Autor Tópico: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio  (Lida 3890 vezes)

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Rhyan

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Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Online: 02 de Junho de 2008, 20:06:51 »
02/06/2008 - 17h22
Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
Da Redação
Em São Paulo
O que você acha da obrigatoriedade das disciplinas no ensino médio? Comente


O presidente em exercício José de Alencar aprovou nesta segunda-feira (2) o projeto que torna filosofia e sociologia obrigatórias nos três anos do ensino médio.

A lei vale tanto para alunos de escolas públicas quanto de escolas particulares. O texto não especifica quando a lei deve ser implementada.

Segundo levantamento do CNE (Conselho Nacional de Educação), ao menos 17 Estados já têm as duas disciplinas no ensino médio. Outras escolas, muitas delas particulares, já as oferecem há anos.


Veto em 2001
Filosofia e sociologia foram retiradas do currículo obrigatório do ensino médio durante o regime militar (1964-1985) e substituídas por educação moral e cívica e organização social e política brasileira.

Em 2001, o presidente Fernando Henrique Cardoso vetou um projeto de lei que incluía as disciplinas novamente.

O texto, proposto pelo petista Padre Roque (PT-PR), havia sido aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Sob a gestão tucana, o Ministério da Educação argumentou que o texto criava ônus para os Estados, que teriam de contratar mais professores, e era anacrônico, já que os currículos modernos deveriam, para o ex-ministro Paulo Renato Souza, pregar a interdisciplinaridade.


Com informações da Agência Brasil e da Folha de S.Paulo

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/06/02/ult105u6566.jhtm

_____

Xiiii, vem mais pregação marxista por aí...
Se bem que nas minhas aulas de filosofia a pregação era religiosa mesmo.

Offline Felius

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2008, 22:24:47 »
Na verdade se bem aplicado vai ser MUITO bom. Agora vamos ver a aplicacao.
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Offline Luiz Souto

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2008, 23:53:43 »
Acho ótimo , o retorno da filosofia ao ensino médio cria a possibilidade justamente de apresentar o pensamento crítico e a multiplicidade de idéias e questões. Não foi outro o motivo que a ditadura excluiu a filosofia e criou a horrenda OSPB.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

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Offline Pregador

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2008, 00:09:03 »
Eu tive aulas de filosofia e sociologia no ensino médio e foram horríveis. É ÓBVIO que não há sociólogos e filósofos suficientes para lecionar, logo, improvisam professores de história, pedagogia e até de geografia e português para dar estas "aulas".
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Südenbauer

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2008, 00:22:52 »
Eu tive aula de filosofia no 3º ano e achei muito bom, a professora criava debates e os testes dela instigavam os alunos a pensar, além de fazer trabalhos que envolvessem a leitura de livros.

Offline FxF

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2008, 01:21:25 »
Eu tive aulas de filosofia e sociologia no ensino médio e foram horríveis. É ÓBVIO que não há sociólogos e filósofos suficientes para lecionar, logo, improvisam professores de história, pedagogia e até de geografia e português para dar estas "aulas".
Precisamente. O professor da aula de filosofia não foi de todo mau, mas não era um especialista.
A princípio, não confio em dar este tipo de matéria para os alunos. Passam 10 anos estudando "Ciência" (incluindo quando é dividido em outras disciplinas) e quando saem não sabem dizer se espiritismo é ciência.

Offline Caio1985

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2008, 11:17:23 »
Tive boas aulas de Filosofia no 2º e 3º colegial, quando estudei na rede pública.

O professor (formado em filosofia mesmo) mandou bem.

Offline Dr. Manhattan

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2008, 11:30:49 »
Também tive boas aulas de introdução à Filosofia no ensino médio. Só temo que isso se torne uma exemplo de boa idéia que
acabe sendo desvirtuada em muitos lugares, com aulas de filosofia e sociologia se tornando outro nome para doutrinação marxista.

