Autor Tópico: Duvidas sobre matematica  (Lida 3994 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Duvidas sobre matematica
« Online: 30 de Julho de 2008, 10:00:21 »
1
Os matematicos sabem que as raizes n-ésimas (com n-ésimos pares, raiz quadrada, quarta, etc) de numeros negativos dão números imaginários, representados por i.

Ora, deve ter havido uma época na história da matemática em que o resultado de tais raízes era considerado como indeterminado, penso eu.

Quem fez Calculo sabe que expressões do tipo n/0, 0^0, 0^infinito e muitas outras sao indeterminadas.

Então vem a pergunta: Os matemáticos provaram que os resultados destas expressões são mesmo indeterminados ou posso supor que nosso conhecimento delas está no mesmo nível do conhecimento dos matemáticos de outrora quanto a possibilidade da raiz quadrada de um numero negativo poder ser expressa?

2
Acho que todos ou a maioria já ouviu falar em números inteiros, racionais, reais e imaginários e que cada conjunto inclui o antecedente:
N C Q C R C I  "C" = "esta contido em". Não é assim, ou estou errado?

Vem a pergunta: Existe algum outro tipo de números alem dos reais e imaginários? O que os matemáticos chamam de "Quatérnions" seriam números deste tipo ou apenas um subconjunto dos imaginários?

3
Os matemáticos podem manipular quantas dimensões quiserem e não apenas com números inteiros como tambem com números fracionarios (geometrica fractal). Existiria uma matemática para 0, infinito, i ou -543 dimensões?

4
A matemática se baseia em alguma lógica?
Alguem poderia conceber uma matemática construída a partir dos postulados de outras formas "não-ortodoxas" de lógica, tais como a lógica fuzzy ou a lógica paraconsistente?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Duvidas sobre matematica
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2008, 10:42:38 »
Não sou matemático, mas vou tentar responder algumas das suas perguntas:

1 - Até onde sei, o problema com a divisão por zero é que não se conseguiu até agora montar um conjunto numérico que obedeça certas propriedades algébricas de outros conjuntos. Por exemplo, você pode definir o número ζ (zeta) como sendo resultado de 1/0; e definir n/0 (n pertencendo aos reais) como nζ. Mas então, como definir 1/ζ? Se 1/0 = ζ, então 0/1 = 1/ζ = 0, o que é incorreto. E continuaríamos com indefinições do tipo 0/0.

Outras tentativas devem ter sido feitas, mas não ouvi falar de nenhuma com sucesso até hoje. Eu mesmo tentei algumas vezes :-) Só não sei se foi provado que é impossível.

2 - Quaternions são uma extensão não-comutativa dos Complexos. Não contém o conjunto Complexo, portanto; mas extendem o conceito destes para espaços tridimensionais. E são muito divertidos :-)

Agora, os matemáticos adoram brincar com coisas do tipo Números Hipercomplexos, Números Surreais, Campos Fechados, Anéis, etc. Eu não faço a menor idéia do que essas coisas sejam, a não ser que são lances bem abstratos...

3 - Dê uma olhada no conceito de Dimensão Topológica. Tem o que você está procurando, inclusive (acho eu), dimensão zero e negativa. Imaginária eu nunca ouvi falar, mas vai saber o que os matemáticos inventam!

4 - Você pode brincar de construir a Matemática que quiser a partir dos postulados que preferir. Se eles vão ser consistentes ou não é outra história. Não sei como uma Matemática construída a partir da lógica Paraconsistente pareceria. Sei que a lógica fuzzy (ou seria a Paraconsistente?) está sendo utilizada para tentar construir Inteligências Artificiais melhores, mas não faço idéia de como o campo está desenvolvido.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2008, 13:37:55 »
Então vem a pergunta: Os matemáticos provaram que os resultados destas expressões são mesmo indeterminados ou posso supor que nosso conhecimento delas está no mesmo nível do conhecimento dos matemáticos de outrora quanto a possibilidade da raiz quadrada de um numero negativo poder ser expressa?

Lembre-se que a matemática é um sistema construído. Então, se algo é indeterminado, bastaria propor uma matemática em que ele não é indeterminado. O problema, como o DBohr comentou, é que não dá pra fazer uma álgebra em que a divisão por zero esteja determinada que seja consistente com a álgebra usual.

