Quanto aos crentes religiosos que conheço , e especificamente crentes evangélicos tradicionais, pentecostais e alguns neo-pentecostais , eles se importam , sim , se o que crêem é falso ou verdadeiro . Eles acreditam que o que crêem é verdadeiro e bem embasado.
A definição de "bem embasado" é diferente para diferentes grupos. Crentes têm lá suas pesquisas bíblicas para embasar o que acham ser correto; céticos criticam essas fontes e desmontam certos argumentos que os crentes lançam com base nas descobertas científicas atuais; crentes preferem não acreditar em certos argumentos científicos, etc.
Neste ponto é que entra a necessidade de certo conhecimento básico de lógica , ou seja o conhecimento do que sejam "critérios de verdade" , coisa que pelo que observo a maioria dos crentes religiosos e mesmo não crentes desconhecem (o que não é de se surpreender, pois com exceção do curso de Filosofia, isto normalmente não faz parte dos currículos). Eu mesmo aprendi por leituras extra-curriculares .
Eu insisto no argumento de que essa preferência tem, em muitos casos, origem na simples ignorância de questões básicas de lógica ( como a que acabei de citar), e por outro lado há pessoas que preferem acreditar em argumentos científicos, sem contudo saberem justificar , de modo sólido, o porquê desta preferência, acabam por justificar usando meramente argumentos de autoridade de cientistas ( não estou me referindo aos foristas daqui, que costumam ter conhecimento bom de lógica e metodologia científica ) .
Você disse: "O que se faz depois de decidir crer ou não crer é que é importante " , e aí é que está o problema , pois os crentes religiosos não ficam quietinhos num canto guardando suas crenças . Os verdadeiros crentes no mínimo contribuem com dinheiro para que suas crenças se espalhem e influenciem ao máximo a vida em sociedade.
Os crentes dizem o mesmo, por exemplo, do aborto e das pesquisas com células-tronco
Não entendi esta parte .
A diferença, claro, é que nós preferimos deixar certas coisas como uma questão de LIBERDADE de crença -- liberdade para escolher crer ou não crer, liberdade para procurar tratamentos que podem até ser ofensivos a certas crenças, mas não a todas, etc. Políticos crentes procuram CERCEAR liberdades baseado em suas crenças particulares.
Concordo ,
Se houvesse uma grande quantidade de crentes religiosos, unidos, no congresso nacional e em postos chaves do judiciário e executivo , poderia haver perigo para as liberdades civis.
.