Autor Tópico: Direito é Ciência?  (Lida 10682 vezes)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Direito é Ciência?
« Online: 24 de Julho de 2008, 02:51:39 »

A ciência (ou o método científico), explica e comprova, por demonstrações empíricas, como as coisas funcionam.

O Direito não explica como as coisas funcionam. Explica como deveriam ser. Estabelece um padrão a ser seguido, em razão do contexto filosófico, cultural, político, sociológico e religioso de uma determinada nação.

Por isso o Direito não é o mesmo em todos os países, e a ciência, esta sim é universal.

Mais que isso, o Direito é passível de interpretações, as quais convivem, por assim dizer, harmoniosamente. É comum dizer que "qualquer questão em Direito admite pelo menos três correntes: sim, não e depende". A ciência não aceita mais de uma verdade, mas havendo incertezas, busca-se aperfeiçoar o método, e não a interpretação.

É comum ver-se decisões diferentes em casos iguais. Ao interpréte da lei, e em última análise, ao juiz que aprecia a causa em concreto, é dado um poder especial: dizer a (sua) verdade sobre o fato que lhe foi colocado à prova. É ele um ser humano, com formação e pensamento únicos.

A ciência (ou o método científico) não depende de quem analisa o problema. Esse sim é impessoal.

Na ciência, todo corpo macroscópico é regido pela Lei da gravidade postulada por Newton, idependentemente de quem analise a questão. É seguro dizer que em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília ou em qualquer outro Estado, o resultado da gravidade é sempre o mesmo: os corpos caem, sofrendo a atração da lei da gravidade.

No Direito, duas causas idênticas ocasionam resultados diversos. São incontáveis os exemplos. Como advogado, manejando três causas iguais, julgadas por três juízes diferentes, é possível e comum que o resultado de uma seja a procedência do pedido, de outra a improcedência, e de outra, a procedência parcial. Os Tribunais estão repletos de exemplos deste tipos, com a existência das "jurisprudências dominantes" e as "minoritárias". Em um caso concreto, dependendo da habilidade do advogado, e do entendimento do juiz, a verdade, o resultado de um caso, é em um ou noutro sentido.

Desta forma, a natureza do Direito é eminentemente subjetiva, do ponto de vista do resultado prático, do que será considerado verdade no processo. É impossível antever um resultado, sendo que qualquer tentativa de fazê-lo, não é mais que um exercício de adivinhação.

Na ciência (ou no método científico), o resultado é sempre previsível: uma cadeira jogada para cima sempre cairá, água aquecida a mais de 100ºC sempre ferverá.

Através das fórmulas, a ciência explica a natureza em um plano matemático, e através da análise dos resultados, se obtém uma certeza.

O Direito possui teorias que na prática não se repetem com a frequência dos experimentos científicos: dependem da ação humana, da análise humana, da decisão final humana. Pode-se prever o resultado da ação por um modo empírico no que se refere a um julgador em específico; mas não se pode prever como todos ou qualquer julgador decidirá qual será a verdade em causas iguais.

Assim, as diferenças entre a ciência (ou o método científico) e o Direito são muitas. A principal delas é a ausência de certezas no que se refere ao resultado, muito acentuada e de convívio tranquilo ou aceita no Direito, e pouco acentuada e não aceita na ciência.

Daí decorre, de forma bastante clara e razoável, que o Direito mais se aproxima - ou efetivamente é tipo - da arte que da ciência.

Parece certo que, por mais que estudemos literatura, teatro ou pintura, é pouco provável que um dia escreveremos como um Tolstoi, representaremos como um Jack Nicholson ou pintaremos como um Picasso. É que a arte, movida grandemente pela inspiração, requer qualidades que estão além da técnica, que pode eventualmente ajudar a aperfeiçoá-las, mas que dificilmente fará de um desafinado um virtuoso.

Conclui-se assim, que no Direito uma excelente formação dogmática não é garantia de decisões justas, porque a técnica, no Direito como na arte, só pode oferecer, na melhor das hipóteses, isso: decisões tecnicamente corretas. Mas decisões tecnicamente corretas não são necessariamente decisões justas, assim como decisões tecnicamente incorretas não são necessariamente decisões injustas. É que uma boa interpretação, na arte como no Direito, mais do que técnica e razão, exige talento e sensibilidade.