Além disso, definições não precisam (nem devem) ser provadas. Basta que sejam úteis. Então: definir a divisão por zero é útil? Que tipo de problemas essa definição resolveria de maneira mais simples que outras soluções? Não me lembro de nenhum caso em que seja um problema dividir por zero.

E quando falo em dividir por zero, me refiro a dividir por exatamente zero, não por um número muito pequeno, já que isso é algo corriqueiro.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Caio Gomes

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2008, 13:49:55 »
1 Não existe nenhum problema em definir divisão com zero. Mas o conjunto com essa operação é um conjunto bobo.
Nesse conjunto a propriedade de 'cortar' (xy=xz ==> y=z) não é definida.

2) Existem os quaternions, os octnions e os sedenions  (que acho que são us ultimos onde uma multiplicação do modo que conhecemos pode ser definida de forma fechada). Esses, e outros tipos de extensões são os números hipercomplexos.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2008, 09:10:57 »
Grato a todos pelas respostas

...
2) Existem os quaternions, os octnions e os sedenions  (que acho que são us ultimos onde uma multiplicação do modo que conhecemos pode ser definida de forma fechada). Esses, e outros tipos de extensões são os números hipercomplexos.

Gostaria de um esclarecimento na resposta acima:

Por definir multiplicacao de forma fechada voce quer dizer que a multiplicacao envolvendo quaisquer membros no conjunto dara outro membro no mesmo conjunto e nao fora dele, contrario ao caso da divisao de inteiros em relacao ao conjunto dos inteiros ( 1/2 nao e inteiro, 1 e 2 sao inteiros )?

Mas a multiplicacao ja nao seria fechada no conjunto dos numeros reais?
Ou poderia dizer que nao porque pi * (-2)^0.5 nao e real, mas (-2)^0.5 ja nao e real para inicio de conversa e a mim, leigo que sou, a multiplicacao de qualquer racional por qualquer racional, irracional por irracional e racional por irracional da um numero real ou nao?

Aproveito a deixa para fazer outra pergunta:

O que da (-i)^(1/2n) ?

(-m)^(1/2n) = i^(1/2n) * m^(1/2n)  é assim que resolve?

se (-1)^0.5 é i ( ou +- i )?
entao posso dizer que (-i)^0.5 = (-1)^0.5 * i^0.5 = i^1.5 ?
« Última modificação: 03 de Agosto de 2008, 09:22:22 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2008, 10:30:41 »
Você quer dizer:

%5Csqrt%7B-i%5E%7B%5Cfrac%7B1%7D%7Bn%7D%7D%7D

ou alguma outra coisa? Não ficou muito claro para mim.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2008, 11:06:00 »
Você quer dizer:

%5Csqrt%7B-i%5E%7B%5Cfrac%7B1%7D%7Bn%7D%7D%7D

ou alguma outra coisa? Não ficou muito claro para mim.

Quero dizer: 'Uma raiz n-ésima de -i, com n-esima = numero par', dai a usar 2n, que como os matematicos representam genericamente qualquer numero par,
raiz quadrada de -i, raiz quarta de -i e dai em diante.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2008, 11:14:16 »
Esclarecendo um ponto bem específico:

(...)

Mas a multiplicacao ja nao seria fechada no conjunto dos numeros reais?
Ou poderia dizer que nao porque pi * (-2)^0.5 nao e real, mas (-2)^0.5 ja nao e real para inicio de conversa

Precisamente, trata-se de uma multiplicação de um número real por um número imaginário.  O resultado, portanto, é outro número imaginário e não um número real. 

Esse exemplo não diz nada sobre a multiplicação de números reais, porque não é uma multiplicação de números reais.

e a mim, leigo que sou, a multiplicacao de qualquer racional por qualquer racional, irracional por irracional e racional por irracional da um numero real ou nao?

Certo.  Multiplicação de racionais resulta em racional, multiplicação de irracionais resulta em irracional (ou racional) e multiplicação de racional por irracional resulta em irracional.