Não que isso já não aconteça nas aulas de História :(.
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Alan Watts

Offline Diego

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2008, 11:42:59 »
A idéia é boa...

mas duvido que funcione.

Irão socar Marx nas crianças, além de que é bem questionável a qualificação dos professores para esta tarefa.

Offline Diego

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2008, 11:45:42 »
com aulas de filosofia e sociologia se tornando outro nome para doutrinação marxista.

Não que isso já não aconteça nas aulas de História :(.

Pode ter certeza que isso vai acontecer.

Offline Pregador

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2008, 18:20:55 »
com aulas de filosofia e sociologia se tornando outro nome para doutrinação marxista.

Não que isso já não aconteça nas aulas de História :(.

Pode ter certeza que isso vai acontecer.

Meu professor de história do ensino médio era positivista. Hoje as coisas devem ter mudado, mas minha escola, embora pública, adotava a apostila do terceiro milênio (colégio particular). Sempre achei bem imparciais, eles não puxavam o assado para os comunistas e nem para os neoliberais. Na verdade, volta e meia falava-se em terceira via...
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Offline Moro

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #11 Online: 04 de Junho de 2008, 01:01:26 »
Será que será que passou pela cabeça do excelentíssimo os seguintes pontos:

1- Quantidade de professores necessários?
2- Temos professores suficientes?
3- Que filosofia é muito abrangente, que parte? que linha? vamos entubar os males do capitalismo irracional apenas?
4- Prazo para se desenvolver um professor de filosofia?
5- Que filosofia não é trivial e que existem muitos professores de escola pública do ensino médio que são despreparados (vim de uma família de professores que conhece muitos professores, primas, primos, todos professores)
6- Vamos tirar alguma matéria? Vamos aumentar a carga horária?
7- Qual o objetivo que queremos alcançar??
8- Os alunos perceberão o que estão estudando? (isso não é uma piada)

Bom, claro que pensou...
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Offline Diego

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #12 Online: 04 de Junho de 2008, 09:30:12 »

8- Os alunos perceberão o que estão estudando? (isso não é uma piada)


Vão pensar:

"Ahh, aquela matéria nada haver que nem preciso estudar pra passar..."

Offline Týr

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #13 Online: 04 de Junho de 2008, 09:39:13 »
O ensino no Brasil nunca deixará de ser um ensino burro.

Sempre me questiono o 'por que' de tanta matéria no ensino básico, vejamos:

Português:

Se não estudássemos tantas advérbios e orações indiretas, com certeza escreveríamos melhor, saberíamos pontuar melhor, e nos expressar melhor;

Matemática:

Se não aprendessemos logarítmos, PA e PG, saberíamos ao menos fazer contas simples e úteis como por exemplo somar, multiplicar, dividir e calcular juros;

Filosofia e Sociologia:

É legal e tudo, mas não precisaríamos ver com tamanha precisão visões de Comte, Marx, Sócrates, Hume e toda a corja, seria mais legal aprendermos coisas úteis, como por exemplo como as sociedades são compostas e como se comportam.

Geografia:

Menos dados como formação do solo e mais noção de mapas, como lê-los, calculá-los, etc.

História:

Aqui é importante, mas poderíamos ser poupados da história de roma e da grécia antiga.

Ciências ou biologia:

Sempre é bom, ensina a ver a vida e a entendê-la, mas poderiam nos poupar de estudar as dicutiledôneas e o filo cnidária, poderíamos aprender mais sobre reprodução e prevenção de doenças.

Offline Südenbauer

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #14 Online: 04 de Junho de 2008, 11:22:52 »
Hã? Só concordo com o que dissestes sobre filosofia e biologia. Mas tu quer tirar ainda mais do que já foi tirado da matemática? E história sem Roma e Grécia? A base de nossa civilização!

Sobre português (línguas em geral) e matemática o que eu acho é que o conteúdo é pouco. Está satisfatório, mas se fosse para diminuir ou aumentar, que fosse aumentado.

