Autor Tópico: Numeração obrigatória de cadeiras nos cinemas faz preço do ingresso aumentar  (Lida 2741 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Numeração obrigatória de cadeiras nos cinemas do Rio desagrada donos de salas e faz preço dos ingressos aumentar
Eduardo Fradkin - O Globo

RIO - Aprovado na última quinta-feira na Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), um projeto de lei do deputado Paulo Melo (PMDB) que obriga todos os cinemas do estado a oferecerem assentos numerados ao público está nas mãos do governador Sergio Cabral, a quem caberá sancioná-lo ou vetá-lo. Procurados pelo Globo, representantes de redes de cinema que já implantaram, por conta própria, o sistema de cadeiras numeradas criticaram a lei, que dá um prazo de 180 dias para as salas se adaptarem.

- Esse tipo de lei já foi aprovado diversas vezes em diversos lugares do Brasil. O Executivo tem vetado sempre, por boas razões. A primeira é que encarece o ingresso. Exige a compra de computadores, implantação do sistema de numeração, gasto com mão-de-obra e instalação de terminais de auto-atendimento para desafogar as bilheterias. A venda sem numeração dura cerca de oito segundos. Com lugar marcado, salta para 20 segundos. Os grandes cinemas, em que o conjunto de salas totalize 1.800 assentos ou mais, não comportam o sistema de lugar marcado. Seria preciso multiplicar as bilheterias, para evitar que filas monstruosas se formassem - afirma o diretor de Relações Institucionais do Grupo Severiano Ribeiro, Luiz Gonzaga De Luca.

Outro problema apontado por ele é a redução da venda de lugares nas primeiras filas, o que também causa impacto no preço dos ingressos.

- Nos cinemas novos, as primeiras fileiras já são projetadas mais distantes da tela, e usamos assentos reclináveis, para o espectador adaptar o seu ângulo de visão. Em suma, o cinema precisa ser planejado para ter lugar marcado - diz De Luca, cujo grupo tem oito cinemas com poltronas numeradas.

No Arteplex, sessões ganham intervalos maiores

Uma das justificativas do projeto de lei também é controversa, a de que "o consumidor tem o direito de saber se ainda há lugar na sala de cinema em que pretende ir". Diretores das salas alegam que a lotação é respeitada, sem a necessidade de lugares marcados.

Para o gestor da cadeia Arteplex, Adhemar Oliveira, a mudança deve ser regulada pelo próprio mercado.

- Já temos lugares marcados nas salas do Rio Design. Nas do Arteplex, o sistema começa nesta sexta-feira. Vamos alargar um pouco o intervalo entre as sessões para evitar problemas. O mercado está caminhando nessa direção, então não há necessidade de legislação para isso, e não são todos os cinemas que precisam de lugar marcado. Nos que têm uma taxa de freqüência mais baixa, é desnecessário. Não se pode esquecer que há um gasto envolvido, na compra e manutenção de software, na numeração física das cadeiras, e a parte operacional fica mais demorada.

O Globo Online

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Numeração obrigatória de cadeiras nos cinemas faz preço do ingresso aumentar
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2008, 21:51:41 »
Que idéia!
25 de June de 2008 por Diogo Costa

Na sociedade civil, quando alguém acha que tem uma boa idéia, tenta aplicá-la em um negócio para ver se funciona, correndo o risco de perder dinheiro caso o público não concorde que a idéia valha a pena ser financiada.