Como tanto racionais quanto irracionais são subconjuntos dos números reais, em todos os três casos o resultado é também um número real.

Aproveito a deixa para fazer outra pergunta:

Se você tiver oportunidade, procure aprender algo sobre notação LaTeX e tire proveito do suporte que este fórum tem para essa notação (como fez o Dbohr).  Pode ajudar muito na clareza :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2008, 13:10:57 »
Quero dizer: 'Uma raiz n-ésima de -i, com n-esima = numero par', dai a usar 2n, que como os matematicos representam genericamente qualquer numero par,

Bom, para resolver isso, é necessário utilizar a notação de argumento/fase. Além disso, em %5Cmathbb%7BC%7D uma raiz n-éssima tem n raizes. Portanto, para o caso específico de números pares:

%5Csqrt%5B2n%5D%7B-i%7D+%3D+e%5E%7B-i%5Cfrac%7B%5Cpi%7D%7B2n%7D%7D+%5C%3A+%2B+%5C%3A+e%5E%7Bki%5Cfrac%7B%5Cpi%7D%7Bn%7D%7D+%5C%3B+%5Cmid+%5C%3B+k+%3D+0...2n-1
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2008, 18:47:05 »

Bom, para resolver isso, é necessário utilizar a notação de argumento/fase. Além disso, em %5Cmathbb%7BC%7D uma raiz n-éssima tem n raizes. Portanto, para o caso específico de números pares:

%5Csqrt%5B2n%5D%7B-i%7D+%3D+e%5E%7B-i%5Cfrac%7B%5Cpi%7D%7B2n%7D%7D+%5C%3A+%2B+%5C%3A+e%5E%7Bki%5Cfrac%7B%5Cpi%7D%7Bn%7D%7D+%5C%3B+%5Cmid+%5C%3B+k+%3D+0...2n-1

Ih, passei bem longe.
Isto e o que dar por o bedelho em assuntos de que nao se conhece nada.
Um dia chego la.

Valeu a resposta (e as sugestoes de usar o TeX)!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #10 Online: 19 de Setembro de 2010, 13:19:07 »
Vou usar esse tópico para não precisar criar outro só para isso. Sou péssimo em matemática, então seria legal que colocassem todo o desenvolvimento para resolver as questões e não só as respostas :P

1) Em uma caixa há 4 balas de mel, 3 balas de tamarindo e 3 balas de uva. Duas balas serão retiradas aleatoriamente dessa caixa, sucessivamente e sem reposição. Qual a probabilidade de que, pelo menos, uma das balas seja de mel?

2) A sequência numérica (6, 10, 14, ... , 274, 278, 282) tem 70 números, dos quais apenas os três primeiros e os três últimos estão representados. Qualquer número dessa sequência, excetuando-se o primeiro, é igual ao termo que o antecede mais 4. A soma desses 70 números é?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2010, 15:07:46 »
1) Em uma caixa há 4 balas de mel, 3 balas de tamarindo e 3 balas de uva. Duas balas serão retiradas aleatoriamente dessa caixa, sucessivamente e sem reposição. Qual a probabilidade de que, pelo menos, uma das balas seja de mel?

Nessa caixa existem dois tipos de balas: 4 de mel e 6 de não-mel e são feitos dois sorteios: o da primeira bala e o da segunda bala.

Existem 4 possibilidades, vamos chamar as balas de mel de 1 e as balas de não-mel de 0:
  • 0 1
  • 1 0
  • 1 1
  • 0 0

Qualquer um dos três primeiros casos nos interessa, então podemos somar a probabilidade de todos eles, ou então pegar 100% menos a probabilidade do último. Vamos fazer isso:

No sorteio da primeira bala tem 60% de chance de se tirar uma bala de não-mel.

Supondo que uma bala de não-mel já foi sorteada, vamos calcular a probabildiade de sortear outra bala de não-mel: já que uma bala de não-mel já foi sorteada, temos restantes 4 balas de mel e 5 balas de não-mel. Então a chance de tirar uma bala de não-mel é de 5/4.

Agora, precisamos combinar as duas possibilidades. Como queremos que a primeira bala seja de não-mel E a segunda seja de não-mel, devemos multiplicar as duas probabilidades. Lembre-se: E significa multiplicaçào e ou significa soma.

