Autor Tópico: como se fabrica um fantasma  (Lida 4031 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: como se fabrica um fantasma
« Resposta #25 Online: 02 de Agosto de 2008, 15:03:30 »
Já a saida da consciência para fora do corpo humano não tem como se dar no cérebro.
Tem sim. Durante a perda de ar, o corpo libera Ketamina (se não erro o nome). Dá uma sensação de se estar flutuando e de visão de 360º.
Geralmente após um infarto ou afogamento as pessoas descrevem como tendo saído do corpo. (também descrevem um túnel de luz que é uma interpretação da abertura dos globos oculares)
Nesse caso não ocorre a projeção da consciência para fora do corpo humano e sim uma percepção falsa. Porém existem muitos estudos e evidências demonstrando esses fenômenos, mas compõe um outro programa de pesquisa, com outras fundamentações metodológicas, que incluem as convencionais mas não somente elas.

Já a saida da consciência para fora do corpo humano não tem como se dar no cérebro.
Tem sim. Durante a perda de ar, o corpo libera Ketamina (se não erro o nome). Dá uma sensação de se estar flutuando e de visão de 360º.
Geralmente após um infarto ou afogamento as pessoas descrevem como tendo saído do corpo. (também descrevem um túnel de luz que é uma interpretação da abertura dos globos oculares)

Não vejo essas tentativas de explicar como provas !  :no:

Tais fenômenos são pessoais, por isso não vejo como provar que são meras ilusões !  :?
Essa é a questão principal,  provar que existem possibilidades de falsificação de um fenômeno não quer dizer que o fenômeno não exista. E isso ocorre muito entre os debunker, que fazem nada mais do que buscar simulações de fenômenos relatados para dizer que são inexistentes.

Já a intersubjetividade da experiência de diversos pesquisadores do fenômeno já implica num fato social diferente, tem pessoas tanto de psicologia quanto de psiquiatria e medicina também. É o que configura um novo programa de pesquisa e portanto uma nova possibilidade de fundamentar novas teorias.

Tais fenômenos são pessoais
E porque isso não pode ser dito sobre qualquer coisa? O que me impede de alegar que a gravidade é um fenômeno pessoal??
A gravidade é um fenômeno físico, já a consciência é um fenômeno físico para uma determinada linha de investigação científica e partindo desse pressuposto tudo ocorre no cérebro. Porém não é a única fundamentação científica existente, apenas é a maioria. O interessante é que Latakos desenvolve sua teoria dos programas de investigação se baseando em Copérnico, já que não tem outra teoria epistemológica que explique adequadamente esta transição científica.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #26 Online: 03 de Agosto de 2008, 03:40:46 »
Nesse caso não ocorre a projeção da consciência para fora do corpo humano e sim uma percepção falsa. Porém existem muitos estudos e evidências demonstrando esses fenômenos, mas compõe um outro programa de pesquisa, com outras fundamentações metodológicas, que incluem as convencionais mas não somente elas.
Fala daqueles estudos de paranormalidade sobre visão remota?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #27 Online: 03 de Agosto de 2008, 09:54:22 »
Fala daqueles estudos de paranormalidade sobre visão remota?
Não falo de nenhum em específico, mas de um amplo conjunto de estudos laboratoriais além de muitas outras metodologias válidas de pesquisa científica mesmo dentro dos padrões convencionais.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #28 Online: 03 de Agosto de 2008, 10:20:45 »
Essa é a questão principal,  provar que existem possibilidades de falsificação de um fenômeno não quer dizer que o fenômeno não exista.

Pois é, agora tem que provar que existe  ::)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #29 Online: 03 de Agosto de 2008, 10:29:01 »
Essa é a questão principal,  provar que existem possibilidades de falsificação de um fenômeno não quer dizer que o fenômeno não exista.

A questão que eu digo é essa, já está provado. O problema é a perspectiva epistemológica da maioria da comunidade científica convencional que impede a aceitação de tais fatos. Em outras palavras, programas de investigação ou paradigmas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 03 de Agosto de 2008, 11:15:52 »
Prova por "paradigma livre" não é distinguível de fantasia, infelizmente.

