Autor Tópico: Falha pode render multa de até R$ 50 milhões para Telefônica  (Lida 2282 vezes)

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re: Falha pode render multa de até R$ 50 milhões para Telefônica
« Resposta #25 Online: 12 de Julho de 2008, 17:29:25 »
replicar para a fixa foi um erro dos grandes...

Mas se foi um erro o que teria sido o certo ?  :?:

Deixar as empresas num capitalismo mar-de-rosas sem  concorrência ?   :?:

Bom, criar algo que não funciona dá no mesmo, não concorda? O que se devia fazer era garantir que a empresa espelho tivesse condições de competir de igual para igual, não só criar uma concessão e te vira aí...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #26 Online: 12 de Julho de 2008, 18:18:20 »
Embora eu não seja muito fã desta idéia, as concessões podiam ser temporárias. Por exemplo, a Telefônica administrava as linhas por dois anos, depois a GVT, depois a Oi, etc...
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2008, 18:38:51 »
replicar para a fixa foi um erro dos grandes...

Mas se foi um erro o que teria sido o certo ?  :?:

Deixar as empresas num capitalismo mar-de-rosas sem  concorrência ?   :?:

Bom, criar algo que não funciona dá no mesmo, não concorda? O que se devia fazer era garantir que a empresa espelho tivesse condições de competir de igual para igual, não só criar uma concessão e te vira aí...

Sim concordo, alguma coisa deveria ter sido feita para garantir que haveria concorrência efetiva.

E pensando bem, talvez  tenham feito do jeito que fizeram justamente para não ter concorrência efetiva.  |(

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2008, 19:17:57 »
Se era para ter monopólio , então que fosse estatal, ODEIO   monopólio  privado !  Os preços das tarifas telefônicas explodiram   após a privatização .  Esses  donos de empresas telefônicas estão explodindo de tanto ganharem dinheiro !     

Existiu o monopólio estatal e as tarifas eram menores, mas foi na época que não tinha internet  nem celular e uma linha fixa no mercado paralelo custava o mesmo que um carro semi-novo.

Tb tinha a opção de esperar de 4 a 6 anos pela instalação da sua linha fixa se vc preferisse comprar do governo.

Sim, eu sou dessa época...

Depois de tantos impostos inúteis para tampar buraco  aberto por fraudes de todo tipo que o governo inventou nos últimos 20 anos, o que leva vcs a acreditarem que as tarifas da telefonia seriam menores hoje se fosse monopólio estatal? E o que leva a acreditar que o governo prestaria um serviço melhor do que existe hoje?

Não basta ver a qualidade dos serviços públicos que estão na frente de vcs hoje mesmo?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 13 de Julho de 2008, 10:34:20 »
Antes da privatização: celulares custavam entre 5 mil a 10 mil reais, eram difíceis de se conseguir e funcionavam mal.

Depois da privatização: a faxineira lá da firma tem celular.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 13 de Julho de 2008, 12:31:30 »
As vezes eu acho que vocês esquecem dos aspectos tecnológicos quando fazem essas comparações...

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 13 de Julho de 2008, 15:19:40 »
Se era para ter monopólio , então que fosse estatal, ODEIO   monopólio  privado !  Os preços das tarifas telefônicas explodiram   após a privatização .  Esses  donos de empresas telefônicas estão explodindo de tanto ganharem dinheiro !   

Existiu o monopólio estatal e as tarifas eram menores, mas foi na época que não tinha internet  nem celular e uma linha fixa no mercado paralelo custava o mesmo que um carro semi-novo.

Tb tinha a opção de esperar de 4 a 6 anos pela instalação da sua linha fixa se vc preferisse comprar do governo.

Sim, eu sou dessa época...

Arcanjo Lúcifer,

É e hoje tem muita gente que tem a linha telefônica, mas não tem dinheiro para pagar a conta.

Não disse que a solução seria reestatizar , a solução é aumentar e muito a concorrência no setor.

Se é para ser capitalista, que seja com  concorrência  efetiva e não um mar-de-rosas de pouca ou nula concorrência!

Depois de tantos impostos inúteis para tampar buraco  aberto por fraudes de todo tipo que o governo inventou nos últimos 20 anos, o que leva vcs a acreditarem que as tarifas da telefonia seriam menores hoje se fosse monopólio estatal? E o que leva a acreditar que o governo prestaria um serviço melhor do que existe hoje?

O motivo principal da alta carga tributária é a alta dívida interna e o alto custo de sua rolagem, já está em 1.500 bilhões de reais e continua subindo. Um dos contribuintes para esta dívida foi a ajuda de 50 bilhões para os bancos privados. Outro mais importante quantitativamente foi  a compra/retirada de dinheiro no mercado em troca de Títulos do Tesouro Nacional seguida de altos juros ao serem resgatados. Nesta brincadeira de 1993 até 2002 a dívida interna explodiu , passou de 5 bilhões para 820 bilhões, aumento de 164 vezes.

Não precisaria ser monopólio estatal, aliás sou contra monopólios sejam privados ou estatais. Minha crítica foi para falta de concorrência no setor de telecomunicações.

Não estou defendendo a reestatização do sistema apenas defendo um grande aumento da concorrência  no setor.

Não basta ver a qualidade dos serviços públicos que estão na frente de vcs hoje mesmo?

Há muitos serviços públicos de qualidade e principalmente acessíveis. É fácil encontrar serviços privados que são um lixo.

A idéia de que  (ou o entendimento de ) que todo serviço privado é maravilhoso e que todo serviço público é ruim, é falsa e é fácil de mostrar que é falsa.

