Autor Tópico: MPF quer tirar fotos de 'advertência' de maços de cigarro  (Lida 4823 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
MPF quer tirar fotos de 'advertência' de maços de cigarro
« Online: 25 de Julho de 2008, 00:13:45 »
São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina entrou hoje com uma ação civil na Justiça contra a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para desobrigar os fabricantes de cigarro de utilizar imagens de "advertência" nos maços e em propagandas. Segundo o MPF, o procurador João Marques Brandão Neto alega que as fotos atingem o fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana.

Para Neto, as imagens trazem cenas chocantes e demonstram falta de respeito com todos. "Como a campanha foi estendida para além das embalagens de cigarro, ao entrar em qualquer lanchonete, loja de conveniência, restaurante ou bar, os cidadãos são aterrorizadas pela foto de um cadáver com o crânio rachado ou um feto morto dentro de um cinzeiro", afirma.

De acordo com o MPF, o procurador defende que não há qualquer comprovação de que a medida estimule as pessoas a parar de fumar. Afirma ainda que, como o uso do cigarro não é proibido, o Poder Público não pode encará-lo como atividade ilícita ou tratar os fumantes como se fossem inferiores. Na visão dele, há rigor contra o cigarro e permissividade com as bebidas alcoólicas, cujos riscos não estariam sendo alertados pela Anvisa.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2008/07/24/ult4469u28854.jhtm

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: MPF quer tirar fotos de 'advertência' de maços de cigarro
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2008, 00:21:28 »
Tomara que se concretize. Não sou fumante, mas não suporto essa demonização irracional do tabaco, que é moda atualmente.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2008, 00:53:49 »
Por que irracional? Faz mal e atrapalha os outros... É ótimo que se demonize para diminuir o consumo.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2008, 01:08:16 »
Acho que os grupos anti-tabagistas têm todo o direito de fazer as manifestações e propagandas que quiserem, apelarem para os exageros e falácias que quiserem, o problema é o estado tomar parte nesta demonização.

Uma coisa é deixar o consumidor ciente de que aquilo lhe faz mal, e avisos escritos sobre isso estão presentes e bem visíveis na embalagem do cigarro. Propagandas nem mesmo são permitidas (ou são bem restritas a certos ambientes).

Eu seria contra uma ilegalização do tabaco, mas acho que se o estado se sente no dever de demonizar e desestimular o consumo de determinado produto, o que ele deve é proibir totalmente este produto, colocá-lo lado a lado com outras drogas ilícitas. E desde que o tabaco seja legal, o estado não tem o dever de desestimular seu consumo, seu papel termina no momento em que deixa (= obriga a indústria a deixar) o consumidor ciente de que aquilo pode lhe causar algum mal. A partir daí o consumidor deve ser totalmente responsabilizado pelos males que adquire.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2008, 01:10:55 »
Sobre ser irracional, quem seria a favor da inclusão de fotos de obesos em situações de constrangimento ou de corações humanos entupidos de gordura em embalagens de alimentos gordurosos?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2008, 01:19:15 »
Bem, questão de ideologia. Você diz que o Estado não deve tentar desestimular um consumo, eu já não vejo problema nisso (na verdade, acho até imprescindível), desde que não seja ilegal.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2008, 01:21:18 »
Sobre ser irracional, quem seria a favor da inclusão de fotos de obesos em situações de constrangimento ou de corações humanos entupidos de gordura em embalagens de alimentos gordurosos?
Isso acontece com o cigarro? Eu ainda não entendi onde está o "constrangimento" das fotos (estou falando sério; não sei como a foto de alguém em estado terminal por causa do cigarro pode gerar constrangimento)...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2008, 01:29:42 »
Isso acontece com o cigarro? Eu ainda não entendi onde está o "constrangimento" das fotos (estou falando sério; não sei como a foto de alguém em estado terminal por causa do cigarro pode gerar constrangimento)...
Bom, realmente, de acordo com o que disse o procurador, e com o que se observa, essas imagens não são eficientes em "tocar" os fumantes.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2008, 01:36:36 »
Você está querendo dizer que não há constrangimento ou que as imagens não servem pra nada de útil?

