Autor Tópico: Faça sua pergunta ao Barata  (Lida 2084 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Faça sua pergunta ao Barata
« Online: 19 de Julho de 2008, 00:28:59 »
Motivado pelo tópico "Perspectivas do Brasil são "especialmente brilhantes", afirma relatório", e os problemas do Brasil que acabam nos impedindo de realizar esse futuro, fiquei curioso em saber como funciona um país bem sucedido sob o ponto de vista de quem realmente o conhece, e pensei no Barata.
Vou extrapolar para entender um pouco mais da cultura do japonês também.

1- Individualmente, o Japonês é mais consciente das suas responsabilidades do que o brasileiro. Isto é, ele segue na linha porquê a lei é rígida e funciona ou porque a cultura já o moldou assim?

2- Como você é tratado? O Japonês é realmente mais seco do que nós latinos? Em que sentido?

3- Entre eles, são emotivos?

4- São mais racionais que nós?

5- São proselitistas com a religião?

Bom, tenho mais mas para começar acho que já ta bom

valeu!

« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 00:33:45 por Agnostico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Faça sua pergunta ao Barata
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2008, 00:53:44 »
Motivado pelo tópico "Perspectivas do Brasil são "especialmente brilhantes", afirma relatório", e os problemas do Brasil que acabam nos impedindo de realizar esse futuro, fiquei curioso em saber como funciona um país bem sucedido sob o ponto de vista de quem realmente o conhece, e pensei no Barata.
Vou extrapolar para entender um pouco mais da cultura do japonês também.

1- Individualmente, o Japonês é mais conciente das suas responsabilidades do que o brasileiro. Isto é, ele segue na linha porquê a lei é rígida e funciona ou porque a cultura já o moldou assim?

A grande parte dos cidadãos japoneses põe o interesse coletivo antes de seus interesses pessoais.Seja na empresa onde trabalha ou no bairro onde mora, ele faz sacrifícios pessoais para que o grupo saia vencedor.
Coisas simples, como acordar as 5 da manhã em 1 domingo do mês para aparar a grama da praça do bairro,ou o fato que nenhuma empresa tem faxineiro, e todos os funcionários, inclusive os da alta diretoria são responsáveis pela limpeza do local de trabalho.E essa cultura vem desde pequeno, as escolas também não tem faxineiros....

2- Como você é tratado? O Japonês é realmente mais seco do que nós latinos? Em que sentido?

Eu sou hiper bem tratado, posso dizer que nunca sofri nenhum tipo de discriminação.Ja tive até privilégios por ser estrangeiro (agora sou oficialmente cidadão japonês).Onde ocorrem problemas são em lugares com muita concentração de estrangeiros, onde estes ja causaram muitos problemas.Meus melhores amigos são japoneses e meus vizinhos me tratam melhor que meus vizinhos na época em que morava no Brasil.

3- Entre eles, são emotivos?

Não tanto quanto os latinos, japoneses, principalmente os mais velhos, são muito contidos e tentam ao máximo não atrapalhar as outras pessoas.

4- São mais racionais que nós?

Eu diria que são mais práticos,tem menos tendencia de deixar sentimentos pessoais atrapalhar decisões.

5- São proselitistas com a religião?

Existem religiões japonesas proselitistas, como a Messiânica, mas são bemmm poucos, ja que a maioria dos japoneses é budista e quase todos são ao mesmo tempo xintoístas .Se bem que o xintoísmo no Japão nem é visto como religião.

Bom, tenho mais mas para começar acho que já ta bom

valeu!

Se tiver mais perguntas ou essas precisarem de mais esclarecimentos,estou a disposição. :)
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2008, 01:05:33 »
Na média, eles são mais inteligentes (intelgencia é diferente de racionalidade...)?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2008, 01:08:24 »
Na média, eles são mais inteligentes (intelgencia é diferente de racionalidade...)?

Não diria que eles são mais inteligentes, o fato é que eles tem um sistema educacional melhor...

O brasileiro médio só é mal aproveitado.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2008, 01:11:00 »
6- A mulher é tratada como? Tem salário equivalente ao do homem?

