Autor Tópico: Economia brasileira cresce no ritmo mais alto dos últimos 12 anos  (Lida 3225 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Economia brasileira cresce no ritmo mais alto dos últimos 12 anos
« Online: 10 de Junho de 2008, 13:08:23 »
A economia brasileira acelerou no primeiro trimestre de 2008 e fez o crescimento em 12 meses atingir um ritmo não visto nos últimos 12 anos (...); a taxa de investimento da economia brasileira em relação ao PIB foi a mais alta para um primeiro trimestre desde 2000: 18,3%.

(...)

O destaque principal da economia brasileira no início de 2008 foi o setor industrial, que cresceu 6,9% em relação ao primeiro trimestre de 2007. Na comparação com o quarto trimestre, a indústria teve expansão de 1,6%.

O consumo das famílias aumentou 6,6% no primeiro trimestre na comparação com igual período em 2007, e 0,3% na comparação com o período entre outubro e dezembro do ano passado. É o 18º mês consecutivo de crescimento do consumo familiar no país.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Economia brasileira cresce no ritmo mais alto dos últimos 12 anos
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2008, 17:12:10 »
Ótimo. Tudo muito bom. Tudo muito bem. Parabéns ao Lula (e ao Itamar e, vamos ser justos, ao FHC). Mas o que estraga a festa é a combinação dólar em queda + aumento do petróleo + crescimento de consumo = inflação.

E esse crescimento todo é ainda com uma carga tributária elevadíssima e entraves burocráticos...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2008, 17:18:36 »
Boa parte é às custas de um "subprime" de veículos...o apocalipse ainda chegará...aguardem...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2008, 17:49:13 »
A torcida do quanto pior melhor continua firme, pelo visto.  :P

Mas digam o que disserem: segundo todos os entendidos, temos um crescimento consistente, com base num mercado interno em expansão, fruto de aumentos sucessivos e reais de emprego e renda.

Esses são os números. Esses são os fatos.  :wink:
"Por quê?"

Chaves

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2008, 18:08:41 »

Mas digam o que disserem: segundo todos os entendidos, temos um crescimento consistente, com base num mercado interno em expansão, fruto de aumentos sucessivos e reais de emprego e renda.

Sim. E eu aplaudo os responsáveis. Mas é bom lembrar que esse crescimento também tem a ver com o aumento do
preço das commodities. E também não deixo de me preocupar com a ausência das reformas necessárias para que o
crescimento se torne realmente sustentado, e que foram prometidas pelo atual governo desde 2002.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2008, 18:11:25 »

Sim. E eu aplaudo os responsáveis. Mas é bom lembrar que esse crescimento também tem a ver com o aumento do
preço das commodities. E também não deixo de me preocupar com a ausência das reformas necessárias para que o
crescimento se torne realmente sustentado, e que foram prometidas pelo atual governo desde 2002.

Eu não vou entrar nessa discussão. Fio-me nos experts no assunto, que segundo os conceitos econômicos aceitos, já temos um crescimento econômico consistente e sustentado (o que, é claro, não garante que seja eterno).

E aqui, alguns números preocupantes:

...na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o crescimento da "Despesa de Consumo da Administração Pública" foi de 4,5% no primeiro trimestre deste ano, após variação negativa de 0,2% no trimestre anterior.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tratou de tentar livrar a cara do Executivo Federal:

"Apareceu um número elevado do gasto do governo. Queria esclarecer que é o gasto do governo federal, Estados e municípios", disse Mantega. "Os dados do resultado primário que nós apresentamos indicam que o superávit da União é maior que o dos Estados e municípios. Ou seja, o superávit primário da União cresceu mais e o dos Estados e municípios cresceu menos."

"Esse é um resultado que não se refere a valores. Não é gasto em valores. É ação física do governo. Por exemplo, é o número de atendimentos na rede hospitalar, é inscrição de alunos na rede pública e assim por diante", disse o ministro. "Vocês têm de pedir explicações ao IBGE de porque as contas públicas são assim."

Do filho bonito, todo mundo que ser pai. Do feio, ninguém sabe, ninguém viu.  :biglol:
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2008, 21:40:22 »
Ótimo. Tudo muito bom. Tudo muito bem. Parabéns ao Lula (e ao Itamar e, vamos ser justos, ao FHC). Mas o que estraga a festa é a combinação dólar em queda + aumento do petróleo + crescimento de consumo = inflação.

o BC está mandando muito bem. e aparentemente até o lula já se conscientizou do real perigo. o maior temor por ora não é a inflação; é a ascendência de dilma, mantega e sua turma.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2008, 14:55:18 »
Segundo os órgãos que contam os números.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2008, 15:27:25 »
Segundo os órgãos que contam os números.

