Autor Tópico: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva  (Lida 3671 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Homossexualidade masculina pode ter explicação evolutiva
« Resposta #25 Online: 08 de Novembro de 2008, 02:07:50 »
Viajei muito, Raven?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #26 Online: 08 de Novembro de 2008, 02:09:44 »
Viajei muito, Raven?

Não que eu saiba!:D Eu ia enviar a mensagem quando vi a tua...mas achei melhor deixar o texto como estava!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #27 Online: 10 de Novembro de 2008, 16:17:25 »
Ah, outra coisa, só fazendo a nota de alerta básica e normal... o modelo que propus assumiu que 100% da sexualidade de uma pessoa é determinada geneticamente. O que é uma mentira deslavada, mas ah, é tão mais fácil que considerar a cultura junto...

Quanto à Grécia, tenho uma hipótese cultural de por que a homossexualidade masculina era mais comum, e aceita socialmente: por causa da estrutura da sociedade deles.

A Grécia era bastante descentralizada, aquele velho esquema de cidades-Estado; e como muitas e muitas sociedades da Idade Antiga, e algumas atuais (não vou falar dos EUA, não vou falar dos EUA...), extremamente bélica. Esqueçam aquela coisa de espartanos serem guerreiros e atenienses filósofos; todas as cidades eram bélicas.

Com a homossexualidade masculina, cria-se laços afetivos entre os homens. Durrr, meio óbvio. Mas o que não é tão óbvio é que esses homens, em guerras, iriam lutar lado-a-lado, e defender seus amantes. Isso gera coesão no grupo, pois você luta por alguém que tá ali junto.

Então, por pressão cultural, seria esperado um número maior de homens gay na Grécia.

Depois, veio o cristianismo. Embora para mim o cristianismo seja uma religião grega e não judaica, não pode-se deixar de negar que elementos da cultura judaica estão em massa nele. Entre eles, a homofobia.

Mas por que os judeus não adotaram uma tática similar de coesão dos exércitos? Eis sub-hipóteses não excludentes:
*Monoteísmo. Enquanto na Hélade haviam seguidores de Zeus, outros de Apolo, e outros de Fulano Sicrano Beltrano etc., no monoteísmo os cultos são bastante unificados e centrallizados.
*Estrutura de poder. Poder centralizado na figura do rei; os judeus, assim como seus antecessores babilônicos, concentravam várias cidades sob um mesmo poder. Assim, os exércitos eram significativamente maiores e, portanto, seria necessário um elemento de coesão mais abrangente que apenas afetividade indivíduo-indivíduo.
*Expectativa de vida. Oriente Médio, meu filho... você tem que ter trocentos filhos pra sobreviver um. O que coíbe relações homossexuais - por não gerarem filhos. Quer descontar tesão, desconta na mulher e torce pra ela engravidar.

Tá, desçam a lenha por favor, rsrsrs.
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 10 de Novembro de 2008, 16:42:15 »
Senhores biólogos, uma coisa que não compreendi.

Se a homossexualidade masculina é determinada por fatores genéticos então porque na Grécia Antiga,
como é historicamente conhecido, esse tipo de comportamento tão frequente?

Como já disseram, tem mudanças nas freqüências de alelos, geográfica e cronologicamente, interações com a cultura para além do "determinado" pelos genes, e, acrescento eu, possível hype histórico. Um tipo de estereotipificação dos gregos e romanos como exageradamente gays, um retrato parcial de uma camada da sociedade que não representa a realidade como talvez tivesse sido.

Há diferenças de aceitação e freqüências de gays em estratos da sociedade. No mundo da moda, por exemplo, há desproporcionalmente mais gays hoje em dia do que em outras áreas, ou ao menos gays fora do armário. Se, por qualquer razão que fosse, essas pessoas da moda fossem as que deixassem mais evidências históricas do nosso período, no futuro poderiam ter a impressão de que quase todo mundo era gay, com excessão de uma minoria de enrustidos.

Mas isso é principalmente um chute meu, e nem chute no sentido de que eu ache que seja exatamente o caso; apenas acho que é uma possibilidade, falhas de amostragem cultural criando uma visão distorcida de algo que pode não ter sido tão diferente de como é hoje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!