Autor Tópico: "Ditadura" evangélica no Brasil...??  (Lida 3332 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
"Ditadura" evangélica no Brasil...??
« Online: 25 de Junho de 2008, 17:52:27 »
Com o crescente aumento dos evangélicos no Brasil,seria exagerado ou forçoso demais pensar que os evangélicos possa crescer tanto que os mesmos possam influenciar até mesmo coisas corriqueiras do dia a dia...?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: "Ditadura" evangélica no Brasil...??
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2008, 18:16:38 »
Que título sensacionalista, hein? Bom, acho natural que uma mudança no perfil religioso brasieleiro tenha algum impacto na cultura, mas não acredito que seremos vitimados por uma "ditadura evangélica", muito pelo contrário. Deve-se observar que acompanhado pelo aumento da proporção de evangélicos no Brasil há uma diminuição no número de católicos, mas duvido muito que os católicos vão desaparecer, o mais provável é que em algum momento a sangria vá parar e o perfil religioso do país vai se equilibrar em algum patamar. Com o crescimento também dos espíritas, dos não religiosos e talvez até do Candomblé e da Umbanda o que vamos observar é uma multiplicidade maior de idéias e um convite à maior tolerância para com idéias diferentes, o que certamente é um ambiente muito melhor do que o da "ditadura católica" que reinou no Brasil até os anos 80, quando 90% ou mais da população seguia o Vaticano.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2008, 18:40:00 »
pra mim, os dois tipos poderiam acabar-se.

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2008, 19:18:51 »
Que título sensacionalista, hein?

COMANDO DE VOZ RECONHECIDO: ATIVANDO MODO SENSACIONALISTA...

MODO SENSACIONALISTA ATIVADO

Bom, acho natural que uma mudança no perfil religioso brasieleiro tenha algum impacto na cultura, mas não acredito que seremos vitimados por uma "ditadura evangélica", muito pelo contrário. Deve-se observar que acompanhado pelo aumento da proporção de evangélicos no Brasil há uma diminuição no número de católicos, mas duvido muito que os católicos vão desaparecer, o mais provável é que em algum momento a sangria vá parar e o perfil religioso do país vai se equilibrar em algum patamar. Com o crescimento também dos espíritas, dos não religiosos e talvez até do Candomblé e da Umbanda o que vamos observar é uma multiplicidade maior de idéias e um convite à maior tolerância para com idéias diferentes, o que certamente é um ambiente muito melhor do que o da "ditadura católica" que reinou no Brasil até os anos 80, quando 90% ou mais da população seguia o Vaticano.

Isso só indica que as diferenças religiosas estão aumentando, mas não indica que haverá algum ponto de equilíbrio. Não com as diferenças crescrendo na escala geométrica atual!

Muito pelo contrário, a influência religiosa, que antes era restrita ao dogmas coitadistas do Concílio II, aumenta agora que as religiões estão atitudes mais agressivas em relação ao despotismo esclarecido de outrora.

Note também que são justamente as religiões mais agressivas que crescem mais, ou seja, as religiões que mais incentivam o fanatismo são as que mais se expaem enquanto as que querem simplesmente promover o fenômeno religioso (ou seja, a busca pela transcendência) vão diminuindo.

Podemos dizer também que o capitalismo tenha uma certa culpa por esse tipo de fenômeno. Por que? Por causa da sua selvageria que estimulou o surgimento do "Faith Business": a religião que tem dinheiro cresce, e só tem dinheiro as religiões mais agressivas. De resto o de sempre: quem tem dinheiro tem poder.

Mas isso não quer dizer que o capitalismo irá nos massacrar com a religião. Os piores conflitos assim só ocorrem quanto dois inimigos fortes lutam pelo poder. E olha só: países comunistas surgem bem em nossas fronteiras...

Quanto a idéia de que "os católicos não vão desaparecer", você por acaso lembra como uma religião é aniquilada? Você usa teologia até convertam um número que te deixem com mais soldados que o oponente, e então o que acontece?