Cara, tu é um grandissíssimo babaca, de marca maior.

Não sei qual é a sua, mas não passa de um crianção, sem argumentos, sem interesse em dabater com seriedade, e com o único propósito de espalhar baboseiras por aí.

Vê se te enxerga, e vê se passa a não me enxergar.

Troll.
"Por quê?"

Chaves

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2008, 15:51:28 »
Deixa de ser fanático. Eu discordo de você, e você não vai conseguir me censurar com ad hominens.

Esses "números" vem do que, do IBGE? Cadê os seus "argumentos"?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2008, 15:55:15 »
Deixa de ser fanático. Eu discordo de você, e você não vai conseguir me censurar com ad hominens.

Esses "números" vem do que, do IBGE? Cadê os seus "argumentos"?

Cara, como já disse, volto a repetir. O que você escreve é lixo puro. Não merece consideração.

Se não tem o que fazer, poderia pelo menos evitar de emporcalhar os Tópicos.
Um pouco de simancol não faz mal a ninguém.
"Por quê?"

Chaves

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2008, 16:00:10 »
Você não respondeu e ficou só de blábláblá. De que órgãos vem os números?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2008, 16:04:58 »
Você não respondeu e ficou só de blábláblá. De que órgãos vem os números?

Porque você não vai praquele lugar... #%¨¨#&$&$&$. Seu troll de meia tijela.

Vou deixar de postar por enquanto, pois a essa altura do campeonato já devo estar a caminho de algum cartão. Quanto a você, devia ver se te enxerga.

"Por quê?"

Chaves

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #13 Online: 14 de Junho de 2008, 16:06:30 »
Você não me respondeu de onde vem esses números que você considera "fatos".

Tá aqui a sua notícia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u410740.shtml
apontou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Que pena, né? Se bem que já vi gente defendendo que como o IBGE é mantido por funcionários públicos, logo tudo será trabalhado com boa fé.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 14 de Junho de 2008, 17:22:32 »

o BC está mandando muito bem. e aparentemente até o lula já se conscientizou do real perigo. o maior temor por ora não é a inflação; é a ascendência de dilma, mantega e sua turma.

É nóis de novo  :P

8-)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 14 de Junho de 2008, 17:27:21 »

O único argumento velho e batido, é que não estamos crescendo tanto quanto deveríamos, perdendo uma grande onda de crescimento mundial. Este argumento eu não engulo nem que a vaca tussa, que usem com os leigos.

A economia mundial é muito complexa para termos uma previsão tão precisa das conseguências dos detalhes das políticas macroeconômicas que ainda dependem de uma certa tendência ideológica. Cada um vê com as suas lentes e boa. No fim das contas, me parecem ser nuanças, nada muito sério, seja qual for o ajuste na direção a ser tomado.

Edit.: Ortografia.
« Última modificação: 14 de Junho de 2008, 17:46:46 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Junho de 2008, 17:45:41 »
Mas é como dizem os árabes: OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA!

A despeito de cidadãos desinformados, e provavelmente improdutivos e incapazes de avaliar o que o trabalho honesto é capaz de produzir, o país entrou na trilha do crescimento sustentado.

Espero, sinceramente, que isso prossiga, para as gerações que nos sucederem encontrem um país melhor para se viver.
"Por quê?"

Chaves

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Junho de 2008, 18:24:34 »
Boa parte é às custas de um "subprime" de veículos...o apocalipse ainda chegará...aguardem...

Não, estamos muito, mas muito longe de uma crise de crédito, com os juros do nível do Brasil o crédito é tudo menos subprime, tá mais para superprime. Na verdade é justamente por medir a perda de crédito que os juros reais são tão maiores que a selic, têm-se que compensar todos maus pagadores, que no Brasil, onde a maioria não sabe nem fazer uma simples conta de juros compostos, são em grande número.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Junho de 2008, 18:57:36 »

Não, estamos muito, mas muito longe de uma crise de crédito, com os juros do nível do Brasil o crédito é tudo menos subprime, tá mais para superprime. Na verdade é justamente por medir a perda de crédito que os juros reais são tão maiores que a selic, têm-se que compensar todos maus pagadores, que no Brasil, onde a maioria não sabe nem fazer uma simples conta de juros compostos, são em grande número.

Tudo leva a crer que o maior risco que corremos vem das contas externas.

Essa semana o JP Morgan, que é o mais importante banco de investimento do mundo, alertou que, em breve, as necessidades de financiamento externo do Brasl baterão na casa dos US$ 40 bilhões. Se isso acontecer, e por qualquer motivo o fluxo de investimentos externos, que estão altos, passar a refluir, estaremos em apuros.

