Autor Tópico: A filosofia e a ciencia no sec XXI  (Lida 3550 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
A filosofia e a ciencia no sec XXI
« Online: 30 de Julho de 2008, 10:26:07 »
Quem gosta de filosofia, ciência e matemática sabe que não foram poucos os momentos que uma influenciou outra, muitas vezes de forma decisiva.

Pergunto eu aos colegas do fórum: como os filósofos modernos veêm a ciencia do seculo XXI e como os cientistas modernos vêem o que a filosofia acumulou ate o sec XXI?
Quero dizer: posso conciliar ambas as coisas? A física de supercordas, a mecânica quântica ou novos conhecimentos da matemática poderiam influenciar a filosofia?
Outras formas de lógica, a ontologia e epistemologia poderiam influenciar a ciencia e matemática modernas?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: A filosofia e a ciencia no sec XXI
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2008, 11:05:11 »
No passado, quando os filósofos eram cientistas e vice-versa, a sua pergunta não faria sequer sentido :-)

Hoje, infelizmente, não estudamos mais Filosofia além de uma única cadeira; e suponho que os filósofos prefiram manter distância de Física e Matemática, embora gostem de escrever a respeito. O resultado é esta triste "Guerra das Ciências" que de vez em quando esquenta, enquanto ambos os lados falam línguas cada vez mais diferentes e, penso eu, incompatíveis.

Minha opinião pessoal: a Filosofia precisa urgentemente se livrar do Pós-Modernismo Ruim (tm) e das imposturas intelectuais correlatas :-P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2008, 11:33:12 »
Minha opinião pessoal: a Filosofia precisa urgentemente se livrar do Pós-Modernismo Ruim (tm) e das imposturas intelectuais correlatas :-P

[pós modernista]As ciências naturais é que precisam urgentemente transcender sua ideologia branca, eurocêntrica, burguesa, machista, heterossexual e opressora e entender que não existe uma racionalidade universalmente válida![/pós modernista]

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2008, 11:36:50 »
O trágico é que a parte do "racionalidade universalmente válida" até que faz sentido se entendermos "racionalidade" como culturas, comportamentos, valores, filosofias, etc.

O resto é impostura :-P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2008, 12:04:47 »
Como assim se você entende "racionalidade" como "cultura"? Entendo esses dois conceitos como coisas completamente diferentes.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2008, 12:10:39 »
Eu também. Mas há quem possa entender de outra maneira. Nós céticos usamos uma definição muito estrita do que seja "racional", afinal de contas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2008, 12:25:29 »
Eu também. Mas há quem possa entender de outra maneira. Nós céticos usamos uma definição muito estrita do que seja "racional", afinal de contas.

Você já está soando muito pós-moderno para mim  <_<
 :P

O Philolosophical Dictionary define razão como:

reason {Ger. Vernunft}

The intellectual ability to apprehend the truth cognitively, either immediately in intuition, or by means of a process of inference.

Cultura não é mencionada.
http://www.philosophypages.com/index.htm

Segundo o Merriam-Webster:
reason

2 a (1): the power of comprehending, inferring, or thinking especially in orderly rational ways : intelligence (2): proper exercise of the mind (3): sanity b: the sum of the intellectual powers

culture

5 a: the integrated pattern of human knowledge, belief, and behavior that depends upon the capacity for learning and transmitting knowledge to succeeding generations b: the customary beliefs, social forms, and material traits of a racial, religious, or social group; also : the characteristic features of everyday existence (as diversions or a way of life} shared by people in a place or time <popular culture> <southern culture> c: the set of shared attitudes, values, goals, and practices that characterizes an institution or organization <a corporate culture focused on the bottom line> d: the set of values, conventions, or social practices associated with a particular field, activity, or societal characteristic <studying the effect of computers on print culture> <changing the culture of materialism will take time — Peggy O'Mara>

http://www.merriam-webster.com/

Eu entendo a partir dessas definições que a razão é um processo cognitivo interno, individual. A cultura é um conjunto de conhecimentos coletivos que são transmitidos ao indivíduo por via externa. E o indivíduo, por meio de seu raciocínio, pode assimilar ou não os ensinamentos culturais, nós, por exemplo, rompemos com o traço cristão que existe em nossa cultura e nos tornamos ateus.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2008, 12:27:00 »
Eu disse que concordava contigo, não? :-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2008, 12:28:41 »
Eu disse que concordava contigo, não? :-)

