Autor Tópico: Agora nem pagando o consumidor consegue um ponto adicional de TV  (Lida 4176 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Agora nem pagando o consumidor consegue um ponto adicional de TV
« Online: 14 de Junho de 2008, 18:30:36 »
Agora nem pagando o consumidor consegue um ponto adicional de TV
Nice de Paula - O Globo Online

RIO - O objetivo era beneficiar o consumidor e garantir o uso gratuito do ponto adicional de TV por assinatura, mas as idas e vindas na regulamentação do tema acabara por gerar um efeito inusitado: o serviço simplesmente sumiu do mercado. Ou seja, quem quiser contratar um ponto adicional hoje não tem como fazer isso nem graça e nem pagando. É o que mostra o teste realizado pelo Globo Online com as principais operadoras de TV fechadas do país, depois da decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de suspender por 60 dias a cobrança pela instalação e manutenção do serviço.

Na Net, a atendente disse que a oferta do serviço foi suspensa temporariamente porque "a nova regulamentação da Anatel estava gerando dúvidas" e não soube informar quando a contratação poderia ser feita. Na TVA, a informação foi de que o ponto extra não está sendo disponibilizado porque, diante da nova "lei da Anatel surgiram dúvidas se o serviço vai ser realmente cobrado ou não". Explicação parecida foi dada pela Sky: "no momento a Sky não está efetuando venda de ponto adicional porque está verificando com a Anatel, como isso vai ser feito".

Apesar de ruim para os consumidores, não há nada de ilegal ou irregular na suspensão da oferta. Segundo a Anatel, por se tratar de um serviço de direito privado, não há como obrigar as empresas a ofertar o ponto extra. Mas, pelos próximos 60 dias, aquelas que quiserem ofertar o serviço, não podem cobrar mensalidade nem taxa de instalação.

Apesar de insatisfeitos com o andamento da questão, ós órgãos de defesa do consumidor ratificam a interpretação da agência reguladora.

- A gente não pode dizer que as empresas são obrigadas a oferecer o ponto extra, sobretudo após o impasse que se criou quando a Anatel suspendeu a eficácia dos artigos que permitiam ao assinante contratar o serviço com terceiros e manteve o artigo que garante a gratuidade do ponto adicional. É uma situação difícil e só resta ao consumidor esperar o desenrolar desta situação, que já está sendo discutida na agência desde 2005 - diz Selma do Amaral, assistente de direção do Procon de São Paulo.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) diz que vai pressionar a Anatel para que certifique a venda da decodificadores para que o ponto adicional possa ser instalado por empresas que não sejam as operadoras de TV.

- Ficou um 'gap' de 60 dias onde o consumidor ficou prejudicado pela falta de oferta, ficou totalmente vendido. Ao não ofertarem os serviços, as operadoras abrem brecha para ponto adicional seja instalado por terceiros e o Idec vai pressionar a Anatel para regulamentar isso - diz Karina Grou advogada do Idec.

Para aqueles assinantes que já tinham o ponto adicional, tanto a Anatel quanto os órgãos de defesa do consumidor dizem que a mensalidade não pode ser cobrada.

- Quem for cobrado nesse período poderá pedir a devolução em dobro, por meio do Procon ou da Justiça - diz Grou.

Na quarta-feira, a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) divulgou uma nota orientando suas associadas a manterem a cobrança do ponto adicional, enquanto aguardam o julgamento da ação cautelar que impetraram para tentar derrubar a determinação da Anatel . Procuradas nesta quinta-feira, a Net informou que seguiria a orientação da ABTA, e a Tv A e Sky não tinham uma posição sobre esta cobrança.

Fonte: O Globo online

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Agora nem pagando o consumidor consegue um ponto adicional de TV
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2008, 18:33:36 »
Para discutir: por que operadoras de TV fechada não devem poder cobrar pelo ponto adicional?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2008, 18:39:28 »
 :) Antes, o que seria ponto adicional de TV?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2008, 18:45:50 »
O ponto adicional serve para disponibilizar o sinal de TV por assinatura em outras TVs da residência.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2008, 18:47:28 »
 :) Obrigada Herf.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2008, 18:48:59 »
:) Antes, o que seria ponto adicional de TV?

Vc tem uma televisão e um conversor que decodifica o sinal, se vc quiser outra televisão em outra parte da casa, vc precisa de outro conversor.