Considerando que há opiniões das mais variadas nesse site, gostaria de ver comentários sobre o tema e principalmente dos que defendem o Direito como ciência aqui no fórum.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Direito é Ciência?
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2008, 03:38:45 »
Pergunta: você acha a filosofia arte também?

Outra pergunta: se você consegue definir o que é justo (tanto que está comparando com os resultados do direito) porque o direito não consegue?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2008, 04:36:01 »
É impossível ser científico valores atribuídos pelo homem. O nível de bondade/maldade é puramente especulativo. Muito menos uma ciência deve variar de cultura para cultura.

É algo exercido por necessidade, e contém suas falhas.
« Última modificação: 24 de Julho de 2008, 04:38:40 por Ilovefoxes »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2008, 06:57:51 »
Não.

Mas quem sabe, no dia em que conseguirmos alterar as Leis Físicas a Ciência não vire Direito? ;-)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2008, 08:30:18 »
Por que não?

Não estudamos moral e ética no Direito, mas usamos a lei para aplicar sanções ou regular a sociedade.

Tal como a física ou a química 'regulam' alguns fenômenos cotidianos. A lei é um instrumento, não cabe aos juristas discutir se é boa o não, cabe a ele aplicá-la.

Numa analogia, a lei evolui com a sociedade, tal qual cada animal evoluiu para seu habitat.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2008, 09:40:16 »
Direito é técnica de compor conflitos, não ciência. Na minha humilde opinião o direito estaria dentro da sociologia, aí sim, uma ciência.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2008, 09:41:42 »
Direito é técnica de compor conflitos, não ciência. Na minha humilde opinião o direito estaria dentro da sociologia, aí sim, uma ciência.
Então, como ser e não ser ao mesmo tempo?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2008, 09:43:30 »
Então, como ser e não ser ao mesmo tempo?

Não entendi... ele não é. Sociologia é. Um dos aspectos da interação humana é a técnica do direito...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2008, 09:43:50 »
Bom, vale aquela velha pergunta: por que Direito seria uma Ciência?

Se vamos definir "ciência" de maneira tão elástica, a categoria simplesmente deixa de fazer sentido. Qualquer coisa seria ciência, o que é o mesmo que dizer que nada é.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2008, 09:44:25 »
Já tivemos um longa e acalorada discussão sobre a possibilidade de ciências sociais serem ciência ou não.  Lá eu coloquei minha posição obre o assunto e ela não é diferente tratando-se de direito.

E, de novo, qual o problema em não ser ciência?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2008, 09:46:38 »
Resumindo minha opinião:

Direito não é ciência. E isso não é ruim. Nem pro direito, nem pra ciência.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2008, 09:46:48 »
Eu não tenho muita opinião quanto a isso. Mas realmente lembro da discussão mencionada pelo SnowRaptor.

Se é ciência eu não sei, mas tem objeto e métodos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2008, 09:53:49 »
É preciso mais do que isso para ser ciência :-)

No mais, é isso: não apenas não é ciência, como não precisa ser. E não tem problema nenhum em não ser.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2008, 09:58:17 »
Eu não tenho muita opinião quanto a isso. Mas realmente lembro da discussão mencionada pelo SnowRaptor.

O Direito não é ciência de forma similar à Medicina , que também não é. No caso a Medicina pode ser considerada uma tecnologia ( que não exclui o fator habilidade pessoal que a aproxima da arte), aplicação das descobertas da ciência ( Biologia principalmente)com objetivo de curar/ minimizar sofrimento . O Direito estaria ,neste contexto , usando os materiais teóricos fornecidos pelas Ciências Sociais.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2008, 10:21:31 »

O Direito não é ciência de forma similar à Medicina , que também não é. No caso a Medicina pode ser considerada uma tecnologia ( que não exclui o fator habilidade pessoal que a aproxima da arte), aplicação das descobertas da ciência ( Biologia principalmente)com objetivo de curar/ minimizar sofrimento . O Direito estaria ,neste contexto , usando os materiais teóricos fornecidos pelas Ciências Sociais.
Gostei da sua explanação. Digo até que formou minha opinião! :ok:

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Julho de 2008, 11:27:22 »
Citação de: Oceanos
Pergunta: você acha a filosofia arte também?
Considero tudo o que depende de interpretação humana uma não-ciência. Na filosofia não se antevê resultados infalíveis e não se observa as mesmas conclusões por todos de forma empírica. Filosofia, desta forma, não é ciência. E respondendo a pergunta, sim, acho que a ela melhor se alinha à arte também.