Offline Dr. Manhattan

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #15 Online: 04 de Junho de 2008, 11:43:23 »
Hã? Só concordo com o que dissestes sobre filosofia e biologia. Mas tu quer tirar ainda mais do que já foi tirado da matemática? E história sem Roma e Grécia? A base de nossa civilização!

Sobre português (línguas em geral) e matemática o que eu acho é que o conteúdo é pouco. Está satisfatório, mas se fosse para diminuir ou aumentar, que fosse aumentado.

Concordo (com o Fernando!). O problema do ensino de português, matemática, história, etc. não é bem o conteúdo, mas a forma como o conteúdo é apresentado. Lembro que no ensino médio, ao estudar matrizes eu me perguntava: "mas isso
serve para quê?!!" E ninguem dizia. Um bom professor é capaz de tornar qualquer conteúdo interessante*.


*ok, abro uma excessão para a Gramática :).
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Alan Watts

Offline Südenbauer

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #16 Online: 04 de Junho de 2008, 13:40:02 »
Lembro que no ensino médio, ao estudar matrizes eu me perguntava: "mas isso
serve para quê?!!" E ninguem dizia.
Esse caso das matrizes é bem peculiar, até mesmo no ensino superior se ouve essa. Tem até uma discussão na comunidade de matemática no orkut se as matrizes deveriam ou não serem ensinadas no ensino Básico. Eu não vejo motivo para não serem.

Agora, na biologia eu realmente não vejo necessidade de saber tão a fundo sobre alguns assuntos. Lembro que de citologia e a quantidade de coisas que se precisava saber sobre os mecanismos celulares e os nomes estranhos que eu precisava decorar. Talvez se focassem mais em fisiologia, patologias, genética e bioquímica fosse melhor. Na verdade, queria saber a opinião de algum biólogo sobre isso.

Offline Moro

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #17 Online: 04 de Junho de 2008, 14:46:50 »
Podemos ir tão a fundo quanto acharmos necessário, mas realmente questiono a capacidade de nossos professores.
Lembro que quando minha mãe era professora fui ver algumas aulas de supletivo em escola pública. Meu deus do céu....

Estudei no SESI (vinculado à industria), e os professores....  E o SESI era tido como melhor do que as escolas públicas.

Sobre ensinar matrizes ou não, se o professor tiver a capacidade de sustentar o porque estou aprendendo isso e fizer sentido dentro do currículo ok, mas o que aconteceu comigo foi:

Aprendi matrizes
Não soube o porque (isto é, onde iria usar)
Não encontrei conexão de matrizes com qualquer assunto que aprendi no primeiro grau, fazendo (um pouco) mais de sentido no segundo grau

Ou seja, para mim ficou uma m... o aprendizado disto.
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Offline Oceanos

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #18 Online: 04 de Junho de 2008, 15:40:00 »
O ensino no Brasil nunca deixará de ser um ensino burro.

Sempre me questiono o 'por que' de tanta matéria no ensino básico, vejamos:
Existem diversas correntes pedagógicas; esse tecnicismo que você propõe é bastante pragmático, mas, agora eu que pergunto: formar apenas operários no ensino médio vale a pena? Alguém que sabe calcular juros e fazer regra de 3 mas não sabe Teoria dos Conjuntos é uma coisa boa? Por que ter física ou química, então, por exemplo?

Falando em matemática, são poucas as áreas do conhecimento que não usam isso que você citou. Mas o principal gancho dessas coisas é que elas proporcionam um aumento na abstração e racionalidade do aluno. Você não aprende Geometria Analítica no primeiro ano de faculdade apenas porque vai usar nos anos seguintes, aprende porque isso te proporciona uma capacidade de abstração maior... O mesmo para o Ensino Médio.
« Última modificação: 04 de Junho de 2008, 15:42:31 por Oceanos »

Offline Oceanos

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #19 Online: 04 de Junho de 2008, 15:49:47 »
Hã? Só concordo com o que dissestes sobre filosofia e biologia. Mas tu quer tirar ainda mais do que já foi tirado da matemática? E história sem Roma e Grécia? A base de nossa civilização!

