Autor Tópico: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva  (Lida 3670 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Xara

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 135
Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Online: 18 de Junho de 2008, 19:27:02 »

Evolução de Darwin comprova relação da homossexualidade masculina com a fecundidade feminina, diz estudo


WASHINGTON - A homossexualidade humana pode ser explicada pela teoria da evolução de Charles Darwin, que no século XIX assinalou que os fatores genéticos dão uma vantagem reprodutiva a um sexo em detrimento do outro. É o que diz um estudo divulgado nesta quarta-feira, 18, pela revista Public Library of Science (PLoS).

Essa forma de evolução, conhecida como "seleção sexual antagônica", já foi comprovada em insetos, aves e até alguns mamíferos, mas nunca tinha sido constatada em seres humanos, segundo os cientistas Andrea Camperio Ciani, da Universidade de Pádua e Paolo Cermelli, da Universidade de Turim.

Em geral, os cientistas dizem que a homossexualidade masculina é influenciada por fatores psicossociais e componentes genéticos.
Eles dizem que isto se comprova na alta coincidência da orientação sexual de gêmeos idênticos e no fato de que o homossexualismo é mais comum em homens que provêm de uma linha materna de homossexuais.

Segundo os cientistas, estes efeitos não se apresentam no homossexualismo feminino o que indica que os dois fenômenos podem ter dinâmicas e origens diferentes.

Assinalam que até há algum tempo era difícil explicar a base de modelos evolutivos, porque os vetores dos genes que predispõem ao homossexualismo masculino teriam uma menor reprodução e um posterior desaparecimento.

No entanto, essa idéia mudou quando Ciani demonstrou em 2004 que as mulheres na linha materna de homossexuais eram mais férteis que a média.

Para tirar as dúvidas, os cientistas italianos analisaram várias hipóteses, incluindo o efeito genético maternal, a vantagem heterozigótica e a "seleção sexual antagônica".

Após examinar esses modelos, determinaram que o único possível era o da seleção antagônica que envolve pelo menos dois genes, um dos quais deve ser o cromossomo X que os homens herdam de sua mãe.

Os resultados deste modelo mostram a relação do homossexualismo masculino com uma fecundidade feminina nas povoações humanas o que tem como resultado uma manutenção do homossexualismo entre os homens em freqüências estáveis e relativamente baixas.

Além disso, o modelo ressalta os efeitos hereditários através da linha materna, segundo os cientistas.

Eles acrescentam que suas conclusões proporcionam uma nova visão da homossexualidade masculina e afirmam que não se deveria considerá-la como um traço negativo (devido a uma menor fecundidade masculina), mas como uma característica que promove a fecundidade feminina.

Fonte: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid191834,0.htm

++++++++++++++++++++++++

Como eu não domino os conceitos "efeito genético maternal, a vantagem heterozigótica e a seleção sexual antagônica", o entendimento científico da proposta me escapa. Do resto do artigo eu tiro a conclusão que quanto mais fértil a mulher, maior a probabilidade de sua prole/descendência possuir orientação homossexual. Só não entendo como isso aumenta a fertilidade feminina se, em sua maioria, os homossexuais masculinos não têm filhos.

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2008, 21:20:49 »
Lembro do Bukarai (ou sei lá como se escreve) ter postado algo sobre como é falho esses "Estudos de gêmeos"...

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2008, 21:31:45 »
Citação de: Xara
Como eu não domino os conceitos "efeito genético maternal, a vantagem heterozigótica e a seleção sexual antagônica", o entendimento científico da proposta me escapa. Do resto do artigo eu tiro a conclusão que quanto mais fértil a mulher, maior a probabilidade de sua prole/descendência possuir orientação homossexual. Só não entendo como isso aumenta a fertilidade feminina se, em sua maioria, os homossexuais masculinos não têm filhos.

Não exatamente. O texto só diz que os mesmo genes que levam homens ao homossexualismo leva mulheres a ter uma maior fertilidade, mas a recíproca não é necessariamente verdadeira, ou seja, não é exatamente certo dizer que quanto mais fértil a mulher mais chances ela tem de ter filhos homossexuais porque a fertilidade pode ter origem em outros genes ou outros fatores.

