Quando alguém fala de espiritismo e evolução biológica ao mesmo tempo, uma coisa deve ficar clara desde o começo:
*Evolução (espírita): mudanças graduais rumo a um objetivo, progresso.
*Evolução (científica): acúmulo de mudanças fixadas por deriva genética e seleção natural.
Os dois conceitos apresentam uma ou outra semelhança (ex: mudanças graduais), mas são absurdamente diferentes, e dão pano pra manga pra confusão.
Ah, sim. Quanto ao texto do Sodré.
Wallace foi o verdadeiro autor da formulação da lei da seleção natural que o aristocrata lamarkista Charles Darwin usou muito bem em favor de suas teses.
Péééééé!!!![barulho de buzina]
Dois erros em uma frase.
1)Tanto Darwin quanto Wallace formularam independentemente a teoria da seleção natural. Darwin começou antes, fez uma carrada de experimentos e pesquisas de campo, e a participação de Wallace na seleção de Darwin foi "obrigá-lo" a soltar a teoria de uma vez, já que Darwin era mais enrolado que carretel de linha.
2)Procure na Wikipedia o que significa "lamarckismo", e você vai ver como não só Darwin não era lamarckista, como foi quem terminou de enterrar o lamarckismo.
Só um exemplo:
*Lamarck: Girafas esticam seus pescoços, em busca de alimento. Devido a esse esforço, seus filhotes terão pescoços um pouco maiores.
*Darwin: Ocasionalmente, há mutações que fazem o pescoço da girafa inatamente maior ou menor, e isso é passível de aumento ou diminuição da sobrevivência e/ou reprodução. As com pescoço curto têm menor acesso a alimento, e morrem. As pescoço-longo passam a mutação para seus filhotes.
Há centenas de evidencias que Darwin era lamarkista, e há evidencias que depois que recebeu as cartas de Wallace tratou de revisar seus esboço, primeiramente contendo textos inteiros de Wallace
Como escreveu Rubens:
"Se vc ler os manuscritos de Darwin... verá que são Só elementos Lamarckistas... exemplo:
"A Origem das espécies". Esboço de 1842. Trad Mario Fondelli, 1996, pela Newton Compton do Brasil:
"Um indivíduo posto sob novas condições frequentemente varia pouco em relação a fatores como estatura, teor de gordura, cor, vigor, hábitos (nos animais) e, provavelmente, a disposição. Os hábitos de vida também desenvolvem certas partes. O desuso as atrofia. A maior parte destas pequenas variações tende a tornar-se hereditária.""
Wallace Escreveu um trabalho que mandou para autoridades. Sim. Porque, como eu disse, apesar da Informalidade, Resumiu sua visão.
Aquilo que vc afirma serem "esboços" de Darwin, repito, são Sucos Lamarckistas, os quais ele rabiscou - rasurou A Posteriori, conforme indicado na publicação que indiquei antes.
Como vc mesma repete. Darwin enviou a "amigos".
Sim... Wallace não mandou um trabalho para publicação... mas Para Ser Lido e indicadas Sugestões. Caso positivado ele escreveria o Artigo nos moldes. Imagina! Se vc tem uma idéia e conversa com algum pós-doutor bem situado.. e ele diz a vc que "Já havia pensado nisso".. e mostra Amigos com os quais já conversou!
É Absurdo!
Como não só vc como a Sociedade Científica como um todo não admite este Erro grosseiro.
Vc me perdoe, mas o meu entendimento é este. Não entendo esta complacência com um Roubo.
Darwin amontoou elementos po décadas e nada escreveu. Wallace, tendo trilhado o caminho da Linha Wallace, chegou onde chegou.
Que o destino te proteja, SILVIA, de jamais discutir com alguém uma idéia sua e ser Roubada assim
Não Há no Esboço de Darwin de 1842... eu mesmo Duvido que seja desse ano(!)... Por mim faz-se até perícia nos Carimbos (!)... o Vigor do trabalho de Wallace.
Isso de dizer que não leram todo.. Ah! Testemunhos de Amigos! Isso não é Prova! Vc está Acreditando nisso! Colocando Fé neles!