7- Sua (Barata) aparência denota algo de sua nacionalidade?

8- Pequenas superstições religiosas como: Se deus quiser, aconteceu graças a deus, morreu porque deus quis têm correlatos aí no Japão?

9- Eles são cultos? Sabem onde fica o Brasil (não por sua causa), etc..

10- E a mais polêmica: Como eles encaram realmente a segunda guerra mundial. Recentemente teve um problema com livros escolares censurados, não? Já lí diversas vezes que eles preferem ignorar o papel deles neste episódio.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2008, 01:13:04 »
Até que ponto vai a ética/moral dos japoneses? Dizem ser bem grande. Em que tipos de situações é comum eles serem errados (nesse sentido)?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2008, 01:14:34 »
Sim, eu meio que esperava isso mesmo... Você consegue responder essa pergunta sem levar em consideração a educação? Por exemplo: se você der um problema real para um japonês, que necessita de análise, percepção, criatividade, racionalidade, etc. ele tem mais ou menos dificuldade para resolver que um brasileiro?

Eu pergunto isso porque conheço muita gente que diz que japoneses são meio "bitolados", "conservadores"... Que eles são bons porque tem disciplina para fazer uma coisa só... Enfim, não sei se consegui explicar bem meu ponto.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2008, 01:16:18 »
Existe aquela coisa do "Qual foi a grande invenção do Japonês após o Walkman", e que eles são excelentes em otimizar mas não tão criativos. Não sei o quanto isso é lenda.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2008, 01:18:59 »
Existe aquela coisa do "Qual foi a grande invenção do Japonês após o Walkman", e que eles são excelentes em otimizar mas não tão criativos. Não sei o quanto isso é lenda.
Pois é, acho que você pegou meu ponto (embora eu não esteja falando só de criatividade). Eu penso nos japoneses como os samurais: eles lutavam com katana, lutavam e lutavam. Qualquer um que enfrentasse eles na espada perderiam para eles... Mas então, vieram os ninjas e começaram a usar armas bizarras e truques sujos e muitos samurais foram derrotados... (Vi a história no Discovery Channel, não sei se é verdade... hehe)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2008, 01:39:08 »
Vamos lá..........

6- A mulher é tratada como? Tem salário equivalente ao do homem?

Atualmente as mulheres tem aos mesmos direitos dos homens, mas nem sempre foi assim.Ja houve épocas muito machistas, as também houve épocas menos , como por exemplo  ja houve mulheres reinando o país.

7- Sua (Barata) aparência denota algo de sua nacionalidade?

8- Pequenas superstições religiosas como: Se deus quiser, aconteceu graças a deus, morreu porque deus quis têm correlatos aí no Japão?
Japones acredita em karma, faz parte do budismo e do xintoísmo.Tem uma palavra em japones :shoganai, que seria como o japones ve os fatos sem solução.

9- Eles são cultos? Sabem onde fica o Brasil (não por sua causa), etc..

O japones médio é até culto, mas é meio auto-centrado, como se o Japão fosse o centro do mundo.Ele não da muita bola para o que acontece fora das grandes potências mundiais.

10- E a mais polêmica: Como eles encaram realmente a segunda guerra mundial. Recentemente teve um problema com livros escolares censurados, não? Já lí diversas vezes que eles preferem ignorar o papel deles neste episódio.

É um assunto meio complicado mesmo,, os mais novos meio que fingem ignorar a segunda guerra e ja ouvi de mais velhos que o Japão não perdeu a guerra, é só olhar em todas as sociedades do mundo a invasão japonesa tomando conta, em forma de cultura , tecnologia e negócios.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2008, 01:41:35 »
Pois é, acho que você pegou meu ponto (embora eu não esteja falando só de criatividade). Eu penso nos japoneses como os samurais: eles lutavam com katana, lutavam e lutavam. Qualquer um que enfrentasse eles na espada perderiam para eles... Mas então, vieram os ninjas e começaram a usar armas bizarras e truques sujos e muitos samurais foram derrotados... (Vi a história no Discovery Channel, não sei se é verdade... hehe)

Isso é verdade, o japonês é extremamente metódico, isso ajuda em alguns casos, mas as vezes suprime a criatividade.