Offline Eremita

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.833
  • Sexo: Masculino
  • Ecce.
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2008, 00:34:31 »
"Efeito genético maternal" = genes passados pela mãe.
Exemplo: O cromossomo X é caso clássico.

"A vantagem heterozigótica" = muitas vezes, ser heterozigoto homozigoto, por um lado, ou pelo outro. Exemplo:  borboleta AA = azul profundo; Aa = azul claro; aa = branco. O mimetismo com o céu, azul-claro, será melhor para as heterozigotas.

"A seleção sexual antagônica" = seleção antagônica é quando uma mesma característica aumenta, por um lado, a chance de sobrevivência de determinado gene, e por outro, diminui.
Exemplo: o "gene gay" seria desvantajoso por um lado (não reprodução de machos), mas vantajoso por outro (melhor reprodução das fêmeas).



Aviso a todos: vou ser simplista pra ser didático, ok? Não me xinguem, não estou dizendo que gays são estéreis, apenas uso isso pra simplificar o exeplo.

Citar
Só não entendo como isso aumenta a fertilidade feminina se, em sua maioria, os homossexuais masculinos não têm filhos.
Vamos a um modelo simples: o tal "gene gay" seria no cromossomo X. Efeito maternal, pois o X é passado ao filho macho pela mãe e não pelo pai.

Vou representar o "gene gay" por G, e a variante "não-gay" por N.
Mulheres podem ser GG, GN ou NN; homens podem ser G0 ou N0 (pois só há um X, então não há um par de genes, somente um).

Mulheres GG e GN teriam reprodução maior que mulheres NN.
Homens G0 teriam reprodução menor que homens N0.
Aqui está a "seleção antagônica". O gene tem vantagens ao se reproduzir em mulheres, mas desvantagem em homens.

Agora, pense que tanto a mulher GG como GN terão reprodução maior que mulheres NN. Entretanto, as mulheres GG terão apenas filhos homens "gays", ou seja, "inférteis". A mulher GN terá filhos gays e não-gays, logo, a configuração ótima para as mulheres é serem heterozigotas, pois garante mais prole fértil (vigor heterozigótico).

Pode ser que o gene, por exemplo, leve a uma maior quantidade de estrogênio no indivíduo - tanto homens quanto mulheres com esse gene. Isso pode reduzir a fertilidade em um sexo e aumentar a do outro. "Fazendo de conta" que esse gene gere fêmeas super-férteis e machos completamente estéreis (longe da realidade), o gene será passado de mãe para filha, mesmo que metade da prole masculina gerada por essa filha seja infértil.
« Última modificação: 19 de Junho de 2008, 00:54:14 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline Xara

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 135
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2008, 08:06:20 »
Você está certo ao pedir moderação sobre o assunto, Eremita. Ele costuma revelar o pior das pessoas, tanto héteros quanto homos.
E agradeço por tentar clarificar o modelo.
Eu, como leigo em evolução, tenho aquela visão simplista: meu genes precisam se reproduzir e farão de tudo para isso; se não tenho interesse que eles se reproduzam (homo), como podem ter sobrevivido até hoje, mesmo que numa minoria populacional, em todos os cantos do planeta?
Pra começar a entender o modelo, eu tive que inverter meu foco. Deixei de olhar para os gays masculinos e monto o modelo a partir da fecundidade feminina.

Alguns genes deram uma vantagem a minha mãe tornando-a mais fecunda que as demais. Por outro lado, nasci com tendência genética homossexual e se esses genes se manifestarem provavelmente não me reproduzirei. Entretanto, a prolífica prole da minha mãe assegurará que os genes DELA se reproduzam.

Saiu hoje na FSP uma entrevista com um dos autores da proposta:

Geneticista diz que os genes que tornam homens mais propensos a se tornarem gays são transmitidos por suas mães

SE O HOMOSSEXUALISMO não estimula a reprodução, como ele pode sobreviver à seleção natural? A resposta para essa charada, um quebra-cabeça secular da biologia, está ganhando agora uma resposta coerente, que sobreviveu ao primeiro teste de lógica. Defendida pelo biólogo Andrea Ciani, a nova teoria indica que o homossexualismo masculino tem um componente genético herdado por parte de mãe, e os genes por trás dele são os mesmos que, em mulheres, estimulam a fertilidade.


