Autor Tópico: Internet e EUA (Era: Simulações matemáticas... )  (Lida 2830 vezes)

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
Internet e EUA (Era: Simulações matemáticas... )
« Online: 20 de Julho de 2008, 12:36:54 »
Acho que poderíamos fazer algo intermediário. Não tentar substituir as pessoas com AI, mas criar dentro do Second Life alguns estados distintos, um com um estado intervencionista, e o outro extremamente liberal.

Mesmo assim não sei se seria um laboratório melhor do que todas as tentativas reais que tivemos até agora.

Isso ja existe, são as instâncias de programação superior.
Um "estado" no qual a configuração de um sistema não se faz compreensível, e quando digo sistema, me refiro ao significado absurdo "conjunto de partes que se relacionam entre si numa unidade", como por exemplo um universo virtual tipo "internet".

Quem detem estes níveis de abstração da internet hoje ? NASA, Universidades dos EUA, GOOGLE e Dept. Def. EUA, "coincidentemente" situados no vale do silício, nos EUA.

E ainda acreditam no mito de que a internet veio para descentralizar a informação...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2008, 12:40:18 »
Ou então os americanos trabalham melhor com a Internet e só por isso estão no topo.

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2008, 12:50:44 »
Realmente, o advento dos primeiros sistemas operacionais pela universidade de berkeley, ao lado do DPT. DEF. não tiveram absolutamente nada a ver com a intensão política absolutista dos EUA em centralizar a informação...

Nós usamos "serviços" que são o resultado do que alguém quis à muito tempo la naquelas bandas.

Ao acessarmos a internet, pagamos por um "protocolo de negociação de dados" para acessar aos bancos de dados de tabelas de conversão signal: senão jamais conseguiriamos visualizar sites japoneses, por exemplo.

Tais tabelas são um dos "segredo de estado" do dpt. def.

Tais meios de comunicação intercontinental são satelites.

Simples assim...

:roll:

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2008, 12:57:18 »
Poderiamos acreditar ingenuamente que o "BrasilSAT" tem "tecnologia genuinamente brasileira", e limitariamos a chama-lo de um grande HUB brasileiro.

E para conversar com a estação Espacial Norte Americana ? Por acaso acha que não precisa de um protocolo ? E por este protocolo, pagar um preço ? Por acaso acha que os EUA investiu bilhoes de dolares nos programas espaciais para deixar com que qualquer nação tenha acesso à aos seus dados ?

Vou sintetizar para vocês numa linguagem mais popular.

O kernel da internet é uma tabela de preços.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2008, 15:23:29 »
Não entendo. Você cita Google... o Google se tornou popular por ser uma boa idéia, não por uma manipulação de acessos.

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2008, 15:47:08 »
Não entendo. Você cita Google... o Google se tornou popular por ser uma boa idéia, não por uma manipulação de acessos.

Quando cito google, não estou me reduzindo a considerar aquele velho mescanismo de busca que leva em consideração muitos critérios pra encontrar a respostar para sua pergunta binária.

Não! Eu falo desde de motivos políticos à configuração geopolítica da centro da informação.

Toda negociação computacional, e quando digo "negociação computacional", falo dos diversos protocolos de comunicação; toda negociação computacional tem origens Humanas e motivos humanos, obviamente.

Não acredite que esteja desvinculada a simples transação de informação e o trafico na rede  mundial com a negociação do mais simples imposto.

Estas duas coisas estão intimamente corelacionadas nas esféras mais abstratas da programação de sistemas complexos.

Entenda que "programação" não se reduz apenas ao operador de um computador que cria para uma determinada função uma aplicação, mas expande-se aos sistemas de relação interpessoal e mister, intercontinental quando se trata das relações internacionais pelos orgãos representantes do Estado de cada povo.

Como chamar, senão programação, os próximos passos da civilização, quando numa conferência, a ONU adota uma resolução ?

Resolução de que ? É a programação meu amigo, a programação de como estes grandes movimentos e tendências mundiais expressado no senso comum de cada um dos povos quer se relacionar com o outro, assentir, negar, uma mesma idéia, uma opinião, um ideal, uma mesma vontade, uma mesma verdade e porque não, o preço dum estatus social, e o "preço" de cada um.