(Eu perguntei sério do constrangimento; eu não estou perguntando para defender meu ponto de vista. Eu realmente estou sem entender onde há o constrangimento.)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2008, 01:53:55 »
Aparentemente, são ineficientes naquilo a que se propõem. Mas, como eu disse, não é esse o motivo de eu ser contra. Acho contraditório o estado colocar-se no dever de desestimular o consumo de um produto que ele próprio permite.

Agora quanto ao suposto constrangimento causado pelas imagens expostas a todo o público, este não é um fator relevante, ao menos na minha opinião. Talvez as imagens aborreçam os mais sensíveis, mas acho que a validade de uma política não deve levar em conta o constrangimento que ela pode causar.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2008, 02:18:17 »
Acho que os grupos anti-tabagistas têm todo o direito de fazer as manifestações e propagandas que quiserem, apelarem para os exageros e falácias que quiserem, o problema é o estado tomar parte nesta demonização.
Precisamente.
Perfeito. Corações entupidos ou dentes podres (mesma falácia do cigarro aliás) em embalagens de doces e refrigerantes. Ou melhor dizendo, cenas de homicídios sádicos, ou mutilações causadas pelo trânsito em embalagens de bebidas e vinhos?
Esqueci que quase todo mundo come chocolate ou bebe e por coinscidência ninguém vai defender uma medida dessas, para ver como o argumento de desestimularão do cigarro não passa de hipocrisia.
« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 02:48:31 por Ilovefoxes »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2008, 02:47:02 »
Aliás, Herf, gostei tanto da sua comparação, que resolvi fazer algumas imagens para demonstrar o que eu penso sobre o assunto:

Offline Herf

• Nível 37
  • *

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2008, 03:28:40 »

Por que "demonização"? O termo parece sugerir que haja algo de incorreto nas mensagens de advertência.

Uma coisa é deixar o consumidor ciente de que aquilo lhe faz mal, e avisos escritos sobre isso estão presentes e bem visíveis na embalagem do cigarro. Propagandas nem mesmo são permitidas (ou são bem restritas a certos ambientes).

"Demonização" então seria uma forma de conscientização mais eficiente do que meros textos informativos?

Eu seria contra uma ilegalização do tabaco, mas acho que se o estado se sente no dever de demonizar e desestimular o consumo de determinado produto, o que ele deve é proibir totalmente este produto, colocá-lo lado a lado com outras drogas ilícitas.

Acho que é muito provável, praticamente certo, que esse tipo de coisa geraria problemas diversos (mais um produto para o tráfico de drogas, e os problemas indiretos), isso se conseguisse ser aprovada para começar (lobby e etc, se não me engano o país até subsidia a produção de cigarro). Então o que resta como opção, se consideramos que deve haver um ministério da saúde e que seja função dele promover à saúde pública, é algo menos radical, mais exeqüível e talvez até mais eficiente.

E desde que o tabaco seja legal, o estado não tem o dever de desestimular seu consumo, seu papel termina no momento em que deixa (= obriga a indústria a deixar) o consumidor ciente de que aquilo pode lhe causar algum mal. A partir daí o consumidor deve ser totalmente responsabilizado pelos males que adquire.

O que você vê como problema parece ser essencialmente a forma pela qual o estado conscientiza o consumidor dos males do cigarro. Mais especificamente, texto e ilustrações em vez de só texto. Bem, acho que se o estado/MS tem o dever de promover a saúde, e textos acompanhados de ilustrações são mais eficientes como conscientização do que apenas texto, o estado ainda não está fazendo nada além do que você aceita que devesse fazer.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2008, 04:30:43 »
Acho que é muito provável, praticamente certo, que esse tipo de coisa geraria problemas diversos (mais um produto para o tráfico de drogas, e os problemas indiretos), isso se conseguisse ser aprovada para começar (lobby e etc, se não me engano o país até subsidia a produção de cigarro). Então o que resta como opção, se consideramos que deve haver um ministério da saúde e que seja função dele promover à saúde pública, é algo menos radical, mais exeqüível e talvez até mais eficiente.
Não vejo porque levar em consideração os problemas diversos citados na questão de definir se o cigarro deve ser legal ou ilegal.