FOTO   
O geneticista comportamental Andrea Ciani navega em rio numa floresta de Bornéu, onde estudou grupos de macaco

RAFAEL GARCIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ciani, geneticista da Universidade de Pádua (Itália), apresentou as bases da teoria na terça-feira -cifrada em um estudo cheio de fórmulas matemáticas- na revista "PLoS One".
Com longa experiência em estudos com macacos, o cientista tem se dedicado nos últimos anos a um outro tipo de primata: o Homo sapiens. O que ele aprendeu com seu trabalho? "O homossexualismo não é contra a natureza."
Em entrevista à Folha, Ciani abre mão da estatística e traduz o significado de sua teoria.
 

FOLHA - O que diz seu estudo?

ANDREA CAMPERIO CIANI - Eu publiquei uma pesquisa em 2004 em que mostrei que homossexualismo em homens está conectado com um aumento na fertilidade das mães e avós da linhagem materna desse indivíduos. O que fiz agora nesse estudo para a "PLoS" foi desenvolver isso. Nós já sabíamos o que estava ocorrendo, mas não entendíamos a dinâmica, não tínhamos o modelo correto.

FOLHA - Como vocês criaram o modelo correto?

CIANI - Nós procuramos modelos genéticos que já existiam [para explicar outras características] e seguimos quatro pré-requisitos empíricos. O primeiro é que o homossexualismo está presente em todas as populações humanas. O segundo, que não há nenhuma população em que a maioria das pessoas sejam homossexuais. O terceiro é aquele que tiramos de dados empíricos: que o homossexualismo tende a seguir em famílias pela linha materna. Isso significa que se você é homossexual, há uma probabilidade maior de o seu tio materno sê-lo. O quarto, que achamos em 2004, é que mães e tias da linha materna de homossexuais costumam ter proles maiores.
Na literatura científica há muitos modelos para difusão genética de características. Há modelos que testam a difusão com um único "locus" [gene], outros com mais genes. Quando começamos a testar os modelos com dois genes, todos falharam, exceto um, que é esse modelo da "seleção sexualmente antagonística", baseado em dois genes em dois diferentes cromossomos. Um tem que ser no cromossomo X -que os homens recebem apenas de suas mães-, e o outro pode ser nos cromossomos não sexuais. Só esse modelo explicou todos os pré-requisitos que encontramos empiricamente.
Foi uma coisa inesperada. É a primeira vez que um modelo de seleção sexualmente antagonística funciona para uma característica humana. O modelo mostra características peculiares, que dão uma vantagem reprodutiva para um sexo, e dão desvantagem para outro.
O normal é imaginar que um determinado gene dá vantagem para todas as pessoas que o carregam. Mas genes como esses ligados à homossexualidade humana dão vantagem quando estão em mulheres, porque as fazem produzir mais prole, mas ao mesmo tempo criam desvantagem reprodutiva em homens, com a possibilidade de se tornarem homossexuais.

FOLHA - Isso não pode ser causado por um fator social ou psicológico?
CIANI - Nós estudamos apenas os componentes genéticos, mas não estou dizendo que o homossexualismo é determinado pelos genes. Ele é apenas influenciado. Há outros componentes, biológicos, psicossociais, experiência de vida...

FOLHA - Mas como ocorre essa influência? Como é a fisiologia?
CIANI - Eu fiz uma pesquisa sobre isso. É muito difícil, porque tive que estudar mães e tias. Na Itália não é difícil entrevistar homossexuais. Você os encontra em bares gays ou discotecas, e eles costumam estar dispostos a falar. Mas quando você pede para contatar suas mães e parentes, a coisa fica delicada.
Talvez esses genes dêem a elas uma fertilidade maior, porque favorecem uma taxa menor de abortos naturais. Ou, de outra forma, poderia lhes dar uma personalidade mais extrovertida, que facilitasse entrar em relações. Nós achamos uma evidencia tênue de que essas mães e tias têm menos problemas com reprodução e parto, em geral. Já em personalidade, não achamos nada. Mas ficamos surpresos com outra coisa: mães e tias desses homossexuais, durante suas histórias de vida, se sentiram mais atraídas por homens do que as mães e tias de heterossexuais. Então, estamos procurando fatores genéticos que, de alguma maneira, influenciem a androfilia, a atração por homens. Isso significa que, se você for mulher, você se sente mais atraída por homens e, se você for homem, se tornará ligeiramente mais atraído por homens e pode acabar se tornando homossexual.

