Autor Tópico: Funções da bexiga urinária.  (Lida 8535 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Funções da bexiga urinária.
« Online: 10 de Junho de 2008, 21:54:44 »
   Pessoal, esse tópico que eu abri pode até parecer pouco relevante, mas isso é uma dúvida que me persegue, e eu não agüentei e abri esse tópico. É o seguinte: Quais são as funções da bexiga urinária? Nas fontes onde eu procurei (internet, livros, etc...) só se diz que suas funções são armazenar e eliminar a urina. Mas eu acho que a bexiga deve ter alguma função bem mais importante que essas. Mas, se suas funções forem só essas duas mesmo, me vem uma dúvida:
   - Porquê a urina precisa ser armazenada antes de ser eliminada? Qual a importância fisiológica de se armazenar urina antes de eliminá-la? A urina não poderia ser eliminada "instantaneamente"? Sem a necessidade de "armazenamento"?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Funções da bexiga urinária.
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2008, 21:55:55 »
   Pessoal, esse tópico que eu abri pode até parecer pouco relevante, mas isso é uma dúvida que me persegue, e eu não agüentei e abri esse tópico. É o seguinte: Quais são as funções da bexiga urinária? Nas fontes onde eu procurei (internet, livros, etc...) só se diz que suas funções são armazenar e eliminar a urina. Mas eu acho que a bexiga deve ter alguma função bem mais importante que essas. Mas, se suas funções forem só essas duas mesmo, me vem uma dúvida:
   - Porquê a urina precisa ser armazenada antes de ser eliminada? Qual a importância fisiológica de se armazenar urina antes de eliminá-la? A urina não poderia ser eliminada "instantaneamente"? Sem a necessidade de "armazenamento"?

Você ia andar de fralda 24 horas por dia?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2008, 21:56:45 »

:histeria:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2008, 11:08:37 »
Pessoal nao perde uma,  :hihi:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2008, 11:32:20 »
Bem, obviamente as bexigas urinárias não vieram a existir para que as pessoas não tivessem que usar fraldas ou algo assim, ainda que seja engraçado o comentário :D

Interessante a questão. Por uma ótica totalmente "adaptacionista", cho que, a partir do momento em que existem animais mais móveis, e principalmente relações entre presa e preador, há vantagem em armazenar excreções para excretar de vez/localizadamente em vez de ser feito gradualmente. Primeiro, o organismo suja menos o seu ambiente. Ainda que a urina saudável, ao menos no caso dos humanos, seja estéril, não sei se é sempre assim, para todos organismos; e ao mesmo tempo, mesmo que seja, é vantajoso já que talvez estados de saúde alterados em que a urina seja um problema talvez sejam suficientemente comuns para que seja mais vantajoso urinar localizadamente em vez de gradualmente, por todo canto. Ao mesmo tempo, talvez mesmo a urina que é estéril ao ser excretada seja "fértil" para contaminações nocivas. E na questão predador e presa, armazenar excreções em vez de eliminá-las gradualmente faz com que os organismos sejam menos detectáveis por predadores ou presas, deixam um rastro olfativo menor.

Mas possivelmente há mais por trás disso na questão, necessidades mais "funcionais" ou "inerciais" do que adaptativas; por exemplo, talvez algum "precursor" da bexiga urinária já fosse necessário por qualquer motivo (como talvez ser um tipo de estômago, ou uma bexiga natatória), mas depois foi gradualmente perdendo parte de uma função mais obviamente necessária original (talvez por especialização do estômago ou do resto do sistema digestivo), e as vantagens adaptativas que mencionei foram mais uma coincidência do que um fator causal, que dirigiu a evolução do órgão.

Tudo isso só generalizando bastente, para saber melhor teria que lembrar quando na árvore filogenética surgiu a bexiga urinária, se surgiu uma vez só ou várias vezes, e "de onde" ela veio, etc. Mas acho que essas duas "explicações" abrangentes cobrem razoavelmente quase todas as possibilidades, não deve poder ser algo muito diferente disso.

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2008, 14:10:30 »

Putz, não tinha pensado nisso antes, eureka!!!!!!!!rsrsrsrsrssrsr

Buckaroo, acho que entendi mais ou menos o que tu escreveu. Seria mais ou menos o seguinte: ?
A bexiga tem uma função "pouco importante". Ela não surgiu pra exercer essa função, mas digamos assim, foi uma estrutura que se "improvisou" para exercer essa função?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2008, 14:28:59 »
Essa é uma das possibilidades, não sei como é a história de fato; poderia ser que na verdade "antes" não existisse, e tivesse surgido gradualmente por ser adaptativo conter excreções como a urina (por não deixar rastro e não viver em meio à própria sujeira) em vez de ir excretando gradualmente. E pode ser um pouco dos dois também.