O Comitê de Política Monetária deu mostras de que está atento a isso. Na ata de sua última reunião lemos:

A balança comercial continua registrando perda de vigor na margem, tendência já antecipada e que está em consonância com avaliações expressas em Relatórios de Inflação e em Notas de reuniões anteriores do Copom. (...) Como observado em Notas de reuniões anteriores, as importações vêm crescendo em ritmo mais acelerado do que as exportações, em razão tanto do fortalecimento do real como do maior nível de atividade econômica no país, a despeito das elevadas cotações de diversas commodities características da pauta exportadora brasileira. A redução dos superávits comerciais contribuiu para que o saldo em transações correntes registrasse déficit de US$14,7 bilhões em doze meses até abril de 2008, equivalente a 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB). Por sua vez, os investimentos estrangeiros diretos chegaram, nos doze meses até abril, a US$37,2 bilhões, equivalente a 2,8% do PIB.

Como é impensável imaginar que o BC irá agir deliberadamente para conter o cresimento econômico,  penso que teremos surpresas em breve em relação à política cambial.

Para os que gostam de se arriscar , está na hora de fazer um pé-de-meia em dólares.  :ok:
"Por quê?"

Chaves

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 14 de Junho de 2008, 19:08:33 »
Citação de: HSette
em razão tanto do fortalecimento do real
Você quis dizer "enfraquecimento do dólar", não é?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Junho de 2008, 19:11:31 »

Devia estudar antes de querer corrigir falando besteira.
"Por quê?"

Chaves

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 14 de Junho de 2008, 19:34:00 »
Desde 11 de Setembro de 2001 só se fala de apuros financeiros dos EUA. Fico impressionado.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 14 de Junho de 2008, 20:33:02 »

HSette, modere seu comportamento. Você anda se excedendo na forma com que vem tratando outros foristas. Você sabe muito bem como funciona a moderação e você só sai perdendo agindo dessa forma.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #23 Online: 14 de Junho de 2008, 21:57:22 »
Para uma crítica à esquerda do assunto do tópico:

Os Novos Números do IBGE

Paulo Passarinho

Data:    12/06/2008

O IBGE acaba de divulgar os números referentes ao desempenho da economia no primeiro trimestre desse ano. Esses números reforçam o otimismo daqueles que julgam que a atual política econômica – nem tão atual assim, pois em curso desde o início do segundo mandato de FHC, em 1999 – é a mais adequada ao nosso desenvolvimento.

O crescimento do PIB alcançou a marca de 5,8%, tanto na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, quanto em relação ao acumulado nos últimos 12 meses, embora esse comportamento da economia de janeiro a março tenha apresentado uma elevação de apenas 0,7% em relação ao último trimestre de 2007, o que indica uma clara desaceleração no ritmo do crescimento observado nos últimos meses.

Pelo lado do consumo, e sempre com base na comparação com o mesmo trimestre de 2007, o aumento dos gastos das famílias (6,6%), do governo (5,8%) e dos investimentos (15,2%), sustentaram esse crescimento. Entretanto, o crescimento das importações (18,9%) e os resultados das exportações (-2,1%) continuam a sinalizar uma mudança negativa nos números da balança comercial, com a redução dos seus saldos e a conseqüente degradação nos resultados das transações correntes (soma das transações de comércio e serviços do país com o resto do mundo).

O consumo das famílias tem se sustentado – há 18 trimestres consecutivos em crescimento - pela expansão do crédito, puxado por mecanismos como o empréstimo consignado, e, em menor grau, pelo crescimento da massa salarial. Entretanto, em comparação com o último trimestre de 2007, a expansão do consumo das famílias neste primeiro trimestre foi de apenas 0,3%, o que pode indicar que há sinais de esgotamento nessa fase expansionista recente.

Pelo lado da oferta, o crescimento da indústria (6,9%) e dos serviços (5%) foram os responsáveis maiores por esse bom desempenho da economia, caso a olhemos apenas através da frieza dos números. A taxa de investimento (proporção de gastos com investimentos em relação ao PIB) neste primeiro trimestre manteve-se em elevação (18,3%), porém continuando muito abaixo da taxa de 25%, estimada para uma sustentabilidade duradoura de um crescimento de médio e longo prazo.