FOLHA - Mas como isso ocorre na célula? Vocês apontam para algum gene específico, algum hormônio?
CIANI - Eu estudo genética do comportamento. Então, quando eu sei algo, sei que existem genes de como esse traço se comporta. Uma vez que você descobre como o caractere controla o traço, não importa saber exatamente onde ele está. Algumas pessoas que tentam descobrir isso têm razões com as quais eu não concordo. Caçadores de genes às vezes querem vender uma patente envolvendo a localização do gene para fazer negócio. Poderiam, aí, sugerir algo que possa evitar que seu filho se torne gay ou sua filha lésbica. Não concordo com isso. Estou interessado na natureza humana, não em "vender" um filho "melhorado" para quem quer que seja.

FOLHA - Mas seu trabalho pode ajudar os caçadores de genes.

CIANI - Sim, mas agora eles teriam uma restrição maior. Isso não é uma doença, é um traço que confere vantagem reprodutiva a um dos sexos e desvantagem a outro. Se alguém interferir aí, pode mudar a orientação de um filho, mas também pode influenciar de maneira ruim a sua filha. Se há um gene ali e não é o gene de uma doença, significa que existe uma razão para ele estar lá.

FOLHA - Gays se sentirão melhor ao saber que a natureza, não só a criação, influencia suas opções?

CIANI - A comunidade gay sempre fica muito infeliz quando pessoas falam sobre esse assunto e os jornalistas começam a usar manchetes como "Descoberto o gene gay". Isso é besteira. Nós, geneticistas comportamentais, sabemos há muito tempo que o debate de natureza contra criação é fútil. Todos os genes têm de se expressar em um ambiente. O ambiente influencia a expressão do gene, assim como o gene influencia o ambiente onde ele se expressa. Vou dar um exemplo. Todos nós temos genes que favorecem o roubo, porque se não tivermos o comportamento do roubo, não sobreviveremos em uma emergência onde ele pode ser necessário. Isso não significa que sejamos forçados a sermos ladrões.
Há genes influenciando algumas pessoas, tornando mais fácil para elas optar pela homossexualidade. Ser ou não ser homossexual, porém, é resultado de história de vida, além de genes. O que queremos saber é por que os genes que influenciam a homossexualidade existem. Um gene que reduz a taxa de reprodução das pessoas deveria desaparecer. Esse é o dilema darwiniano da homossexualidade. A posição da Igreja tem sido por muito tempo a de dizer que o homossexualismo seria um vício, um pecado contra a natureza. Com o nosso estudo, podemos dizer claramente que o homossexualismo não vai contra a natureza. Ele faz parte da natureza, e é demonstrado precisamente pela seleção sexual darwiniana.

FOLHA - O sr. também está estudando as lésbicas?
CIANI - Sim. Eu comecei a coletar muitos dados sobre lésbicas dois anos atrás, mas nosso modelo não funciona com lesbianismo. Esse é um fenômeno diferente, com uma dinâmica diferente e uma origem diferente.

FOLHA - O sr. tem dificuldade para publicar seus estudos?
CIANI - Muitos estudos são rejeitados em algumas revistas científicas. Uma hora antes de você me telefonar, um jornalista da revista "Science" me telefonou, porque estava fazendo uma matéria para o "público geral". Foi estranho, porque eu tinha submetido meu estudo para a "Science", antes da "PLoS", e eles rejeitaram dizendo que não era "de interesse geral". Não mandaram nem para os revisores.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2106200801.htm

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2008, 13:59:57 »
Uma coisa que acho meio estranha é que, ainda que eu não veja problema algum com isso, não parece resolver o "problema" da menor aptidão de "genes gays", se fosse algo bastante "específico". Pois mesmo que as mulheres tenham fertilidade maior do que a média, o "teto" reprodutivo dos homens não-gays deve ser sempre maior.

