Até que faz algum sentido. Mas, depois que você usa essa energia uma vez, para usa-la novamente teria que por o objeto na posição anterior e isso consumiria a mesma energia já que a força é contraria ao campo gravitacional. Eu nem preciso dizer isso aqui. Mas o fato é que essa afirmação de Lara nos dá a intuição de que deve haver algum modo não trivial de direcionar essa energia. Mas não há nenhum metodo conhecido pelo homem de manipular a gravidade. Sendo assim não adianta imaginar varios modo de como aproveitar a gravidade, pois pelo teorema de Stokes vemos que a energia é conservada, não importa o caminho pelo qual o objeto percorra.
Não entendi bem o ponto de "precisar por o objeto na posição anterior". Um buraco negro (ou qualquer objeto com gravidade considerável) vai atrair mais massa pela força gravitacional que exerce, e isso fará com que
aumente a sua força gravitacional, não que diminua. De certa forma, quanto mais trabalho realiza, mais trabalho tem o potencial de realizar.
Não quer dizer que viole leis ou qualquer coisa, mas a menos que não entendamos o conceito de "moto perpétuo" como algo que necessariamente implica em violações de leis (característica não implícita no termo), talvez a gravidade de modo geral seja um jeito de se ter os únicos moto-perpétuos fisicamente possíveis.
Se não me engano, tem um livro do Paul Davies em que ele fala algo meio parecido, que a gravidade é meio peculiar, em alguns aspectos. Por exemplo (não julguem o Paul Davies pelo meu exemplo, já faz um tempão que li e posso estar falando bobagem), com aquela coisa toda de correlação entre desorganização e entropia, uma nuvem de matéria precursora de um sistema solar tem mais energia e menos organização que um sistema solar formado; num sistema solar formado há menos energia (ao menos de certa forma) disponível para trabalho (já utilizada na sua própria formação), mas há maior organização. Mas no "de certa forma" que entra esse aspecto peculiar da gravidade. A massa não foi perdida, e apesar do trabalho realizado, da organização que resultou no sistema solar, ainda há dentro de um certo perímetro a mesma massa
e a mesma força gravitacional, mas apenas mais localizada/organizada. A força de certa forma se mantém, apesar de ter sido usada para trabalho.
Numa outra viagem delirante minha, talvez seja interessante comparar com algo simples, mas [aparentemente] diferennte nesse aspecto; uma pilha. Uma pilha se esgota na medida em que sua força é usada; já a força gravitacional de certa forma é "o contrário": quanto mais "usada", mais ela se concentra, não é uma ação de um "desequilíbrio gravitacional" que desaparece quando se iguala "diferenças de gravidade", mas só massa atraindo massa. (Não violando leis no sentido de criar energia "do nada" ou qualquer coisa assim, devido a esse acréscimo de massa).
Bem, espero que não cheguem ao ponto de criar uma petição para que eu não fale mais sobre física no fórum, mas compreendo se tomarem essa medida