Guerra! Todos os religiosos inimigos são massacrados a ferro e fogo!!!

É isso o que acontecerá em breve! Os conflitos vão aumentar e não vão diminuir! Logo veremos mais e mais fanáticos destruindo terreiros e igrejas, o que vai gerar mais fanáticos que serão influenciados a fazer o mesmo!!! Não vai demorar muito até que isso aqui vire um completo caos!!!!!!!! Haverá sangue nas ruas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ídolos, cruzes e imagens serão profanados em prol de religião que tiver mais armas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Soldados de Cristo, de Buda e do demônio vão gladiar-se entre si e entre todos que atravessarem o seu caminho, inclusive nós ateus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nós seremos obrigados a pegar em armas mas isso não será suficiente pois não teremos recursos contra as corporações religiosas, as ditadores da Novíssima Ordem Mundial!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nós ateus morreremos sob ferro, fogo, pedras, porretes, socos, chutes e tochas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E nossas mortes serão comemoradas com gritos de "QUEIME, ATEU!!!!!!!!!!!!!!! QUEIME, ATEU! QUEIMEEEEEEEEEEEEEEEEEE...

- AH, EU ESTOU QUEIMANDO!!!!!! EU ESTOU QUEIMANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1 EU ESTOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUWWWWWWWWWWIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIEE IRIERUIESFUSIREDFFIOUFIOAUWEUFASDJFKLAJERLGTF...

...

ERRO EM MODO SENSACIONALISTA: O PROGRAMA NÃO RESPONDE.

RESTAURANDO BACKUP: ISSO PODE LEVAR ALGUNS MINUTOS...

::)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2008, 19:26:47 »
Tudo bem, tudo bem... O título não parece tão sensacionalista assim agora :P

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2008, 07:19:42 »
O fato de as igrejecas ganharem na justiça o direito de fazerem barulho à vontade é o quê?
Conseguiram mudar a lei que limitava o nível de ruído permitido. Isto é preocupante.
Agora estão lutando contra o projeto que criminaliza a homofobia.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2008, 07:43:50 »
Com o crescente aumento dos evangélicos no Brasil,seria exagerado ou forçoso demais pensar que os evangélicos possa crescer tanto que os mesmos possam influenciar até mesmo coisas corriqueiras do dia a dia...?

O que seriam 'coisas corriqueiras do dia-a-dia' ? Para mim já influenciam...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2008, 08:25:14 »
...

- AH, EU ESTOU QUEIMANDO!!!!!! EU ESTOU QUEIMANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1 EU ESTOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUWWWWWWWWWWIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIEE IRIERUIESFUSIREDFFIOUFIOAUWEUFASDJFKLAJERLGTF...

...

ERRO EM MODO SENSACIONALISTA: O PROGRAMA NÃO RESPONDE.

RESTAURANDO BACKUP: ISSO PODE LEVAR ALGUNS MINUTOS...

::)

:biglol:

Já ouvi dizer que a III Guerra Mundial será uma guerra religiosa.

Uma amiga que tinha contatos políticos dizia que os evangélicos têm como meta tomar o poder político do país (e já são muitos os evangélicos na Política).

Estou lendo um livro que fala justamente da Noite de São Bartolomeu, noite em que os católicos se revoltaram contra os protestantes na França do século XVI e promoveram um massacre sem precedentes contra os mesmos.

« Última modificação: 26 de Junho de 2008, 08:31:07 por Metatron »
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2008, 13:21:52 »
ahh, mas não é segredo que os cristãos querem ter o poder politico nas mãos.
assim como os espiritas, umbandistas, o isla, e etc.

e enquanto o estado permitir que um ou outro grupo religioso imponha a sua visão de mundo para todo o resto da população, então ainda correremos perigo de não avançar.
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2008, 14:16:08 »
Cristãos evangélicos e católicos pode até ser, pois parece que isto faz parte de sua doutrina de arrecadação de almas, mas espíritas e umbandistas eu tenho que discordar. Jamais ouvi nem um nem outro sequer comentar em querer ser dono do mundo. Judeus sim, se consideram 'os eleitos' e querem ver Israel dominar as demais nações do mundo.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2008, 15:13:27 »
Veja o tópico sobre a "espiritualização do judiciário".