Conforme já frisamos em artigos anteriores, os resultados negativos nos saldos das transações correntes é o principal indicador que não nos permite concordar com o otimismo destilado pelas autoridades econômicas, e amplamente repercutido pela grande imprensa e seus comentaristas. Isso nos faz voltar à dependência de capitais externos que ingressam no Brasil, sob a forma de investimentos diretos (aquisição de empresas já existentes e/ou abertura de novos negócios) ou de aplicações de natureza financeira (títulos públicos, bolsa de valores). No primeiro caso, esses investimentos acabam por impactar – mais ainda – as despesas, em moeda forte, com a remessa de lucros, dividendos e pagamento de royalties. Além disso, sabe-se que, por precariedade dos mecanismos fiscalizatórios, filiais de empresas estrangeiras (mas também empresas nacionais, vide o caso Daslu) muitas vezes usam e abusam de fraudes em suas operações de importações, exportações e desvio de recursos para o exterior.

No segundo caso, aplicações financeiras, o efeito dessas operações pode deixar o país mais vulnerável às oscilações do mercado financeiro mundial, cada vez mais suscetível a crises repentinas, que fazem com que esses capitais possam ser repatriados frente a qualquer instabilidade financeira, independentemente da origem da crise aqui se localizar. Na maior parte dos casos, são capitais em busca de alta rentabilidade, no menor espaço de tempo possível, e que aqui procuram compensar, através de lucros financeiros absurdos, eventuais prejuízos contraídos em negócios realizados em outras praças.

Em suma: o “remédio” para compensar os déficits em conta corrente do nosso balanço de pagamentos pode significar apenas o adiamento de uma crise futura, de natureza cambial, conforme inúmeras vezes já experimentamos.

Porém, até o momento, apenas abordamos algumas considerações de ordem funcional para o equilíbrio econômico-financeiro do modelo em curso na economia brasileira. Ficamos até aqui, limitados às considerações relativas à “frieza” dos números. E não compartilhamos do mesmo futuro antevisto pelo governo, seus aliados e a grande imprensa, especialmente pela clara dependência que voltamos a ter de capitais externos para o financiamento das nossas contas externas.

Nesse quadro, quero destacar que continuaremos a caminhar na perspectiva do aprofundamento do nosso papel subalterno na nova divisão internacional do trabalho, onde temos nos especializado enquanto um mercado exportador de matérias primas energéticas e produtos agrícolas, ao mesmo tempo em que nos consolidamos enquanto um mercado consumidor de produtos de média e alta tecnologia, de acordo com os planos de negócios de transnacionais aqui instaladas, e cada vez mais dominantes do nosso parque produtivo.

Esses segmentos, inclusive, cada vez mais operam com a importação de peças e componentes importados, o que faz com que os resultados da “balança comercial” desses setores com o exterior sejam crescentemente deficitários, mesmo levando-se em conta a atividade exportadora dessas verdadeiras montadoras internacionais de produtos tecnológicos.

Destacamos, também, que esse caminho faz com que as conseqüências desse modelo de desenvolvimento – se é que assim podemos chamá-lo – fortalece cada vez mais as empresas de atuação multinacional, como as verdadeiras gestoras da vida econômica de nossa sociedade, com impactos extremamente negativos nas mais diferentes áreas, do meio-ambiente ao padrão de educação formal do sistema de ensino.

Recentemente, o governo divulgou o anúncio de uma chamada Política de Desenvolvimento Produtivo, onde se procuraria atingir metas importantes para o desenvolvimento industrial em áreas de alta tecnologia, em setores como o de produção de softwares, biotecnologia, nanotecnologia, equipamentos de saúde, tecnologia da informação, dentre outros. Contudo, com as restrições impostas pela política macroeconômica, e com a própria prevalência de empresas transnacionais no segmento industrial mais desenvolvido tecnologicamente, as justas intenções desse referido plano vão encontrar imensas dificuldades para se transformarem em realidade palpável e benéfica para a imensa maioria da população brasileira.

Paulo Passarinho é economista.

Fonte:http://www.chicoalencar.com.br/chico2004/artigos_do.php?codigo=576
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Junho de 2008, 23:02:19 »

HSette, modere seu comportamento. Você anda se excedendo na forma com que vem tratando outros foristas. Você sabe muito bem como funciona a moderação e você só sai perdendo agindo dessa forma.

O forista em questão tem, de há muito tempo, agido de forma a detonar com todos os tópicos criados por mim, numa atitude claramente de avacalhar.
Estive todo o tempo tentando não levar isso em consideração, mas tudo tem limite, e eu não tenho sangue de barata.

Um outro tópico meu chegou a ser trancado hoje por isso. Esse aqui, pelo visto, também já está indo para o espaço.
Que motivação eu terei para buscar assuntos de interesse para o fórum, para que tenhamos um debate produtivo sabendo o destino que eles terão?

Diego, você falou em "outros foristas". Pode me esclarecer se houve outras reclamações a meu respeito?
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!