Então temos 60% * 5/9 = 1/3. Só que essa é a probabilidade do único caso que não nos interessa. Então precisamos pegar o total e subtrair esse caso: não A significa 1 menos a probabildiade de A.

Resultado: 2/3.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2010, 16:03:02 »
Valeu, Snow! Só uma dúvida:

60% * 5/9 = 1/3

Comofas? :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Setembro de 2010, 16:13:09 »
60% = 0.6
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:Duvidas sobre matematica
« Resposta #15 Online: 28 de Janeiro de 2015, 23:39:15 »
Inventei de estudar Matlab. Dai que eu tava essa parte aqui sobre coordenadas polares:

"In the rectangular representation the number a+ib represents a point in the xy
plane. The number’s real part a is the x coordinate of the point, and the imaginary
part b is the y coordinate. The polar representation uses the distance M of the
point from the origin, which is the length of the hypotenuse, and the angle the
hypotenuse makes with the positive real axis."

Coordenadas polares eu manjo de boa, o que eu nao entendi foi a parte do numero complexo relaxionado as coordenadas xy. Como assim?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2015, 23:56:39 »
3+5i, na representação cartesiana, o i indica o eixo Y
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Janeiro de 2015, 00:06:46 »
<a href="https://www.youtube.com/v/d6c6uIyieoo" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/d6c6uIyieoo</a>

Eu gosto desse vídeo vai até os 4:30 ele fala bem sobre números imaginários.. e quem sabe você ganha US$ 1M
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 00:19:46 por Madiba »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Janeiro de 2015, 22:37:46 »
Alias, alguém entende o 1ˆN+2ˆN+3ˆN... infinito

Sendo -1/12 quando n=1, 0 quando N=2, 1/120 quando n=3; calculados por Euler?

No vídeo ele não explica o porquê, apenas cita que seria o número que melhor descreve a sequência divergente e que esses números acabam tendo uso prático até na mecânica quântica. Vou ver se tem outro vídeo explicando

<a href="https://www.youtube.com/v/0Oazb7IWzbA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/0Oazb7IWzbA</a>

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Janeiro de 2015, 22:40:51 »

hehe

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Fevereiro de 2015, 02:25:59 »
1
Os matematicos sabem que as raizes n-ésimas (com n-ésimos pares, raiz quadrada, quarta, etc) de numeros negativos dão números imaginários, representados por i.

Ora, deve ter havido uma época na história da matemática em que o resultado de tais raízes era considerado como indeterminado, penso eu.

Quem fez Calculo sabe que expressões do tipo n/0, 0^0, 0^infinito e muitas outras sao indeterminadas.

2
Acho que todos ou a maioria já ouviu falar em números inteiros, racionais, reais e imaginários e que cada conjunto inclui o antecedente:

Vem a pergunta: Existe algum outro tipo de números alem dos reais e imaginários? O que os matemáticos chamam de "Quatérnions" seriam números deste tipo ou apenas um subconjunto dos imaginários?

3
Os matemáticos podem manipular quantas dimensões quiserem e não apenas com números inteiros como tambem com números fracionarios (geometrica fractal). Existiria uma matemática para 0, infinito, i ou -543 dimensões?

4
Alguem poderia conceber uma matemática construída a partir dos postulados de outras formas "não-ortodoxas" de lógica, tais como a lógica fuzzy ou a lógica paraconsistente?

Não li todos os comentários então posso estar repetindo algo que já foi respondido ( ou contradizendo ).

Sugiro a você a leitura do livro O Romance das Equações Algébricas,( talvez encontra pra baixar grátis ) que conta um pouco da história de como surgiu a ideia de números complexos e trabalhar com raízes de números negativos.

Como você deduziu houve época em que raízes de números negativos não era considerado indeterminado, era considerado absurdo. Há muito tempo já se sabia resolver equações de segundo grau, porém métodos gerais para resolução de equações de maior ordem foram mais desafiadores. Curiosamente raízes de números negativos surgem naturalmente quando tentamos resolver equações algébricas, porém alguns abandonavam o desenvolvimento quando chegavam neste ponto porque consideravam que a raiz quadrada de um valor negativo não fazia o menor sentido.