O que deve ser levado em consideração na criação de uma lei que proiba um certo produto? A constatação de que sua existência viola os direitos individuais das pessoas e causa diversos danos à sociedade como um todo, ou a boa vontade das pessoas em aceitá-la? Se se chegar à conclusão de que o cigarro deve ser proibido e proibir o cigarro vai fazer com que se aumente a criminalidade (produção e comércio fora da lei), então a criminalidade conseqüente desta proibição é que deve ser combatida, e não aceitar passivamente o fato de que há pessoas que não estão dispostas a adotar condutas respeitosas aos direitos individuais (no caso, pessoas que continuariam a produzir e vender tabaco).

O que você vê como problema parece ser essencialmente a forma pela qual o estado conscientiza o consumidor dos males do cigarro. Mais especificamente, texto e ilustrações em vez de só texto. Bem, acho que se o estado/MS tem o dever de promover a saúde, e textos acompanhados de ilustrações são mais eficientes como conscientização do que apenas texto, o estado ainda não está fazendo nada além do que você aceita que devesse fazer.
Não, o que eu vejo de errado é a atitude de incentivo do estado mesmo. Não é difícil perceber a contradição que há em o estado agir desestimulando um produto que ele próprio permite.

Textos informativos são o suficiente para deixar o consumidor ciente dos males que corre, apenas isso. Acoplar ao texto uma imagem onde se vê um fumante broxando e sua mulher insatisfeita é, claramente, mais do que simplesmente informar. No caso da imagem do broxa, é um insulto ao cidadão que apenas está usufruindo do direito de consumir um produto permitido pelo estado.
« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 04:33:37 por Herf »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2008, 04:47:49 »
Por que "demonização"? O termo parece sugerir que haja algo de incorreto nas mensagens de advertência.
Às vezes, como o mendigo que nunca escovou os dentes e sai o texto "o cigarro causa problemas bucais". É um espantalho.

Mas na maioria das vezes é bastante exagerado, quer dizer, qual a diferença para os exageros das fotos que eu montei?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Julho de 2008, 06:05:41 »
O governo brasileiro "importou" essa idéia, colocar propagandas chocantes na embalagem do cigarro, da Inglaterra (se alguém puder confirmar isto para mim, agradeço). As fotos chocantes tem como objetivo impedir que o consumidor se vicie quando ainda é muito jovem; elas foram escolhidas por que causaram maior aversão quando mostradas a um grupo de 212 pessoas, entre 18 e 24 anos, fumantes e não fumantes. Ou seja, a propaganda não é apenas para o consumidor deixar de fumar mas, principalmente, para desestimular o jovem de começar. Por isso ela tem esse enfoque exagerado.

O motivo de diversos países lutarem contra o tabagismo é simples, eles tem em comum com o Brasil um sistema universal de saúde e, independente se este funciona ou existe alguma alternativa privada, o custo do tratamento das doenças que acometem os fumantes é oneroso para os cofres públicos destes países. Além disso existem estudos que demonstram que o fumante tem mais faltas ao trabalho do que um não fumante, se levarmos em conta um mesmo período de tempo.

Outras medidas já tomadas para desestimular o consumo do cigarro:
- altos impostos, que tem como consequência o alto preço do cigarro;
- é proibida a venda para menores de idade;
- é proibido exibir propagandas nos meios de comunicação, bem como o patrocínio a algumas atividades esportivas e culturais;
- a proibição do fumo em diversos locais, entre outras medidas.

Essas medidas fizeram com que o consumo per capita de cigarros no Brasil, no período compreendido entre os anos de 1989 e 2004, passasse de 34,8% para 22,4%, representando uma queda de mais de 30%.