Olha o título do trabalho de Wallace: “Sobre a tendência das variedades a divergirem indefinidamente do tipo original.” de 1858!
Isso de vc afirmar que "Ambos tiveram a primazia assegurada nesta reunião da Linnean Society"! Que é isso?? O Nome é DARWINISMO!
O que eu acho que deveria ter sido feito? Wallace BERRAR! Agora.. Iria BERRAR contra os lords da Lineana.
Vc deve imaginar bem o que significa enfrentar uma academia. Imagina em meados do século XIX!
Wallace sabia.
Calou...
fonte:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=4052336&tid=21226542&kw=Darwin+era+lamarckista+Rubens&na=3&nst=11&nid=4052336-21226542-134840872Wallace era espiritualista, talvez acreditasse que aqueles animais da amazonia eram almas em estagio de EVOLUÇÃO, no sentido de progressão, e estavam ali pagando seus Karmas...
Leia o que eu disse sobre evolução segundo espiritismo e evolução segundo a ciência. Cientistas sensatos normalmente não gostam de misturar suas crenças metafísicas com ciência, e inclua isso no Wallace.[/quote]
Cientistas são pessoas, integrais, não são robôs com software do MC na cabeça, assim como advogados e juizes adoradores do direito positivista, relutam contra o mesmo naturalmente , tudo que pensam sobre a realidade os influenciam, quem não enxerga por exemplo a influencia da visão econômica tambem como tendo gerado evolucionismo progressista
Alem do espiritismo, mais pressupostos influenciaram claramente Darwin, Wallace & Cia:
A origem ideológica da Evolução
Mais algumas colocações sobre a história do darwinismo:
"A Era do Capital
Descrição de um aspecto da sociedade ocidental referente às classes econômicas, desenvolvimento politico, guerras, etc…, no século XIX. Hobsbawn é comunista…
Na “luta pela sobrevivência” que forneceu a metáfora básica do pensamento econômico, político, social e biológico do mundo burgues, somente os “mais capazes” sobreviveriam, sendo sua "capacitacao" comprovada nao apenas por sua sobrevivencia mas tambem por sua dominacao. A maior parte da populacao mundial tornou-se vitima daqueles cuja superioridade economica, tecnologica e consequentmente militar era inconteste e parecia indestrutivel: as economias e Estados da Europa central e setentrional e os paises estabelecidos alhures por seus imigrantes , especialmente os Estados Unidos.p. 171
citado por docdoez
[/quote]
ele viu que acontecia SELEÇÃO NATURAL das mais fortes como Jacó fazia seleção artificial das mais saudaveis na Biblia (fato registrado ha mais de 3000 anos), e , eu não sei, mas ele pode ter intuido que isso era o fator natural que fazia evoluir as especies fisicas resolvendo a questão lamarkista, e mandou as cartas ao lamarkista Darwin, fez ressalvas quanto ao homem, e temos ai uma teoria interessante
Péééééééé!!! Mais erros. Pra começo de conversa, o blablablá de cruzar reses em frente a ramos de planta não influencia nas características herdadas delas. Fato??? Mito puro! Vamos lá, teste você mesmo.
O que o tal Jacó poderia ter feito (e é bastante questionável se esse cara existiu, mas faz-de-conta só pra te dar o benefício da dúvida) seria:
a)Separar os machos malhados;
b)Fazer apenas esses machos cruzarem com as fêmeas do rebanho;
c)Observar quais filhotes nascem malhados;
d)Repetir os passos acima.
[/quote] Quanto a técnica zootecnista de estimular sexualmente alguns elementos dela me parece ter muito fundamento, e a separação das FORTES das fracas, é notorio no texto veja:
Gênesis 30:41 E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas.
Gênesis 30:42 Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.
37 Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,
Gênesis 30:38 E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber.
Gênesis 30:39 E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
Gênesis 30:40 Então separou Jacó os cordeiros, e pôs as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pôs o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão.
Gênesis 30:41 E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas.
Gênesis 30:42 Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.