Isto porque, antigamente, os matemáticos tendiam a interpretar os números não como um conceito, mas como algo mais concreto. Como a representação de algo que existisse de fato no mundo real, assim como um quadro do Pão de Açúcar é uma representação de uma montanha que existe. A escola dos pitagóricos chegava a crer que os números tinham propriedades místicas, e usavam números como amuletos. Era uma mistura de matemática de verdade com o que hoje chamaríamos de numerologia.

A visão moderna é de que a Matemática é uma Ciência Abstrata, um sistema criado pela mente humana, e que existe apenas na mente humana. Portanto um matemático moderno não se sentiria embaraçado ao se deparar com raízes de números negativos. Você pode criar a Matemática que quiser, a álgebra que quiser, a geometria que quiser, e os conjuntos numéricos que quiser. Desde que o seu sistema seja coerente e não tenha contradições internas, ele vai funcionar enquanto sistema lógico abstrato.

Agora, se isso vai ter alguma aplicação, aí já é outra história. Normalmente os matemáticos não ficam inventando sistemas aleatórios, mas se interessam por ferramentas capazes de modelar aspectos do mundo real. A Matemática, antes de tudo, é uma ferramenta.

Mas a Matemática como Ciência Abstrata é somente um conjunto de símbolos, de definições, de postulados ( que são configurações iniciais para os símbolos ), e um conjunto de regras para manipular os símbolos e através destas regras gerar nova configurações. Uma nova configuração válida de símbolos é um teorema, e mostrar como as regras foram aplicadas sobre as configurações iniciais dos símbolos ( os postulados ) para gerar essa nova configuração, é a demonstração do teorema.

Podemos pensar em um jogo de xadrez como um ramo da matemática.

As peças seriam os símbolos, o postulado único seria a posição inicial do tabuleiro. Qualquer configuração válida das peças seria um teorema. A álgebra dessa matemática seriam as regras do jogo, e mostrar como se chega a uma determinada configuração no tabuleiro, a partir da posição inicial ( o postulado ) usando passo a passo as regras para movimentar as peças, isto seria a demonstração do teorema.

A única coisa importante quando se inventa estas regras é que elas não podem ser inconsistentes. Por exemplo, na equação ( a + b )² = a² + 2ab + b², nós podemos usar as regras da álgebra para transformar a configuração de símbolos do lado esquerdo da igualdade na configuração do lado direito, e vice-versa.

Mas você pode também usar estas mesmas regras para transformar (a² + 2ab + b²) em (b² + a² + ba2). ( Usaríamos as propriedades de comutatividade e associatividade ). E note que ( a + b )² = (b² + a² + ba2), porque essa é uma álgebra consistente.

Mas se a álgebra permitisse transformar ( a + b )² em ab³, mas não (a² + 2ab + b²) em ab³, então ela não funcionaria, porque seria contraditória.

Enfim, é abstrato, os números não são coisas reais como pedras e paus, nós os inventamos.

Pergunto: 10 + 5 = 15? Só se você quiser. Não há uma lei do universo determinando isso. Massa atrai massa na razão das massas e inverso ao quadrado da distância, isso acontece quer o homem concorde ou não, porque é um atributo da realidade. Porém 10 + 5 poder ser igual a 3. Imagine inventar uma álgebra para operar as horas em um relógio de ponteiros de 12 horas. 10 da manhã + 5 teria que resultar em 3 da tarde.

Os computadores utilizam uma álgebra semelhante a esta para operar números inteiros negativos em registradores, chamada de complemento de 2. Funciona perfeitamente.

Na Matemática que você usa no Cálculo o infinito não é um número. Infinito não é definido  como sendo um valor numérico, porque os valores que os números podem representar são sempre finitos. Portanto você não pode fazer operações aritméticas com infinito. As operações indeterminadas que você listou são entre FUNÇÔES!

O infinito é definido como um conceito que representa o comportamento de uma função em determinada condição. Quando x, por exemplo, tende para algum valor. Infinito, por definição, é uma quantidade que é maior que qualquer quantidade finita. Ou seja, é o comportamento de uma função que vai assumindo valores finitos cada vez maiores, indefinidamente.

