Autor Tópico: O Buraco-Negro é um Motocontínuo?  (Lida 2888 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: O Buraco-Negro é um Motocontínuo?
« Resposta #25 Online: 17 de Junho de 2008, 19:18:18 »
[não sei do que estou falando]

Mas isso quer dizer... dando como certa essa "inviolabilidade" absoluta da segunda lei, então, haveria maior entropia em um buraco negro, através de algo como o hipotético campo de Hawking... :|

A segunda lei não é de certa forma, "estatística"? Quero dizer, de modo geral, a maior parte dos sistemas comuns tendem à maior entropia, mas podem haver "ilhas" onde a entropia decresce. Talvez buracos negros pudessem ser "exceções" desse tipo, não? :hein: Só que em vez de necessariamente ter um "contrabalanço" em algo como a radiação de Hawking, poderia talvez simplesmente não ter... e os buracos negros tenderem a ficar indefinidamente cada vez mais fortes/massivos na medida em que houver matéria sendo acrescida... o que parece ser o único limite mais realmente conhecido para buracos negros serem "motos perpétuos" literais... tem que haver massa no seu campo gravitacional, não é que fosse ficar mais forte "do nada", ou sem um tipo de "troca" com o ambiente.

Por outro lado, se prevêem que o universo tenderá a ficar se expandindo para sempre, tanto o universo quanto buracos negros seriam de certa forma motos-perpétuos... :hein:

OT.: Há quem ache que a aceleração da expansão do universo possa causar em algum momento novas "inflações" locais?

[/não sei do que estou falando]

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #26 Online: 18 de Junho de 2008, 01:24:31 »
Vc pode ter um sistema não-isolado onde a entropia decresce. Mas em sistemas isolados a entropia sempre cresce(para sistemas de N particulas, o tempo para uma volta estatistica da entropia é 10^N s. É facil ver que num sistema de kilos esse tempo passa, e muito, a idade do universo. Por isso essas regressões estatisticas não acontecem).

O sistema que falei "peso"+BN é isolado, por isso a entropia nele sempre crescerá.

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #27 Online: 18 de Junho de 2008, 01:25:05 »
O Off-Topic respondo amanha. É um texto razoalvemente longo.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #28 Online: 18 de Junho de 2008, 12:19:13 »
Citação de: Dbhor
De mais a mais ninguém precisa se exaltar, certo?  :) 

Três letrinhas=> TPM  :vergonha:

A natureza não foi lá muito legal com o gênero femino  :P

Mas não largo mão do meu ceticismo, não até entender de fato como são as coisas  :ok:

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Junho de 2008, 12:20:08 »
Vai fazer muita conta até lá :)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #30 Online: 18 de Junho de 2008, 12:28:28 »
Atente bem para o SnowRaptor, ele sabe o que diz :lol:

Olha, se você soubesse o quanto eu briguei com a Mecânica Quântica até colocar na cabeça que ela é bonita, ainda que seja assim meio esquisita...

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Junho de 2008, 12:40:36 »

Eu posso casar com um matematico sabia? Se o Albert( o Einstein ) casou com uma matematica e deu no que deu......e tambem temos o IBM RoadRunner...e olha que ele nem usa a ótica para processamento!

beijos

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Junho de 2008, 12:44:30 »
Olha, se você soubesse o quanto eu briguei com a Mecânica Quântica até colocar na cabeça que ela é bonita, ainda que seja assim meio esquisita...

Já viu menina de ouro? QUE VENHA A FÍSICA QUÂNTICA! ....tá eu não vi o final do filme, mas já me falaram que é tragico  :umm:

beijos

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Junho de 2008, 12:48:56 »
Você que acabou de chegar no planeta terra.....aqui verificamos que o universo não está se comportando como esparavámos no caso de um começo à lá BIG BANG....expansão acelerada e caso eu decida pesquisar, algumas cossitas más, como no caso a matéria da SCIAM sobre o fim da cosmologia....
Como foi sua viagem a planetas distântes?

Beijos
Só uma coisa. A matéria na SCIAM, apesar do título ("O fim da cosmologia"), não tem absolutamente nada a ver com alguma suposta descoberta contra o "Big-Bang". É antes uma projeção futurística sobre como alguém veria o Universo daqui a alguns bilhões de anos, com os efeitos da expansão isolando as galáxias umas das outras de tal forma que apagaria qualquer pista sobre o seu passado. Daí o título, simplesmente não haveria dados experimentais para confirmar uma "cosmologia".

Ou seja, é uma matéria que baseia-se no "Big-Bang", e não uma que procura refutá-lo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 18 de Junho de 2008, 12:52:26 »

Eu posso casar com um matematico sabia? Se o Albert( o Einstein ) casou com uma matematica e deu no que deu......e tambem temos o IBM RoadRunner...e olha que ele nem usa a ótica para processamento!

Deu no que deu antes de ele se casar.

O IBM RoadRunner faz cálculo numérico,. ou seja, é uma grande calculadora programável.

Para você se convencer dos resultados de cosmologia tem que estudar muita relatividade geral. Bem mais do que eu jamais estudei.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #35 Online: 18 de Junho de 2008, 12:59:46 »
Ou eu... ou qualquer um aqui, menos o Caio Gomes, que trabalha com isso :lol:

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #36 Online: 18 de Junho de 2008, 13:00:57 »
Citação de: angelo Melo
Só uma coisa. A matéria na SCIAM, apesar do título ("O fim da cosmologia"), não tem absolutamente nada a ver com alguma suposta descoberta contra o "Big-Bang". É antes uma projeção futurística sobre como alguém veria o Universo daqui a alguns bilhões de anos, com os efeitos da expansão isolando as galáxias umas das outras de tal forma que apagaria qualquer pista sobre o seu passado.

