Autor Tópico: como se fabrica um fantasma  (Lida 4030 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gilghamesh

  • Nível 08
  • *
  • Mensagens: 80
  • Sexo: Masculino
  • Eu Sou Gilghamesh! Versão: 4.9
    • Religião é Veneno!
como se fabrica um fantasma
« Online: 31 de Julho de 2008, 12:09:30 »
 
Duelo com o fantasma

Visões estranhas atemorizam pesquisadores num laboratório inglês. Veja como um cientista de verdade enfrenta assombrações.

Por Denis Russo Burgierman - Revista Superinteressante


A noite gelada enchia de bruma esbranquiçada as ruas estreitas e medievais da cidade de Warwick, no interior da Inglaterra. Na velha fábrica de equipamentos médicos, só uma janela permanecia iluminada depois do expediente. Era o laboratório do professor Victor Tandy. Concentrado em projetar máquinas de oxigênio para pacientes com problemas respiratórios, o engenheiro trabalhava em silêncio.

De repente, a tranqüilidade foi sacudida. Tandy sentiu um pavor inexplicável. "Eu suava frio. Parecia que estava sendo observado", disse à SUPER. Com os cabelos da nuca arrepiados e uma tontura que quase o derrubou, viu, apavorado, com o canto do olho, "a coisa". "Era uma mancha cinza", descreve. "Ela se movia como uma pessoa, mas era uma sombra."

 

Presença estranha

Paralisado de pânico, Tandy resolveu esperar que o espectro fosse embora. Mas ele continuava lá. O jeito era encará-lo. Respirou fundo, criou coragem, virou-se e.... a assombração tinha desaparecido. Afobado, agarrou o paletó e fugiu para casa.

Sabia que não era a primeira vez que coisas estranhas aconteciam ali. Mas isso não o deixava menos apavorado. De fato, a faxineira e os colegas de laboratório já tinham relatado sustos com a tal "presença estranha" no lugar. Até mesmo ele já havia se sentido mal. Mas nunca daquela forma.

No dia seguinte, à tarde, haveria uma competição de esgrima, o esporte favorito do professor. Tandy pegou o florete e levou-o para o trabalho. Ao chegar, colocou a arma sobre uma mesa. Ainda era cedo, 8 horas da manhã, quando — uau! — a lâmina começou a tremer, freneticamente. Por 1 segundo, os olhos do professor se encheram de pavor. Mas logo ele abriu um sorriso. Tinha desvendado o mistério.

A aventura do engenheiro exorcista

Como não acredita em fantasmas, Victor Tandy logo se deu conta de que apenas uma fonte de energia poderia causar a tremedeira do florete. E, com certeza, era essa mesma fonte que havia provocado os acontecimentos da noite anterior.

Para descobrir onde ela estava, resolveu assumir o papel do velho Sherlock Holmes. E começou a interrogar funcionários. Percebeu que todas as assombrações apareceram exatamente depois da instalação do enorme e barulhento ventilador de exaustão do laboratório. Mas como um ventilador pode criar fantasmas?

Elementar. A culpada só podia ser a ressonância.

Quando se bate num objeto, ele vibra, emitindo ondas sonoras em determinada freqüência (de um tamanho específico). Qualquer corpo tem uma freqüência de ressonância", explica, no Brasil, o arquiteto Ualfrido del Carlo, ex-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). "Se ele recebe ondas sonoras vindas de outro lugar com uma freqüência igualzinha à sua, ele treme." Assim, se um sino toca perto de outro igual, o segundo também começa a vibrar.

Movido pela lembrança dessas regras da Física, depois de uma reconfortante xícara de chá, Tandy resolveu medir as ondas emitidas pelo ventilador. Percebeu que, além do ruído audível, havia infra-som — barulhos tão graves que não podem ser captados pelo ouvido humano. Como a sala era estreita e tinha exatamente o mesmo comprimento da onda, o infra-som se multiplicava (veja o infográfico abaixo). O laboratório estava apinhado de energia sonora.

Touché! Só podia ter sido essa a energia que fez o florete mexer. Desconfiado de que ela agira também no seu organismo, o engenheiro buscou a confirmação do médico Anthony Lawrence, professor, como ele, na Universidade de Coventry, Inglaterra. "Ondas sonoras também fazem vibrar partes do corpo humano, causando efeitos estranhos", confirmou Lawrence à SUPER.