Portanto infinito/infinito não é propriamente INDETERMINADO. Porque nós podemos determinar o resultado desta razão. Indeterminado é só um termo que nesse caso significa que você não pode operar esta razão como se estivesse dividindo números finitos. Mas é determinado, e o limite desta razão vai depender das "velocidades" com que as funções no denominador e no numerador tendem para infinito. Ora, 3x/x ( quando x tende a infinito ) é determinado e igual a 3.

Se você quiser pode criar uma matemática onde infinito seja um número, e portanto uma divisão por 0 resultaria neste número. Desde que a Álgebra que você inventar não seja inconsistente ( contraditória ). Só que muito provavelmente essa matemática não teria aplicação na Engenharia e na Física como tem o Cálculo Diferencial e Integral.

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2015, 02:41:07 por Pedro Reis »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Fevereiro de 2015, 04:01:58 »
Vou usar esse tópico para não precisar criar outro só para isso. Sou péssimo em matemática, então seria legal que colocassem todo o desenvolvimento para resolver as questões e não só as respostas :P

2) A sequência numérica (6, 10, 14, ... , 274, 278, 282) tem 70 números, dos quais apenas os três primeiros e os três últimos estão representados. Qualquer número dessa sequência, excetuando-se o primeiro, é igual ao termo que o antecede mais 4. A soma desses 70 números é?

Entendendo como fazer a soma dos termos de uma PA de um jeito bem simples.

Nessa sequência você tem 70 números. Começa com 6 e vai aumentando em 4 unidades a cada novo termo, sucessivamente. De forma que o 1º é 6, o segundo é ( 10 = 6+4 ), o terceiro é ( 14 = 6 + 4 + 4 ), e assim por diante.

Então vamos generalizar chamando o 1º termo de A1, o acréscimo ou razão ( que no exemplo é 4 ) vamos chamar de R, e o número de termos na sequência ( que no exemplo é 70 ) indicamos por N.

Então no problema:

A1 = 6
R = 4
N = 70

Vamos deduzir a fórmula geral mas antes vamos resolver a soma dos termos de uma PA mais simples, onde o 1º termo é 1 e a razão é igual a 1 também. Ou seja A1 = 1 e  R = 1.

Quanto daria a soma de 1+2+3+...+99+100 ? A gente ir somando nesta mesma ordem (1+2+3+4...) até chegar a 100, mas daria um trabalhão. Porém em uma soma a ordem dos fatores não altera o produto, portanto podemos somar estes valores em qualquer ordem. Poderíamos, por exemplo, somar o primeiro com o último ( 1 + 100 = 101 ), depois o segundo com o penúltimo ( 2 + 99 = 101 ), em seguida o terceiro com o antepenúltimo ( 3 + 98 = 101 ) e assim por diante.

Repare que somando assim, aos pares, dos extremos para o centro da série, a soma dá sempre 101.

Isto porque 1 + 100 = 101, e depois nós pegamos o sucessor de 1 ( que é o 2 ), uma unidade maior que o 1, e somamos com o antecessor de 100 ( o 99 ) que é uma unidade MENOR que o 100. Então vai dar 101 também. A soma do próximo par ( 3 + 98 ) também é igual a 101 pelo mesmo raciocínio. Todos os pares somam 101!

E quantos pares temos em 100 números? Obviamente 50 pares. Então é a soma de 50 pares de 101, ou ( 100 + 1 ) x 100/2 = 101 x 50

Se fosse a soma de 1 a 200 seria ( 200 + 1 ) x 200/2

De uma maneira geral a soma de 1 a N é dada por ( N + 1 ) x N/2

Mas e se o 1º termo não for 1 e nem a razão de aumento da sequência for 1 ?

Note que em qualquer sequência temos:  A1, A1+R, A1+R+R, A1+R+R+R...  = A1, A1+R, A1+2R, A1+3R, ...