Citação de: Oceanos
Outra pergunta: se você consegue definir o que é justo (tanto que está comparando com os resultados do direito) porque o direito não consegue?
Conceituar justiça num plano abstrato é fácil,o difícil é definí-la em situações concretas. A princípio diria que é justo tudo o que é de acordo com a lei; mas aí se excluiria a possibilidade, várias vezes observável, de o legislador errar e criar leis injustas. Justiça é algo altamente subjetivo, e não há consenso nem entre os operadores do Direito quanto a seu conceito; ao contrário, há opiniões em todos os sentidos.

Citação de: Dbohr
Mas quem sabe, no dia em que conseguirmos alterar as Leis Físicas a Ciência não vire Direito?
Poderia elaborar? Creio que as leis físicas são imutáveis, daí sua admiração por parte dos outros ramos do conhecimento.

Citação de: Copenhagen
Numa analogia, a lei evolui com a sociedade, tal qual cada animal evoluiu para seu habitat.
Numa analogia, a música evolui com a sociedade, tal qual cada animal evoluiu para seu habitat.

Verifique como a afirmação é verdadeira e serve para demonstrar ainda mais a proximidade do Direito com a arte.

Citação de: Amenemés 
Não entendi... ele não é. Sociologia é. Um dos aspectos da interação humana é a técnica do direito...
Se sociologia é ciência, e Direito faz parte dela, Direito faz parte de uma ciência.

Direito visualizado em conjunto com sociologia é ciência; Direito visualizado isoladamente não o é.

Não vejo o menor sentido nisso.

Citação de: SnowRaptor
Até Ministros do STF (Marco Aurélio), consideram Direito uma ciência. Mas creio que seja o desejo de se tomar decisões justas e imparciais que levam a estas conclusões.

Também não vejo mal nenhum em Direito não ser ciência; mas talvez alguns operadores do Direito achem que, se não for ciência, o Direito perderá alguns de seus méritos.

Citação de: Copenhagen 
Músicos estudam a sonoridade com seu próprio método.

Os esotéricos estudam seus misticismos com seus próprios métodos.

Os atores estudam seus papéis com seus próprios métodos.

A existência de objeto e método não induz à existência de uma ciência.

Citação de: Luiz Souto
O Direito estaria ,neste contexto , usando os materiais teóricos fornecidos pelas Ciências Sociais.
A classificação mais comum é a inserção do Direito no ramo das Ciências Sociais. Os instrumentos mais utilizados no Direito são a lógica, a razão, a dialética, a retórica, a oratória. Tais instrumentos não são exclusividade das Ciências Sociais.

Usa também a matemática, ao elaborar cálculos; a medicina quando realiza perícias médicas; a física, quando elabora laudos que demonstrarão o culpado pelo acidente etc.

Direito busca, tanto quanto possível, a utilização das verdades de todos os ramos do conhecimento, e os utiliza, tendo como paradigma principal a lei.

Desta forma, discordo que utiliza materiais teóricos apenas das Ciências Sociais.

Direito é método de composição de litígios, tendo a lei por paradigma, a justiça por ideal, e os demais ramos do conhecimento por auxiliares na consecução de seu objetivo. Como disse antes, de forma abstrata se obtém um bom conceito.

Mas, no caso concreto, é intrincada a necessidade de interpretação, valorando os argumentos e provas dados, daí se aproximar da arte.

*editado para dar crédito correto às citações.
« Última modificação: 24 de Julho de 2008, 11:36:41 por JUS EST ARS »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Julho de 2008, 11:30:55 »
Até Ministros do STF (Marco Aurélio), consideram Direito uma ciência. Mas creio que seja o desejo de se tomar decisões justas e imparciais que levam a estas conclusões.

Também não vejo mal nenhum em Direito não ser ciência; mas talvez alguns operadores do Direito achem que, se não for ciência, o Direito perderá alguns de seus méritos.

