Ad hominem e tu quoque já na primiera página. Esse tópico promete... hehe. 
Pô , que pessoal nervoso 
Não se pode nem fazer um paralelo histórico...
Mas agora sem ironias: a ação do Chavez é uma resposta à tensão com a Venezuela e os EUA , isto é óbvio. Que seja objetivo da política norte-americana tentar isolar Chavez e o governo colombiano é o mais alinhado com os EUA no continente é claro também. Agora é verdade também que usar conflitos externos como forma de reforçar o poder interno é uma tática mais velha que andar para frente.
O exemplo que dei dos EUA é para mostrar que restrições à liberdade dos cidadãos e o estímulo à paranóia como forma de manipulação política pode ocorrer mesmo em nações democráticas. E acusar a Venezuela enquanto mantem Guanatanamo ( e após Abu Graib) é exemplo do cinismo da diplomacia dos EUA.
Luis,
Deixa eu te dizer uma coisa sobre a Venezuela, e não é de ouvir dizer... trabalhei em empresas lá.
Vc olha um plano diretor de tecnologia por exemplo, e vc ve a palavra revolução em todo o lugar... as pessoas que estão empregadas tem que rezar a cartilha do governo, senão estão fora...
As pessoas tem medo de se expressar, cada vez mais... inclusive de tomar decisões simplórias que poderiam ser vistas como uma afronta e prejudicar a carreira.
Acho a comparação entre os dois países completamente fora de propósito... Mesmo entendendo sua simpatia por movimentos de esquerda, e entendendo que os EUA fazem (ato patriotada) e fizeram (machartismo), o ato patriotada está sendo super questionado, o Bush ta com o filme queimado, se trabalha nas empresas livremente nos EUA... Se vc vai lá, vc assiste o que quer na midia, e tem N programas que ridicularizam o Bush com o nome do próprio mesmo...
Então, não vejo como se pode comparar os países...