Luis
Agnostico , a comparação é para ressaltar o cinismo e a hipocrisia da diplomacia norte-americana e da grande mídia (como o NYT) , que gritarão sobre as restrições à liberdade na Venezuela ao mesmo tempo que aceitam e aplaudem ações similares com justificativas idem em seu própio país ; a raison d´État serve habitualmente para justificar a restrição das liberdades civis , seja em Caracas ou Washington.
Cinismo e hipocrisia são constantes em todas as diplomacias. Na brasileira, quando se utiliza do discurso ambiental ou de contrário ao protecionismo do mundo rico (olhe o que o paraguai acha de nossa conduta), na cubana quando fala de direitos humanos, na dos EUA, e incrivelmente na Venezuelana....
Então, quando queremos deixar claro a hipocrisia norte americana, parece que isso é um fato pertinente apenas à eles, pode ser visto como aquelas coisas que, sinceramente eu duvido que vc acredite, que eles são os responsáveis pela maior parte dos problemas etc..
No caso da Venezuela a principal crítica que tenho é justamente ao papel de Chavez no processo: considero que uma real transformação da estrutura sócio- econômica de uma sociedade no sentido de torná-la mais justa e igualitária (igualdade de oportunidades , bem entendido) só pode ter sucesso se for resultado de uma ação coletiva , através de organismos e instituições radicalmente democráticas e representativas , com a ampliação da liberdade e da participação em todos os níveis da organização da sociedade.
Por isso desconfio profundamente de líderes carismáticos , que "entendem o povo" , pois o que fazem é instrumentalizar as organizações populares e substituí-las / enquadrá-las através dos mecanismos burocráticos sob seu controle ; uma das funções da democracia é vigiar seus líderes e como socialista sou um democrata radical.
Sim, o papel dele deve ser criticado quanto à questão do autoritarismo, que como disse perpassa boa parte da sociedade.
Não acho que a Venezuela está passando por essa transformação que eles mesmo propagandeiam. Assistencialismo puro, daqueles que não diferenciam os meios (acabar com a miséria por exemplo), com os fins (incluir as pessoas no mercado de trabalho, cada vez mais subsidiado dependendo do petróleo. Se hoje acham um substituto para o petroleo, não acho que a venezuela tem uma industria superior à 10 anos...)
E sim, concordo 100% com o sublinhado.
seus editores sabem muito bem o esforço do governo dos EUA para isolar políticamente e ameaçar militarmente a Venezuela como, por exemplo:
Quanto a hoje:
Sim, o governo dos EUA querem isolar Chavez, hoje por motivos obvios. Se eu fosse presidente dos EUA hoje, iria querer isolar, controlar o que compram de armamento que utiliza a minha tecnologia, simplesmente porque o estado venezuelano tem um discurso belicoso contra os EUA (e vice versa, e cada estado toma as medidas que pode).
Quanto ao passado
- apoio à tentativa de golpe contra Chavez em 2002
Sim, cagada. O Chavez à época já se mostrava ser o que é hoje e algum espertalhão americano pensou que estava na guerra fria. Nesse sentido, os EUA fomentaram o discurso do Chavez com fatos reais, acabando por dar um tiro no próprio pé.
Não fosse esse fato, o discurso de Chavez provavelmente seria parecido, sem esse fato real, mostrando a estupidez do ato americano.
- tentativa de internacionalizar o conflito interno colombiano ( a tese Rumsfeld-Echevarria de "soberania relativa" e "fronteiras flexíveis")
Aqui o Chavez pode reclamar, mas vai ser à base da hipocrisia, pois ele é francamente intervencionista, e os liberais da Bolívia por exemplo acham a intervenção do chavez tão ruim quanto possa achar um esquerdista venezuelando sobre a intervenção norte americana.
- amplo financiamento militar americano à Colômbia , desproporcional às necessidades desta
Dentro do contexto da relação hoje mais o tráfico de drogas, os EUA tem interesse em isolar a venezuela sim... Este também é expansão. A ação de um é a reação de outro (e vice versa)
- veto à venda brasileira de aviões super Tucanos A-29B à Venezuela
Entendo. Tem tecnologia americana que seria servido a um país com posições belicosas ao próprio EUA. direito deles.
-tentativa de vinculação da Venezuela ao "eixo do mal"
Sim, estupidez do Bush, estupidez do Chavez ao fazer igual.
-e . por último , a reativação após 58 anos da IV Frota.
Me parece que poderíamos discutir o tema sem o viés proposto pelo Granma.