas alcoolicas em uns 150% pode ajudar... Proibir a publicidade, fazer campanha contra etc. Quem sabe como tempo o consumo deixa de ser interessante.

Mais impostos? Mais de metade do preço da cerveja já se vai em impostos. Beber faz parte das culturas do mundo inteiro. As pessoas bebem há milênios e vão continuar bebendo, elas gostam de beber, elas se divertem bebendo. Não é como o cigarro.

Que tipo de propaganda o governo faria contra a bebida? Colocariam uma foto de um negão nas latinhas de cerveja e escreveriam embaixo "O Ministério da Saúde adverte: Cu de bêbado não tem dono"? :D

No fundo o que parece é que algumas pessoas não bebem e querem que ninguém mais beba simplesmente porque elas não gostam de álcool.
« Última modificação: 03 de Junho de 2008, 14:38:37 por Ricardo M »

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Junho de 2008, 14:11:15 »
Se o consumo de álcool for proibido algum dia, mudo de país.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Junho de 2008, 14:33:44 »
Acho que ninguém faria essa sandice. O que o Ricardo M disse é real: Muitas pessoas não gostam de alcool por uma série de motivos e acham que isso é evidencia para ser classificado como ruim (é igual a uma "droga", como se isso quisesse dizer algo fora do escopo pessoal de quem disse).

Agora, como o Alcool tem lá suas contraindicações (baseadas no perfil de quem usa, assim como a comida tem contraindicações ao obeso mórbido), é justo que se pense em campanhas educativas ou restrições.
Por exemplo os EUA promovem campanhas contro o consumo excessivo de comida (se tornou um problema).

Nada como a bebida ser legal (no sentido do direito) para podermos pensar em fazer campanhas, ainda mais financiadas pelo imposto que ela gera. Se não, estaríamos com mais uma razão para invadir o morro.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #33 Online: 03 de Junho de 2008, 16:08:01 »
Sei que o álcool em certos níveis deixa a pessoa mais desinibida e com mais sociabilidade. Me parece que tudo é questão de bom senso, o que eu até estenderia para algumas outras drogas, com um maior conhecimento do próprio organismo e das conseguencias danosas possíveis.

Mas assim como em diversas drogas, com o álcool acontece muitos exageros e tem gente que extrapola na conduta. E ao mesmo tempo tem gente chata são mesmo  :biglol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #34 Online: 03 de Junho de 2008, 18:36:01 »
Se o consumo de álcool for proibido algum dia, mudo de país.

:) Seremos dois Cezar.

Eu não bebo e não vejo graça alguma na bebida, mas acho o cúmulo o estado proibir isso.

:) Restrições tudo bem, mais policiamento também, penas mais severas para quem for pego bebendo seria algo que eu aplaudiria em pé, mas proibição não.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #35 Online: 08 de Junho de 2008, 00:02:45 »
Falando sério, eu acho que a gente deve investir em educação, nesse ponto. Quem já viu aqueles vídeos de membros decepados por acidente de trânsito por causa de um pinguço, pensa duas vezes antes de aprontar caca.
No caso de bebida + direção nem é um questão de educação. É impunidade mesmo.
Mesmo que a impunidade seja causa (e é uma delas), não exclui a educação de seu papel.

Sim, se você fizer 90% dos caras que dirigem bêbados serem presos, coíbe bastante - o cara SABE que se dirigir alcoolizado, VAI ser preso. Mas acho que educação investe menos recursos com maiores resultados.

E, quando falo em "educação", não falo somente da educação formal. Falo de todo um sistema de valores:
*O parente que toma uma cervejinha e "fica susse, por que eu não?",
*A família que se deixa dirigir pelo tal parente,
*O fetiche pela direção em alta velocidade (que, quando o cara tá bêbado, aflora ainda mais),
Et cetera.
Latebra optima insania est.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 08 de Junho de 2008, 11:41:55 »
Acho que ninguém faria essa sandice. O que o Ricardo M disse é real: Muitas pessoas não gostam de alcool por uma série de motivos e acham que isso é evidencia para ser classificado como ruim (é igual a uma "droga", como se isso quisesse dizer algo fora do escopo pessoal de quem disse).

Está alegando que a classificação do álcool como droga é questão de opinião?

Sinceramente, não vejo em que você se baseia.  Os efeitos orgânicos do álcool são muito bem documentados.  O álcool é claramente uma droga, e provavelmente a mais nociva no geral no mundo todo.  Em parte porque os efeitos não são muito leves, mas também e principalmente pela simples difusão do consumo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #37 Online: 08 de Junho de 2008, 18:42:39 »
Proibir é bobagem , só serviria para criar um mercado negro e alimentar o tráfico ( além do que se pode fazer bebida em casa , com risco de intoxicação por metanol).
Concordo, e também não vejo motivos pra proibir o consumo, ninguém é obrigado a beber...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Junho de 2008, 09:54:35 »

Está alegando que a classificação do álcool como droga é questão de opinião?