De forma que o K-ésimo termo dessa sequência é sempre igual a A1+ (K-1) x R

Então, o último termo, o N-ésimo termo, é igual a A1 + ( N - 1 ) x R

Uma sequência com N termos, razão R e o 1º termo A1 é { A1, A1+R, A1+2R, ..., A1 + (N - 1) x R }

A soma de tudo isso, claro, é dada por A1 + A1 + R + A1 + 2R + A1 + 3R + ... + A1 + (N - 1)R

Se rearrumarmos fica simples. A1 aparece N vezes nesta soma, então dá A1xN, e ainda temos a soma de R + 2R + 3R + 4R + ... + (N-1)R = R [ 1 + 2 + 3 + 4 + ... + (N-1) ]. Ou seja, R [ (N-1) x N/2 ], pelo que deduzimos antes para uma soma com 1º termo igual a 1 e razão 1 também.

Então a soma S total dos termos é simplesmente dada por S = A1 x N + R [ (N-1) x N/2 ]

Como no problema A1=6, R=4 e N=70, logo  S = 10.080

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Fevereiro de 2015, 13:22:06 »
A matemática é surpreendente, somente nela temos que o "somatório" de algo adimensional resulta em algo com dimensão (pontos); em que o somatório de zeros, resulta em um número diferente de zero (integrais). A matemática nos ensina, literalmente, como gerar algo do nada, e como gerar algo de "zero"; claro está que temos que ter um sistema de operações pré-definido, para que isso ocorra.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Fevereiro de 2015, 13:28:16 »
Alias, alguém entende o 1ˆN+2ˆN+3ˆN... infinito

Sendo -1/12 quando n=1, 0 quando N=2, 1/120 quando n=3; calculados por Euler?

No vídeo ele não explica o porquê, apenas cita que seria o número que melhor descreve a sequência divergente e que esses números acabam tendo uso prático até na mecânica quântica. Vou ver se tem outro vídeo explicando

<a href="https://www.youtube.com/v/0Oazb7IWzbA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/0Oazb7IWzbA</a>

Ola Bahadur,

O Numberphlie é muito legal. E esse resultado que é realmente surpreendente, está ligado ao processo de renormalização na física, processo que ainda não sabemos porque funciona, mas que produz resultados com precisão experimental absurdas (caso da MQ).

Esse aqui é legal também.

É a prova de que sobreposição de estados quanticos existem, com uma simples pergunta : a luz está acessa ou apagada.  :)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Fevereiro de 2015, 16:34:10 »
1

2

3

4

Não li todos os comentários então posso estar repetindo algo que já foi respondido ( ou contradizendo ).

Sugiro a você a leitura do livro O Romance das Equações Algébricas,( talvez encontra pra baixar grátis ) que conta um pouco da história de como surgiu a ideia de números complexos e trabalhar com raízes de números negativos.

Como você deduziu houve época em que raízes de números negativos não era considerado indeterminado, era considerado absurdo. Há muito tempo já se sabia resolver equações de segundo grau, porém métodos gerais para resolução de equações de maior ordem foram mais desafiadores. Curiosamente raízes de números negativos surgem naturalmente quando tentamos resolver equações algébricas, porém alguns abandonavam o desenvolvimento quando chegavam neste ponto porque consideravam que a raiz quadrada de um valor negativo não fazia o menor sentido.

Isto porque, antigamente, os matemáticos tendiam a interpretar os números não como um conceito, mas como algo mais concreto. Como a representação de algo que existisse de fato no mundo real, assim como um quadro do Pão de Açúcar é uma representação de uma montanha que existe. A escola dos pitagóricos chegava a crer que os números tinham propriedades místicas, e usavam números como amuletos. Era uma mistura de matemática de verdade com o que hoje chamaríamos de numerologia.

A visão moderna é de que a Matemática é uma Ciência Abstrata, um sistema criado pela mente humana, e que existe apenas na mente humana. Portanto um matemático moderno não se sentiria embaraçado ao se deparar com raízes de números negativos. Você pode criar a Matemática que quiser, a álgebra que quiser, a geometria que quiser, e os conjuntos numéricos que quiser. Desde que o seu sistema seja coerente e não tenha contradições internas, ele vai funcionar enquanto sistema lógico abstrato.

Agora, se isso vai ter alguma aplicação, aí já é outra história. Normalmente os matemáticos não ficam inventando sistemas aleatórios, mas se interessam por ferramentas capazes de modelar aspectos do mundo real. A Matemática, antes de tudo, é uma ferramenta.

