Talvez seja por causa dos pos-modernistas e sua visibilidade que muitos achem que a filosofia esta num estado deploravel ou esta inutil ultimamente.
Enquanto os pos-modernistas espalham suas bizarrices por ai, tem muita gente pesquisando outras coisas bem mais interessantes em filosofia, mas infelizmente nao tao visiveis quanto as dos primeiros...
Imagino que toda época teve pessoas que defenderam idéias extravaantes ou inférteis, cuja a única contribuição para o avanço intelectual da humanidade foi sucitar o debate onde as idéias mais razoáveis e prolíficas foram reafirmadas e expostas. Vide os sofistas na Grécia antiga.
Mas nos tempos contemporâneos, de fato, tornou-se muito mais complicado fazer filosofia. Tomemos, por exemplo, a questão "o que é a razão?". Para muitos filósofos parecia óbvio que a racionalidade consiste na capacidade de reconhecer verdades elementares e efetuar inferências validas. Havia uma logica, uma geometria, uma física... e a superioridade tecnológica do ocidente parecia corroborar com a idéia de que a mentalidade desta cultura seria a única correta.
Só que hoje temos sistemas de lógicas não-clássicas, de geometrias não-euclidianas, cada um internamente consistente e aplicável em seus respectivos escopos. Vimos teorias científicas que por séculos explicaram o funcionamento da natureza darem lugar a outras que desafiam nossas intuições mais elementares de espaço, tempo e causalidade. A capacidade de efetuar inferências pode ser reproduzida em máquinas.
Tudo isto complicou muito a questão "o que é a racionalidade?". Só que a maioria dos meus colegas sequer são capazes de construir um triângulo equilátero com régua e compasso, o que dizer então de compreender o que é uma geometria não-euclidiana e quais suas implicações na compreensão da racionalidade humana.
É muito mais fácil dizer que tudo é relativo do que debruçar-se sobre estes problemas.
tem muita gente pesquisando outras coisas bem mais interessantes em filosofia
E põe coisa interessante aí. Diversas questões antes pouco ou nunca levantadas estão em voga. Além da questão da racionalidade tratada acima, várias novas questões éticas surgiram, como a obrigação do homem para com o meio-ambiente e as outras formas de vida neste planeta.
Também nunca se estudou tão a fundo a linguagem de uma perspectiva filosófica.
Concordo plenamente.
E mais ainda em relacao ao comentario sobre os pos-modernos: e mais facil perseguir um relativismo que explorar geometrias nao-euclidianas, logicas nao classicas e outros assuntos um tanto hermeticos (aos leigos, bem entendido).
Mas Platao faz Sócrates dizer, fechando o Hipias Maior, que "As coisas belas sao difíceis".
Concordo 100% com ele.
A internet, os avancos da medicina, novas formas de relacoes trabalhistas e inumeros outros fatos e cenarios criaram questoes e campos de estudo fertilissimos para aqueles que estudam a etica.
Tambem o mesmo diz respeito a linguagem: basta lembrar que ha uns 70 anos atras nao havia computador, nem linguagens de programacao e o conceito de algoritmo talvez nao recebesse tanta atencao antes de Alan Turing, do ENIAC e do Algol.
E pode-se por a filosofia neste meio, com certeza!
Apostaria meu salario de 1 ano como uma investigacao logico-filosofico-matematica pode revelar muitas novas descobertas e ate campos de estudo e aplicacoes antes impensadas e reunindo diversas disciplinas e ramos do conhecimento!
Ora, pois a etica nao e um campo da filosofia? e a logica, que nasceu no seio dela, com Parmenides e Aristoteles? E a epistemologia? A filosofia da linguagem, da ciencia, da matematica,
a Politica? Como dizer que a filosofia morreu?
Aristoteles mostrou, uns 2300 anos atras em um de seus diálogos* que mesmo para mostrar que a filosofia morreu ou é inútil, é necessário, antes de tudo, filosofar!
Nao vai ser tao facil se livrar da filosofia nao... Ela é uma espécie de Jason Voorhees que alguns trucidam, mas que volta a vida logo em seguida e continua a nos assombrar.
* sim, ele tambem escreveu diálogos, a maneira de Platao, dos quais chegaram ate nós, infelizmente, apenas uns poucos fragmentos, dentre eles, o que tem a passagem que cito no post.
Dante, O pessoal da física do CC me indicou ótimos livros de Física e Matemática.
Logo, aproveito a deixa para pedir a indicacao de alguns sobre lógica.
Estou estudando um do Irwing Copi, da editora Mestre Jou.