Atualmente vc tem que pagar por esse conversor a mais com um acréscimo na mensalidade.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2008, 18:51:12 »
 :) Obrigada Arcanjo.

:feliz: Os foristas do CC são muito prestativos.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2008, 19:45:55 »
Mas por qual motivo não pode cobrar de novo? Se eu tenho uma televisão e quiser outra não sai de graça. Qual a justificativa para acesso a transmissão?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2008, 20:00:31 »
O que acho é que as empresas deveriam ter liberdade para escolher se cobram ou não o ponto adicional.

Elas devem ter o direito de escolherem oras, isso seria uma concorrência saudável que beneficiaria a todos.

Se determinada empresa tem condições de oferecer o serviço gratuítamente, bom pra ela, terá um número maior de clientes, forçando assim que as outras empresas também ofereçam gratuidade nesse quesito.

E com isso a população seria beneficiada e as empresas, já que com essa vantagem, mesmo tendo um lucro um pouco menor, elas provavelmente teriam um número maior de clientes.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2008, 20:02:02 »
Ou então deixar de usar operadoras que oferecem serviços que você não gosta...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2008, 20:02:19 »
O que acho é que as empresas deveriam ter liberdade para escolher se cobram ou não o ponto adicional.

Elas devem ter o direito de escolherem oras, isso seria uma concorrência saudável que beneficiaria a todos.

Se determinada empresa tem condições de oferecer o serviço gratuítamente, bom pra ela, terá um número maior de clientes, forçando assim que as outras empresas também ofereçam gratuidade nesse quesito.

E com isso a população seria beneficiada e as empresas, já que com essa vantagem, mesmo tendo um lucro um pouco menor, elas provavelmente teriam um número maior de clientes.
Apoiado Lela-chan  :ok:
"The patient refused an autopsy."

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2008, 22:44:59 »
Não dá pra fazer uma "gambiarra" e puxar um cabo para as outras TVs da casa?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2008, 23:48:58 »
A NET foi obrigada por força de lei a abrir a codificação de todos os sinais de canais abertos... tenho um plano de NET Virtua + Net Fone + plano básico de TV... uso o receptor de canais fechados no meu quarto e agora pude puxar uma extensão do cabo de TV até o meu televisor da sala para receber os canais abertos.

Esta lei trouxe progressos... não precisei que um daqueles miquinhos adestrados viesse fazer algo tão banal por mim.

Agora, se eu quiser mais um receptor de canais codificados, nada mais justo do que pagar por isto.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #13 Online: 15 de Junho de 2008, 00:19:14 »
Infelizmente não, "puxando" um cabo do conversor só se consegue assistir ao mesmo canal nas duas TVs.
Não vejo nada de errado em cobrar a instalação de um segundo ponto, mas a mensalidade é demais.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Junho de 2008, 00:41:45 »

Para assistir os canais pagos (ainda) não... mas a lei obriga a todos os canais abertos permanecerem abertos (sem codificação) antes do receptor (sintonizador/decodificador)... então agora é possível puxar uma extensão antes do aparelho e distribuir o sinal aberto em outros aparelhos de TV pela casa.

Na NET, aqui no RS, antes todos os canais estavam codificados... abertos ou não... agora não. Puxei uma derivação do cabo antes de todos os serviços contratados e tenho todos os canais abertos com qualidade perfeita na minha TV da sala... vou puxar outra derivação para a TV da cozinha.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Junho de 2008, 13:24:22 »
Mas por qual motivo não pode cobrar de novo? Se eu tenho uma televisão e quiser outra não sai de graça. Qual a justificativa para acesso a transmissão?

Pelo que entendi da lei nova, vc pagaria apenas pelo aparelho conversor ao invés de ter que pagar um acréscimo na mensalidade que seria a mesma.

Afinal se pagamos pelo serviço, que diferença faz assistir na sala ou no quarto?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 17 de Junho de 2008, 10:04:11 »

Pelo que entendi da lei nova, vc pagaria apenas pelo aparelho conversor ao invés de ter que pagar um acréscimo na mensalidade que seria a mesma.

Afinal se pagamos pelo serviço, que diferença faz assistir na sala ou no quarto?

Porque é uma empresa capitalista e ela cobra pelo que ela bem entender....... paga quem quer....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #17 Online: 17 de Junho de 2008, 10:28:26 »
Eu acho um absurdo! Nós pagamos pelo serviço de TV a Cabo na casa, e não na Televisão específica.

