Autor Tópico: Vídeo que circula na internet revela selvageria em Sorocaba  (Lida 3111 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Vídeo que circula na internet revela selvageria em Sorocaba
« Resposta #25 Online: 15 de Junho de 2008, 16:01:29 »
Mas no momento que se diz que o estado é o responsável pela ocorrência dos crimes (totalmente ou em parte) se está tirando a responsabilidade das pessoas. Eu poderia me livrar da responsabilidade por um roubo alegando que o estado não me impediu de cometê-lo. Mas antes de o estado ter sido ineficiente na prevenção do roubo, há uma falha de caráter em mim, e essa foi a causa do crime, eu sou o responsável.
Bem, mas o Estado definitivamente _é_ responsável, pelo motivo que já citei.

E não, isso não tira a responsabilidade da pessoa. Só atribui responsabilidade ao Estado pelo que ela cometeu também: por isso ela é presa para ser ressocializada, não para ser torturada ou sofrer o que fez outros sofrerem.

Daí que não concordo com a afirmação de que matar determinado criminoso é puni-lo por algo que não foi de sua responsabilidade.
Eu não disse isso. Eu disse que o Estado tem responsabilidade sobre o ocorrido também, errou, e por isso não tem o direito de desfazer a cagada simplesmente eliminando as "ovelhas-negras".

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #26 Online: 15 de Junho de 2008, 17:56:25 »
O simples fato de um país com educação melhor gerar menos violência prova que o Estado é sim responsável por isso.

Bem, não sou jurista, mas sempre achei também que as prisões eram feitas com o intuito de ressocializar as "ovelhas negras" e não como forma de exclusivamente puni-las, assim como seria a pena de morte.
Qualquer crime, sem excessões, pode-se colocar a culpa na educação ou na sociedade. E em qualquer lugar ou país, já que nenhum ensino, por melhor que seja, é perfeito.
Desde pichação à homicidas em massa pode-se acusar isso. E aliás, já o fazem em certo nível, é muito comum colocar a responsabilidade de atos desumanos em videogames ou esportes violentos.

A justiça não tem como objetivo de tornar os criminosos membros produtivos da sociedade. Isso é impossível através de encarceiramento ou qualquer tipo de pena forçada.
O papel da justiça é de exemplo, não cometer um crime sob risco de ser punido. A única excessão são criminosos que dizem estarem arrependidos do que fizeram, mas não por terem sido educados novamente, e sim por terem sofrido brutalmente, então, de certa forma, acaba funcionando sim no único sentido do medo da certeza da condenação.

Não estou dizendo que não se deva investir na educação. Apenas que deve-se separar a condenação e a educação, e não livrar-se da primeira por causa da segunda.

Se formos pela lógica de que as pessoas devem ver-se livre de condenações colocando-se a culpa no estado, então seria mais direto simplesmente verificar a qualidade de ensino do país e a formação de uma pessoa ao verificar o peso da pena. Se bem que isso acontece de certa forma, seja pela influência emocional nas decisões do júri ou em quem veta as leis.
E no final das contas, acho que a única diferença que faria, além do aumento da criminalidade, é de pessoas mal-intencionadas não quererem estudar e preferirem ser pobres para receber penas mais leves.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 15 de Junho de 2008, 18:19:41 »
Acho que educação não resolve tudo e que ela tem pouca ou nenhuma utilidade em coibir esse tipo de crime. Caso contrário não seriam tão comuns, por exemplo, os casos de maníacos atirando em todo mundo em escolas e universidades, um tipo de crime que costuma ser associado aos EUA, mas que já foi registrado no Brasil e na Europa, por exemplo (lembram do estudante de medicina que saiu atirando dentro de uma sala de cinema aqui?) Acho que a educação só previne o crime "profissional", afinal, alguém que tem condição encontrar um emprego convencional terá menos chances de se profissionalizar como traficante, ladrão ou sequüestrador. Mas e os crimes violentos que nada têm a ver com dinheiro?

Pessoas perturbadas a ponto de sair disparando aleatoriamente contra gente que não conhece ou que chuta e pula com os dois pés sobre a cabeça de alguém caído não são pessoas normais, são psicopatas, são pessoas incapazes de sentir empatia ou culpa e não há educação para prevenir esse tipo de comportamento ou reabilitação para elas quando elas começam a praticar crimes violentos. Só existem duas coisas a fazer: prisão perpétua ou pena de morte.
« Última modificação: 15 de Junho de 2008, 18:21:47 por uiliníli »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #28 Online: 15 de Junho de 2008, 19:05:37 »
não são pessoas normais, são psicopatas, são pessoas incapazes de sentir empatia ou culpa
[Petista]São revoltados com a sociedade capitalista que rouba deles! Só fazem isso porque passam fome![/Petista]

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 15 de Junho de 2008, 21:14:34 »
../forum/topic=7636.75.html#msg51157

Pena que o Nightmare não está mais aqui...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #30 Online: 15 de Junho de 2008, 22:47:48 »
Não tenho vontade de matar ninguém. Mas se um dia acontecer, eu bem que hoje desejo que eu recebesse pena de morte...

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #31 Online: 15 de Junho de 2008, 22:57:32 »
Não tenho vontade de matar ninguém. Mas se um dia acontecer, eu bem que hoje desejo que eu recebesse pena de morte...

A pena de morte é a punição justa para aquele que ceifou a vida de alguém. O problema da pena de morte é o risco da condenação de inocentes, é um problema grave.

Eu defendo a pena de morte, mas não no Brasil de hoje, nossa Justiça precisa melhorar muito para que algo tão extremo seja instituído, a chance da condenação de inocentes deve se tornar nula.