Sinceramente, não vejo em que você se baseia.  Os efeitos orgânicos do álcool são muito bem documentados.  O álcool é claramente uma droga, e provavelmente a mais nociva no geral no mundo todo.  Em parte porque os efeitos não são muito leves, mas também e principalmente pela simples difusão do consumo.

Nope. O alcool é uma droga. Mesmo que seu uso possa ser completamente sadio, o alcool é uma droga.

Colquei "droga" assim mesmo entre aspas para trazer, acho que de manera mal sucedida, todo o ranço que a palavra traz para alguns, como ele ser uma droga quisesse dizer que isso já bastasse para desclassificar o consumo e sugerir medidas proibitivas, por exemplo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 09 de Junho de 2008, 09:58:49 »
E não é esse o caso?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 09 de Junho de 2008, 10:25:34 »
Não acho Dantas.

Acho por exemplo muito saudável tomar um chopp, uma cerveja de vez em quando, um vinho em um jantar.
Acho extremamente saudável (para mim).

É esse o ponto?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 09 de Junho de 2008, 11:10:41 »
Sim, é esse o ponto.  HÁ medidas restritivas contra o consumo de álcool, e por bons motivos. 

Não se trata de proibição absoluta, mas até aí, quase nenhuma droga é proibida absolutamente.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #42 Online: 09 de Junho de 2008, 12:34:05 »

Não acredito que proibir vá inibir o consumo de alcóol por parte da população - levando em conta que o alcóol é uma droga que tem seu consumo liberado, isso causaria um enorme transtorno ao governo e acabaria com milhares de empregos atrelados à produção, distribuição e venda do produto. O que se pode fazer é desenvolver uma política de restrição ao consumo e impor uma série de penalidades àqueles que extrapolam os limites do aceitável e põe em risco a vida de outras pessoas - levando em conta que muitos bebem e isso não significa que saem por aí causando estragos.

O grande problema do consumo de bebidas alcóolicas bem como de determinados hábitos é o momento em que se extrapolam direitos e cometem-se abusos. A mera proibição não vai inibir alguém de fazer algo que gosta ou necessita - o indivíduo vai buscar aquilo que deseja onde quer que o encontre. Uma solução palpável seria a exibição de campanhas anti-consumo enumerando os malefícios deste. Desenvolver a consciência de que o consumo é permitido, desde que exercido nos limites legais e que não coloque em risco a vida de outras pessoas. E como toda educação nesse sentido pressupõe a aplicação de alguma penalidade a quem se exceder, cabe ao Estado criar um arcabouço legal capaz de inibir e punir aqueles que desrespeitam as medidas legais.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Junho de 2008, 23:48:41 »
Sim, é esse o ponto.  HÁ medidas restritivas contra o consumo de álcool, e por bons motivos. 

Não se trata de proibição absoluta, mas até aí, quase nenhuma droga é proibida absolutamente.

Legalmente, a maioria das drogas são proibidas. O que não há é um "enforcement" adequado (ou talvez possivel)
Acho que o critério para a proibição esta caminhando para o adequado: cada vez mais restrito para quem dirigi, proibido consumo por menore em festas, bares, etc..

Deveriam restringir as propagandas.
« Última modificação: 10 de Junho de 2008, 01:11:06 por Agnostico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #44 Online: 10 de Junho de 2008, 01:06:26 »
Deveriam mudar a lei, onde quem causa um acidente de carro por motivos alcoolicos responde apenas como homicidio culposo, para homicidio doloso. Deveria-se, quando alguem fosse pego dirigindo com niveis proibidos de alcool no sangue, perder a carteira no ato e ainda responder por tentativa de assassinato e/ou pagar multa bem alta (muito pesado essa, mas surtiria efeito hein hehe), enfim, deveria-se ser exemplares as penas, mas do jeito que esta aí é apenas incentivo.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 10 de Junho de 2008, 01:11:27 »
Gostei...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 10 de Junho de 2008, 01:15:16 »
Sabe que também gostei?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #47 Online: 10 de Junho de 2008, 12:05:43 »
Foi bom pra vocês?

:hehe:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 10 de Junho de 2008, 15:55:13 »
Catzo, para escrever aqui tem que pensar para não ser pego falando asneira E agora também para não ser sacanaeado.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!