A melhor "solução" para isso, mantendo essencialmente a mesma resposta, seria que estamos falando de diversos genes de maior fertilidade feminina, que eventualmente, podem provocar homossexualismo masculino. Assim esses genes não podem ser eliminados por seleção natural -- não há um problema "selecionista" para o qual uma solução também "selecionista" foi apresentada -- porque não são simples e estereotípicos "alelos gays" que trariam como vantagem que os tornam viáveis um aumento da fertilidade feminina, mas estaríamos falando simplesmente de uma série de genes ordinários relacionados à fertilidade feminina, que em diversas combinações geram diversos graus de fertilidade feminina e tendências homossexuais nos homens.

Mais do que uma questão "selecionista", é um daqueles efeitos colaterais eventuais sub-ótimos, praticamente inevitáveis porque não existem genes/desenvolvimento que permitiriam os caracteres ideais sob o aspecto da seleção natural; nesse caso, uma hipotética "super-fertilidade" feminina que não tivesse como efeito colateral homossexualismo masculino.

Claro, poderiam dizer que na verdade esses existiram mas foram eliminados porque causavam um aumento populacional exagerado, e então os homossexuais masculinos evoluíram como uma adaptação de controle populacional.




Acho que há ainda a possibilidade de em famílias que por acaso têm mais homens gays as mulheres terem mais filhos por razões que seriam "totalmente" não genéticas... por exemplo, não sei, mas talvez os familiares gays sejam comumente menos superprotetores, talvez até por acabarem se isolando da família. E/ou ter um gay na família e a "vergonha" social que isso representa na sociedade discriminatória causa um efeito psicológico até nos familiares, talvez gerando uma personalidade mais "descolada", inconseqüente em meninas adolescentes, por exemplo.

(Claro, no fundo, tudo isso é de certa forma genético, poderia ser dito, de forma análoga à dos "genes para roubo")   

Offline Copelli

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 763
  • Sexo: Masculino
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2008, 14:25:54 »
É minha mãe pode se dizer que é fértil. Tem 40 anos e teve 5 filhos, o primeiro morreu, mas ela teve. Só não teve mais porque meu pai operou. E eles dizem que era assim, uma escapadinha sem camisinha e batata, vinha um dos lazarentinho aqui.  :D E ao que me parece só eu sou gay.

Mas eu não entendi direito. Pelo que eu entendi, se eu tiver um filho dificilmente passarei meus genes gay para ele, por se homem? EU QUERO UM FILHO GAY :chorao:

Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2008, 22:08:13 »
Faz isto com o garoto não! hehehe

Interessante esta pesquisa.
Não deseje.

Offline Eremita

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.833
  • Sexo: Masculino
  • Ecce.
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2008, 02:33:21 »
Xara, se você está falando de um gene herdado da sua mãe, não há sentido em falar os genes "dela" ou os "teus", porque é o mesmo gene! Vocês dois são apenas aparelhos que o mesmo gene usa na única função que ele faz: criar maaaaais cópias de si mesmo.

Aliás, todos nós somos máquinas de replicar genes. A gente pode se deprimir com isso ou usar para nosso proveito.

Se quiser entender o mecanismo da evolução, nesse ponto, leia a'O Gene Egoísta, do Dawkins.

É minha mãe pode se dizer que é fértil. Tem 40 anos e teve 5 filhos, o primeiro morreu, mas ela teve. Só não teve mais porque meu pai operou. E eles dizem que era assim, uma escapadinha sem camisinha e batata, vinha um dos lazarentinho aqui.  :D E ao que me parece só eu sou gay.

Mas eu não entendi direito. Pelo que eu entendi, se eu tiver um filho dificilmente passarei meus genes gay para ele, por se homem? EU QUERO UM FILHO GAY :chorao:
Faz-de-conta que homossexualidade é 100% determinada por genética. Com os teus genes, você não pode gerar a um filho gay, mas todas as suas filhas carregarão o seu cromossomo X "gay".

Em genética, um filho vale por dois netos. Então, faça uma penca de filhas, e faça com que as tuas filhas te dêem uma penca de netos. Você tem 50% de chances do filho de uma filha sua carregar o seu cromossomo X.