Por cada canto, tribos tem necessidades distintas: e quem haverá de as fazer uma só ? Se tiver uma única voz que indique a seta do desenvolvimento e do progresso, ha monopólio, ha escravidão.

Se não ouver essa escravidão deliberadamente, haverá outra talvez pior ainda, que é a fadar-se à ser si mesmo, um individualista, numa anarquia generalizada.

São pontos que convergem os interesses dos seres humanos, e difícil é ver que ponto é este que convergiu: o dificil é entender essa situação social e moral.

Tudo está envolvido, e não ha relação mais idêntica aos abusos humanos do poder que na centralização da informação na internet pelos EUA.
« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 16:23:46 por Dionisokolox »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2008, 15:51:30 »
Tá, e que tipo de informação os EUA manipulam?

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2008, 15:54:25 »
Tá, e que tipo de informação os EUA manipulam?

Ué, quer um exemplo menos objetivo que o valor em metros do tamanho do planeta terra ?

Tente medir o planeta.

Chegará no máximo à uma margem de erro de 10, exatos dez, porque ? Foi o que convencionou a NASA como limite de informações que provê dos seus satélites para estabelecer as noções do GPS para as outras nações.

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2008, 15:58:58 »
Seja tirar foto de uma cratéra, de uma clareira na amazonia, de um esconderijo de uma milícia armada na colômbia pelo google earth, ou acerta um mísel por uma janela, com a uma precisão maior que dez metros ? Seu GPS não faz isso amigo, "não o fará jamais, vizinhos", dizem eles..

Simples assim.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2008, 16:35:00 »
Ao acessarmos a internet, pagamos por um "protocolo de negociação de dados" para acessar aos bancos de dados de tabelas de conversão signal: senão jamais conseguiriamos visualizar sites japoneses, por exemplo.

WTF?!

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
Re: Simulações matemáticas de políticas econômicas e sociais?
« Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2008, 16:40:20 »

WTF?!

Você não sabe disso, obviamente.

"Acredite" se quiser, ser cético.

Ou acha que ao realizar o cadastro num provedor, você não está fornecendo um certo número, de um certo mac adress do seu dispostivo de rede para que este seja indexado no banco de dados de um certo computador "servidor", numa certa lista de permissão de acesso à internet ?

Em linguagem de maquina, você não passa de um número binário em uma tabela.

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2008, 16:43:10 »
Seres contraditórios, agora que o assunto esta muito mais intimamente relacionado com o tópico ha uma divisão... Hahyahuahuhuahuahuahuha

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #12 Online: 20 de Julho de 2008, 16:48:12 »
Isso até me lembra de uma história engraçada no Iraque. Estavam pulando em cima de uma base para impedir que atirassem nela (pois atacaria civis), mas a precisão dos mísseis americanos conseguiu destruir a base sem ferir ninguém.
Daí por diante as pessoas daquele local não se preocupavam em andar pelo meio da guerra "porque não vai acertar ninguém".

Os outros países não podem lançar seus próprios satélites?

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Julho de 2008, 16:50:40 »
Isso até me lembra de uma história engraçada no Iraque. Estavam pulando em cima de uma base para impedir que atirassem nela (pois atacaria civis), mas a precisão dos mísseis americanos conseguiu destruir a base sem ferir ninguém.
Daí por diante as pessoas daquele local não se preocupavam em andar pelo meio da guerra "porque não vai acertar ninguém".

Os outros países não podem lançar seus próprios satélites?

Cara, para construir um satélite, voCê recorerá a indústria americana, recorrerá ao MIT, recorrerá a núcleos de silício com instruções firmadas

Silício, vale do silício: estabeleça a ponte você mesmo.

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
Re: Internet e EUA (Era: Simulações matemáticas... )
« Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2008, 17:03:06 »
Chega das aulas de conspiração, ja estou me sentido profeta demais.