Quanto aos ninjas e samurais, ocaso é diferente.Os samurais lutavam segundo um rígido código de honra enquanto os ninjas não, o que dava aos segundo uma grande vantagem numa batalha.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 19 de Julho de 2008, 01:45:21 »
Até que ponto vai a ética/moral dos japoneses? Dizem ser bem grande. Em que tipos de situações é comum eles serem errados (nesse sentido)?

O que acontece é que ainda existe no povo japonês um grande apego a honra e um nacionalismo absurdo, então qualquer ato que vá sujar sua honra ou prejudicar o país é visto como uma vergonha insuportável.
E mesmo isso gera alguns problemas, pois a pressão para que o cidadão acerte sempre acaba criando problemas psicológicos em muitas pessoas.

Claro que existem exceções, como a Yakuza, uma das maiores máfias do muno.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2008, 02:09:20 »
É verdade que o sinal feito com o punho fechado e o polegar levantado (sinal de "ok", "tudo bem") representa, para os japoneses, algo obsceno?

É verdade que os japoneses não sentem tanto pudor em peidar em público quanto os ocidentais?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2008, 02:20:14 »
É verdade que o sinal feito com o punho fechado e o polegar levantado (sinal de "ok", "tudo bem") representa, para os japoneses, algo obsceno?

É verdade que os japoneses não sentem tanto pudor em peidar em público quanto os ocidentais?

O Ok aqui é igual ao americano, o sinal de "joinha" , com o polegar levantado é algo obceno.... rsrs

E peidar em público é mais ou menos como coçar o saco em público... Não é vergonhoso, mas é considerado falta de etiqueta.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2008, 02:51:02 »
Lá em Japão. Não tem gari, nem iluminação pública e nem limpeza pública. Esses são itens inexistentes, não?

Realmente lá é tudo limpo, não mija na rua, nem caga. Tenho vergonha aqui no Brasil. Porque a pessoa joga lixo no chão e qualquer faz as coisas mais besteiras.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 19 de Julho de 2008, 06:33:10 »
Lá em Japão. Não tem gari, nem iluminação pública e nem limpeza pública. Esses são itens inexistentes, não?

Realmente lá é tudo limpo, não mija na rua, nem caga. Tenho vergonha aqui no Brasil. Porque a pessoa joga lixo no chão e qualquer faz as coisas mais besteiras.

Realmente, aqui não existe gari, iluminação pública só nas avenidas principais, nas ruas paralelas quem paga a instalação e a conta são os moradores dessas ruas, se quiserem...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #16 Online: 19 de Julho de 2008, 08:19:14 »
Como foi para você vencer a barreira do Uchi-Soto, a mentalidade nós-e-os-outros do Japão? Como seria para um outro asiático, como um coreano ou chinês? Como seria para um ocidental? Ouvi dizer que se o estrangeiro é turista não tem problema algum, mas se veio para morar lá...

Ah, e é possível um estrangeiro não-nipônico se naturalizar?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 19 de Julho de 2008, 11:15:46 »
Como foi para você vencer a barreira do Uchi-Soto, a mentalidade nós-e-os-outros do Japão? Como seria para um outro asiático, como um coreano ou chinês? Como seria para um ocidental? Ouvi dizer que se o estrangeiro é turista não tem problema algum, mas se veio para morar lá...

Foi realmente bem difícil, os japoneses são realmente um povo difícil de se abrir a estranho, principalmente um estrangeiro, mas sabendo o idioma perfeitamente e sabendo os costumes, fica um pouco mais fácil, depois de anos de convivência.

Para chineses e coreanos é extremamente difícil devido as diferenças históricas entre esses povos....
Para brasileiros e peruanos  também, por todos os problemas que esses causaram na sociedade japonesa nos últimos anos, mas para outras raças acaba sendo um pouco mas fácil.