Mas há quem possa entender "concordar" diferente. Nós céticos usamos uma definição muito estrita do que seja "concordar", afinal de contas.  ;P

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2008, 12:33:00 »
Não nesse caso :-P

Mas o ponto é: tenho muito cuidado quando se fala em validade universal disso e daquilo, inclusive do racionalismo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2008, 12:42:45 »
Por que? Não tenho dúvidas de que algumas coisas têm validade universal, por exemplo, a afirmação de que   num espaço euclidiano duas retas paralelas nunca se cruzam ou de que existe uma radiação cósmica de fundo que permeia o universo. Culturas diferentes não podem chegar a conclusões diferentes e ambas serem corretas. Tanto os inuit quanto os tamoios, se compreenderem as premissas "Todo homem é mortal e Sócrates é homem..." devem ser capazes de chegar à conclusão "logo Sócrates é mortal."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2008, 12:47:46 »
Perfeito, e novamente eu concordo contigo, mas não é disso que estou falando. Não se trata de relativismo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2008, 13:46:43 »
... e se isso pareceu muito obscuro, eu peço desculpas; o dia está meio esquisito hoje  :-)

Vou tentar clarificar mais tarde, assim que a poeira baixar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2008, 13:49:42 »
Foi meio obscuro realmente, ainda não entendi o que você quis dizer com tomar cuidado com a validade universal do racionalismo...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2008, 13:53:04 »
Olhando bem, foi terrível. Mas é o que se ganha ao tentar discorrer sobre filosofia num dia ruim de trabalho :-P

Prometo que vou dar uma polida na idéia mais tarde.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #15 Online: 30 de Julho de 2008, 14:25:57 »
Tambem acho que esta guerra é contraproducente.

Deveríamos nos espelhar no exemplo dos pre-socráticos que eram a um
só tempo filósofos e cientistas.

Alguns poderiam torcer o nariz por eu mencionar os pré-socráticos.
Eu sugeriria que estes lessem o texto de Nietzsche (nao me lembro
o nome do livro agora) em que o filósofo explica de maneira genial
que o importante no pensamento pré-socrático não foram suas respostas,
mas as perguntas que fizeram e o fato de terem procurado a elas
respostas diferentes daquelas que davam os sacerdotes os poetas
e rapsodos, a mitologia e a tradição.

Nietzsche tambem enfatiza, penso eu que de maneira acertada, a ousadia
destes pensadores que pretenderam usar o intelecto para avançar alem do
que os seus sentidos testemunhavam. Afinal, nada ou muito pouco, em termos
de observacoes empiricas, autorizariam Tales a afirmar que as coisas se
constituiam de água ou, para Heraclito, de fogo!
Sem uma mente especulativa e imaginativa, não teríamos chegado ao átomo
ou a noção matemática de uma reta. Os sentidos não dão testemunho do
primeiro, porque são limitados e quanto ao segundo, não creio que exista
no espaço algo com comprimento definido mas espessura tendendo a zero
(Protágoras fez esta objeção aa matemática, dizendo que circulos e
tangentes nao existiam na natureza, apenas aproximacoes).
« Última modificação: 30 de Julho de 2008, 14:29:44 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Julho de 2008, 15:05:58 »
Acho que não há exatamente uma guerra entre ciência e filosofia em curso, somente um desinteresse mútuo. Acredito que a filosofia não tem muito o que acrescentar à ciência moderna. Repare que "não tem muito" é um eufemismo.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Agosto de 2008, 12:06:55 »
Acredito que a filosofia não tem muito o que acrescentar à ciência moderna. Repare que "não tem muito" é um eufemismo. 