É bom esconder algumas coisas, chega de revelações.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Julho de 2008, 17:10:48 »

Ou acha que ao realizar o cadastro num provedor, você não está fornecendo um certo número, de um certo mac adress do seu dispostivo de rede para que este seja indexado no banco de dados de um certo computador "servidor", numa certa lista de permissão de acesso à internet ?

Não, ao se cadastrar em um servidor na internet você NÃO dá o seu mac adress. Vou ser sucinto mas tentar explicar como isso funciona:

Existe um modelo de camada para a internet, é uma pequena variação de um modelo proposto pela ISO/OSI. E este modelo tem 5 camadas, de cima pra baixo:
- Aplicação (Internet Explorer, Firefox);
- Transporte (TCP);
- Rede (IP);
- Enlace (Ethernet);
- Físico (meio de propagação do sinal: fios, radiofreqüencia).

Para que servem essas camadas? Essas camadas servem para, teoricamente, dividir e facilitar a criação e manutenção de aplicações que utilizem a "rede" (não confundir com a camada de rede). Por exemplo: Quando você escreve um programa para internet com sockets (Internet Explorer usa sockets, etc), você está abrindo mão de toda parte técnica das camadas "anteriores" e se preocupando com uma só: a camada de Aplicação. Ou seja: você consegue fazer um programa que use a internet de forma transparente, sem se preocupar se os dados irão via fio ou rádio-freqüência e etc.

O que essas camadas permitem? Elas permitem a internet: é possível ligar várias redes com camadas inferiores diferentes em uma só. Basicamente, você pode ligar tanto redes ethernet quanto alguma outra tecnologia e, através de "conversores", fazer uma rede se comunicar com a outra.

E por que isso é necessário? A sua placa de rede, por exemplo, não sabe o que é um IP, ela não está preparada para isso: o frame* que chega à ela eventualmente é uma parte de um pacote da camada de transporte e em tem o endereço IP! O mac address é, única e exclusivamente, para identificação dos frames que trafegam dentro de uma PEQUENA rede. Ou seja, como eles fazem parte de uma camada mais baixa (enlace), eles não são enviados para os sites na Internet (Rede e acima), pois os conversores descartam essa parte (na verdade eles só a usam para saber que aquele frame veio para aquela placa de rede ou não).

*Frame é o equivalente à pacote no TCP/IP, só que para a camada de enlace. É um "bolo" de dados.

Textos recomendados:
http://en.wikipedia.org/wiki/OSI_model
http://en.wikipedia.org/wiki/MAC_address

Agora, mesmo que o que você disse fosse verdade, mac address são valores altamente repetitivos (como você pode ver no link que eu mostrei). É possível, por exemplo, que placas de rede de um mesmo lote tenham o mesmo mac address!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Julho de 2008, 17:12:48 »
Chega das aulas de conspiração, ja estou me sentido profeta demais.

É bom esconder algumas coisas, chega de revelações.
Mané.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Julho de 2008, 17:16:36 »
Complementando meu post sobre Internet.

Se você duvida do que digo, faça o teste, é simples e fácil: instale duas redes através de um roteador (não um hub ou switch), instale um sniffer (recomendo o Wireshark) em uma das máquinas e faça requisições de uma à outra. Você vai ver que o endereço mac não serve para nada além de identificação das placas da rede interna. Você nem vai ver o mac do outro computador: só o mac do roteador.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #18 Online: 20 de Julho de 2008, 17:18:59 »
Tentem evitar postar uma mensagem atrás da outra, senhores. Especialmente você, BP.

E Oceanos... também não precisa de "Mané", certo?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Julho de 2008, 17:23:43 »
Tentem evitar postar uma mensagem atrás da outra, senhores. Especialmente você, BP.
Foi mal, fiz assim porque meu fluxo de idéias foi assim. Na próxima vez eu junto tudo.

E Oceanos... também não precisa de "Mané", certo?
Ok. Desculpe o excesso.

