Autor Tópico: MPF quer tirar fotos de 'advertência' de maços de cigarro  (Lida 4824 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: MPF quer tirar fotos de 'advertência' de maços de cigarro
« Resposta #25 Online: 25 de Julho de 2008, 10:54:24 »

Se só quem tiver grana pra esbanjar puder fumar, ótimo, eles são minoria e pagam plano de saúde particular.

Quanto a falsificação e contrabando, isso é caso de polícia, esses atos já são crime, que se cumpra a lei.

As coisas não funcionam assim.
Não é porque alguns não concordam que deve-se proibir ou restringir o acesso ao produto.
O governo não deve em nenhum momento restringir as liberdades individuais da população.

Hoje é o cigarro, amanha são as bebidas alccólicas, depois de amanhã oq será que irão restringir o acesso?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #26 Online: 25 de Julho de 2008, 11:01:09 »
Então pra que tanto caso?Libera o fumo e põe umas letrinhas miudas na caixa, quem quiser fumar que fume.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Julho de 2008, 12:02:45 »
Então pra que tanto caso?Libera o fumo e põe umas letrinhas miudas na caixa, quem quiser fumar que fume.

É basicamente assim que funciona hoje e estão querendo mudar.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 25 de Julho de 2008, 14:31:06 »
Essas medidas fizeram com que o consumo per capita de cigarros no Brasil, no período compreendido entre os anos de 1989 e 2004, passasse de 34,8% para 22,4%, representando uma queda de mais de 30%.
Realmente é notória a diminuição do número de fumantes, mas será que foram essas imagens? Creio ser esta uma tendência que independe de incentivos do governo. A própria população não fumante está excluindo a fumante.

A campanha contra o tabagismo usa diversos métodos para desestimular o consumo do cigarro, a eficácia que ela pretende alcançar leva em consideração diversos fatores, fazendo com que, dependendo das estatísticas sobre os fumantes, seja dado ênfase maior num tipo de propaganda.
No caso específico das fotos, eles querem desestimular o consumo entre os mais jovens, parcela da população que apresentou uma queda menor no número de fumantes.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #29 Online: 25 de Julho de 2008, 14:57:31 »
Agora que me veio a dúvida, eu nunca fumei, alguém saberia se cigarro pode causar efeitos semelhantes aos do álcool? Tipo perda momentânea dos sentidos e etc. Alguém saberia?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Julho de 2008, 15:07:30 »
Agora que me veio a dúvida, eu nunca fumei, alguém saberia se cigarro pode causar efeitos semelhantes aos do álcool? Tipo perda momentânea dos sentidos e etc. Alguém saberia?

Não. O cigarro tem um efeito diferente do álcool no organismo. A nicotina age primeiro com um estimulante e depois tem um efeito tranquilizante.
Alfred E. Newman

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #31 Online: 25 de Julho de 2008, 15:23:01 »

Não. O cigarro tem um efeito diferente do álcool no organismo. A nicotina age primeiro com um estimulante e depois tem um efeito tranquilizante.

Esse efeito estimulante pode também atrapalhar no trânsito? Como por exemplo deixar a pessoa nervosa?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 25 de Julho de 2008, 15:24:12 »
Pelo contrário.
eu pelo menos, fico muito mais tranquilo no transito se estou fumando ao dirigir.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #33 Online: 25 de Julho de 2008, 15:26:00 »
De boa então. Achei que pudesse causar algum problema na direção.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Julho de 2008, 15:30:59 »

Esse efeito estimulante pode também atrapalhar no trânsito? Como por exemplo deixar a pessoa nervosa?

Não. É algo similar a beber um copo de café.
Alfred E. Newman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Julho de 2008, 15:38:24 »
Acho que é muito provável, praticamente certo, que esse tipo de coisa geraria problemas diversos (mais um produto para o tráfico de drogas, e os problemas indiretos), isso se conseguisse ser aprovada para começar (lobby e etc, se não me engano o país até subsidia a produção de cigarro). Então o que resta como opção, se consideramos que deve haver um ministério da saúde e que seja função dele promover à saúde pública, é algo menos radical, mais exeqüível e talvez até mais eficiente.
Não vejo porque levar em consideração os problemas diversos citados na questão de definir se o cigarro deve ser legal ou ilegal.

Pragmatismo.