Casos recorrentes no país de pessoas que foram encarceradas por décadas injustamente, fazem-me não querer que a pena de morte seja instituída no Brasil agora.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 15 de Junho de 2008, 22:58:40 »
Eu, na sua idade, também pensava assim. :)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #33 Online: 15 de Junho de 2008, 23:11:29 »
Porque, hoje em dia você não gostaria que fosse condenado depois de cometer um homicídio?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Junho de 2008, 23:17:31 »
Ué, eu não falei isso. Se você entendeu isso é porque você tem uma disfunção cognitiva grave.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #35 Online: 16 de Junho de 2008, 01:11:59 »
O nível da coisa que é uma beleza...

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #36 Online: 16 de Junho de 2008, 22:52:54 »
A pena ideal para esses filhos da puta é perpétua na solitária. (Excetuando a Pena de Morte)

Mas infelizmente um deles é menor, estará solto em pouco tempo...

Enquanto isso, o rapaz agredido talvez nem sobreviva, ou fique com seqüelas extremas e irreversíveis...

É o que chamam de justiça.

E a vida continua, no dia em que o filho de alguém muito importante sofrer coisa semelhante, talvez as coisas possam mudar...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 17 de Junho de 2008, 00:16:24 »
no dia em que o filho de alguém muito importante sofrer coisa semelhante, talvez as coisas possam mudar...

No dia em que o filho de alguém muito importante sofrer coisa semelhante, ele vai usar seus contatos para caçar o responsável e virá-lo do avesso. O cara vai aparecer morto numa batida policial e a desculpa oficial será de que ele parecia estar armado.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #38 Online: 17 de Junho de 2008, 17:32:40 »
No dia em que o filho de alguém muito importante sofrer coisa semelhante, ele vai usar seus contatos para caçar o responsável e virá-lo do avesso. O cara vai aparecer morto numa batida policial e a desculpa oficial será de que ele parecia estar armado.
e nada de novo surgirá sob o sol.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #39 Online: 17 de Junho de 2008, 18:14:09 »
Logo depois do ocorrido as imagens mostram os seguranças saindo pra olhar, será que eles não impediram a tentativa de homicidio por se tratar "dos minino do movimento"?

Cara esse é um assunto extremamente delicado. Vou citar um caso que aconteceu comigo semana passada, tenho um barzinho na mooca (não trabalho lá, mas vou lá pra dar uma olhada e pra tomar uma cerveja quase todos os dias pela noite), e lá exibimos os jogos que passam tanto em canal aberto quanto em pay per view. Bom, um frequentador do bar (puto) por que seu time estava perdendo foi para o outro lado da rua e mexeu com um cara, esse cara foi pra cima dele junto com outros varios amigos. e começaram a espancar o frequentador do meu bar, que conseguiu correr e entrar no bar do lado, o dono do bar do lado, não deixou ele entrar e os muleques continuaram a bater. Por mera coencidência do destino, a policia chegou na hora e os muleques sairam correndo. O rapaz que frequenta meu bar, voltou ao meu bar e continuo lá. Havia apanhado mas ele é grande e forte, não chegou a ficar abalado nem cortou nada.

Dez minutos depois todos os muleques voltaram pra pegar o cara, minha reação foi mandar o meu funcionário fechar a porta de ferro do bar, deixando o cara que frequenta meu bar pra dentro, pros muleques não entrarem. Pra começar na hora que os muleque viram fechando atacaram várias garrafas dentro do bar, quebraram um monte de garrafas, copos e pratos e por sorte não quebrou a vitrine de cigarros.

Eu com mais uns 10 amigos ficamos pra fora e impedimos os muleques de tentar entrar e bater no cara. (meus amigos são grandes e tem até lutadores de muay thai no meio, pq se dependesse de mim eu tava na merda).

Resumindo a história os muleques subiram nas motos falaram que vão voltar e atirar em todos nós, e quando estava saindo ainda miraram um rojão e soltaram na gente, por sorte no estourou muito perto de ninguém e ninguém se machucou.

Final da história, prejuízo pro bar, ameaçados pelos marginais e o cara que arrumou a confusão nunca mais voltou ao bar e duvido que volte com medo dos muleques. E agora? daqui um mês, eu ou algum dos meus amigos pode estar andando na rua tomar um tiro e morrer a toa, pq impediu a briga.

Só chego a uma conclusão, o cara do bar do lado estava certo em não abrigar o cara que tava apanhando.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #40 Online: 17 de Junho de 2008, 18:29:21 »
Ressocializar implica, necessariamente, em impor uma moral, em impor uma ética, em tentar reformar o indivíduo por dentro. Logo, para todos aqueles que dizem que o Estado não tem legitimidade de se imiscuir no foro íntimo das pessoas, não defendam a ressocialização como função da pena, por que é contraditório.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #41 Online: 17 de Junho de 2008, 19:00:20 »
no dia em que o filho de alguém muito importante sofrer coisa semelhante, talvez as coisas possam mudar...

Certamente.

Vide o caso do seqüestro da filha do Sílvio Santos.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #42 Online: 18 de Junho de 2008, 09:26:34 »
Ultimamente tenho sido a favor da Pena de Morte para crimes hediondos, mas se pensarmos um pouco, nos países que a adotaram acontecem os crimes ainda mais hediondos! E sabendo que vai morrer, o criminoso ainda comete o suicídio! Ou seja, de nada adianta a pena capital.

Creio que a solução está mesmo na melhora da Educação, das oportunidades de trabalho, da melhor distribuição da renda e melhora na Saúde.

Certa vez eu li: O que o povo precisa é de Médicos e de Professores...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #43 Online: 19 de Junho de 2008, 02:12:29 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!