Na política, quando alguém acha que tem uma boa idéia, propõe uma lei para que todas as pessoas sejam obrigadas a segui-la. Se os efeitos impremeditados da tal idéia são um desastre, a perda maior não cai sobre o político, cai sobre o público. Se aprovada a lei que obriga todos os cinemas do estado do Rio a venderem ingressos com poltronas marcadas, quem vai arcar com os prejuízos descritos no parágrafo abaixo não é a Alerj - são os cinemas, as distribuidoras, e as pessoas que vão ao cinema:
Esse tipo de lei já foi aprovado diversas vezes em diversos lugares do Brasil. O Executivo tem vetado sempre, por boas razões. A primeira é que encarece o ingresso. Exige a compra de computadores, implantação do sistema de numeração, gasto com mão-de-obra e instalação de terminais de auto-atendimento para desafogar as bilheterias. A venda sem numeração dura cerca de oito segundos. Com lugar marcado, salta para 20 segundos. Os grandes cinemas, em que o conjunto de salas totalize 1.800 assentos ou mais, não comportam o sistema de lugar marcado. Seria preciso multiplicar as bilheterias, para evitar que filas monstruosas se formassem - afirma o diretor de Relações Institucionais do Grupo Severiano Ribeiro, Luiz Gonzaga De Luca.
Do Globo Online.

http://www.ordemlivre.org/blog/?p=158

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Numeração obrigatória de cadeiras nos cinemas faz preço do ingresso aumentar
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2008, 22:05:46 »
Mas qual é o objetivo disso, afinal?

Outra diferença da administração pública inflada e do privado é que "empregados" com idéias imbecis e inúteis como essa seriam demitidos em vez de continuar ganhando salário apesar de não fazer nada que preste; na política não, eles ficam só numa boa, trabalhando só quando quere, recebendo salário vindo do dinheiro público, mais auxílio-caviar e sei lá mais o que...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2008, 07:48:57 »
Pois eu experimentei o cinema com lugar marcado e gostei muito. Nos (bons) teatros é assim, não vejo qualquer problema. E tampouco senti diferença no preço dos ingressos.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2008, 09:01:47 »
Pois eu experimentei o cinema com lugar marcado e gostei muito. Nos (bons) teatros é assim, não vejo qualquer problema. E tampouco senti diferença no preço dos ingressos.

Também não vi onde esta o problema............
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2008, 11:55:21 »
Acho que é melhor para os usuários que vão encontrar  as cadeias juntas em sequência quando  forem com acompanhantes.

Não tem coisa pior que entrar em um cinema lotado e ficar procurando  lugar para três ou quatro pessoas juntas.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2008, 13:51:42 »
Eu nem quero entrar na discussão de se é melhor ou pior um cinema com cadeiras numeradas. Isso é irrelevante. A questão é o estado se intrometer de tal modo nos negócios privados e baixar uma lei obrigando todos os cinemas a adotarem o sistema numerado.

De acordo com o autor, “o consumidor tem o direito de saber se ainda há lugar na sala de cinema em que pretende ir e, também, de ter opção de escolha caso faça questão de sentar ao lado de seus acompanhantes. O projeto se baseia nestas premissas básicas”. Eu não sei porque ele se preocupa com a existência de lugares vagos para o comprador do ingresso, pois se o cara conseguiu comprar ingresso é porque ainda há lugares vagos. Não entendo porque elevar a escolha antecipada de lugar à condição de "direito". Além disso, não há o menor motivo para se supor que esta não seja uma questão solúvel pelo mercado.
« Última modificação: 28 de Junho de 2008, 13:55:43 por Herf »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2008, 14:00:42 »
É, não tinha pensado nessa vantagem. Mas como o herf e sei lá quem que ele cito disseramu, isso faria mais sentido de ser uma opção dos dirigentes do negócio, e não uma lei. Acho que pensam que, como já estão ditando coisas como quais filmes devem exibir, também então não custa nada apitar na política de administração geral.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2008, 15:19:35 »
Não é que a marcação de lugares encareça os ingressos. É que a obrigatoriedade de se marcar lugares dá uma boa desculpa pros donos dos cinemas dizerem que vão vender menos e por isso precisam encarecer os ingressos.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2008, 15:23:01 »
Sei lá. Parece teoria da conspiração esquerdista... eu não sei os custos de se implementar isso, então não posso dizer que é tudo mentira. Se eles teriam nisso uma boa desculpa para encarecer, e ganhar mais, por que não ficam então quietos e comemoram a medida, que é a seu favor?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2008, 15:42:36 »