E é difícil avaliar a "importância" disso para os organismos, porque eles se costumam se tornar dependentes das características que evoluem (e que, muitas vezes evoluem justamente por uma dependência; peixes não precisam de pernas, elas "não são importantes", mas uma vez um em um grupo de peixes evoluíram pernas e agora há uma enorme quantidade de animais terrestres totalmente dependentes delas). Talvez se possa imaginar seres alternativos (ou talvez seres assim até existam) que não teriam problema ou desvantagem em não ter bexiga, mas, por qualquer que tenha sido a história da sua origem,, é bastante importante para os organismos que a tem.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2008, 16:47:42 »
Eu li no Orkut uma vez que se pode pegar hepatite bebendo mijo, então isso é falso, já que a urina é estéril?
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2008, 16:50:32 »
Alguém tinha que falar... ::)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2008, 20:35:26 »
   Só pra tirar uma pequena dúvida minha: Quando a urina vai para a bexiga, ela já está completamente "formada"? Ou a bexiga tem participação na formação da urina? Tipo assim, absorvendo água, para evitar desperdício, absorvendo substâncias importantes, que por um acaso iriam ser desperdiçadas? Sei lá...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2008, 22:08:47 »
Sei lá... palpite meu de futuro agrônomo, mas eu acho que a bexiga é só mesmo para segurar o líquido mesmo. Quem faz o serviço todo são os rins.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2008, 00:51:18 »
Se os organismos não armazenassem urina na bexiga, mas a expelissem no momento e que ela fosse produzida os animais iam urinar praticamente o dia inteiro. A desvanatagem disso é que eles deixariam uma trilha facilmente rastreável por um predador com um olfato razoavelmente apurado. Não costuma ser uma estratégia evolutiva muito eficiente dizer aos seus predadores onde você está.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2008, 04:09:52 »
Além disso, posso estar enganado, mas me parece que a armazenagem de urina ajuda a reduzir o efeito de desidratação, o que também é uma vantagem competitiva.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2008, 15:11:35 »
   É mesmo...
Acho que eu tô pensando de forma muito "fisiológica", no sentido de homeostase e tal. Uma estrutura não precisa ter uma função fisiológica importante pra ser uma vantagem evolutiva e tal. As garras do gato, tigre, leão, não tem função fisiológica, no sentido bioquímico, orgânico, de homeostase, mas tem funções práticas para esses animais, representando vantagem competitiva e tal...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2008, 16:37:43 »
   Só pra tirar uma pequena dúvida minha: Quando a urina vai para a bexiga, ela já está completamente "formada"? Ou a bexiga tem participação na formação da urina? Tipo assim, absorvendo água, para evitar desperdício, absorvendo substâncias importantes, que por um acaso iriam ser desperdiçadas? Sei lá...
Pergunta interessante. A bexiga só segura a urina até formar bastante. O balanço de água no corpo vs. água na urina é feito no rim, mesmo.

Talvez você tenha perguntado por causa de pedras na bexiga, o que sugeriria alguma reação por lá...?
Se for isso, acho que cálculos normalmente se formam no rim, mas quando param na bexiga, ficam maiores (pois há tempo de precipitarem mais).
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Junho de 2008, 17:09:16 »
Eu li no Orkut uma vez que se pode pegar hepatite bebendo mijo, então isso é falso, já que a urina é estéril?

Acho que nao, e provavel que seja verdeiro mesmo.

Diversas substancias, por exemplo alcool ou paracetamol, podem ser estereis e ainda assim serem "hepatoxicas", causando inflamaçao e ate morte; nao sao apenas virus que podem causar esse tipo de problemas.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Junho de 2008, 22:22:46 »
Você deixaria um rastro de mijo pros seus predadores seguirem?

Que eu me lembre, aves não possuem bexiga urinária.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #17 Online: 02 de Julho de 2008, 08:47:45 »
Você deixaria um rastro de mijo pros seus predadores seguirem?

Que eu me lembre, aves não possuem bexiga urinária.
Por isso acho aves tão porcas. Fazem aquela "mistura" de dejetos por onde passam e, se duvidar, até na própria comida.

Outros sauropsidas também não têm. Ao meu ver, bexiga urinária é uma coisa particular aos mamíferos.

Funciona? Funciona: acumula a urina até ela poder ser liberada em um local seguro. Mas não é nada imprescindível para um ser vivo, desde que ele não use roupas.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Julho de 2008, 10:38:52 »
Mas não é nada imprescindível para um ser vivo, desde que ele não use roupas.

Desde que não use roupas nem tenha vida social.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 02 de Julho de 2008, 10:53:45 »

E durma sentado na privada.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #20 Online: 02 de Julho de 2008, 13:40:59 »

Ué, aves não têm vida social? A gente acha andar mijando por aí nojento porque somos mamíferos, se fôssemos sauropsidas, a gente ia estar pouco se fodendo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Julho de 2008, 13:46:09 »
Na verdade, os animais que não tem bexiga urinária ainda não vão fazendo tudo "gradualmente" por aí, apenas misturam a secreção de urina com a de fezes, que é "controlada".

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Julho de 2008, 13:55:09 »
Então eles têm algum controle sobre a cloaca?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #24 Online: 02 de Julho de 2008, 15:48:46 »
...através de um esfíncter cloacal.

Quer dizer, os pombos fazem de propósito mesmo, desgraçados.
Depois que eu digo, que pombo merece morrer... hahahahaha

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!