Dou como exemplos de bons serviços públicos o ITA e a USP e várias Universidades Federais  são de ótima qualidade, já a maioria das privadas...

A empresa que fornece energia aqui em Goiás  é estatal e  o serviço de muito boa qualidade,  a empresa que fornece água é estatal e o serviço de muito boa qualidade.  :ok:

« Última modificação: 13 de Julho de 2008, 16:28:48 por Helder »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 13 de Julho de 2008, 19:33:59 »
Arcanjo Lúcifer,

É e hoje tem muita gente que tem a linha telefônica, mas não tem dinheiro para pagar a conta.

Não disse que a solução seria reestatizar , a solução é aumentar e muito a concorrência no setor.

Se é para ser capitalista, que seja com  concorrência  efetiva e não um mar-de-rosas de pouca ou nula concorrência!

A solução seria concorrência e menos impostos.

Concorrência depende do governo não decidir antecipadamente quem vai ganhar  sei lá qual licitação pública como já estamos cansados de ver nos jornais.

E menos impostos depende do mesmo governo não jogar grana no ralo em concorrências super-faturadas, então de um modo ou de outro o estado é culpado pelo que vem acontecendo tb.

O motivo principal da alta carga tributária é a alta dívida interna e o alto custo de sua rolagem, já está em 1.500 bilhões de reais e continua subindo. Um dos contribuintes para esta dívida foi a ajuda de 50 bilhões para os bancos privados. Outro mais importante quantitativamente foi  a compra/retirada de dinheiro no mercado em troca de Títulos do Tesouro Nacional seguida de altos juros ao serem resgatados. Nesta brincadeira de 1993 até 2002 a dívida interna explodiu , passou de 5 bilhões para 820 bilhões, aumento de 164 vezes.

Foi uma bela ajuda que os governos do PSDB e do PT deram aos banqueiros que tanto criticavam  quando eram oposição.

De um modo ou do outro, esse é outro ótimo exemplo da eficiência do governo na administração de gastos.

Há muitos serviços públicos de qualidade e principalmente acessíveis. É fácil encontrar serviços privados que são um lixo.

Contra os serviços privados que são um lixo já existe o código de defesa do consumidor.

Tente entrar com uma ação contra o Estado se vc tiver problemas e espere 30 anos por uma indenização.

Só para constar, uns anos atrás na época do apagão elétrico, a primeira coisa que FHC fez foi  criar uma lei que impedia que se acionasse o Estado por perdas e danos causados pela negligência de não terem ampliado a rede elétrica que poderia ter  diminuído as consequencias do apagão.

E para arrematar enfeitando a merda com uma mosca, aumentaram as tarifas por causa de um maravilhoso contrato que impedia que as fornecedoras tivessem prejuízo com a diminuição do consumo.

Tenho uma memória ótima.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Julho de 2008, 07:29:39 »
As vezes eu acho que vocês esquecem dos aspectos tecnológicos quando fazem essas comparações...
Sim e não. A minha linha de telefone fixo, que tinha sido uma bosta a vida toda, certa manhã, poucos meses depois da privatização, amanheceu dando linha de cara e sem ruídos.
Um salto tecnológico?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Julho de 2008, 11:37:30 »
Mas a Brasil Telecom aqui no Goiás não é tão ruim assim, você conhecer a CTBC... ::)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Julho de 2008, 13:08:34 »
Sim e não. A minha linha de telefone fixo, que tinha sido uma bosta a vida toda, certa manhã, poucos meses depois da privatização, amanheceu dando linha de cara e sem ruídos.
Um salto tecnológico?
Nesse caso, aparentemente não. Mas em muitos outros (o exemplo de celulares que você postou; acesso à banda larga; barateamento da linha, talvez...) tem...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #36 Online: 14 de Julho de 2008, 13:14:43 »
Mas precisa ver também se a tecnologia não existia ainda ou se as empresas estatais não tinham se interessado em trazê-la.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 14 de Julho de 2008, 14:09:09 »
Pois é... O que estou falando é que tem que se tomar cuidado com essas comparações porque em muitos casos a tecnologia não existia, ou era simplesmente extremamente cara...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #38 Online: 14 de Julho de 2008, 18:59:33 »
Eu concordo, mas além de ver se a tecnologia existia de maneira geral, precisa ver também se a tecnologia era inexistente ou cara aqui no Brasil por causa das estatais.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #39 Online: 17 de Julho de 2008, 07:43:17 »
Mas espera aí... tem banda larga praticamente desde que foram privatizadas. Telefone podemos até conversar, mas ASDL é caro no Brasil porque as empresas que tem a concessão mostram custos de investimento altos. E todas querem 'o filé', isto é, o centro das grandes cidades. Até onde sei é por isso que em regiões mais remotas é mais caro.

Veja o meu caso: moro no grande São Paulo, aliás, sou vizinho de uma empresa que entre outros serviços oferece ASDL, só que em comparação de preço o Speedy é mais barato (a metade do preço).

Na hora que houver investidores que queiram melhorar a rede o preço pode cair, mas eu não vejo ainda a relação com a Telefônica ter pego a malha da Telesp (que aliás era bastante boa se comparada com outros estados... RJ nem conta, que tem a pior fiação do universo).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 17 de Julho de 2008, 11:54:40 »
Mas precisa ver também se a tecnologia não existia ainda ou se as empresas estatais não tinham se interessado em trazê-la.

Até o governo Collor, existia uma reserva de mercado para a indústria da informática e as empresas de telefonia eram públicas.

Então resumindo, tudo era monopólio estatal e modernizar as linhas era impossível por que o governo tb não queria concorrência na informática.

Para quem não é da época..só existiam em SP umas seis emissoras de televisão tb...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!