Sim, agora, seguindo sua analogia, antes de modelos como o de Ptolomeu (que mais reuniu idéias da época do que criou algo novo), no caso da psicanálise, Freud 'rompeu' com o conceito da 'cura' pela hipnose e de que histéricas precisavam de 'atenção', e passou a conversar livremente com os pacientes e a entender suas doenças. O que quero dizer é que, mesmo hoje vendo que é furado, o caminho percorrido e as descobertas sobre a psique (isto é, que há forças na mente humana que o individuo não controla, por exemplo) ajudaram a entender doenças que sequer eram consideradas doenças. Pensava-se que o cara estava fingindo, por exemplo.
O problema é que a psicanálise sequer é uma ciência, então passou a assumir conceitos prá lá de exóticos (é só conversar hoje com um psicanalista que 'como num passe de mágica' podemos começar a falar em vida intra-uterina, ou regressão de vidas passadas, ou florais, ... ou crianças-índigo).
Eu acho que a psicanálise falhou em estruturar uma forma falseável de determinar os elementos psíquicos (ego, id, super-ego) e de determinar sintomas e fatores psicológicos que desencadeiam doenças (fobias, surtos).
Resumindo num exemplo prático: Freud acertou em diagnosticar 'Anne' como histriônica, em entender a patologia (histerismo), porem Anne jamais foi 'curada'.