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2008, 17:04:40 »
Jamais ouvi nem um nem outro sequer comentar em querer ser dono do mundo.

É comum essa seletividade quando se trata da propria religião, geralmente não enxergamos os disparates que existem e escolhemos apenas as partes bonitinhas que nos interessam.

No topico que o Rhyan indicou, fica claramente clara (:lol:) a intenção espirita, querendo você acreditar ou não.

Quanto a Umbanda, criaram um conselho nacional, uma faculdade reconhecida pelo MEC, querem utilizar as verbas do PROUNI, e etc. Aos poucos estão se estruturando de forma a poder "ensinar" seus preceitos a todos, enfim, natural em se tratando de religião.

De uma olhada tambem no topico ../forum/topic=15286.0.html#msg310039

de uma olhada aqui tambem:
http://br.groups.yahoo.com/group/filhosdepemba/message/1523

Por isso eu digo ser perigoso um estado como nosso, que se diz laico, ainda permitir que uma ou outra religião interfira nas decisões do todo.

Termino com uma frase do grande Asimov para sua reflexão Metatron, por perceber um certo comportamento, veja só:
“Todas as religiões são a verdade sagrada para quem tem a fé mas não passam de fantasia para os fiéis das outras religiões.”
Isaac Asimov
« Última modificação: 26 de Junho de 2008, 17:33:32 por Tupac »
 - Carl Sagan

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2008, 19:19:07 »
O Estado é laico. A universidade umbandista é particular. Entra quem quer. Já tem universidade católica, metodista, adventista, luterana... Os umbandistas têm todo o direito de criar a sua.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2008, 19:45:07 »
Formam-se nessas universidades teologos umbandistas, que em muitos casos são tambem advogados, empresarios, e etc., enfim...

Em momento algum disse que eles não poderiam criar suas proprias faculdades, disse sim, que eles estão se estruturando cada vez mais, e isso é um modo de conseguir poder politico, ou não?

E outra, eles querem utilizar verbas do PROUNI, ou seja, dinheiro publico sendo usado em cursos religiosos, se conseguir (e tudo indica que podem, pois são reconhecidos até pelo MEC), cade o laicismo do estado? ja que é privada que se matenha assim.

No papel o estado é laico, mas na realidade não é bem assim, vide a criminalização do aborto, foi claramente motivado por conceitos religiosos estupidos.
 - Carl Sagan

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2008, 20:00:14 »
Até onde eu saiba um país leigo é indiferente á religião, e não contrário a ela. As pessoas têm todo o direito de estudar deuses, fantasmas e duendes, mas claro, concordo com você que elas não deveriam receber dinheiro público por isso.

Quanto à criminalização do aborto, penso que mesmo de uma perspectiva não religiosa há motivos suficientes para esse tema ser polêmico.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Junho de 2008, 20:41:22 »
enquanto o tema é polemico, 1 milhão de mulheres fazem aborto sem acompanhamento apropriado, indiferente quanto ao tema ser ou não polemico. E sim, a religião é a grande culpada da descriminalização não vingar.

em um estado laico, a homeopatia não é aceita como pratica médica.
em um estado laico, o Ministerio da Educação não reconhece faculdades Umbandistas, ou qualquer outra que seja claramente religiosa, indo contra o conhecimento cientifico.
em um estado laico, deus não deveria opinar.
« Última modificação: 26 de Junho de 2008, 20:49:14 por Tupac »
 - Carl Sagan

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Junho de 2008, 21:07:48 »
A questão sobre o aborto é sobre se um feto merece a mesma proteção legal que um adulto. Embora a religião cristã tenha uma opinião estridente de que sim, essa resposta é defensável mesmo de um ponto de vista inteiramente laico, por exemplo, o filósofo italiano agnóstico Norberto Bobbio já se manifestou contra o aborto usando a moral kantiana para justificar sua opinião.

em um estado laico, a homeopatia não é aceita como pratica médica.