Mas a Matemática como Ciência Abstrata é somente um conjunto de símbolos, de definições, de postulados ( que são configurações iniciais para os símbolos ), e um conjunto de regras para manipular os símbolos e através destas regras gerar nova configurações. Uma nova configuração válida de símbolos é um teorema, e mostrar como as regras foram aplicadas sobre as configurações iniciais dos símbolos ( os postulados ) para gerar essa nova configuração, é a demonstração do teorema.

Podemos pensar em um jogo de xadrez como um ramo da matemática.

As peças seriam os símbolos, o postulado único seria a posição inicial do tabuleiro. Qualquer configuração válida das peças seria um teorema. A álgebra dessa matemática seriam as regras do jogo, e mostrar como se chega a uma determinada configuração no tabuleiro, a partir da posição inicial ( o postulado ) usando passo a passo as regras para movimentar as peças, isto seria a demonstração do teorema.

A única coisa importante quando se inventa estas regras é que elas não podem ser inconsistentes. Por exemplo, na equação ( a + b )² = a² + 2ab + b², nós podemos usar as regras da álgebra para transformar a configuração de símbolos do lado esquerdo da igualdade na configuração do lado direito, e vice-versa.

Mas você pode também usar estas mesmas regras para transformar (a² + 2ab + b²) em (b² + a² + ba2). ( Usaríamos as propriedades de comutatividade e associatividade ). E note que ( a + b )² = (b² + a² + ba2), porque essa é uma álgebra consistente.

Mas se a álgebra permitisse transformar ( a + b )² em ab³, mas não (a² + 2ab + b²) em ab³, então ela não funcionaria, porque seria contraditória.

Enfim, é abstrato, os números não são coisas reais como pedras e paus, nós os inventamos.

Pergunto: 10 + 5 = 15? Só se você quiser. Não há uma lei do universo determinando isso. Massa atrai massa na razão das massas e inverso ao quadrado da distância, isso acontece quer o homem concorde ou não, porque é um atributo da realidade. Porém 10 + 5 poder ser igual a 3. Imagine inventar uma álgebra para operar as horas em um relógio de ponteiros de 12 horas. 10 da manhã + 5 teria que resultar em 3 da tarde.

Os computadores utilizam uma álgebra semelhante a esta para operar números inteiros negativos em registradores, chamada de complemento de 2. Funciona perfeitamente.

Na Matemática que você usa no Cálculo o infinito não é um número. Infinito não é definido  como sendo um valor numérico, porque os valores que os números podem representar são sempre finitos. Portanto você não pode fazer operações aritméticas com infinito. As operações indeterminadas que você listou são entre FUNÇÔES!

O infinito é definido como um conceito que representa o comportamento de uma função em determinada condição. Quando x, por exemplo, tende para algum valor. Infinito, por definição, é uma quantidade que é maior que qualquer quantidade finita. Ou seja, é o comportamento de uma função que vai assumindo valores finitos cada vez maiores, indefinidamente.

Portanto infinito/infinito não é propriamente INDETERMINADO. Porque nós podemos determinar o resultado desta razão. Indeterminado é só um termo que nesse caso significa que você não pode operar esta razão como se estivesse dividindo números finitos. Mas é determinado, e o limite desta razão vai depender das "velocidades" com que as funções no denominador e no numerador tendem para infinito. Ora, 3x/x ( quando x tende a infinito ) é determinado e igual a 3.

Se você quiser pode criar uma matemática onde infinito seja um número, e portanto uma divisão por 0 resultaria neste número. Desde que a Álgebra que você inventar não seja inconsistente ( contraditória ). Só que muito provavelmente essa matemática não teria aplicação na Engenharia e na Física como tem o Cálculo Diferencial e Integral.

Ola Pedro,

A questão dos números serem ou não invenção vem da discussão se a matemática é uma invenção ou descoberta (o que é um debate em aberto). Eu penso que é uma descoberta, através da observação do mundo. Eles podem ser convenções, mas convenções que representam coisas/relações observadas na natureza.

Abs
Feliep

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!