Sobre português (línguas em geral) e matemática o que eu acho é que o conteúdo é pouco. Está satisfatório, mas se fosse para diminuir ou aumentar, que fosse aumentado.

Concordo (com o Fernando!). O problema do ensino de português, matemática, história, etc. não é bem o conteúdo, mas a forma como o conteúdo é apresentado. Lembro que no ensino médio, ao estudar matrizes eu me perguntava: "mas isso
serve para quê?!!" E ninguem dizia. Um bom professor é capaz de tornar qualquer conteúdo interessante*.


*ok, abro uma excessão para a Gramática :).
Falar "mal" de matemática num fórum de gente que cursa(ou) ou pretende cursar exatas é suicídio... :lol:

Offline Südenbauer

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #20 Online: 04 de Junho de 2008, 18:00:22 »
Poderia constar nas regras como possível banimento. :lol:

Offline Paulo José

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #21 Online: 05 de Junho de 2008, 01:22:18 »
Começamos a ter Filosofia e Sociologia neste ano (estou no 3º do EM) e logo de cara já odiei, porque estas matérias entraram no lugar das aulas de Inglês, que já era precário, porém já era alguma coisa. Depois, Sociologia é praticamente Religião (Educação Moral, como queiram) disfarçada, e Filosofia a própria professora diz que odeia e que é uma matéria de pura decoreba.

O Estado impõe conceitos de educação que as pessoas não estão preparadas a lecionar.
Ciência da Computação!

Offline Týr

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #22 Online: 05 de Junho de 2008, 07:13:49 »
Começamos a ter Filosofia e Sociologia neste ano (estou no 3º do EM) e logo de cara já odiei, porque estas matérias entraram no lugar das aulas de Inglês, que já era precário, porém já era alguma coisa. Depois, Sociologia é praticamente Religião (Educação Moral, como queiram) disfarçada, e Filosofia a própria professora diz que odeia e que é uma matéria de pura decoreba.

O Estado impõe conceitos de educação que as pessoas não estão preparadas a lecionar.
Não se aprende a filosofar, aprende-se a história dos filósofos.

Aqui na minha cidade sempre existiu essas duas matérias na grade, e a Universidade federal daqui sempre exigiu nas provas.

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #23 Online: 05 de Junho de 2008, 08:01:42 »
Também tive boas aulas de introdução à Filosofia no ensino médio. Só temo que isso se torne uma exemplo de boa idéia que
acabe sendo desvirtuada em muitos lugares, com aulas de filosofia e sociologia se tornando outro nome para doutrinação marxista.

Ou religião.

Citação de: Dr. Manhattan
Não que isso já não aconteça nas aulas de História :(

Aqui a resposta é difícil, Dr Manhattan: de alguma maneira o marxismo deriva de um estudo econômico mas de massa, de conteúdo sociológico inédito para o século XVIII. Você não pode me negar que tem uma visão conservadora em termos políticos, então aquilo que você chama de doutrinamento marxista, não poderia ter visto uma visão sociológica da Historia ? Ou seria libre-pensadora ?

Um exemplo: quando um professor de Historia descreve as causas sociais da Revolução Francesa e as revoltas camponesas em contraste com a inação do governo francês, isso é doutrinação marxista ? Ou quando descreve  o imperialismo europeu nas Américas e sua posterior perda das colônias quando os mercados se solidificaram, isso também seria doutrinamento marxista ? Porque na verdade são descrições das causas de revoluções do século XIX.

Poderia me dar outro exemplo de doutrinamento marxista em aulas de Historia ?

