Mesmo que a evolução tivesse tido origem religiosa (ou espírita, o que é bem pior), isso não teria importância alguma.
O que deve ser avaliado é o mérito da idéia em si. E a Teoria da Evolução, como você bem disse, não tem qualquer necessidade de crença ou superstição.
Obrigado por me explicar.
...eu achei que isso fosse óbvio. Que eu estou só discutindo uma curiosidade histórica.
Sodré, só pra provocar: o que você acha disso?
Agora, às respostas ao Sodré.
1. Se possível, pode copiar e colar o texto que você quer que eu leia, do orkut? Não tenho orkut.
2.
Como escreveu Rubens:
"Se vc ler os manuscritos de Darwin... verá que são Só elementos Lamarckistas... exemplo:
"A Origem das espécies". Esboço de 1842. Trad Mario Fondelli, 1996, pela Newton Compton do Brasil:
"Um indivíduo posto sob novas condições frequentemente varia pouco em relação a fatores como estatura, teor de gordura, cor, vigor, hábitos (nos animais) e, provavelmente, a disposição. Os hábitos de vida também desenvolvem certas partes. O desuso as atrofia. A maior parte destas pequenas variações tende a tornar-se hereditária.""
Já li o esboço, é legalzinho, mas a versão concluída é mais interessante (exceto os pombos).
E você? Sério: pegue o esboço de 42 e leia os parágrafos após a citação. Se você ler o esboço, vai perceber que
a questão é o processo, e a parte que você citou apenas mostra os resultados. Você vai perceber que, ao contrário de Lamarck, Darwin atribuía as pequenas variações a
mutações aleatórias, e não a
estímulo e desestímulo dos órgãos e das partes do corpo.
E quem é Rubens? Tem o nome+sobrenome dele? Ajuda a pesquisar.
3. Pulando o fato de eu não saber de que Silvia você fala (muito prazer, meu nome é
Eduardo)...
4. ...e o apelo emotivo de roubo de trabalho.
Como eu disse, Darwin e Wallace estavam desenvolvendo
independentemente seus trabalhos. É possível que um tenho influenciado em
refinamentos da teoria do outro, mas a base de "mutação, sobrevivência seletiva, hereditariedade" já estava pronta nos estudos do Darwin
antes de Wallace enviar o artigo. Tanto que...
Alfred Russel Wallace, OM, FRS (Usk,8 de janeiro de 1823 – Brostone, 7 de novembro de 1913) foi um naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico.
Desenvolveu trabalho na cidade da teoria da evolução e enviou o respectivo manuscrito a Charles Darwin, com quem mantinha correspondência, ao invés de enviar diretamente para um editor. Darwin, apercebendo-se que o trabalho de Wallace tinha similaridades com a teoria que tinha estado a desenvolver nos últimos vinte anos, decidiu terminá-la e publicá-la rapidamente. Wallace foi o primeiro a propor uma "geografia" das espécies animais e, como tal, é considerado um dos precursores da ecologia e da biogeografia e, por vezes, chamado de "Pai da Biogeografia".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Russel_Wallace (negrito meu)
Descobertas paralelas da mesma coisa não são novidade.
Isso não tira louros de Wallace, nem de Darwin.
(exemplos: descoberta do oxigênio; do hélio; processo Hall-Héroult - nos três casos, duas pessoas descobriram separadamente)
5.
Leia o que eu disse sobre evolução segundo espiritismo e evolução segundo a ciência. Cientistas sensatos normalmente não gostam de misturar suas crenças metafísicas com ciência, e inclua isso no Wallace.
Cientistas são pessoas, integrais, não são robôs com software do MC na cabeça, assim como advogados e juizes adoradores do direito positivista, relutam contra o mesmo naturalmente , tudo que pensam sobre a realidade os influenciam, quem não enxerga por exemplo a influencia da visão econômica tambem como tendo gerado evolucionismo progressista.
Buzina de novo.
PÉÉÉÉÉÉÉ!!!! Falei que cientistas são robôs? Ou que não são humanos? Apenas falei que cientistas sensatos deixam crenças metafísicas
da porta pra fora do laboratório. Por um motivo beeeeeeeem simples: dizer que foi a Fada dos Dentes que criou a moedinha embaixo do travesseiro, ou que foi Iavé quem criou a biota, ou que foi o Monstro Espaguete que criou a almôndega
não explica nada.
Quanto a técnica zootecnista de estimular sexualmente alguns elementos dela me parece ter muito fundamento, e a separação das FORTES das fracas, é notorio no texto veja:
Técnica zootecnista do quê? De separar rebanho desejável vs. indesejável? O povão do Neolítico achou isso revolucionário, eu não. E o povão da época do suposto Jacó também não acharia novidade nenhuma!
Ou você fala da "técnica de fazer reses malhadas nascerem a partir de ovelhas brancas graças a... varetas riscadas????
Gênesis 30:39 E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
Vamos, tente você mesmo!

Quer que eu elabore um roteirozinho de como você pode testar isso?
A questão não é se o tal Jacó separava as fortes pra ele, isso qualquer mentecapto faz! A questão é varetas riscadas influindo na genética das reses! E nisso a Almeida não te ajuda nem um pouquinho...
Condições ambientais influem na genética
apenas ao privilegiar determinados genes em detrimento de outros. As varetas fizeram isso? Se fizeram, me explique que eu quero saber!!!!

6.
hummmmm...rsrsrs..é bom saber disso...rs Valew
Ou seja: a não ser que você esteja falando de dilemas internos nos espíritas ("pra dentro e pra fora do lab"), no que eu não vou me meter, dizer que espírita briga com evolucionistas
é completamente nonsense7.
PÉÉÉÉÉÉÉÉ! Quanto à parte de ancestralidade comum, o que o... ... "orifício-que-descome" tem a ver com as calças? Se você estivesse discutindo o embasamento de Darwin, com as fontes da época, isso teria relevância.
Mesmo não tendo nada a ver, lhe pergunto o seguinte: qual foi o método de contagem de diferenças? A partir do DNA completo base-por-base? A partir de pseudogenes? A partir do número de mutações fixadas? Um deles, somente, é utilizado para definir a distância em anos de dois pools genéticos (pseudogenes).
Sodré e suas mentiras sem vergonha... não tenho paciência para seguir os links do orkut mais.
Off-topic: minha querela é com o orkut no geral. Apenas não gosto dele. Acho que o orkut merecia um biodigestor só pra ele, de tanta merda que ele carrega sendo disperdiçada.