E note que ponho a palavra paradigma entre aspas porque nesse sentido (que infelizmente se tornou o usual) paradigma é algo bem distinto do que significava originalmente.  Tanto que Kuhn parou de usar essa palavra, exatamente porque não queria encorajar más interpretações que faziam parecer que ele apoiava pseudociências.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2008, 11:17:55 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #31 Online: 03 de Agosto de 2008, 13:29:45 »
Nem eu gosto de usar paradigma, usei somente desta vez para abranger mais a assepção do termo programa de investigação. Mas como ficar com receio de utilizar certas palavras é bobagem, tem momentos que se faz necessário. A essencia da questão é a mudanda de pensamento de uma geração, a ocorrência histórica da revolução ou renovação científica que passa por processos sociais e políticos, como é mostrado na história da ciência. Muitos avanços foram tidos como loucuras e foi necessário muito tempo para a aceitação. A revolução copernicana é um grande exemplo disto e usada por Lakatos na elaboração da teoria epistemológica dos programas de investição.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 03 de Agosto de 2008, 13:59:16 »
A influência política existe.  Mas tem seus limites, e não é capaz por si só de legitimar pseudociência, embora possa criar confusão entre ciência e pseudociência.

Epistemologia é outro assunto completamente diferente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #33 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:05:03 »
Não estou me referindo a psedeuciência e sim a um programa de investigação científica. Se você não admite esta condição isso não tem problema, a sociedade é democrática e tal programa continua com seus avanços de pesquisas independente de sua aprovação pessoal.

E ciência tem tudo a ver com epistemologia vista na filosofia da ciência. E a epistemologia que abordo está relacionada com ética e política, tendo origem nas pesquisas acadêmicas e de amplo conhecimento e uso em diversas universidades.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #34 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:11:14 »
Esses testes de visão remota, consciência saindo do corpo, chame como for, já são bem velhos. Não seria muito difícil comprová-los, e ainda por cima há bastante entusiasmo para tal. Infelizmente já possuem os cabelos brancos...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Agosto de 2008, 11:28:17 »
Adriano, o que tem de errado com o metodo cientifico atual???
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #36 Online: 04 de Agosto de 2008, 11:50:43 »
Adriano, o que tem de errado com o metodo cientifico atual???
A falta da autopesquisa, da pesquisa de nós mesmos, da consciência. E para muitos outros que o enquadram como materialista, já que considera a essência humana como sendo fruto da contrução de atómos e elétrons. Não dá para explicar as religiões por esta ótica e eu particularmente me interesso muito pelo estudo das religiões de forma científica.

Penso que isso não tem nada de errado, no sentido democrático, é um programa de investigação válido e adotado pela maioria. A história é que vai dizer, segundo essa teoria epistêmica, quem está correto. Nessa linha Lakatos está correto em dizer que sua teoria é ética e política. Sendo assim, método científico todos os programas de investigação tem, o que muda são os fundamentos, que é o núcleo duro ou até mesmo, numa consideração mais grosseira, paradigma.

Offline Velho

• Nível 04
  • *
« Resposta #37 Online: 08 de Agosto de 2008, 10:35:56 »

A questão que eu digo é essa, já está provado. O problema é a perspectiva epistemológica da maioria da comunidade científica convencional que impede a aceitação de tais fatos. Em outras palavras, programas de investigação ou paradigmas.

Acho que me perdi... Quando você diz que já está provado, você se refere à questão dos fantasmas ou da projeção da consciência?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #38 Online: 08 de Agosto de 2008, 11:08:24 »

Acho que me perdi... Quando você diz que já está provado, você se refere à questão dos fantasmas ou da projeção da consciência?
Considero os cois casos mas primeiramente a projeção da consciência.

Offline Velho

• Nível 04
  • *
« Resposta #39 Online: 08 de Agosto de 2008, 11:33:41 »
Eu, como leigo no assunto, fiquei curioso. Tem como falar mais sobre essas provas?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #40 Online: 08 de Agosto de 2008, 11:49:14 »
Eu, como leigo no assunto, fiquei curioso. Tem como falar mais sobre essas provas?
As provas principais são as experimentações pessoais e grupais realizadas pela comunicadade científica que compõe os programas de investigação da conscienciologia.