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Julho de 2008, 17:28:47 »

Não, ao se cadastrar em um servidor na internet você NÃO dá o seu mac adress. Vou ser sucinto mas tentar explicar como isso funciona:

Existe um modelo de camada para a internet, é uma pequena variação de um modelo proposto pela ISO/OSI. E este modelo tem 5 camadas, de cima pra baixo:
- Aplicação (Internet Explorer, Firefox);
- Transporte (TCP);
- Rede (IP);
- Enlace (Ethernet);
- Físico (meio de propagação do sinal: fios, radiofreqüencia).

Para que servem essas camadas? Essas camadas servem para, teoricamente, dividir e facilitar a criação e manutenção de aplicações que utilizem a "rede" (não confundir com a camada de rede). Por exemplo: Quando você escreve um programa para internet com sockets (Internet Explorer usa sockets, etc), você está abrindo mão de toda parte técnica das camadas "anteriores" e se preocupando com uma só: a camada de Aplicação. Ou seja: você consegue fazer um programa que use a internet de forma transparente, sem se preocupar se os dados irão via fio ou rádio-freqüência e etc.

O que essas camadas permitem? Elas permitem a internet: é possível ligar várias redes com camadas inferiores diferentes em uma só. Basicamente, você pode ligar tanto redes ethernet quanto alguma outra tecnologia e, através de "conversores", fazer uma rede se comunicar com a outra.

E por que isso é necessário? A sua placa de rede, por exemplo, não sabe o que é um IP, ela não está preparada para isso: o frame* que chega à ela eventualmente é uma parte de um pacote da camada de transporte e em tem o endereço IP! O mac address é, única e exclusivamente, para identificação dos frames que trafegam dentro de uma PEQUENA rede. Ou seja, como eles fazem parte de uma camada mais baixa (enlace), eles não são enviados para os sites na Internet (Rede e acima), pois os conversores descartam essa parte (na verdade eles só a usam para saber que aquele frame veio para aquela placa de rede ou não).

*Frame é o equivalente à pacote no TCP/IP, só que para a camada de enlace. É um "bolo" de dados.

Textos recomendados:
http://en.wikipedia.org/wiki/OSI_model
http://en.wikipedia.org/wiki/MAC_address

Agora, mesmo que o que você disse fosse verdade, mac address são valores altamente repetitivos (como você pode ver no link que eu mostrei). É possível, por exemplo, que placas de rede de um mesmo lote tenham o mesmo mac address!

HAHuhaUhAHuahuahuahu comédia esses estudantes de ciêncas da computação.

A tabela OSI É O QUE MEU AMIGO ? NÃO É UMA TABELA ?

E para sua sagacidade, esta merda de teoria ja teve um upgrade para "7 camadas OSI".

Tabela OSI ? a tabela que facilita o entendimento de estudantes.

Vai estudar C vai, depois vêm tentar me dar aulas de PROTOCOLO.

Cara, você viaja muito, quando eu digo mac adress, ja estou me referindo à uma pilha da tabela OSI, isto é OBVIO, como seria possível que o mac adress estivesse no seu dispositivo de rede, se ele é um código hexadecial, e um processador só interpreta binários ?

DARRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Julho de 2008, 18:12:54 »
HAHuhaUhAHuahuahuahu comédia esses estudantes de ciêncas da computação.
Sou mestrando pelo ICMC-USP, amigão. Já sou formado. :)

A tabela OSI É O QUE MEU AMIGO ? NÃO É UMA TABELA ?
A "tabela" (sic) OSI não é uma tabela. É um MODELO de camadas. É só dar uma olhada no artigo que eu postei que é possível ver que não tem nada a ver com o que você está dizendo.

E para sua sagacidade, esta merda de teoria ja teve um upgrade para "7 camadas OSI".
Nope. O modelo OSI/ISO foi abandonado em decorrência de um "meio termo" entre um modelo prático que era implementado pelos programadores na época (antes da "regulamentação" do modelo) e o próprio OSI/ISO.

Aqui está o modelo atual da internet: http://en.wikipedia.org/wiki/Internet_protocol_suite com só 5 camadas.

Tabela OSI ? a tabela que facilita o entendimento de estudantes.
Não existe essa tabela.