O brasileiro Miguel Nassif, especialista em fisiologia cardio-respiratória e professor da USP, especifica: "Se o centro respiratório do bulbo cerebral, que controla a respiração, entrar em ressonância, é possível que provoque uma hiperventilação (veja o infográfico à direita), criando mesmo sensação de pânico".

 

O olho chacoalha

O médico inglês foi mais longe. De acordo com ele, a freqüência de ressonância do globo ocular é muito parecida com a do ventilador. Ou seja, o olho do engenheiro podia estar chacoalhando e isso convenceu-o de que vira um fantasma. Outro especialista brasileiro, o oftalmologista Newton Kara José, da USP, sustenta: "É possível que uma vibração forte pressione a retina e forme um clarão".

Por último, o mesmo fenômeno explica a vertigem. "Ela pode ser conseqüência da ressonância do labirinto, que regula o equilíbrio do corpo", diz o otorrinolaringologista Mário Munhoz, da Universidade Federal de São Paulo.

Entre os mistérios sobrenaturais que o "efeito Tandy" — como a tese foi batizada na Inglaterra — explica está a preferência das aparições por corredores compridos, sempre após uma rajada de vento. É que o sopro de ar, entrando enviezado por uma janela lateral, também pode gerar infra-som.

Cauteloso, Victor Tandy não garante que não existem fantasmas. Mas sobre uma coisa ele não tem mais dúvidas. Com o ventilador substituído, seu laboratório está devidamente exorcizado.

As ondas de infra-som atrapalham o funcionamento do cérebro, do labirinto e do globo ocular, criando a ilusão de ver fantasmas.

 

Eu juro que vi!

O globo ocular tampouco fica imune às ondas de som. A chacoalhada do líquido do olho, combinada com a falta de luz, cria visões de manchas acinzentadas e indefinidas que podem ser interpretadas como "fantasmas".

 

Adeus, equilíbrio

Sob o efeito da freqüência externa, o labirinto, órgão do ouvido responsável pelo equilíbrio, entra em ressonância (começa a tremer) e deixa o corpo desorientado. O resultado é vertigem, tontura e suor frio.

 

Pavor repentino

O bulbo cerebral, que controla a respiração, também vibra sob a influência do infra-som, provocando hiperventilação (como quando se inspira várias vezes, rapidamente). O excesso de oxigênio dá uma sensação de medo e pode até provocar alucinações.

Compreenda porque o formato de uma sala pode tornar ameaçadoras simples ondas de som com baixa freqüência.

 

No laboratório estreito e longo, as ondas sonoras emitidas pelo ventilador ficam presas, sem conseguir escapar para lado nenhum.

 

Como a sala tem o mesmo tamanho que a onda, o infra-som, inaudível, bate na parede e volta pelo mesmo caminho. Assim, a energia da onda é amplificada. Enquanto o ventilador fica ligado, a energia presa na sala vai crescendo.

 :ghost: :ghost: :ghost: :ghost: :ghost: :ghost:
.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 4.9 - Agora, é oficial!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
Eu como o capeta com batatinhas, jisuis, maomé, buda e outros, eu como com vaselina!

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2008, 13:43:29 »
acho que eu vi algo parecido em um livro do Sagan, se não me engano, e la estava até especificada as frequencias capazes de "criar" fantasmas.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Guardião

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 582
  • Sexo: Masculino
  • O que não me mata... me torna mais forte...
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2008, 14:48:19 »
muito bom mesmo este tópico, esta era uma das coisa que eu não sabia...

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2008, 16:28:11 »
Eu já tinha lido isso na revista, interessantíssimo e eu sempre conto essa história para meus colegas quando conversamos sobre fantasmas e sobrenatural.

Offline Gilghamesh

  • Nível 08
  • *
  • Mensagens: 80
  • Sexo: Masculino
  • Eu Sou Gilghamesh! Versão: 4.9
    • Religião é Veneno!
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2008, 17:17:36 »
.
É só questão de se dar o devido tempo para a ciência. :clapping:

Religiões existem há mais de 12.000 anos (por baixo) e, em vez de pesquisar e explicar, acham mais fácil inventar qualquer porcaria. :protesto:

A ciência moderna existe só a trezentos anos, e explicou milhares de coisas, de forma concreta.  :contrato:

Só queria poder viver tempo suficiente (impossível) para ver a ciência explicar quase tudo... :bua: :bua: :rip:
.
.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 4.9 - Agora, é oficial!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
Eu como o capeta com batatinhas, jisuis, maomé, buda e outros, eu como com vaselina!