Um exemplo disso é o evento que vai ocorrer em Belo Horizonte:

http://www.iipc.org/eventos/joreduc.php

A principal mudança deste programa de investigação é a metodologia da autopesquisa. Sendo assim a principal ferramenta de pesquisa é a própria pessoa, através da experimentação pessoal do fenômeno. Essa é a comprovação máxima que dispensa a necessidade de fé ou crença.

Offline Velho

• Nível 04
  • *
« Resposta #41 Online: 08 de Agosto de 2008, 20:45:16 »
Mas veja como posso saber se não estou sendo enganado pelo meu próprio corpo ao ter essa “experimentação pessoal do fenômeno” de que fala? Fiquei com essa dúvida. Às vezes eu posso estar tendo uma “paralisia do sono¹” e pensar que estou tendo “projeções energéticas da consciência e as projeções da própria consciência para fora do corpo humano”.

No site que você passou, na descrição da Projeciologia, esta escrito:

“A projeção da consciência não deve ser confundida como um mero sonho, devaneio, imaginação, alucinação, desequilíbrio mental ou fruto de distúrbios psicofisiológicos diversos. Várias pesquisas já evidenciaram diferenças entre a projeção e estes estados alterados da consciência.”

É bem verdade que dei uma olhada rápida no site, li mesmo só as definições da Projeciologia e Conscienciologia, mas não achei nenhuma descrição dessas pesquisas. Se não for abusar da sua paciência teria como postar aqui alguma delas, ou comentar a respeito? Só pra ajudar a entender melhor o método pelo qual eles fazem essa diferenciação.

Adriano me corrija se estiver errado, e não me leve a mal, por favor, mas havia entendido que essa questão não estava ligada a religião (fé ou crença). Mas fiquei com a impressão contraria quando li esse trecho:

“A consciência é multiexistencial. A vida humana atual é apenas uma dentre várias existências da consciência. Já vivemos muitas vidas no passado e viveremos muitas outras no futuro. Em Conscienciologia, esta série de existências da consciência recebe o nome de seriéxis.”

Ou, até mesmo, na passagem a baixo, se a entendermos no sentido de achar a “verdade” como quando os religiosos nos mandam ler as passagens de seus textos sagrados que iremos entender tudo ....

"Sair do corpo humano, com lucidez, é a mais preciosa e prática fonte de esclarecimentos e informações prioritárias acerca dos mais importantes problemas da vida, elucidando-nos sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos." (Waldo Vieira, Nossa Evolução, 1997).”

1)http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/blackmore_limit.htm

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 08 de Agosto de 2008, 21:06:52 »
bem vindo velho...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #43 Online: 08 de Agosto de 2008, 23:01:35 »
Adriano, me perdoe, mas eu esperava mais desta conscienciologia.

Nao vejo com bons olhos esta tentativa de misturar filosofia ao assunto: nao me admira muitos antipatizarem a filosofia, porque nao raro a encontram "associada" a um sem-numero de doutrinas misticas, das quais a conscienciologia parece ser mais um exemplo.

Dei uma lida em alguns artigos da conscienciopedia e entre varios 'neologismos novos' (SIC) encontrei, nao raro, explanacoes que traiam atitudes mais compativeis com dogmas que com exploracao racional, fundada na logica, no questionamento constante e no exame cuidadoso e detalhado do que se pretende estudar.
Waldo vieira assume como certa a existencia de coisas que ate onde sei ninguem provou como alma, reencarnacao ou certos planos e energias de natureza sutil... e a partir de seu castelo de cartas avanca sempre em frente tirando conclusoes ainda mais duvidosas!
Waldo se propoe a investigar coisas dificeis, polemicos e rebatidas (alma, reencarnacao, etc)
e seu material nao parece revelar nada que seja mais fundamentado que outras tantas doutrinas
que se propuseram a estudar estas coisas.