Cara, você viaja muito, quando eu digo mac adress, ja estou me referindo à uma pilha da tabela OSI, isto é OBVIO, como seria possível que o mac adress estivesse no seu dispositivo de rede, se ele é um código hexadecial, e um processador só interpreta binários ?
Cara, que pérola. Eu vou responder isso só porque eventualmente alguém que não entende de informática pode ler e concordar com tamanha barbaridade.

Um processador não interpreta binários, ele apenas os manipula. Ele, a grosso modo, não sabe o que está fazendo. Ele só sabe que se os fios A e B estiverem ligados, C tem que ser ligado também, por exemplo. Isso acontece em decorrência de uma característica dos transístores, eles só trabalham em dois estados, ligado e desligado (1 e 0, respectivamente). Por que isso acontece? Bem, porque é mais fácil e seguro. Mas não vou me alongar nisso.

Só que, então, como processadores fazem contas com números decimais e hexadecimais? Eles não fazem, realmente. Mas a resposta é simples: um valor representado em binário se somado, sempre dará o mesmo resultado em um valor x-decimal (com x sendo a base que você escolher). Não faz diferença matematicamente a base do número.

So, como computadores armazenam os dados? A convenção é o byte: um conjunto de 8 bits seguidos, que representam o valor em binário.
Para mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Endianness

O que o BP deturpou propositalmente foi a REPRESENTAÇÃO DE DADOS. Representação de dados é a forma com que dados de vários tipos são armazenados na memória e tratados pelo processador. É CLARO que é possível armazenar números hexadecimais em memória. Aliás, dá para se dizer que, independente da base, o número é armazenado da mesma forma. A abstração da base usada para representação é nossa. Se isso não fosse possível, afinal de contas, como vocês estariam vendo o clube cético agora? Como estariam vendo texto? Afinal, processadores só trabalham com "zeros" e "ums".

A fonte que eu postei e o BP convenientemente não leu, falava como o mac address era armazenado na memória.
Uma imagem vale mais que mil palavras:
Se alguém quiser entender o que está escrito nela, pergunte que eu explico. :)

Aliás, só a título de curiosidade: computeiros adoram números hexadecimais por um motivo bastante prático. Um byte consegue armazenar valores de 0 à 255 (sem usar um bit para sinal). Se utilizarmos a notação hexadecimal (0 à F), esse valor fica representado como FF. Então, percebem como é mais prático? Usam duas casas para representar um byte sempre...
« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 18:19:10 por Oceanos »

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Julho de 2008, 18:21:47 »
Juro, juro por tudo que é mais sagrado, TENTEI ler, mas não consegui.

Equivocidade nominal pura teu texto, primeiro você precisa voltar às origens meu amigo, porque na sua manifestação você não expressa uma lógica digna de um programador.

Por favor, pelo seu bem, pelo  meu bem, e pelo bem da humanidade, antes de se aventurar em me ensinar sua matéria de formação "pelo IUIDHF institute", leia o padroeiro da lógica Aristóteles.

Porque poderia não entender em absoluto o que voc~e está falando, mas pela lógica introdutória eu posso saber que você não sabe - nem vou ler.

O mundo precisa de filosofia.

Você não é um programador, disso tenho certeza, você é um webmaster.

Não sabe! Não sabe MESMO programar em C e nem conhece nenhum repositório.

Não sabe nada de freeDSB, não sabe nada de unix.
« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 18:29:10 por Dionisokolox »

Offline Dionisokolox

• Nível 09
  • *
« Resposta #23 Online: 20 de Julho de 2008, 18:27:11 »
A diferença entre Eu e você é simples: você sabe aparentemente tudo conceitualmente (embora eu duvide muito que estas suas referências faziam parte do seu arsenal conceitual vívidamente), mas é um mero webmaster e Eu não sei aparentemente nada (será?) e no entanto não pago para acessar a mesma Internet que você paga.

E ai ? Li gei ro você né seu escova bit!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #24 Online: 20 de Julho de 2008, 18:28:15 »
Sei, por acaso você faz gato?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!