Se naturalizar é possível, mas muito, muito difícil, só se você tiver um empregador muito forte que intervenha por você, como esportistas famosos.Eu consegui porque trabalhava numa empresa que é parte estatal, eles me ajudaram muito com isso, mas o processo levou quase 4 anos....

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Julho de 2008, 13:26:03 »
O que mais sente saudades no Brasil? Pretendo voltar? Trabalha com o que?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #19 Online: 19 de Julho de 2008, 14:33:54 »
Interessante.

Eu penso que gostaria de trabalhar no Japão por alguns anos, pois fico fascinado pela cultura - mesmo sabendo que há coisas totalmente absurdas como o tratamento dispensado ao estrangeiro (dizer que ele fez merda justifica até certo ponto), à mulher (está mudando, mas elas ainda são muito objetificadas) e quanto aos crimes de guerra.

Ao mesmo tempo em que os japoneses têm todas essas falhas, suas muitas virtudes são admiráveis. Eu aprecio especialmente a ética de comunidade.

Um dia, quem sabe.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #20 Online: 22 de Julho de 2008, 08:47:28 »
E qual é a bronca com o pessoal de Okinawa?

Parece que rola algum tipo de preconceito

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #21 Online: 22 de Julho de 2008, 10:34:21 »

Foi realmente bem difícil, os japoneses são realmente um povo difícil de se abrir a estranho, principalmente um estrangeiro, mas sabendo o idioma perfeitamente e sabendo os costumes, fica um pouco mais fácil, depois de anos de convivência.

Para chineses e coreanos é extremamente difícil devido as diferenças históricas entre esses povos....
Para brasileiros e peruanos  também, por todos os problemas que esses causaram na sociedade japonesa nos últimos anos, mas para outras raças acaba sendo um pouco mas fácil.

Se naturalizar é possível, mas muito, muito difícil, só se você tiver um empregador muito forte que intervenha por você, como esportistas famosos.Eu consegui porque trabalhava numa empresa que é parte estatal, eles me ajudaram muito com isso, mas o processo levou quase 4 anos....

Mas você é descendente. Qual a chance de um negão ou um branquelo tipicamente ocidental naturalizar-se japonês? Nem com casamento com uma japonesa por exemplo?

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Julho de 2008, 15:25:36 »
É verdade que os homens daí são frios com as mulheres e, por isso, brasileiros por serem "culturalmente mais carinhosos" se dão bem com as mulheres daí?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 23 de Julho de 2008, 06:23:11 »
O que mais sente saudades no Brasil? Pretendo voltar? Trabalha com o que?

Amigos e alguns familiares...
Não pretendo voltar, mas de vez em quando eu vou ai passear..

Trabalho para a Sony, como intermediário entre a fábrica e as empreiteiras japonesas...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 23 de Julho de 2008, 06:24:36 »
E qual é a bronca com o pessoal de Okinawa?

Parece que rola algum tipo de preconceito

Okinawa originalmente não fazia parte do Japão, os território foi conquistado, então eles são considerados pelos mais xenofóbicos como menos japoneses e pelos menos xenofóbicos como caipiras.

Mas você é descendente. Qual a chance de um negão ou um branquelo tipicamente ocidental naturalizar-se japonês? Nem com casamento com uma japonesa por exemplo?

Nem casando com japonesa, aliás, filhos de japoneses com estrangeiros tb não são considerados japoneses.
Mas é o que eu falei, tudo depende de quem pede o visto e da necessidade que o Japão tem dessa pessoa, se for um profissional muito bom, meio insubstituível, consegue.... caso contrário, não

É verdade que os homens daí são frios com as mulheres e, por isso, brasileiros por serem "culturalmente mais carinhosos" se dão bem com as mulheres daí?

Depende, existem outras questões ai, como padrão de beleza, saber o idioma, etc.....
Os japoneses mais antigos e caipirões são frios, mas em cidades grandes a cultura ja esta bem ocidentalizada em alguns pontos...
« Última modificação: 23 de Julho de 2008, 06:28:58 por Barata Tenno »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!