É, eu sei....ontem quando saí do trabalho encontrei uma amiga e nos dirigimos a um café para um bate-papo, comentei o assunto e ela me falou sobre o mesmo que você Angelo. Detalhe, onde ela trabalha o chefe gosta de ler SCIAM  :idea:

Eu não estava no meu melhor dia, juro  :(

beijos

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #37 Online: 18 de Junho de 2008, 13:06:35 »
Citação de: SnowRaptor
Deu no que deu antes de ele se casar.

O IBM RoadRunner faz cálculo numérico,. ou seja, é uma grande calculadora programável.

Para você se convencer dos resultados de cosmologia tem que estudar muita relatividade geral. Bem mais do que eu jamais estudei.

Mas a mulher o ajudou muito, assim falam as más linguas :p
Mas para calculos é de uma boa calculadora que precisamos, não?
Não se preocupe, vou estudar. Sou nova, pobre e ambiciosa...tenho lá meus truques para vencer na vida  :twisted: ...se é que você está me entendendo  :wink:

beijos

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 18 de Junho de 2008, 22:48:11 »
Mas para calculos é de uma boa calculadora que precisamos, não?
Não, porque essas contas não se faz com números ;)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #39 Online: 18 de Junho de 2008, 23:55:11 »
Físicos gostam de fazer contas com letras ;-)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 18 de Junho de 2008, 23:58:38 »
Físicos gostam de fazer contas com letras ;-)
Eu me embanano todo quando tem número :P

Felizmente, arredondar ajuda, aprendi com minha orientadora:
%5Cfrac%7B%5Cpi%7D%7B3%7D%3D%5Cfrac%7B%5Cpi%5E2%7D%7B9%7D%3D%5Cfrac%7B%5Cpi%5E2%7D%7B10%7D%3D1
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #41 Online: 19 de Junho de 2008, 01:01:38 »
Uma pequena história:

Aproxime  um balde de lixo, bem perto do horizente do buraco negro. O sistema tem uma entropia. Se agora vc jogar o lixo no buraco negro, o lixo sumiu, e portanto a entropia teria diminuido. Isso não pode acontecer. Isso nos mostra que o buraco negro precisa ter uma entropia.

Agora considere que as particulas estão saindo do buraco negro(um isolado). De maneira resumida a Segunda Lei da Termodinamica Generalizada diz que o sistema buraco negro +campo de hawking tem entropia maior que só o buraco negro, ou seja, ela aumenta.
E, segundo a Scientific American, essa entropia seria igual à área do horizonte de eventos*¹ do buraco-negro (medida em áreas de Plank*²) dividida por 4*³.

*¹ aos leigos como eu: horizonte de eventos = "pra dentro do horizonte nem a luz escapa, pra fora, pode ser".
*²área de Plank = 10-66m². Um caralhésimo.
*³ou seja, a cada 4 áreas de Planck, você teria um bit de entropia.
Latebra optima insania est.

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #42 Online: 19 de Junho de 2008, 01:21:43 »
O porque a entropia é proporcional a area, e nao ao volume, que era o esperado, está relacionado a um principio muito legal e importate de gravidades quanticas: O principio holografico.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #43 Online: 19 de Junho de 2008, 02:21:37 »
O porque a entropia é proporcional a area, e nao ao volume, que era o esperado, está relacionado a um principio muito legal e importate de gravidades quanticas: O principio holografico.
Isso de princípio holográfico ainda me cheira tão, tão... protociência... quero dizer, tem como gerar evidências dessa coisa?
Latebra optima insania est.

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #44 Online: 19 de Junho de 2008, 14:56:42 »
Os indicios do principio holografico viriam se pudessemos ter algum tipo de acesso a escalas de planck. Ai saberiamos como a entropia se comporta, e se ela é condizente ou não com o principio holografico.

Até lá nós temos que nos contentar com provas indiritas:

-Plasma Gluon-Quark calculado via AdS/CFT por exemplo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 30 de Junho de 2008, 14:49:22 »

Só uma coisa. A matéria na SCIAM, apesar do título ("O fim da cosmologia"), não tem absolutamente nada a ver com alguma suposta descoberta contra o "Big-Bang". É antes uma projeção futurística sobre como alguém veria o Universo daqui a alguns bilhões de anos, com os efeitos da expansão isolando as galáxias umas das outras de tal forma que apagaria qualquer pista sobre o seu passado. Daí o título, simplesmente não haveria dados experimentais para confirmar uma "cosmologia".

Ou seja, é uma matéria que baseia-se no "Big-Bang", e não uma que procura refutá-lo.

Eu não li a matéria, mas John Horgan e Sean Carroll a citaram numa convera no bloggingheads

http://bloggingheads.tv/diavlogs/9433

Também disseram algo como que, ainda que não tenha nada "contra" o BB aí, de certa forma talvez nós mesmos poderíamos já estar numa situação análoga, talvez especialmente ou especificamente para antes do BB.

...
Só mesmo no CC que BB não é o que é no resto do país.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!