O que é arte para você?
Por que você acha que a dicotomia é ciência x arte e não ciência x filosofia?
Filosofia não, sociologia talvez.
Pois então temos 3 possibilidades: Direito ser arte, filosofia ou sociologia.
Conceitos estabelecidos sobre as três palavras são necessárias para evitar discussões meramente terminológicas, como a que se observou aqui sobre "ciências aplicadas" e "tecnologia". Assim, o site
http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx define:
- Direito: conjunto de leis e disposições legais que regulam obrigatoriamente as relações da sociedade, quer do ponto de vista da sociedade, quer do ponto de vista das pessoas, quer do ponto de vista dos bens.
- Sociologia: ciência que estuda a constituição das sociedades humanas, a sua evolução e desenvolvimento.
- Arte: conjunto de preceitos ou regras para bem dizer ou fazer qualquer coisa.
- Filosofia: Gr. philosophía, amor ao saber. Ciência geral dos princípios e das causas.
Vou desconsider a nomeclatura ciência em alguns dos conceitos acima e me ater apenas à idéia central.
Parece estar bem estabelecido neste tópico que Direito não é ciência, razão pela qual nem será considerada a hipótese.
Creio não se tratar de sociologia. Esta retrata acontecimentos sociais passados, analisa os presentes e tenta prever os futuros. Ela relata a forma das pessoas interagirem maciçamente. Mas não se preocupa com punições e soluções de conflitos no plano concreto. Sociologia analisa os eventos no plano abstrato, as relações entre as pessoas, mas não presta soluções práticas.
Arte já foi debatida e estou prestes a mudar de opinião. Pode-se dizer que "um bom jurista utiliza do Direito para bem se aproximar da justiça", mas isto não esgota ou classifica o Direito. O bom jurista bem aplica o Direito no processo, sendo isto uma arte; o bom pintor bem aplica a tinta na tela, sendo isto uma arte. O Direito está para o jurista assim como a tinta está para o pintor. Em ambos casos, a arte é forma da aplicação, e não a definição dos instrumentos utilizados.
Resta a filosofia. Existem várias teorias no Direito, bastante filósoficas (Ex: crime é um fato típico, antijurídico, culpável. Ex2: negócio jurídico válido exige acordo de vontades, agentes capazes, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei. Ex3: democracia é o governo pelo povo e para o povo).
Há bastante alinhamento entre o conceito de filosofia e o Direito; mas quero crer que a filosofia, tal como concebo, se preocupa mais com a forma de compreender e se realcionar com a realidade.
Quero concluir que Direito é a filosofia aplicada na solução de litígios. Alguém discorda?
Minha opinião: direito não é ciência. Embora ele eventualmente use estudos científicos para se nortear, direito é estritamente uma área da filosofia. Não tem o rigor científico (e nem tem como ter!) e suas premissas são estritamente filosóficas (tanto que variam de sociedade para sociedade).
Acabo de concordar com você. Por favor, elabore no sentido de distinguir filosofia de ideologia.
Curtinha:
Ciências sociais são ciências humanas. Direito é "engenharia". Não te dá nenhuma teoria, nem te ajuda a entender, mas dá uso prático às descobertas de outras áreas.
Falha ao dizer que não ajuda a entender. O Direito faz deduções lógicas visando explicar a aplicação das leis e justiça no caso concreto.
Há ainda construções puramente jurídicas, como não transitar em algumas vias acima de 30km/h; ser proibido no Brasil a pena de morte e perpétua; a forma como se desenvolvem os atos dentro do processo; poderia listar inúmeras outras situações que só são compreendidas à luz do Direito.
Desculpem a ignorância, mas não seria mais correto perguntar se há ciência ou se é possível "fazer" ciência dentro do direito, em vez de perguntar se direito é ciência?
Direito efetivamente não faz ciência, na medida em que suas conclusões não resistem ao método científico.