A verdade é que não era minha intenção soar bem.
Honestamente não entendo por que nesse caso (e em um outro meses atrás) a minha resposta chama tanta atenção, mas a postagem que abriu o tópico não.
Primeiramente, a sua mensagem talvez não tenha nada de muito "especial", só me pareceu no momento, talvez relendo nem tivesse a mesma impressão (e não lembro de que outro caso está falando) se comparada às mensagens dos outros envolvidos, mas, durante boa parte do tempo, descartando o conteúdo em si, o Wlad de fato
soa como aquele que está sendo o racional na discussão (a começar pela primeira mensagem desse tópico), e é esse o ponto que estou discutindo aqui.
Por exemplo, imagine um "fórum criacionista", e um evolucionista indo lá e postando as evidências da evolução ou falhas nos argumentos criacionistas. Imagino que soaria de forma bem parecida, deixando-se de lado a análise da validade dos argumentos em si. Os criacionistas pegariam no pé em detalhes como tamanho da fonte e etc, advertiriam com cartões, e eventualmente baniriam o incômodo expositor da realidade.
CLARO que o mesmo pode ocorrer se é só um troll pseudocientífico expondo abobrinhas num fórum onde a maioria das pessoas é minimamente ou bem versada em ciências, que simplesmente fica de saco cheio de discutir tanta abobrinha. O ponto é justamente esse, "as aparências enganam", e assim se não tomamos um cuidado especial nessas discussões, perdemos algo que nos poderia ser bem favorável.
Em segundo lugar, não me entenda mal agora, mas não seria de se perguntar qual seria a intenção em sequer postar então, se "não queria soar bem"? Digo isso porque, aparentemente, não é um assunto que te afeta em nível "pessoal"; se tivesse ou não postado aquelas menagens naquele tópico, as coisas não teriam sido muito diferentes para você, não ganhou nada com isso - e da forma que eu vejo, analisando a questão pela perspectiva de alguém "perdido" que vê tudo de fora, também não contribuiu, na verdade possivelmente até atrapalhou.
O não "me entenda mal" se refere a que com isso de forma alguma estou dizendo algo do tipo "vá catar coquinhos e não poste mais por aqui nesse fórum se não tiver algo que valha a pena", ou algo do tipo. Apenas que mensagens mais "acaloradas" são desnecessárias - para todos - e não contribuem em nada para os ideais "mais elevados" desse fórum, ou seja, se pensando nele como um pouquinho só mais do que uma sala de chat para pessoas com certas afinidades, mas como uma possível fonte de divulgação científica e pensamento crítico.
Não se trata de levar o fórum exageradamente a sério como se fosse quase que uma profissão ou algo do tipo, ou de que não possa ser um espaço para discussões mais informais, quase uma extensão de um papo que se teria na mesa do bar. Mas que ninguém realmente precisa dizer algo como "não alimente o troll" ou algo do tipo, tal como não "levantaríamos" um tópico de três anos atrás só para dizer isso se por acaso estivéssemos relendo um tópico antigo e alguém exibisse comportamento similar. Não é algo que acrescenta algo significativo ao conteúdo discutido, e raramente é algo que acaba mudando os rumos da discussão para algo melhor. Talvez numa versão menos sintética fosse, não sei.
Eu simplesmente ofereci o que o forista pediu, na medida que me pareceu mais adequada à forma como ele pediu.
Sinceramente, não vi evidência de que tenha me enganado, pelo contrário. Talvez seja preciso um pouco de experiência para perceber a seriedade dos blefes na postagem inicial do WLAD, não sei. O fato é que não vi (e continuo não vendo) motivo para oferecer a ele uma suavidade que ele faz questão de pedir para não receber.
O meu ponto é mais sobre a imagem geral das discussões, e não sobre tratamentos individuais de acordo com merecimento (não que isso seja totalmente desprezível). Insisto, tente ler as suas mensagens, esquecendo que é você e o vlad que estão discutindo, e que você sabe, o quanto souber, que o que ele está falando é bobagem, e imagine-se como alguém realmente neutro na discussão; substitua o conteúdo por "blablabla". O mesmo vale para mensagens de outros também, como disse, não é sobre a sua mensagem especificamente. Verá algo como: "
blablalba, o experimento do dr. <Cientista importante de verdade aqui> mostra que a assunção fundamental da blablablá está errada, e não podemos priorizar a teoria em detrimento dos resultados experimentais. Blábláblá [...]"; respondido com coisas como "
isso é pseudociência de terceira. Blefador. O que é metodo científico, ao menos sabe? [...]". (Praticamente só argumentos ad hominem ou similares). Só dá para ter certeza de quem tem razão acompanhando e entendendo o assunto abordado, mas a impressão geral favorece ao primeiro debatedor, pela reação do segundo, penso eu.
Eu sou velho demais para insistir em oferecer aos outros o que eles não querem, sabe.
Mais ou menos como um ponto anterior. Não leve as discussões para o lado pessoal. O que fulano merece ou não merece. Essa discussão provavelmente não te afeta realmente de forma pessoal. É como tantas outras discussões que tem por aí pela internet onde tem algum esotérico divulgando idéias malucas como se fossem verdade e distorcendo fatos. Apesar de saber que elas existem, isso não te afeta, não faz te perder a calma, pode simplesmente ignorá-las em vez de caçar uma a uma, tantas quantas puder, e dar respostas parecidas com essas que deu por aqui. Ao mesmo tempo, poderia, ou simplesmente ignorar colocações irritantes por aqui, tal como se fossem de um fórum que não participasse ou se fosse um post de 2003, se não tiver algo que, sob um ponto de vista neutro, não acabe criando uma imagem favorável ao adversário.
Meu conselho, de certa forma é ignorar o troll, a menos que se tenha algo bem contundente e cuja interpretação "vista de fora" não deixe dúvidas sobre quem tem a razão; e para isso, acho que o melhor é que se tenha (ou que se "finja" ter) a calma de um monge budista sedado e que se evite ao máximo sarcasmo e piadinhas - que na imensa maior parte do tempo, acho que só "funcionam" como "pregação aos fiéis".