Para a Física, a Matemática e a Química  eu também acho que a filosofia não tem nada a acrescentar. Mas para a política , a economia  e outras ciências humanas a filosofia não só acrescenta , como é parte  de vários fundamentos.

E na vida pessoal também acho que um a filosofia também pode acrescentar muita coisa.

P.S. Não me refiro a filosofia chamada pós-moderna.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Agosto de 2008, 12:48:26 »

Considero o direito uma filosofia-ideológica-prática, e bastante parecido com uma "ciência de trás para frente". Explico.

Na ciência, as postulações ocorrem da seguinte forma:

1. Fato relavante.      2. Debates.                    3. Lei natural.
Os corpos caem.        Provas, contraprovas.      Lei da gravitação universal.

No direito, é exatamente o inverso:

1. Lei jurídica.          2. Debates.                     3. Fato relevante.
É proibido matar.      Provas, contraprovas.        Condenação/absolvição.

Enquanto a ciência explica um fato relevante através das leis naturais, o direito cria um fato relevante através das leis jurídicas.

O trabalho do cientista é decifrar a realidade; o jurista parte da lei e altera a realidade.

O que quero dizer quanto ao tópico é que, ao menos no caso dos juristas, é difícil a aproximação da ciência exata, apesar de desejável. Isso se dá porque é possível descrever exatamente a realidade observável (ciência); mas não é possível criar uma realidade exatamente perfeita (direito).

A ciência visa o esgotamento da descrição da realidade; é impossível ao direito esgotar a criação da realidade.

Isso se dá porque a ciência, em sua maior parte, não precisa considerar a mente e desejos humanos, e a que precisa (p. ex. psiquiatria, neurologia) apresenta os mesmos problemas que o direito (não esgotamento das técnicas, ausência de uma solução objetiva aplicável a todos, necessidade de ponderação).

Em conclusão, a ciência e filosofia possuem campos e forma de atuação diversos, razão pela qual em vários pontos são inconciliáveis. Não se trata de rivalidade ou orgulho, mas realmente campos de atuação diversos.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #19 Online: 26 de Agosto de 2008, 14:53:42 »
Acredito que a filosofia não tem muito o que acrescentar à ciência moderna. Repare que "não tem muito" é um eufemismo. 

Para a Física, a Matemática e a Química  eu também acho que a filosofia não tem nada a acrescentar. Mas para a política , a economia  e outras ciências humanas a filosofia não só acrescenta , como é parte  de vários fundamentos.

E na vida pessoal também acho que um a filosofia também pode acrescentar muita coisa.

P.S. Não me refiro a filosofia chamada pós-moderna.

Nao concordo. A filosofia pode acrescentar nestas areas tambem.

Mesmo no Brasil-sil-sil existem intelectuais de 1a linha unindo estes campos:
Newton Cruz Costa e Adonai Sant'Anna sao dois deles.
Adonai tem formacao superior em filosofia.

Por exemplo, a ideia da logica paraconsistente surgiu primeiro na mente de um filosofo Peruano (corrijam-me se estiver errado).
E Sant'Anna e outros estudam aplicacoes disso na Fisica moderna.

Isto no Brasil. Imaginem fora daqui.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Agosto de 2008, 16:14:38 »

Considero o direito uma filosofia-ideológica-prática, e bastante parecido com uma "ciência de trás para frente". Explico.

Na ciência, as postulações ocorrem da seguinte forma:

1. Fato relavante.      2. Debates.                    3. Lei natural.
Os corpos caem.        Provas, contraprovas.      Lei da gravitação universal.

No direito, é exatamente o inverso:

1. Lei jurídica.          2. Debates.                     3. Fato relevante.

Enquanto a ciência explica um fato relevante através das leis naturais, o direito cria um fato relevante através das leis jurídicas.

O trabalho do cientista é decifrar a realidade; o jurista parte da lei e altera a realidade. 

Ficou parecendo que a criação de uma lei jurídica  é uma criação arbitrária de algumas pessoas e não uma demanda observável da vida  em uma sociedade .