Que religião defende o uso da homeopatia? Que eu saiba essa é uma pseudociência 100% secular :P

em um estado laico, o Ministerio da Educação não reconhece faculdades Umbandistas, ou qualquer outra que seja claramente religiosa, indo contra o conhecimento cientifico.

Em um estado comunista, você quer dizer... Um estado laico é neutro com relação à religião, e não contrário a ela.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #17 Online: 26 de Junho de 2008, 21:22:26 »
O Estado é laico. A universidade umbandista é particular.

Não é na UnB?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Junho de 2008, 21:27:02 »
Não é na UnB?

É uma universidade privada em São Paulo.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Junho de 2008, 21:36:26 »
É a FTU - Faculdade de Teologia Umbandista - que pode ser feita uma analogia com a catequese catolica, la você aprende a ser um religioso daquela religião.

uiliníli, não estou conseguindo me comunicar de forma a te fazer entender o que eu quero dizer, então é melhor deixar quieto pra não acabar em redundancias redundantes hehe.
 - Carl Sagan

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #20 Online: 28 de Julho de 2008, 20:48:09 »
vão brincando para voces verem... os evangelicos conseguem ser piores que os catolicos, e quando falo pior não é relacionado em som!!! para eles ressussitar a inquisição... é daqui pra li

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Julho de 2008, 22:51:31 »
vão brincando para voces verem... os evangelicos conseguem ser piores que os catolicos, e quando falo pior não é relacionado em som!!! para eles ressussitar a inquisição... é daqui pra li

Todos os evangélicos? Todas as denominações? Não vamos generalizar, ou estaremos sendo iguais à essa minoria barulhenta que estamos criticando.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Julho de 2008, 23:07:16 »

Todos os evangélicos? Todas as denominações? Não vamos generalizar, ou estaremos sendo iguais à essa minoria barulhenta que estamos criticando.
Não todos, com certeza. Mas as denominações que mais crescem são justamente as neopentecostais e não as tradicionais. O fanatismo, intolerância e desejo de teocracia é visível nessas novas seitas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #23 Online: 29 de Julho de 2008, 11:16:36 »
como o angelo disse, e tbm não quis no começo generalizar porem com certeza uma maioria esmagadora ira seguir a onda amigo e se vc estiver contra a onda com certeza sera arrastado, eu vi um video aqui sobre o controle da mente e aquilo acontece... é so olhar a quantidade de igreja em células e como é muito semelhante as ideologia, eu sei que tem pessoas boas e a maioria é inocente em relação a religião, eu estava ate 3 meses atraz no meio, hj abri os olhos porem até eu tinha um certo repudio com os espiritas por causa do que fui ensinado, os evangelicos estão crescendo em poder, aqui em goiania tem uma igreja chamado fonte da vida, uma dos deputados hoje que antes era vereador é filho do missionario e ele foi o vereador mais votado... eles estão crescendo em poder e os evangelicos podem ser extremamentes fanático, muito mais do que os catolicos...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Julho de 2008, 13:06:59 »
"Se o pastor mandar, crente vota até em poste".

No Rio, o governo do casal Garotinho, dois crentelhos, foi uma tragédia. Agora, o que está na frente nas pesquisas é o "bispo" Crivella, da IURD, rejeitado nas áreas de classe  média e com apoio maciço nas regiões mais pobres.
O Crivella é apoiado por tudo o que é bandido e traficante e os outros candidatos do partido dele têm ficha na polícia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!