O que deve ser levado em consideração na criação de uma lei que proiba um certo produto? A constatação de que sua existência viola os direitos individuais das pessoas e causa diversos danos à sociedade como um todo, ou a boa vontade das pessoas em aceitá-la? Se se chegar à conclusão de que o cigarro deve ser proibido e proibir o cigarro vai fazer com que se aumente a criminalidade (produção e comércio fora da lei), então a criminalidade conseqüente desta proibição é que deve ser combatida, e não aceitar passivamente o fato de que há pessoas que não estão dispostas a adotar condutas respeitosas aos direitos individuais (no caso, pessoas que continuariam a produzir e vender tabaco).

Talvez de um ponto de vista mais idealista, e que também não considerasse como ideal a liberdade de fumar, isso fosse o mais adequado. De um ponto de vista menos idealista e mais realista (e possivelmente tendo ao mesmo tempo como ideal a aceitação de maior liberdade individual) já seria mais adequado alguma coisa nas linhas do que já é posto em prática hoje. Eu pessoalmente acho melhor maximizar os resultados práticos do que penar apenas para se ter leis idealistas, mesmo que essas pudessem ser consideradas algumas vezes mais coerentes.

O que você vê como problema parece ser essencialmente a forma pela qual o estado conscientiza o consumidor dos males do cigarro. Mais especificamente, texto e ilustrações em vez de só texto. Bem, acho que se o estado/MS tem o dever de promover a saúde, e textos acompanhados de ilustrações são mais eficientes como conscientização do que apenas texto, o estado ainda não está fazendo nada além do que você aceita que devesse fazer.
Não, o que eu vejo de errado é a atitude de incentivo do estado mesmo. Não é difícil perceber a contradição que há em o estado agir desestimulando um produto que ele próprio permite.

Textos informativos são o suficiente para deixar o consumidor ciente dos males que corre, apenas isso. Acoplar ao texto uma imagem onde se vê um fumante broxando e sua mulher insatisfeita é, claramente, mais do que simplesmente informar. No caso da imagem do broxa, é um insulto ao cidadão que apenas está usufruindo do direito de consumir um produto permitido pelo estado.

É suficiente para quê? Talvez seja suficiente de um ponto de vista legal, como talvez fosse uma pequeníssima linha de texto, naquele adesivo do lacre do cigarro já fosse o suficiente para deixar o consumidor ciente, em termos legais. Mas se o objetivo é mais do que obrigar um "disclaimer" do produtor de cigarros, acho que é perfeitamente aceitável que se tenha mensagens mais efetivas, mesmo que possam ser consideradas "mais do que informação" (o que é bem subjetivo: geralmente não se considera que uma revista ou qualquer outra publicação que tenha ilustrações além de texto, tenha "mais do que informação"). Contanto que esse "mais do que informação" não inclua mentiras, o que não é o caso.

Por exemplo, para analfabetos, funcionais ou completos, a mensagem meramente textual era provavelmente inócua. Com ilustrações, no mínimo essa parte da população também é alertada, sem falar que possivelmente é mais efetiva para a população em geral.

Quanto a isso de "contradição do estado", considero uma visão muito estrita da realidade ou exigência muito ferrenha de um tipo de "elegância" legal no sentido matemático. As coisas não precisam ser tão simples e binárias; se o cigarro faz mal a saúde, e deve haver um MS, ao mesmo tempo em que é um produto amplamente aceito e com uma indústria bem estabelecida, não acho que essas políticas sejam contraditórias, pelo contrário, são as que melhor cumprem as obrigações do estado.

Essas medidas fizeram com que o consumo per capita de cigarros no Brasil, no período compreendido entre os anos de 1989 e 2004, passasse de 34,8% para 22,4%, representando uma queda de mais de 30%.
Realmente é notória a diminuição do número de fumantes, mas será que foram essas imagens? Creio ser esta uma tendência que independe de incentivos do governo. A própria população não fumante está excluindo a fumante.

Bem, segundo relatórios da ONU, o fumo está aumentando nos países de terceiro mundo. Isso está longe de ser uma análise de regressão parcial, mas se essa é uma das diferenças entre o Brasil e os demais terceiro-mundistas, então talvez essa forma de conscientização seja mesmo efetiva.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Julho de 2008, 15:50:58 »

Não. É algo similar a beber um copo de café.

