Motivado pelo tópico "Perspectivas do Brasil são "especialmente brilhantes", afirma relatório", e os problemas do Brasil que acabam nos impedindo de realizar esse futuro, fiquei curioso em saber como funciona um país bem sucedido sob o ponto de vista de quem realmente o conhece, e pensei no Barata.
Vou extrapolar para entender um pouco mais da cultura do japonês também.
1- Individualmente, o Japonês é mais conciente das suas responsabilidades do que o brasileiro. Isto é, ele segue na linha porquê a lei é rígida e funciona ou porque a cultura já o moldou assim?
A grande parte dos cidadãos japoneses põe o interesse coletivo antes de seus interesses pessoais.Seja na empresa onde trabalha ou no bairro onde mora, ele faz sacrifícios pessoais para que o grupo saia vencedor.
Coisas simples, como acordar as 5 da manhã em 1 domingo do mês para aparar a grama da praça do bairro,ou o fato que nenhuma empresa tem faxineiro, e todos os funcionários, inclusive os da alta diretoria são responsáveis pela limpeza do local de trabalho.E essa cultura vem desde pequeno, as escolas também não tem faxineiros....
2- Como você é tratado? O Japonês é realmente mais seco do que nós latinos? Em que sentido?
Eu sou hiper bem tratado, posso dizer que nunca sofri nenhum tipo de discriminação.Ja tive até privilégios por ser estrangeiro (agora sou oficialmente cidadão japonês).Onde ocorrem problemas são em lugares com muita concentração de estrangeiros, onde estes ja causaram muitos problemas.Meus melhores amigos são japoneses e meus vizinhos me tratam melhor que meus vizinhos na época em que morava no Brasil.
3- Entre eles, são emotivos?
Não tanto quanto os latinos, japoneses, principalmente os mais velhos, são muito contidos e tentam ao máximo não atrapalhar as outras pessoas.
4- São mais racionais que nós?
Eu diria que são mais práticos,tem menos tendencia de deixar sentimentos pessoais atrapalhar decisões.
5- São proselitistas com a religião?
Existem religiões japonesas proselitistas, como a
Messiânica, mas são bemmm poucos, ja que a maioria dos japoneses é budista e quase todos são ao mesmo tempo xintoístas .Se bem que o xintoísmo no Japão nem é visto como religião.
Bom, tenho mais mas para começar acho que já ta bom
valeu!
Se tiver mais perguntas ou essas precisarem de mais esclarecimentos,estou a disposição.