Autor Tópico: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?  (Lida 1085 vezes)

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Offline Buckaroo Banzai

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Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Online: 20 de Julho de 2008, 04:54:22 »
Por acaso existiriam programas de simulações meio sim-city-escas de políticas econômicas diferentes?

Por exemplo, poderia se ter com as mesmas variáveis iniciais uma administração em que o "jogador" fizesse um papel de um estado mais regulador da economia (ou definisse parâmetros para o programa regular a economia centralizadamente), e comparar com os resultados espontâneos de conflitos de interesses diversos indivíduos probabilísticos no mundinho simulado, partindo das mesmas variáveis iniciais e passando pelos exatos mesmos problemas externos (como interações com economias vizinhas ou problemas "climáticos").

Tudo isso em diversos graus, claro, afinal são possíveis diversos graus de intervenção estatal.

O computador então poderia inclusive gerar tantas permutações de graus de regulação possíveis e comparar o desempenho de todos.

Não acho que seria um tipo de "solução científica para a política", mas seria algo interessante de se ver, e não conheço. Nem procurei no google, de qualquer forma. 

Offline FxF

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Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2008, 05:12:04 »
O problema seria em "aceitar" uma determinada AI de um ser humano.
Por exemplo, os liberais diriam que a eficiência viria com a oportunidade de ganhar dinheiro. Os Marxistas, por outro lado, diriam que eficiência resulta quando alguém trabalha para o bem comum.
Haveria conflitos em que tipo de AI seria criada.

Offline Herf

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Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2008, 12:13:04 »
Realmente, se o programa em questão acusasse resultados que confirmassem o que defende um grupo, o outro discordaria da variáveis que foram levadas em consideração, ou da forma como os resultados foram calculados. As variáveis envolvidas são taaantas.

Mas seria interessante mesmo, por mais que não resolvesse qualquer disputa.

Offline Dionisokolox

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Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2008, 12:24:13 »
Second Life é um tipo de simulação da realidade, porém a estrutura sócio-econômica é idêntica ao mundo: dinheiro compra serviço que compra dinheiro.

Baseado nas idéias de Matrix, realidade virtual: vejam a semelhança com a Matriz, Second life é uma realidade virtual, difere apenas na sua interface com o sujeito, que não é exclusivamente "neural-elétrica", mas lúdica, "movimento dos dedos".
« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 12:28:30 por Dionisokolox »

Offline Moro

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Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2008, 12:32:33 »
Acho que poderíamos fazer algo intermediário. Não tentar substituir as pessoas com AI, mas criar dentro do Second Life alguns estados distintos, um com um estado intervencionista, e o outro extremamente liberal.

Mesmo assim não sei se seria um laboratório melhor do que todas as tentativas reais que tivemos até agora.
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Offline Oceanos

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Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2008, 16:36:28 »
Dividi o off-topic daqui: ../forum/topic=16924.0.html

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2008, 17:53:59 »
O que tinha imaginado estaria muito distante de substituir as pessoas com IA, seria mais um determinismo comportamental. Como, os interesses das pessoas são comprar as coisas que tenham os menores custos para um mesmo benefício (a menos no caso de marcas famosas e etc, mas talvez isso possa ser desprezado, ou mesmo incluído, caso se suspeite que possa ser relevante), os produtores e vendedores vão tentar maximizar os seus lucros de forma que o negócio ainda seja viável, que ganhem da concorrência, e etc.

Não precisam existir pessoas individuais para serem simuladas, apenas números e diferentes proporções de pessoas mais ou menos dentro de uma mesma série de condições que agiriam de acordo com a situação em que se encontrassem. Talvez ainda com alguma váriável de "ruído" para as pessoas não serem todas tão "zumbis", mas não sei se esse tipo de consideração teria algum valor.