Perceba que nao estou aqui fazendo o papel de materialista terra-a-terra. Para mim, provas ou evidencias nao sao apenas o que experimentos controlados em laboratorio ou periodicos cientificos mostram.
Por exemplo, pode se descobrir e provar novos teoremas de logica e matematica e usar estas
descobertas para novas exploracoes. Nao ha nada de 'materialismo' nisso, mesmo porque os conceitos
envolvidos naquelas disciplinas sao bastante abstratos.
Aqui, que os filosofos, logicos, etc me perdoem se estiver falando bobagem...

Nao vi no material de Waldo nada que desse uma fundamentacao firme a suas ideias, nenhuma logica,
nenhuma filosofia inovadora, nenhum raciocinio rigoroso, inspirado e cuidadoso como o de Aristotles
em seu organon, que deu ao mundo os principios da logica, nenhum espirito questionador, contestador,
debatedor como o Socrates que Platao vez viver em seus dialogos.
Nao creio que isto seja exigir demais, porque o que Waldo propoe ja e uma meta grande o suficiente
para estar fora do alcance da maioria dos mortais: a criacao de um novo ramo de conhecimento.
Quem faz coisas deste naipe sao genios como o foram Aristoteles, Leibniz, Einstein e muitos outros,
vem dai a minha comparacao.
Vi muitas certezas antigas e familiares em novas roupagens e poucas duvidas...

Eu nao me considero autoridade em coisa alguma e admito ter muito, muito mesmo o que aprender..
Mas de tudo o que tenho lido e aprendido ate entao, esta e a impressao que a conscienciologia
deixou...
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #44 Online: 08 de Agosto de 2008, 23:23:29 »
Mas veja como posso saber se não estou sendo enganado pelo meu próprio corpo ao ter essa “experimentação pessoal do fenômeno” de que fala? Fiquei com essa dúvida. Às vezes eu posso estar tendo uma “paralisia do sono¹” e pensar que estou tendo “projeções energéticas da consciência e as projeções da própria consciência para fora do corpo humano”.

No site que você passou, na descrição da Projeciologia, esta escrito:

“A projeção da consciência não deve ser confundida como um mero sonho, devaneio, imaginação, alucinação, desequilíbrio mental ou fruto de distúrbios psicofisiológicos diversos. Várias pesquisas já evidenciaram diferenças entre a projeção e estes estados alterados da consciência.”

É bem verdade que dei uma olhada rápida no site, li mesmo só as definições da Projeciologia e Conscienciologia, mas não achei nenhuma descrição dessas pesquisas. Se não for abusar da sua paciência teria como postar aqui alguma delas, ou comentar a respeito? Só pra ajudar a entender melhor o método pelo qual eles fazem essa diferenciação.
A maior parte das tecnicas projetivas estão contidas no tratado Projeciologia - Panorama das experiências da consciência fora do corpo humano (estrito em 4 idiomas, português, inglês, espanhol e chinês), contendo uma bibliografia internacional de 1907 livros nesta temática. Além dessa, que é a principal referência mundial, existem muitas outros bons livros sobre o tema, além de farto material na internet.

Adriano me corrija se estiver errado, e não me leve a mal, por favor, mas havia entendido que essa questão não estava ligada a religião (fé ou crença). Mas fiquei com a impressão contraria quando li esse trecho:

“A consciência é multiexistencial. A vida humana atual é apenas uma dentre várias existências da consciência. Já vivemos muitas vidas no passado e viveremos muitas outras no futuro. Em Conscienciologia, esta série de existências da consciência recebe o nome de seriéxis.”
Normalmente a reencarnação, que é chamada de seriéxis para eliminar a carga religiosa do primeiro nome, é um conceito confundido com a religião, principalmente a religião espírita. Não é algo que concordo.

Ou, até mesmo, na passagem a baixo, se a entendermos no sentido de achar a “verdade” como quando os religiosos nos mandam ler as passagens de seus textos sagrados que iremos entender tudo ....