Outra diferença da administração pública inflada e do privado é que "empregados" com idéias imbecis e inúteis como essa seriam demitidos em vez de continuar ganhando salário apesar de não fazer nada que preste; na política não, eles ficam só numa boa, trabalhando só quando quere, recebendo salário vindo do dinheiro público, mais auxílio-caviar e sei lá mais o que...

mais ou menos. nunca viu dilbert? hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2008, 15:46:57 »

Ainda sim, na iniciativa privada a empresa que arca com o prejuizo. Na publica e o povo.
"The patient refused an autopsy."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2008, 16:29:47 »

Ainda sim, na iniciativa privada a empresa que arca com o prejuizo. Na publica e o povo.
Se a empresa tem gastos desnecessários com funcionários e falta de eficácia na administração, então esses custos serão repassados para os consumidores através dos preços. E isso acontece muito pelo mercado afora.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2008, 18:01:35 »
Eu não sei porque ele se preocupa com a existência de lugares vagos para o comprador do ingresso, pois se o cara conseguiu comprar ingresso é porque ainda há lugares vagos.

Nem sempre.

Lembro que certa vez por motivos de segurança, mandaram que a organização de um jogo  qualquer deixasse 10.000 lugares vagos em um estádio de futebol para separar as duas torcidas rivais.

Deixaram  uma parte do estádio vazia e venderam o mesmo número de ingressos da lotação total sem descontar o espaço vago, espremendo as duas torcidas em um espaço bem menor e o resultado foi uma P* briga entre torcedores do mesmo time.

Se na época fossem cadeiras numeradas teriam que descontar as 10.000 cadeiras vagas.

Não é que a marcação de lugares encareça os ingressos. É que a obrigatoriedade de se marcar lugares dá uma boa desculpa pros donos dos cinemas dizerem que vão vender menos e por isso precisam encarecer os ingressos.

E se ingresso for numerado  em série, pode-se saber  o número exato de pagantes na contabilidade.

Não tem como vender ingresso duplicado para fazer caixa dois.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2008, 18:07:16 »
Se a empresa tem gastos desnecessários com funcionários e falta de eficácia na administração, então esses custos serão repassados para os consumidores através dos preços. E isso acontece muito pelo mercado afora.
E daí os consumidores vão comprar na concorrência eficiente que pode oferecer um preço menor e o primeiro é obrigado a cortar gastos ou vai à falência.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #15 Online: 28 de Junho de 2008, 21:50:43 »
E daí os consumidores vão comprar na concorrência eficiente que pode oferecer um preço menor e o primeiro é obrigado a cortar gastos ou vai à falência.

Ou a empresa mais eficiente vai manter os preços a nível da menos eficiente e aumentar a sua margem de lucro , que é o que frequentemente acontece , caracteristicamente quando houve concentração do mercado em poucas empresas ( é o que se vê na indústria farmacêutica).

Quanto ao assunto do tópico , a legislação deveria se limitar a prever que os cinemas tivessem mecanismo de controle para evitar superlotação das salas ,por questões de segurança. Os cinemas com local marcado são um diferencial que vai passar a se tornar padrão porque é muito mais confortável para o cliente , neste caso a regulação do mercado é suficiente ( mas é claro que a obrigatoriedade torna-se uma desculpa para o aumento das entradas com argumento da adequação)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 29 de Junho de 2008, 08:01:41 »
É, não tinha pensado nessa vantagem. Mas como o herf e sei lá quem que ele cito disseramu, isso faria mais sentido de ser uma opção dos dirigentes do negócio, e não uma lei. Acho que pensam que, como já estão ditando coisas como quais filmes devem exibir, também então não custa nada apitar na política de administração geral.

Bem, é claro que seria melhor se fosse por escolha própria dos administradores. O Kinoplex aqui perto de casa já foi construído assim e talvez por isso tenha saído tudo direitinho. O que eu sei é que aprovei o sistema, porque evita aquelas filas horríveis vinte, trinta minutos antes de começar um filme, além da gente saber onde vai sentar.