Entrou para dentro da sua casa pode fazer o que quiser. Seria a mesma coisa uma empresa de macarrão limitar o uso do produto para macarronada com molho de bolonhesa.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 17 de Junho de 2008, 11:58:40 »

Porque é uma empresa capitalista e ela cobra pelo que ela bem entender....... paga quem quer....

Ainda assim é uma opção de pagar ou não, melhor se for uma estatal dona do monopólio do mercado e vc for obrigado a pagar o que ela bem entender porque não tem outra empresa oferecendo o mesmo serviço?

Ou se esquece que na URSS o cara esperava 10 anos na fila por um Lada ou uma geladeira que mais ninguém  além do Estado fabricava?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Junho de 2008, 12:09:22 »
Aliás, dá para ver pela qualidade dos  serviços públicos  do Brasil como o Estado é bem  mais eficiente que a iniciativa privada. :olheira:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Junho de 2008, 13:05:28 »
Existe uma questão de coerência na hora da composição de custos da empresa... boa parte do valor da mensalidade é composto do custo de implantação da rede externa somado ao custo de implantação da rede interna (do poste até seu televisor)... um ponto adicional a mais não representa uma despesa a mais na rede externa, mas sim no custo da rede interna que deve ser modificada... para isto um técnico da empresa vai até o assinante para a instalação do ponto extra. O aparelho decodificador (TECOM) também representa um custo a mais para a empresa que é entregue ao assinante.
Nada mais justo que se for para ter um ponto extra de canais fechados, se pague uma mensalidade... mas um ponto adicional, para os canais abertos somente, creio que o mais certo seria apenas o pagamento do custo da visita técnica.

A lei foi inteligente por um lado, aquele que obrigou a deixar os "canais abetos", abertos... mas foi burra em proibir a cobrança de uma mensalidade extra em caso de ponto adicional fechado... quem quiser agora assistir canais fechados no quarto e outro ponto fechado no quarto das crianças, por exemplo, vai ter que fazer duas assinaturas.

Talvez o grande problema seja que os decodificadores são exclusivos da empresa (NET, SKY ou outra)... se houvesse a venda destes equipamentos seria inevitável fazer a analogia com uma linha telefônica, aonde a prestadora lhe fornece apenas a linha e você pode ter quantas extensões quiser dentro de um mesmo imóvel.

Se eu estivesse envolvido na elaboração desta lei, lutaria em prol dos canais abertos abertos (sem codificação) e a disponibilidade de venda do equipamento receptor/decodificador (desvinculado da assinatura de TV fechada) como opção a mais para o consumidor (que poderia então optar entre pagar uma pequena mensalidade a mais e receber da empresa o decodificador ou comprar por sua própria conta o(s) decodificador(es) se assim o desejasse sem nenhuma cobrança de adicional).  :ok:
« Última modificação: 17 de Junho de 2008, 13:09:30 por Spitfire »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Junho de 2008, 13:09:01 »
Eles estão fazendo isso para restringir gambiarras e transmissões em locais públicos.
Infelizmente pela malandragem de uns, todos pagam o pato.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Junho de 2008, 13:10:54 »
Eles estão fazendo isso para restringir gambiarras e transmissões em locais públicos.
Infelizmente pela malandragem de uns, todos pagam o pato.

Isto é idiotice de quem redigiu a lei... GATO NET se usa apenas 1 cabo de entrada e vários TECOM's PIRATAS compradas no mercado paralelo, distribuindo-se os sinais em outra rede secundária para os "assinantes" gato net.

Não vai inibir absolutamente nada... muito pelo contrário, vai estimular.  :no:
« Última modificação: 17 de Junho de 2008, 13:13:25 por Spitfire »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #23 Online: 17 de Junho de 2008, 13:17:43 »
Eu concordo com o raciocínio do Spit. O problema não é apenas o preço cobrado pelo ponto adicional, mas o modelo do serviço.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Junho de 2008, 17:17:10 »
Estou errado em pensar que quem vende esse tipo de serviço tem mais lucro  se tiver mais assinantes?

Bom,  a linha externa instalada na rua tem um custo fixo bem alto, mas depois de instalada o custo de manutenção é sempre o mesmo , então se o valor da assinatura for mais baixo haverá mais assinantes ao invés do cara se arriscar com um cabo pirata.

Diminui a margem de lucro, mas ganha no valor final com mais assinantes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!