"Sair do corpo humano, com lucidez, é a mais preciosa e prática fonte de esclarecimentos e informações prioritárias acerca dos mais importantes problemas da vida, elucidando-nos sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos." (Waldo Vieira, Nossa Evolução, 1997).”
Entendo a sua crítica, mas considere o princípio da descrença. Acho perfeitamente natural quem nunca vivenciou uma projeção ser contra esta idéia e relaciona-la com fantasia e ficção. Ou as vezes até ter tido alguma experiência e não perceber. Mas cabe a cada pessoa tirar suas próprias conclusões. O que acontece na comunidade conscienciológica é a troca de experiências de quem admite e vivência o processo. Este é o parâmetro para o principal ferramental para o estudo da consciência e que vai contra os preceitos da ciência convencional, que já tem suas próprias conclusões sobre o assunto. Por isso considero a epistemologia dos programas de investigação que levam a questão científica de novas descobertas para o aspecto ético e científico.

1)http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/blackmore_limit.htm

Achei muito bom dela abordar o sonho lúcido, também chamado de projeção semi-consciente. Porém não corresponde as minhas pesquisas e experimentos pessoais.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #45 Online: 08 de Agosto de 2008, 23:38:34 »
Adriano, me perdoe, mas eu esperava mais desta conscienciologia.
Te confesso que eu também, mas procuro aproveitar o que posso e em tempo oportuno fazer minhas contribuições, principalmente epistemológicas.

Nao vejo com bons olhos esta tentativa de misturar filosofia ao assunto: nao me admira muitos antipatizarem a filosofia, porque nao raro a encontram "associada" a um sem-numero de doutrinas misticas, das quais a conscienciologia parece ser mais um exemplo.
Existem muitos que consideram a conscienciologia de seita. Não vejo problemas com isso, é devido a forma com que estão lidando com a questão metodológica e econômico-financeira, suspeito.

Dei uma lida em alguns artigos da conscienciopedia e entre varios 'neologismos novos' (SIC) encontrei, nao raro, explanacoes que traiam atitudes mais compativeis com dogmas que com exploracao racional, fundada na logica, no questionamento constante e no exame cuidadoso e detalhado do que se pretende estudar.
Waldo vieira assume como certa a existencia de coisas que ate onde sei ninguem provou como alma, reencarnacao ou certos planos e energias de natureza sutil... e a partir de seu castelo de cartas avanca sempre em frente tirando conclusoes ainda mais duvidosas!
Waldo se propoe a investigar coisas dificeis, polemicos e rebatidas (alma, reencarnacao, etc)
e seu material nao parece revelar nada que seja mais fundamentado que outras tantas doutrinas
que se propuseram a estudar estas coisas.
Estas proposições de seriéxis (reencarnação) e projeção, além das energias conscienciais, fazem parte do chamado paradigma consciencial, que eu chamo de núcleo dúro do programa de investigação. Só é possível constatar tal realidade após a experimentação prática da projeção. O Waldo é o principal líder mas tem muita gente envolvida nos trabalhos de pesquisa.

Perceba que nao estou aqui fazendo o papel de materialista terra-a-terra. Para mim, provas ou evidencias nao sao apenas o que experimentos controlados em laboratorio ou periodicos cientificos mostram.
Por exemplo, pode se descobrir e provar novos teoremas de logica e matematica e usar estas
descobertas para novas exploracoes. Nao ha nada de 'materialismo' nisso, mesmo porque os conceitos
envolvidos naquelas disciplinas sao bastante abstratos.
Aqui, que os filosofos, logicos, etc me perdoem se estiver falando bobagem...

Nao vi no material de Waldo nada que desse uma fundamentacao firme a suas ideias, nenhuma logica,
nenhuma filosofia inovadora, nenhum raciocinio rigoroso, inspirado e cuidadoso como o de Aristotles
em seu organon, que deu ao mundo os principios da logica, nenhum espirito questionador, contestador,
debatedor como o Socrates que Platao vez viver em seus dialogos.
Nao creio que isto seja exigir demais, porque o que Waldo propoe ja e uma meta grande o suficiente
para estar fora do alcance da maioria dos mortais: a criacao de um novo ramo de conhecimento.
Quem faz coisas deste naipe sao genios como o foram Aristoteles, Leibniz, Einstein e muitos outros,
vem dai a minha comparacao.
Vi muitas certezas antigas e familiares em novas roupagens e poucas duvidas...