Na verdade o problema do cigarro nesse tipo de situação é a abstinência. Os fumantes dirigem melhor sob efeito de nicotina do que sem ela. Dependendo do tipo de tragada o cigarro pode ser meio "sedativo", o que não deve ser bom para dirigir, mas não sei se há estudos sobre isso e o desempenho em testes de direção.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #37 Online: 25 de Julho de 2008, 16:07:31 »
Sobre dirigir e fumar:

Eu sou estressado no transito por natureza...
ficou puto muito fácil.

Quando estou fumando dirijo mais tranquilo, não tenho (tanta) vontade de passar por cima do FDP andando a 60km/h onde não tem radar.
Não quero atropelar os motoqueiros que saem costurando o transito.

Falando nisso, estou sem fumar a uns 10 dias... resolvi dar um tempo.
mas to com vontade de fumar um cigarro mais leve (estava fumando o lucky strike de filtro vermelho, que é mais forte que o marlboro vermelho)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #38 Online: 25 de Julho de 2008, 16:15:00 »
nama melhor para evitar o vicio que o tornando financeiramente proibitivo.

Porque será que não tem muitos viciados em charuto cubano?
O charuto cubano é caro por natureza, é caro em sua origem. O cigarro só seria caro porque o governo está cobrando imposto ou coisa parecida. Isso só abriria portas para o comércio ilegal.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #39 Online: 25 de Julho de 2008, 16:44:30 »
Talvez de um ponto de vista mais idealista, e que também não considerasse como ideal a liberdade de fumar, isso fosse o mais adequado. De um ponto de vista menos idealista e mais realista (e possivelmente tendo ao mesmo tempo como ideal a aceitação de maior liberdade individual) já seria mais adequado alguma coisa nas linhas do que já é posto em prática hoje. Eu pessoalmente acho melhor maximizar os resultados práticos do que penar apenas para se ter leis idealistas, mesmo que essas pudessem ser consideradas algumas vezes mais coerentes.
Está havendo uma confusão: qual é o "resultado prático" visado pelo estado? O estado deve atuar impedindo condutas anti-sociais, não? Pelo menos esta é a premissa de que parto. Um estado que atua em direção a este objetivo está sendo prático.

Constata-se que determinada prática é de caráter anti-social, que ela viola de alguma forma os direitos dos indivíduos e é prejudicial à sociedade. Um estado pragmático vai proibi-la e combater os que desacatem esta proibição. Um estado que não atua de acordo com aquela premissa vai privilegiar o interesses dos empresários que lucram com aquela atividade anti-social só porque pagam impostos e geram empregos, e vai aceitar de forma deprimente a atitude de certas pessoas não estão dispostas a respeitar a lei, em vez de combatê-las, como se uma prática que viola os direitos das pessoas fosse menos inaceitável só porque é difundida na sociedade.

No que se refere às políticas adotadas por um estado, a dicotomia entre pragmatismo e idealismo não existe. Coerência nas leis é um dos requisitos do estado de direito.

Mas se o objetivo é mais do que obrigar um "disclaimer" do produtor de cigarros, acho que é perfeitamente aceitável que se tenha mensagens mais efetivas, mesmo que possam ser consideradas "mais do que informação"
Sim, se o objetivo for mais do que simplesmente informar, então eu concordaria que pudesse haver todo tipo de apelação. Mas, como já disse, minha posição não é essa.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 25 de Julho de 2008, 16:56:27 »
Olha, a minha maior birra com o cigarro eh a questao de ser fumante passivo. Eu sequer de estar perto de alguem fumando comeco a sufocar. Simplesmente nao consigo respirar a fumaca. Nao fosse isso, que os fumantes que fiquem a vontade, nao tenho nada haver com isso.

Relacionando com a bebida: Se alguem toma um porre do meu lado, eu nao nescessariamente terei bebido tambem. Se alguem fuma do meu lado, a menos que eu esteja usando uma mascara de gas, acabarei tendo fumado por tabela.
"The patient refused an autopsy."