Offline SnowRaptor

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Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2008, 10:15:28 »
Seria muito difícil simular isso fazendo IA de cada indivíduo da população. Seria legal fazer um sstema dinâmico com variaveis de 0 a 1 com a fração de pessoas que têm determinada opinião, determinada posição econômica etc. Aí o "jogo" consiste em mexer em parâmetros que governam esse sistema diâmico, como taxa de juros, impostos etc.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
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-- François Jacob, 1997

Offline Ricardo RCB.

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Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2008, 10:48:22 »
Li o tópico por cima e talvez isso aqui : Sugarscape seja interessante.

Da descrição do site :

Citar
Sugarscape is not a computer game. It is an 'artificially intelligent agent-based social simulation'.
The first generation of these could be attributed to the University of Maryland based economist Thomas Schelling who first presented some remarkable conclusions  in his paper titled, "Models of Segregation". Written in 1969, Schilling's and the rest of the social environment modelling fraternity had their options limited by a lack of adequate computing power and a applicable programming mechanism.
The first introduction of many students to agent-based simulations since the early 1990's was in form of the Game of Life by Cambridge mathematician John Conway. Conway's invention was considerably enhanced and applied to the arena of social simulations by J. Epstein & R. Axtell in their book, Growing Artificial Societies
Epstein & Axtell's implementation came to be known as the Sugarscape model and it is from that work that this project derives its name. The Sugarscape refers to the silicon-based society that they created. It included the agents(inhabitants), the environment (two-dimensional grid) and the rules governing the interaction of the agents with each other and the environment. This project is an adoption of their ideas with some modifications.

The Sugarscape seeks to provide to provide a laboratory to Social Science researchers through its model of an artificial society. Our society is currently pre-agricultural and hence nomadic. Agents or citizens move about this two-dimensional grid gathering food, mating with suitable partners, bearing offspring, bartering goods with other citizens, migrating, dying and leaving an inheritance for their survivors.
Researchesr can use the simulation as a testbed, laying out their theory in terms of initial and subsequent states of the Sugarscape.
The patterns resulting from the execution of the simulation can be used to confirm or revise their claims. For eg., a thesis about links between population concentrations and soil fertility could be explored by setting varying levels of fertility and noting the corresponding populations that the Sugarscape is able to support.
In another eg., bear & bull strategies and their long-term success in terms of survival, wealth-accumulation and group formation can lead to interesting insights into economic behavior at the systemic or macro-level.

Mesmo não sendo o tipo de sociedade e regras desejadas para a simulação discutida, talvez seja um ponto de partida, uma vez que o código fonte está liberado na GPL e ainda que não seja fácil, deve ser possível adaptar o código para modelos mais próximos aos que estão sendo discutidos.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

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Offline Gigaview

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Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2008, 11:00:22 »
Já existem modelos que simulam o comportamento dos consumidores e programas desenvolvidos que simulam, dentre outras coisas, por exemplo, o impacto nas vendas de mudanças de cores de embalagens. Isso não é novidade, mas não acho que seja o caminho mais simples para simular a situação apresentada.

Indicaria o uso de simulações de Monte Carlo, pois tem a vantagem de se poder trabalhar com um grande número de inputs a partir de uma hipótese de relacionamento entre eles e o resultado  a ser simulado. Já utilizei o Crystal-Ball (da Decision Engineering) satisfatoriamente em alguns trabalhos de simulação.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

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Offline Dodo

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Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2008, 11:27:29 »
Seria muito difícil simular isso fazendo IA de cada indivíduo da população. Seria legal fazer um sstema dinâmico com variaveis de 0 a 1 com a fração de pessoas que têm determinada opinião, determinada posição econômica etc. Aí o "jogo" consiste em mexer em parâmetros que governam esse sistema diâmico, como taxa de juros, impostos etc.

Esses parâmetros mudariam o comportamento das "pessoas" dentro do jogo?
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Offline SnowRaptor

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Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2008, 11:35:05 »
Mais ou menos. Não tem "pessoas' dentro do jogo. Tem variáveis que mudam de maneiras diferentes dependendo dos parâmetros. Como num sistema massa-mola, em que o período de oscilação e a amplitude mudam de acordo com a constante da mola.
Elton Carvalho

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