Copelli, você ganhou um prêmio de consolação: se você tiver netos homens, é bem provável que um seja gay! :lol:
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2008, 10:51:53 »
Isso do  avô gay ter maior probabilidade de netos gays do que um pai gay tem para filhos gays, talvez ainda seja meio debatível, dento com rival a famigerada hipótese de "germe gay": explicaria também a coisa de ser criado pela avó e etc. :D

Offline Eleitor de Mário Oliveira

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.502
  • Sexo: Masculino
    • Lattes
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2008, 16:43:13 »
É minha mãe pode se dizer que é fértil. Tem 40 anos e teve 5 filhos, o primeiro morreu, mas ela teve. Só não teve mais porque meu pai operou. E eles dizem que era assim, uma escapadinha sem camisinha e batata, vinha um dos lazarentinho aqui.  :D E ao que me parece só eu sou gay.

Mas eu não entendi direito. Pelo que eu entendi, se eu tiver um filho dificilmente passarei meus genes gay para ele, por se homem? EU QUERO UM FILHO GAY :chorao:


Por atitudes como esta que há receios em se legalizar a adoção para casais homossexuais.

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2008, 17:57:19 »
Citar
se eu tiver um filho dificilmente passarei meus genes gay para ele, por se homem? EU QUERO UM FILHO GAY :chorao:
Por atitudes como esta que há receios em se legalizar a adoção para casais homossexuais.
Qual o problema?

Offline Eremita

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.833
  • Sexo: Masculino
  • Ecce.
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2008, 18:33:06 »
Ah, sei lá! Eu quero ter um filho hetero, então até acho natural o Copelli querer ter um filho gay, oras!!!!
Ô Copelli, se as coisas acabarem invertendo, a gente troca um filho pelo outro, tá? :biglol:
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2008, 01:41:25 »
Citar
se eu tiver um filho dificilmente passarei meus genes gay para ele, por se homem? EU QUERO UM FILHO GAY :chorao:
Por atitudes como esta que há receios em se legalizar a adoção para casais homossexuais.
Qual o problema?

Gayificação em massa!

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2008, 09:46:28 »
Citar
se eu tiver um filho dificilmente passarei meus genes gay para ele, por se homem? EU QUERO UM FILHO GAY :chorao:
Por atitudes como esta que há receios em se legalizar a adoção para casais homossexuais.
Qual o problema?

Gayificação em massa!


Quanto mais gays melhor......... sobram mais mulheres.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Jeanioz

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.501
  • Sexo: Masculino
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #15 Online: 24 de Junho de 2008, 13:25:54 »
Citar
se eu tiver um filho dificilmente passarei meus genes gay para ele, por se homem? EU QUERO UM FILHO GAY :chorao:
Por atitudes como esta que há receios em se legalizar a adoção para casais homossexuais.
Qual o problema?

Gayificação em massa!


Quanto mais gays melhor......... sobram mais mulheres.......

E mais ciladas... :medo:

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #16 Online: 24 de Junho de 2008, 18:12:00 »
Citar
E mais ciladas... :Medo:

como assim, Bino????
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Eremita

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.833
  • Sexo: Masculino
  • Ecce.
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #17 Online: 24 de Junho de 2008, 19:47:56 »
E mais ciladas... :medo:

E mais diversão... mais massagem egóica de se ver sendo disputado por duas fêmeas... ahhhhhhh :-)
Latebra optima insania est.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.502
  • Sexo: Masculino
    • Lattes
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #18 Online: 25 de Junho de 2008, 00:30:41 »
Citar
se eu tiver um filho dificilmente passarei meus genes gay para ele, por se homem? EU QUERO UM FILHO GAY :chorao:
Por atitudes como esta que há receios em se legalizar a adoção para casais homossexuais.
Qual o problema?

Se já é dificil para alguém não ser aceito por sua família por não ter uma sexualidade "default", imagina então submeter alguém a uma família que não o aceitará justamente por ele ter uma sexualidade "default".

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #19 Online: 25 de Junho de 2008, 19:39:24 »
É a mesma coisa.

