Ah, outra coisa, só fazendo a nota de alerta básica e normal... o modelo que propus assumiu que 100% da sexualidade de uma pessoa é determinada geneticamente. O que é uma mentira deslavada, mas ah, é tão mais fácil que considerar a cultura junto...
Quanto à Grécia, tenho uma hipótese cultural de por que a homossexualidade masculina era mais comum, e aceita socialmente: por causa da estrutura da sociedade deles.
A Grécia era bastante descentralizada, aquele velho esquema de cidades-Estado; e como muitas e muitas sociedades da Idade Antiga, e algumas atuais (não vou falar dos EUA, não vou falar dos EUA...), extremamente bélica. Esqueçam aquela coisa de espartanos serem guerreiros e atenienses filósofos; todas as cidades eram bélicas.
Com a homossexualidade masculina, cria-se laços afetivos entre os homens. Durrr, meio óbvio. Mas o que não é tão óbvio é que esses homens, em guerras, iriam lutar lado-a-lado, e defender seus amantes. Isso gera coesão no grupo, pois você luta por alguém que tá ali junto.
Então, por pressão cultural, seria esperado um número maior de homens gay na Grécia.
Depois, veio o cristianismo. Embora para mim o cristianismo seja uma religião grega e não judaica, não pode-se deixar de negar que elementos da cultura judaica estão em massa nele. Entre eles, a homofobia.
Mas por que os judeus não adotaram uma tática similar de coesão dos exércitos? Eis sub-hipóteses não excludentes:
*Monoteísmo. Enquanto na Hélade haviam seguidores de Zeus, outros de Apolo, e outros de Fulano Sicrano Beltrano etc., no monoteísmo os cultos são bastante unificados e centrallizados.
*Estrutura de poder. Poder centralizado na figura do rei; os judeus, assim como seus antecessores babilônicos, concentravam várias cidades sob um mesmo poder. Assim, os exércitos eram significativamente maiores e, portanto, seria necessário um elemento de coesão mais abrangente que apenas afetividade indivíduo-indivíduo.
*Expectativa de vida. Oriente Médio, meu filho... você tem que ter trocentos filhos pra sobreviver um. O que coíbe relações homossexuais - por não gerarem filhos. Quer descontar tesão, desconta na mulher e torce pra ela engravidar.
Tá, desçam a lenha por favor, rsrsrs.