[/quote]
Isso
sim seria seleção. No caso, seleção artificial. Só que, deixa eu te contar uma coisa: sem saber, fazemos seleção artificial há pelos menos uns 10 mil anos, se não mais: cães, gatos, vacas, cavalos... então, ainda que o tal Jacó tivesse existido, e ainda que a minha suposição estivesse certa, ele estaria pelo menos 7 mil anos atrasado nas técnicas de pastoreio. Ou seja, reinventou a roda...[/quote]
Não quis dizer queJacó tenha inventado isso, só citar que esse conhecimento já era bem antigo.
(eu não sei porque evolucionistas brigam tanto com espiritas)
Olha, acho que você não conhece muitos biólogos, não? Interessante como a proporção de biólogos espíritas, ateus, agnósticos e panteísta é esmagadora em relação a evangélicos. O que quero dizer: tem uma penca de espírita evolucionista por aí. O que faz o seu parêntesis completamente nonsense.
[/quote]
hummmmm...rsrsrs..é bom saber disso...rs Valew
Mas o certo é que a academia e a europa exaltou Darwin que não era espiritualista e tinha uma ideia totalmente atéia (naturalista) da realidade( dgo em seu discurso pois era teólogo e achava que Deus "não poderia ter criado coisas ruins na natureza) , e todos usaram a seleção natural como fator de progressão, apesar que mais tarde foram descobrindo que ela não teria direção, e nós argumentamos "muito pelo contrario"
Pééééé... os estudos de Darwin foram escolhidos em detrimento aos de Wallace por maior embasamento, só isso.
[/quote]
Wallace estava "contaminado" ao discutir com Darwin que a origem do homem era diferente e excepcional, alem de sua opção pelo espiritualismo estar em franco contraste com a "ordem" cientifica de expurgar os mitos , por mais que sem saber estariam se dedicando a outro mito: O naturalismo, e mais a outro, de dizer que semelhança era parentesco , e a outros futuros filhos mitos, como o genético mito de1% de diferença entre chipanzés e homem,
como vemos neste artigo da Science 29 June 2007: Vol. 316. no. 5833, p. 1836
Jon Cohen, EVOLUTIONARY BIOLOGY: Relative Differences: The Myth of 1%.
http://www.sciencemag.org/cgi/content/summary/316/5833/1836Para verificar mais as numerosas diferenças genéticas, ver 23
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=14251159&tid=2544078963181814212&kw=o+mito+do+1%25Para quem quiser ver o impacto desta edição em comunidades defensoras da ancestralidade comum com chipanzés, acesse:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=184959&tid=2552443873686910298&kw=o+mito+do+1%25E MAIS MITOS como DO RETROVIRUS
Uma das maneiras de se estabelecer que houve cruzamentos entre supostos antepassados comuns ao homem e aos chipanzés é a localização de retrovirus, porem este raciocinio ignora que não existe aleatoriedade na inserção dos mesmos pois " os elementos transponíveis se inserem apenas entre determinados pares de base (e isso depende do transposon, uns são mais específioos que outros), o que dita isso são as características físico-químicas das enzimas que os inserem nesses lugares"
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=26688928&tid=2597695239025054347&na=4&nst=141&nid=26688928-2597695239025054347-5202024475795995748Lembrando que existe certos setores do DNA onde acontecem mais erros de copias (por exemplo na heterocromatina) a polimerase do DNA comete mais erros. Ou seja, não reparam os erros outrora acontecidos, o que poderá coincidir mutações "justamente" em semelhantes locais, o que enfraquece a "coincidência" ainda mais. Certos setores concentram elevadas taxas de mutação também.
Ou seja, não apenas a pergunta sobre nossos ascendentes fica sem resposta como tambem os sinais de ascendência comun com chipanzés e o difícil cruzamentos entre especies primas , ficam mais fracos ainda, se não bastasse a fraqueza do proprio argumento levando em conta a dificuldade que é descendentes férteis, e a necessidade imensa de maior parentesco e semelhança com os simios, o que pesquisas recentes descartam cada vez mais esta possibilidade
E MAIS E MAIS MITOS QUE NÃO CABERIAM AQUI