Offline Copelli

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 763
  • Sexo: Masculino
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #20 Online: 01 de Julho de 2008, 18:51:38 »
Ah, sei lá! Eu quero ter um filho hetero, então até acho natural o Copelli querer ter um filho gay, oras!!!!
Ô Copelli, se as coisas acabarem invertendo, a gente troca um filho pelo outro, tá? :biglol:
Adorei sua idéia.  :biglol:

Mas estou brincando, não quero ter filhos não, pelo amor de zeus. Crianças sai fora... num tenho paciencia. Eu já prefiro nem ter pra não correr o risco de o ser "cair" do sexto andar do prédio se é que me entendem.  :D

E se um dia eu tiver num ligo pra orientação sexual não. Mas realmente acharia legal ter um filho gay.


Offline Eremita

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.833
  • Sexo: Masculino
  • Ecce.
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #21 Online: 02 de Julho de 2008, 08:26:17 »
Ah, sei lá! Eu quero ter um filho hetero, então até acho natural o Copelli querer ter um filho gay, oras!!!!
Ô Copelli, se as coisas acabarem invertendo, a gente troca um filho pelo outro, tá? :biglol:
Adorei sua idéia.  :biglol:

Mas estou brincando, não quero ter filhos não, pelo amor de zeus. Crianças sai fora... num tenho paciencia. Eu já prefiro nem ter pra não correr o risco de o ser "cair" do sexto andar do prédio se é que me entendem.  :D

E se um dia eu tiver num ligo pra orientação sexual não. Mas realmente acharia legal ter um filho gay.
Ah, também não ligo pra orientação sexual de filho. Por mais que carregue os "meus" genes, tô tacando o foda-se --- tem coisa mais importante pra se preocupar, quando você é pai de família, do que se seus filhos gostam de mulher ou de homem (p.ex., se gostam de salada ou se você vai ter que tacar alface goela abaixo no pirralho até aprender a gostar :D)

Adoro crianças, aturo-as (o que é importante), e pretendo ter filhos, mas um ou dois só. Mais que isso é educação em massa. E, se por acaso, um filho meu descobrir que é gay, ok, desde que eu tenha netos (adotados ou biológicos, tanto faz). Eu só sei que eu quero ter filhos pra educar e netos pra deseducar!

Indo pro assunto do texto, alguém sabe como "funcionaria" o gene?

O que o gene faz na portadora fêmea?
Aumenta a chance de ter vários filhos?
Aumenta o número de partos múltiplos?
Diminui o risco de morte no parto, permitindo a ela gerar mais prole posteriormente?

Eu elaborei um modelo tosco matemático, que prevê que para a freqüência do alelo ser 0.1, a fêmea portadora precisa ter, em média, 1,6 vezes mais filhos que uma fêmea não-portadora. Tem como testar isso?

Acima de tudo, quais espécies apresentam comportamento homossexual, e quais não apresentam?
(ei, não é pra fazer "a" lista, é só me citar alguns animais representativos).
Latebra optima insania est.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.085
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #22 Online: 08 de Novembro de 2008, 01:47:27 »
Senhores biólogos, uma coisa que não compreendi.

Se a homossexualidade masculina é determinada por fatores genéticos então porque na Grécia Antiga,
como é historicamente conhecido, esse tipo de comportamento tão frequente?

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #23 Online: 08 de Novembro de 2008, 01:57:15 »
Provavelmente são fatores culturais, mas eu acho (opinião de leigo) que nada impediria que fossem fatores genéticos também. Uma população qualquer pode ter característica genéticas bem particulares, por exemplo, os nórdicos serem loiros e terem olhos azuis ou os povos mediterrâneos terem maior incidência de anemia falciforme. Sendo assim, acho que não seria absurdo imaginar que o 'gene gay' fosse mais comum na Grécia Antiga do que em outras populações. E por que então a Grécia não teria tantos gays hoje quanto antigamente? Fácil: eles foram conquistados várias vezes por diversos povos: macedônios, romanos, turcos-otomanos...

Offline LIAN

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Feminino
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #24 Online: 08 de Novembro de 2008, 02:03:51 »
Pedro, não podemos esquecer a importância cultural da aceitação ou não de uma prática. A sociedade ateniense tinha padrões diferentes dos nossos. Pode até comparar com alguns povos modernos (na Polinésia, por exemplo) onde o homossexualismo é visto como algo comum. Portanto, não é uma questão puramente biológica, tem seu lado cultural também! 
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!