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #41 Online: 25 de Julho de 2008, 19:18:10 »

E cocaína? Cocaína é uma droga cara...porque será que existem tantos viciados em cocaína apesar dela ser cara? Tem que evitar que as pessoas "provem"... o cigarro... as drogas....e etc... porque depois que vicia...mesmo que o cigarro custe 100 reais... a pessoa vai fazer o impossivel pra comprar...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #42 Online: 25 de Julho de 2008, 20:04:52 »

E cocaína? Cocaína é uma droga cara...porque será que existem tantos viciados em cocaína apesar dela ser cara? Tem que evitar que as pessoas "provem"... o cigarro... as drogas....e etc... porque depois que vicia...mesmo que o cigarro custe 100 reais... a pessoa vai fazer o impossivel pra comprar...

Mas os usuários de cocaína são menos numerosos mesmo. E cocaína não é algo tãããão caro. A grama custa entre R$10 e R$30, de acordo com a qualidade. Com 5gr um usuário recreativo se diverte razoavelmente. Droga cara mesmo é Ecstasy. LSD também não é barato. Uma dose fica entre R$15 e R$40. Mas LSD é absurdamente difícil de apreender.

Pelo contrário.
eu pelo menos, fico muito mais tranquilo no transito se estou fumando ao dirigir.

Enquanto dirige só com uma das mãos? :hein:

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #43 Online: 25 de Julho de 2008, 20:08:08 »

Mas os usuários de cocaína são menos numerosos mesmo. E cocaína não é algo tãããão caro. A grama custa entre R$10 e R$30, de acordo com a qualidade. Com 5gr um usuário recreativo se diverte razoavelmente. Droga cara mesmo é Ecstasy. LSD também não é barato. Uma dose fica entre R$15 e R$40. Mas LSD é absurdamente difícil de apreender.
Nao fosse policial, isso tinha TANTO material pra piada...  :'(  :chorao: :histeria:
"The patient refused an autopsy."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #44 Online: 25 de Julho de 2008, 20:09:12 »
Só informando... :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #45 Online: 25 de Julho de 2008, 20:49:15 »
E mesmo assim tem muita gente viciada em cocaína...e o cigarro custa 2 reais o maço com 20 cigarros... O que eu to dizendo é que não importa o preço do cigarro... as pessoas vão continuar comprando...porque são viciadas...mesmo que o cigarro custe caro... aí o pai de família...viciado em cigarro... vai deixar de comprar outras coisas...pra comprar cigarro....

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #46 Online: 25 de Julho de 2008, 23:49:14 »
E mesmo assim tem muita gente viciada em cocaína...e o cigarro custa 2 reais o maço com 20 cigarros... O que eu to dizendo é que não importa o preço do cigarro... as pessoas vão continuar comprando...porque são viciadas...mesmo que o cigarro custe caro... aí o pai de família...viciado em cigarro... vai deixar de comprar outras coisas...pra comprar cigarro....

E ai?Então vamos baixar o preço da cocaina pro pai de família viciado não deixar de comprar outras coisas e manter o vício.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #47 Online: 26 de Julho de 2008, 00:00:18 »

E ai?Então vamos baixar o preço da cocaina pro pai de família viciado não deixar de comprar outras coisas e manter o vício.
Cocaína já é ilegal, demonizada, e quem usa é: "ai meu deus, drogado! :what: "... Já o cigarro é legalizado, dá pra comprar facilmente, e tinha até comercial, aparecia em filmes, era simbolo de status e etc...E agora que meio brasil é viciado em cigarro... aumentar o preço é criar outro problema...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #48 Online: 26 de Julho de 2008, 00:18:58 »

Cocaína já é ilegal, demonizada, e quem usa é: "ai meu deus, drogado! :what: "... Já o cigarro é legalizado, dá pra comprar facilmente, e tinha até comercial, aparecia em filmes, era simbolo de status e etc...E agora que meio brasil é viciado em cigarro... aumentar o preço é criar outro problema...

O problema é que só no Brasil se percebe esse novo problema a ser criado, em outros países essas iniciativas de inibição funcionam .Qual o problema ai nessa história?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #49 Online: 26 de Julho de 2008, 00:33:53 »
O problema é que só no Brasil se percebe esse novo problema a ser criado, em outros países essas iniciativas de inibição funcionam .Qual o problema ai nessa história?
Ficar aumentando impostos sobre o cigarro não vai provocar o milagre de fazer as pessoas pararem de fumar... Fazer campanhas contra o cigarro... seja com essas fotos horriveis de advertência...tem um efeito melhor que aumentar o preço...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!