O governo brasileiro "importou" essa idéia, colocar propagandas chocantes na embalagem do cigarro, da Inglaterra (se alguém puder confirmar isto para mim, agradeço). As fotos chocantes tem como objetivo impedir que o consumidor se vicie quando ainda é muito jovem; elas foram escolhidas por que causaram maior aversão quando mostradas a um grupo de 212 pessoas, entre 18 e 24 anos, fumantes e não fumantes. Ou seja, a propaganda não é apenas para o consumidor deixar de fumar mas, principalmente, para desestimular o jovem de começar. Por isso ela tem esse enfoque exagerado.
O motivo de diversos países lutarem contra o tabagismo é simples, eles tem em comum com o Brasil um sistema universal de saúde e, independente se este funciona ou existe alguma alternativa privada, o custo do tratamento das doenças que acometem os fumantes é oneroso para os cofres públicos destes países. Além disso existem estudos que demonstram que o fumante tem mais faltas ao trabalho do que um não fumante, se levarmos em conta um mesmo período de tempo.
Outras medidas já tomadas para desestimular o consumo do cigarro:
- altos impostos, que tem como consequência o alto preço do cigarro;
- é proibida a venda para menores de idade;
- é proibido exibir propagandas nos meios de comunicação, bem como o patrocínio a algumas atividades esportivas e culturais;
- a proibição do fumo em diversos locais, entre outras medidas.
Essas medidas fizeram com que o consumo per capita de cigarros no Brasil, no período compreendido entre os anos de 1989 e 2004, passasse de 34,8% para 22,4%, representando uma queda de mais de 30%.
É de mau gosto, ofende, é contraproducente desestimular o consumo de um produto que é permitido a fabricação e venda... mas, pelo que parece, está funcionando.

Em tempo: sou fumante, porém, me preocupa mais o risco de que minhas filhas venham a adquirir este vício (quem fuma sabe como é

), do que algo possa acontecer à minha saúde.