Esse é justamente o problema: a insistência das pessoas em acharem que pra algo ter credibilidade, deve ser ciência :P

Cuidado com as citações, não fui eu quem escreveu isso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 24 de Julho de 2008, 11:59:26 »
Não, se fosse ciência, nós ganharíamos mal. :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 24 de Julho de 2008, 12:08:40 »
Pronto, podem encerrar o tópico. Jaf venceu!!

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Julho de 2008, 14:45:06 »
Hum... Está certo que Direito não é Ciência, mas...

* Ambas exigem provas.
* Ambas têm Regras (Leis).
* Ambas têm métodos.
* Ambas podem ter provas corrompidas.
* Ambas podem ser manipuladas pela sociedade, grupo políticos ou ideológicos.

Fora o fato que ambas erram... (Afinal, humanos não são perfeitos, por mais inteligentes que sejam.)
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Julho de 2008, 15:03:04 »

Com essa sua definição, muita coisa também não seria ciência: Engenharia é um exemplo.

Medicina e Engenharia são ciências aplicadas. Elas diferem das ciências puras(Física, Biologia, etc) porque a pesquisa que fazem é visando uma aplicação prática imediata, um objetivo pragmático, ao contrário da Física e Biologia, que não estão restritas à essa aplicabilidade imediata, mas buscam primariamente o conhecimento por si mesmo.

As ciências puras são também chamadas de ciências básicas, pois é o conhecimento primariamente gerado nelas (sem objetivos práticos imediatos) que serve de base para as aplicações desenvolvidas pelas chamadas ciências aplicadas. A Engenharia aplica conhecimentos da Matemática, Física e Química; a Medicina aplica conhecimentos da Biologia e Química.   
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Julho de 2008, 16:51:32 »
Considero tudo o que depende de interpretação humana uma não-ciência. Na filosofia não se antevê resultados infalíveis e não se observa as mesmas conclusões por todos de forma empírica. Filosofia, desta forma, não é ciência. E respondendo a pergunta, sim, acho que a ela melhor se alinha à arte também.
O que é arte para você?

Por que você acha que a dicotomia é ciência x arte e não ciência x filosofia? :)

Conceituar justiça num plano abstrato é fácil,o difícil é definí-la em situações concretas. A princípio diria que é justo tudo o que é de acordo com a lei; mas aí se excluiria a possibilidade, várias vezes observável, de o legislador errar e criar leis injustas. Justiça é algo altamente subjetivo, e não há consenso nem entre os operadores do Direito quanto a seu conceito; ao contrário, há opiniões em todos os sentidos.
Então, se não há consenso, como você pode estar tão certo que o Direito nunca chegaria a decisões justas?

Minha opinião: direito não é ciência. Embora ele eventualmente use estudos científicos para se nortear, direito é estritamente uma área da filosofia. Não tem o rigor científico (e nem tem como ter!) e suas premissas são estritamente filosóficas (tanto que variam de sociedade para sociedade).

E como disse o Snow, isso não significa que o Direito é menos importante que a ciência. :)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #22 Online: 24 de Julho de 2008, 17:01:33 »
Filosofia não, sociologia talvez. Na verdade creio que ele não está contida em nenhuma, mas utiliza-se das duas.
Embora ele eventualmente use estudos científicos para se nortear, direito é estritamente uma área da filosofia. Não tem o rigor científico (e nem tem como ter!) e suas premissas são estritamente filosóficas (tanto que variam de sociedade para sociedade).

E como disse o Snow, isso não significa que o Direito é menos importante que a ciência. :)

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Julho de 2008, 17:35:44 »
Minha opinião: direito não é ciência. Embora ele eventualmente use estudos científicos para se nortear, direito é estritamente uma área da filosofia. Não tem o rigor científico (e nem tem como ter!) e suas premissas são estritamente filosóficas (tanto que variam de sociedade para sociedade).
Excelente resposta!  :)
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #24 Online: 31 de Julho de 2008, 10:18:59 »
Curtinha:
Ciências sociais são ciências humanas. Direito é "engenharia". Não te dá nenhuma teoria, nem te ajuda a entender, mas dá uso prático às descobertas de outras áreas.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!