É de mau gosto, ofende, é contraproducente desestimular o consumo de um produto que é permitido a fabricação e venda...  mas, pelo que parece, está funcionando.  :|

Em tempo: sou fumante, porém, me preocupa mais o risco de que minhas filhas venham a adquirir este vício (quem fuma sabe como é  :( ), do que algo possa acontecer à minha saúde.

« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 06:28:35 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #17 Online: 25 de Julho de 2008, 08:34:07 »
Essas medidas fizeram com que o consumo per capita de cigarros no Brasil, no período compreendido entre os anos de 1989 e 2004, passasse de 34,8% para 22,4%, representando uma queda de mais de 30%.
Realmente é notória a diminuição do número de fumantes, mas será que foram essas imagens? Creio ser esta uma tendência que independe de incentivos do governo. A própria população não fumante está excluindo a fumante.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #18 Online: 25 de Julho de 2008, 09:30:31 »
Não precisa mesmo dessas fotos. O negócio é subir ainda mais o IPI sobre cigarros e assim desestimular o consumo pelo bolso e pela mídia com a divulgação dos resultados trágicos que podem ocorrer.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 25 de Julho de 2008, 09:56:24 »
Não precisa mesmo dessas fotos. O negócio é subir ainda mais o IPI sobre cigarros e assim desestimular o consumo pelo bolso e pela mídia com a divulgação dos resultados trágicos que podem ocorrer.

Aqui o cigarro custa em torno de 3 dólares o maço, o governo planeja aumentar para 10 dólares.... muita gente pensando em parar......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #20 Online: 25 de Julho de 2008, 10:00:39 »

Aqui o cigarro custa em torno de 3 dólares o maço, o governo planeja aumentar para 10 dólares.... muita gente pensando em parar......
O problema de aumentar demais é o aparecimento de ilegais. Tem que ir com calma.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #21 Online: 25 de Julho de 2008, 10:07:41 »
Aqui não é o Japão...tem que levar em conta também que viciados fazem o impossível pra conseguir a substância que são viciados...inclusive...se o cigarro custasse bem caro...podiam deixar de comprar comida em casa... pagar a escola e etc...tem que impedir que as pessoas comecem a fumar...porque depois que vicia....a coisa complica...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 25 de Julho de 2008, 10:33:40 »
Aqui não é o Japão...tem que levar em conta também que viciados fazem o impossível pra conseguir a substância que são viciados...inclusive...se o cigarro custasse bem caro...podiam deixar de comprar comida em casa... pagar a escola e etc...tem que impedir que as pessoas comecem a fumar...porque depois que vicia....a coisa complica...

nama melhor para evitar o vicio que o tornando financeiramente proibitivo.

Porque será que não tem muitos viciados em charuto cubano?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Julho de 2008, 10:38:51 »

Então vamos combater o alcoolismo tornando as latinhas de cerveja a 10 reais, garrafas de cachaça (mesmo as mais vagabundas de plástico) a 20 reais, etc...

Aumentar o preço pode aparentemente resolver o problema, mas não o elimina.

colocando maços de cigarro a 10 reais, o cigarro vai voltar ao status que tinhas a décadas atrás, sendo demonstração de status. Quem quer esbanjar vai fumar pra mostrar que pode comprar cigarro.
Além das questões de falsificação e importação ilegais.
« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 10:42:00 por Diego »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 25 de Julho de 2008, 10:49:05 »

Então vamos combater o alcoolismo tornando as latinhas de cerveja a 10 reais, garrafas de cachaça (mesmo as mais vagabundas de plástico) a 20 reais, etc...

Aumentar o preço pode aparentemente resolver o problema, mas não o elimina.

colocando maços de cigarro a 10 reais, o cigarro vai voltar ao status que tinhas a décadas atrás, sendo demonstração de status. Quem quer esbanjar vai fumar pra mostrar que pode comprar cigarro.
Além das questões de falsificação e importação ilegais.

Se só quem tiver grana pra esbanjar puder fumar, ótimo, eles são minoria e pagam plano de saúde particular.

Quanto a falsificação e contrabando, isso é caso de polícia, esses atos já são crime, que se cumpra a lei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!