Offline Guardião

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 582
  • Sexo: Masculino
  • O que não me mata... me torna mais forte...
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2008, 17:24:47 »
eu sou menos ambicioso, gostaria de viver tempo suficiente pra ver os cientistas levarem a derrota o último religioso... e é engraçado pois se fosse um crédulo ele teria certeza que estaria sendo assombrado por espíritos...

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2008, 17:37:27 »
eu sou menos ambicioso, gostaria de viver tempo suficiente pra ver os cientistas levarem a derrota o último religioso...

O tempo em que os cientistas levarão à derrota o último religioso:
<a href="http://www.youtube.com/v/zKhEw7nD9C4&amp;hl=pt-br&amp;fs=1" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/zKhEw7nD9C4&amp;hl=pt-br&amp;fs=1</a>
"Let's call it a draw."


Offline Gilghamesh

  • Nível 08
  • *
  • Mensagens: 80
  • Sexo: Masculino
  • Eu Sou Gilghamesh! Versão: 4.9
    • Religião é Veneno!
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2008, 17:46:28 »
Huáhuáhuáhuá.

Essa do Monty Pyton, casou certinho.

.
.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 4.9 - Agora, é oficial!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
Eu como o capeta com batatinhas, jisuis, maomé, buda e outros, eu como com vaselina!

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2008, 17:48:57 »
Já li sobre tudo isso no tratado de projeciologia, mais especificamente sobre os efeitos do globo ocular. É importante saber diferenciar os tipos de fenômenos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2008, 02:43:20 »
Citar
É importante saber diferenciar os tipos de fenômenos.
Como se dá essa diferenciação??
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2008, 04:30:27 »
O tempo em que os cientistas levarão à derrota o último religioso:


Ei, esse sou eu !  :P
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2008, 05:34:04 »
Já li sobre tudo isso no tratado de projeciologia, mais especificamente sobre os efeitos do globo ocular.

Efeitos do globo ocular ou no globo ocular? Não estou zoando, achei estranho.


É importante saber diferenciar os tipos de fenômenos.
Como se dá essa diferenciação??

Também gostaria de saber.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Fenrir

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.149
  • Sexo: Masculino
  • Cave Canem
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2008, 14:02:32 »
Só queria poder viver tempo suficiente (impossível) para ver a ciência explicar quase tudo... :bua: :bua: :rip:

Cara, eu gosto muito de ciencia.
Mas espero que isto nao aconteca, senao vai perder a graca.
Nao haveria muito o que descobrir/pesquisar depois de quase
tudo ser explicado!

Espero que as respostas encontradas geram perguntas mais dificeis,
que uma vez respondidas gerem outras perguntas ainda mais dificeis
que as anteriores e assim por diante, se possivel, ao infinito!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #13 Online: 01 de Agosto de 2008, 14:34:10 »
Já li sobre tudo isso no tratado de projeciologia, mais especificamente sobre os efeitos do globo ocular.

Efeitos do globo ocular ou no globo ocular? Não estou zoando, achei estranho.
Tanto faz, a questão é a diferenciação de um fenômeno chamado de anímico, ou seja, originado do corpo, de um outro tipo de fenômeno, onde estes primeiros são descartados. Por isto que estes tipo de informação é importante.

Citar
É importante saber diferenciar os tipos de fenômenos.
Como se dá essa diferenciação??

É importante saber diferenciar os tipos de fenômenos.
Como se dá essa diferenciação??

Também gostaria de saber.

Primeiro com a eliminação das possibilidades de fenômenos originados do corpo, como os exemplos demonstrados pelos pesquisadores citados na reportagem.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #14 Online: 01 de Agosto de 2008, 15:00:50 »
elabore um pouco mais sobre isso. per favore.

o fenomeno da reportagem não teve origem no corpo.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2008, 15:13:59 »
Segundo descrito na reportagem os fenômenos foram provocados pela vibração do ventilador. Admito esta possibilidade, mas não a considero a única alternativa. Considero possível a existência de fantasmas.  :wink:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #16 Online: 01 de Agosto de 2008, 16:33:25 »
então, a diferenciação que você diz ser importante se dá da seguinte maneira:

-Descobre-se a explicação cientifica (se possivel), no caso, a frequencia de ressonancia;
-Vai nos tratados de projeciologia e le sobre o que diz a respeito, no caso, que são fantasmas;
-Elimina-se a explicação cientifica;
-E pronto, o fenomeno esta explicado, foi um fantasma.