Agora, que conversa é essa de "ditando quais filmes devem exibir"? Tô por fora.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Junho de 2008, 13:04:29 »
Cotas de filmes nacionais.

Então, além de ter a vantagem de se saber onde vai sentar, as filas são menores, diferentemente do que argumentavam?

Por acaso há preços diferentes para lugares diferentes no cinema, como os bem da frente, onde se olha para a tela de baixo para cima, serem mais baratos, enquanto os lugares à uma boa distância e no centro serem mais caros?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Junho de 2008, 13:12:09 »

Ou a empresa mais eficiente vai manter os preços a nível da menos eficiente e aumentar a sua margem de lucro , que é o que frequentemente acontece , caracteristicamente quando houve concentração do mercado em poucas empresas ( é o que se vê na indústria farmacêutica).

Bem, não é só a indústria farmacêutica que é responsável pelos preços, o governo também regula os preços de remédios, não é mercado "puro". Acho que talvez um dos pretextos seja o de ajuar as indústrias de menor porte para não "apanharem" das que podem produzir mais por um menor preço, não sei bem. Evitar "concorrência desleal", monopólio ou algo assim.

Quanto ao assunto do tópico , a legislação deveria se limitar a prever que os cinemas tivessem mecanismo de controle para evitar superlotação das salas ,por questões de segurança. Os cinemas com local marcado são um diferencial que vai passar a se tornar padrão porque é muito mais confortável para o cliente , neste caso a regulação do mercado é suficiente ( mas é claro que a obrigatoriedade torna-se uma desculpa para o aumento das entradas com argumento da adequação)

Parece que todos, menos eu, tem uma boa idéia dos custos envolvidos na administração de um cinema, e como é só mentira isso de que se necessitaria de um aumento de preços para adequação... :hein:  ...sei lá, se eu administrasse um cinema ou rede deles, e soubesse que é mentira essa necessidade da elevação dos preços, não os aumentaria, não tanto por honestidade, mas porque acredito que teria uma vantagem contra os que usassem isso como desculpa.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Junho de 2008, 16:42:59 »
É bom porque você pode comprar com antecedência, sem fila, e chegar em cima da hora e sentar onde quer.

É ruim porque você não pode se mudar se um idiota se sentar do seu lado com estoque de comida para uma semana e passar a sessão inteira mastigando de boca aberta e fazendo barulho com as embalagens.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 29 de Junho de 2008, 22:50:24 »
Numeração de lugares tem vantagens óbvias, tanto que já é feita em muitos teatros e outras casas de espetáculos.

Mas também tem desvantagens, inclusive a de aumentar a demanda (e muito possivelmente os custos) da administração das sessões.  Por exemplo, é preciso tomar cuidados para evitar duplicação de números e pagar funcionários para resolver eventuais problemas.

Um cinema deveria ter como opter livremente entre numerar ou não os lugares, assim como os consumidores deveriam poder escolher entre exigir ou não essa numeração.

Por isso é que acho a legislação desnecessária e indesejável: na melhor das hipóteses vai apenas obrigar todos os cinemas a fazer o que já fariam por vontade própria.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2008, 16:15:20 »
E ainda vão mudar os comerciais do início do filme para o meio.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 30 de Junho de 2008, 16:33:30 »
Como é?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #23 Online: 30 de Junho de 2008, 16:53:16 »
Aqueles minutos (já são 15) de comerciais da Claro que sempre tem antes dos trailers. Com numeração, você pode sair e voltar só bem depois da sessão começar para cortar os comerciais. Sendo assim, a solução para obrigar as pessoas a assistirem os comerciais é passá-los no meio do filme.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Junho de 2008, 16:59:39 »
Se isso acontecer dai que é não vou no cinema... já vou raramente pois é caro
Fds a anos que não vou no cinema: Cinema 15 a 20 reais por pessoa, se vc está acompanhado Acaba sendo educado (leia-se 2ªs intenções e paga da a entrada da tchulanga
Lanche na praça de alimentação: mais 15 reais.
Estacionamento do shopping mais 5 reais.

Acaba morrendo em mais de 50 reais!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!