Que título sensacionalista, hein?
COMANDO DE VOZ RECONHECIDO: ATIVANDO MODO SENSACIONALISTA...
MODO SENSACIONALISTA ATIVADO
Bom, acho natural que uma mudança no perfil religioso brasieleiro tenha algum impacto na cultura, mas não acredito que seremos vitimados por uma "ditadura evangélica", muito pelo contrário. Deve-se observar que acompanhado pelo aumento da proporção de evangélicos no Brasil há uma diminuição no número de católicos, mas duvido muito que os católicos vão desaparecer, o mais provável é que em algum momento a sangria vá parar e o perfil religioso do país vai se equilibrar em algum patamar. Com o crescimento também dos espíritas, dos não religiosos e talvez até do Candomblé e da Umbanda o que vamos observar é uma multiplicidade maior de idéias e um convite à maior tolerância para com idéias diferentes, o que certamente é um ambiente muito melhor do que o da "ditadura católica" que reinou no Brasil até os anos 80, quando 90% ou mais da população seguia o Vaticano.
Isso só indica que as diferenças religiosas estão aumentando, mas não indica que haverá algum ponto de equilíbrio. Não com as diferenças crescrendo na escala geométrica atual!
Muito pelo contrário, a influência religiosa, que antes era restrita ao dogmas coitadistas do Concílio II, aumenta agora que as religiões estão atitudes mais agressivas em relação ao despotismo esclarecido de outrora.
Note também que são justamente as religiões mais agressivas que crescem mais, ou seja, as religiões que mais incentivam o fanatismo são as que mais se expaem enquanto as que querem simplesmente promover o fenômeno religioso (ou seja, a busca pela transcendência) vão diminuindo.
Podemos dizer também que o capitalismo tenha uma certa culpa por esse tipo de fenômeno. Por que? Por causa da sua selvageria que estimulou o surgimento do "Faith Business": a religião que tem dinheiro cresce, e só tem dinheiro as religiões mais agressivas. De resto o de sempre: quem tem dinheiro tem poder.
Mas isso não quer dizer que o capitalismo irá nos massacrar com a religião. Os piores conflitos assim só ocorrem quanto dois inimigos fortes lutam pelo poder. E olha só: países comunistas surgem bem em nossas fronteiras...
Quanto a idéia de que "os católicos não vão desaparecer", você por acaso lembra como uma religião é aniquilada? Você usa teologia até convertam um número que te deixem com mais soldados que o oponente, e então o que acontece?
Guerra! Todos os religiosos inimigos são massacrados a ferro e fogo!!!
É isso o que acontecerá em breve! Os conflitos vão aumentar e não vão diminuir! Logo veremos mais e mais fanáticos destruindo terreiros e igrejas, o que vai gerar mais fanáticos que serão influenciados a fazer o mesmo!!! Não vai demorar muito até que isso aqui vire um completo caos!!!!!!!! Haverá sangue nas ruas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ídolos, cruzes e imagens serão profanados em prol de religião que tiver mais armas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Soldados de Cristo, de Buda e do demônio vão gladiar-se entre si e entre todos que atravessarem o seu caminho, inclusive nós ateus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nós seremos obrigados a pegar em armas mas isso não será suficiente pois não teremos recursos contra as corporações religiosas, as ditadores da Novíssima Ordem Mundial!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nós ateus morreremos sob ferro, fogo, pedras, porretes, socos, chutes e tochas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E nossas mortes serão comemoradas com gritos de "QUEIME, ATEU!!!!!!!!!!!!!!! QUEIME, ATEU! QUEIMEEEEEEEEEEEEEEEEEE...
- AH, EU ESTOU QUEIMANDO!!!!!! EU ESTOU QUEIMANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1 EU ESTOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUWWWWWWWWWWIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIEE
IRIERUIESFUSIREDFFIOUFIOAUWEUFASDJFKLAJERLGTF...
...
ERRO EM MODO SENSACIONALISTA: O PROGRAMA NÃO RESPONDE.
RESTAURANDO BACKUP: ISSO PODE LEVAR ALGUNS MINUTOS...