É assim??????????????
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2008, 18:34:52 »
então, a diferenciação que você diz ser importante se dá da seguinte maneira:

-Descobre-se a explicação cientifica (se possivel), no caso, a frequencia de ressonancia;
-Vai nos tratados de projeciologia e le sobre o que diz a respeito, no caso, que são fantasmas;
-Elimina-se a explicação cientifica;
-E pronto, o fenomeno esta explicado, foi um fantasma.

É assim??????????????
A aborgadem dos programas de investigação científica da conscienciologia consideram os conhecimentos da ciência convencional para descrever sobre a matéria e não sobre a consciência em si. A parte experimental é a projeção da consciência, o fenômeno da consciência sair do corpo humano temporariamente. Resumidamente nós também somos fantastamas encarnados.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #18 Online: 02 de Agosto de 2008, 06:05:46 »
o fenômeno da consciência sair do corpo humano temporariamente. Resumidamente nós também somos fantastamas encarnados.
A sensação de sair do corpo é uma ilusão. A consciência continua trancafiada no cérebro.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #19 Online: 02 de Agosto de 2008, 09:15:24 »
o fenômeno da consciência sair do corpo humano temporariamente. Resumidamente nós também somos fantastamas encarnados.
A sensação de sair do corpo é uma ilusão. A consciência continua trancafiada no cérebro.
A ilusão real é pensar que a consciência é o cérebro e que nós somos o corpo. Essa sensação que é a errada.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #20 Online: 02 de Agosto de 2008, 10:11:54 »
Não é uma sensação, pois como você disse, nós sentimos que a mente pode viajar para outro lugar. Nós podemos sentir que estamos voando, que temos um membro fantasma, até mesmo que nossa consciência está pulando pra cá e para lá (tontura). Os sentidos são produzidos no cérebro, a sensação que temos não tem valor.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #21 Online: 02 de Agosto de 2008, 11:59:39 »
Não é uma sensação, pois como você disse, nós sentimos que a mente pode viajar para outro lugar. Nós podemos sentir que estamos voando, que temos um membro fantasma, até mesmo que nossa consciência está pulando pra cá e para lá (tontura). Os sentidos são produzidos no cérebro, a sensação que temos não tem valor.
Os sentidos são percebidos no cérebro, assim como as sensações. Já a saida da consciência para fora do corpo humano não tem como se dar no cérebro. Claro que alegar que as pessoas que fazem isso estão equivocadas é uma maneira fácil de se esquivar do assunto. É aí que entra a epistemologia com conteúdo ético e político da ciência, a teoria dos programas de investigação. Bater boca apenas não resolve, o que está sendo criado,de fato, é uma comunidade científica com pessoas que vivenciam empiricamente este fenômeno entre muitos outros.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #22 Online: 02 de Agosto de 2008, 12:51:29 »
Citar
Já a saida da consciência para fora do corpo humano não tem como se dar no cérebro.
Tem sim. Durante a perda de ar, o corpo libera Ketamina (se não erro o nome). Dá uma sensação de se estar flutuando e de visão de 360º.
Geralmente após um infarto ou afogamento as pessoas descrevem como tendo saído do corpo. (também descrevem um túnel de luz que é uma interpretação da abertura dos globos oculares)

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #23 Online: 02 de Agosto de 2008, 13:34:03 »
Citar
Já a saida da consciência para fora do corpo humano não tem como se dar no cérebro.
Tem sim. Durante a perda de ar, o corpo libera Ketamina (se não erro o nome). Dá uma sensação de se estar flutuando e de visão de 360º.
Geralmente após um infarto ou afogamento as pessoas descrevem como tendo saído do corpo. (também descrevem um túnel de luz que é uma interpretação da abertura dos globos oculares)


Não vejo essas tentativas de explicar como provas !  :no:

Tais fenômenos são pessoais, por isso não vejo como provar que são meras ilusões !  :?

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #24 Online: 02 de Agosto de 2008, 13:37:27 »
Tais fenômenos são pessoais
E porque isso não pode ser dito sobre qualquer coisa? O que me impede de alegar que a gravidade é um fenômeno pessoal??

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!