Os passos para a criação de uma lei jurídica não são tão  diferentes dos passos da descoberta de uma lei natural:

1. Fato relevante.     As pessoas tem direito à vida, a proteção à vida é necessária  para a existência de uma sociedade humana que possa progredir ou que simplesmente possa existir e não ser levada a extinção.

2. Debates.    Um líder assessorado por conselheiros ou vários  líderes de uma  sociedade criam as leis  que no caso de uma democracia devem ser obedecidas por todos.               

3. A lei jurídica é promulgada.

E no caso da formulação de uma lei natural faltou algumas etapas:

1.Fato relevante  observado : Os corpos caem. ( os planetas  orbitam ao redor do sol e a lua órbita ao redor da terra).

2.formulação da hipótese;

3.testes experimentais da hipótese;

4.confirmação ou negação da hipótese;

5.estabelecimento da hipótese como lei natural. Está continuará  valendo da forma em que foi criada até que eventualmente seja necessário aperfeiçoá-la.

Então também podemos reescrever o processo de criação de uma lei jurídica:

1.Fato relevante.   Não é correto matar pessoas. As pessoas tem direito à vida;

2.Formulação da hipótese : a proteção à vida é necessária  para a existência de uma sociedade humana que possa progredir ou que simplesmente possa existir e não ser levada a extinção.

3. Teste da hipótese: estabelece-se a lei proibindo que qualquer pessoa possa matar pessoas.

4. Confirma-se ou nega-se a eficácia da lei;

5. Tendo-se confirmada a eficácia da lei , está continua valendo da forma em que foi criada até que eventualmente seja necessário aperfeiçoá-la .
« Última modificação: 26 de Agosto de 2008, 16:31:54 por Helder »

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Agosto de 2008, 16:29:13 »

Helder,

Há dois momentos no que se refere à norma jurídica: sua criação e sua aplicação.

Na prática, senadores e deputados realizam essas ponderações que você mencionou: analisam um fato relevante, ponderam sobre ele e criam a lei. Nesta fase, tudo quanto você mencionou assino embaixo.

Na segunda fase, a da aplicação, não é dado ao jurista alterar a lei jurídica, razão pela qual parte-se dela para a aplicação no caso concreto. Portanto, parte-se da norma para o fato relevante concreto. Exemplo:

Criação da lei pelo Poder Legislativo.

1. Fato relavante.      2. Debates.                    3. Lei jurídica.
Homicídios ocorrendo. Provas, contraprovas.      É proibido matar.

Aplicação da lei pelo Poder Judiciário.

1. Lei jurídica.          2. Debates.                     3. Fato relevante.

Se você olhar as duas fases como parte de um sistema, então concordo com você. Mas se você analisar apenas o que o Judiciário faz, entenderá o que foi dito.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Agosto de 2008, 16:39:08 »

Por exemplo, a ideia da logica paraconsistente surgiu primeiro na mente de um filosofo Peruano (corrijam-me se estiver errado).

Se bem que no Brasil muitas vezes se confunde "Ensinar filosofia" com "Doutrinação Marxista."

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #23 Online: 26 de Agosto de 2008, 17:08:34 »

Se bem que no Brasil muitas vezes se confunde "Ensinar filosofia" com "Doutrinação Marxista."

Nao me refiro a ideologia, mas a Filosofia, de fato.
Acho que Sant'Anna e seus colegas passam longe disso. A praia deles é lógica.

Mesmo sem ter feito curso de humanas, tenho a impressao que os cursos nesta area estao bem contaminados com o Marxismo, neste pais.

Nao que o Marxismo nao possa ser estudado.

Mas dai a querer relacionar qualquer assunto e pensar qualquer assunto de humanas sempre com referencial ou em relacao ao marxismo é demais.

Conseguiram transformar filosofia numa escolástica ideológica, tiraram a teologia crista e puseram o marxismo no lugar!

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #24 Online: 26 de Agosto de 2008, 18:48:29 »
Errata:

Substituam
"Newton Cruz Costa"
por
"Newton Carneiro Affonso da Costa"

no post ai atras... deve ser caduquice

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!