(Tudo bem que eu tive aulas em outros tempos, em outro país; mas já tive professora de Historia que argumentou que como os tempos eram de corrupção, o comportamento de alguns padres excepcionalmente devasssos ou corruptos é que provocou o descontentamento que levou ao protestantismo).
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Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
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tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

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Offline Dr. Manhattan

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Re: Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio
« Resposta #24 Online: 05 de Junho de 2008, 11:28:53 »
Também tive boas aulas de introdução à Filosofia no ensino médio. Só temo que isso se torne uma exemplo de boa idéia que
acabe sendo desvirtuada em muitos lugares, com aulas de filosofia e sociologia se tornando outro nome para doutrinação marxista.

Ou religião.

Citação de: Dr. Manhattan
Não que isso já não aconteça nas aulas de História :(

Aqui a resposta é difícil, Dr Manhattan: de alguma maneira o marxismo deriva de um estudo econômico mas de massa, de conteúdo sociológico inédito para o século XVIII. Você não pode me negar que tem uma visão conservadora em termos políticos, então aquilo que você chama de doutrinamento marxista, não poderia ter visto uma visão sociológica da Historia ? Ou seria libre-pensadora ?

Vamos refinar os conceitos: quando escrevi doutrinação marxista, me referia ao marxismo de botequim, usualmente uma coleção de
lugares comuns, mentiras e falácias, que causam vergonha para a maioria dos pensadores de esquerda, e que podem ser resumidas a:
1) Toda motivação para qualquer ação é unicamente econômica;
2) a cultura e a psicologia dos indivíduos é irrelevante para explicar os eventos históricos;
3) a causa de toda a pobreza do mundo é a exploração dos pobres pelos ricos;
4) a democracia é uma farsa criada pela burguesia, e
5) as "massas", o "proleatariado", os pobres, etc. são nobres e puros de coração
enquantos os burgueses são os servos do demônio encarnados.


Um exemplo: quando um professor de Historia descreve as causas sociais da Revolução Francesa e as revoltas camponesas em contraste com a inação do governo francês, isso é doutrinação marxista ? Ou quando descreve  o imperialismo europeu nas Américas e sua posterior perda das colônias quando os mercados se solidificaram, isso também seria doutrinamento marxista ? Porque na verdade são descrições das causas de revoluções do século XIX.

Não seria doutrinação, mas também são parte da descrição. Ver os itens 1 e 2 acima. O problema não é ser um descurso marxista
ou liberal. Mas ser um discurso simplista. Por exemplo, a perdas da colônias espanholas foram em boa parte causadas pelas guerras napoleônicas.
Outros fatores, como a tecnologia ou doenças, também têm um peso considerável nessa descrição. Aliás, esse é um problema do marxismo,
que tentou ser também uma teoria da história. O que se vê é que ele é no máximo uma aproximação de primeira ordem para explicar a História.
Ajuda a explicar, mas não explica totalmente.


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Poderia me dar outro exemplo de doutrinamento marxista em aulas de Historia ?

(Tudo bem que eu tive aulas em outros tempos, em outro país; mas já tive professora de Historia que argumentou que como os tempos eram de corrupção, o comportamento de alguns padres excepcionalmente devasssos ou corruptos é que provocou o descontentamento que levou ao protestantismo).


Na verdade, tive ótimos professores, tanto no ensimo médio como no fundamental. Houve um, no EF, que era particularmente competente.
Era a época da guerra fria, e ele nos fez analisar e discutir as vantagens e desvantagens do liberalismo e do socialismo de forma imparcial.
Na época, chegamos ao consenso de que não havia sistema perfeito, mas que algo como a social-democracia conseguia reunir muitas das
vantagens do socialismo, sem muitas de suas distorções e ainda permitindo a livre iniciativa e a democracia (isso idealmente, claro).
Mas conheço inúmeros casos de professores que de fato propagavam as idéias dos ítens citados acima. Eu apenas tive sorte. E ainda
penso assim, mesmo depois de todos esses anos.

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