Eu nao me considero autoridade em coisa alguma e admito ter muito, muito mesmo o que aprender..
Mas de tudo o que tenho lido e aprendido ate entao, esta e a impressao que a conscienciologia
deixou...
Bom saber da sua opinião a respeito e gostei da maneira como expôs. Para mim é sempre bom ouvir novas críticas.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #46 Online: 09 de Agosto de 2008, 12:56:27 »
Estas proposições de seriéxis (reencarnação) e projeção, além das energias conscienciais, fazem parte do chamado paradigma consciencial, que eu chamo de núcleo dúro do programa de investigação. Só é possível constatar tal realidade após a experimentação prática da projeção. O Waldo é o principal líder mas tem muita gente envolvida nos trabalhos de pesquisa.

Li que voces dao bastante importancia a experimentacao pessoal:
Adriano: "...o que está sendo criado,de fato, é uma comunidade científica com pessoas que vivenciam empiricamente este fenômeno entre muitos outros"

Eu encararia isto com mais cautela... Acho que deve haver um certo grau de ceticismo mesmo em relacao ao que nos mesmos experimentamos!
Como saber que o fenomeno experimentado é real e não uma criacao de sua propria mente?
Por exemplo, autistas e esquizofrenicos sao capazes de criar uma realidade totalmente a parte do mundo em que vivem!

Carl Sagan ja disse que as abducoes de UFOs dizem mais da psique humana que de raptos por alienigenas.
Como saber entao qual é o caso da projecao? Nao poderia ela estar relacionada antes com a psique de quem projeta em lugar de qualquer mudanca real de coordenadas no espaco/tempo e sem usar o corpo?

Como eliminaram outras possibilidades (e devem haver muitas) e provaram que a projecao é tal qual Waldo Vieira alega?
Esta me parece ser uma pergunta extremamente dificil de responder!
Talvez eu é que não seja lá muito sagaz... mas impressao que tenho é que para provar que a projecao ou a reencarnacao sao fenomenos reais, teríamos que resolver alguns probleminhas bem difíceis antes, que involveriam armazenamento, transporte, conservacao e acesso a uma quantidade imensa de informacoes e num tempo bem curto...

Pense nas implicacoes contidas em projetar a sua consciencia para um outro lugar. Esta consciencia é fruto de uma quantidade imensa de dados e informacoes acumuladas ao longo do tempo, dados estes que formam o seu eu e suas experiencias e que fazem voce ser o que é. Como esta quantidade fantastica de dados se transporta de um lugar para outro, de forma tao rapida e sem perda alguma?
Nao posso evitar de fazer perguntas como estas, pois trabalho com computadores e programas e sei o que significa acessar um milhao de registros em um banco, buscar o que se quer e numa velocidade rapida o suficiente para que o usuario nao comece a ficar impaciente.
A ciencia do cerebro sabe que a quantidade de informacoes que acumulamos em nossas vidas sao muitos graus de magnitude maiores que qualquer base de dados que tenhamos ouvido falar. Coisa muito, muito acima de Terabytes...

E este é apenas um de muitos problemas dificeis que emergem das consideracoes envolvendo os assuntos que Waldo e a conscienciologia se dedicam... Posso postar mais sobre outros nos proximos posts, se quiser.

Adriano:
"A falta da autopesquisa, da pesquisa de nós mesmos, da consciência. E para muitos outros que o enquadram como materialista, já que considera a essência humana como sendo fruto da contrução de atómos e elétrons. Não dá para explicar as religiões por esta ótica e eu particularmente me interesso muito pelo estudo das religiões de forma científica. "

Acho que esta um tanto equivocado.
A comunidade cientifico-filosofica estuda sim a consciencia. Nunca leu nada de Daniel Dennet ou Antonio Damasio?
« Última modificação: 09 de Agosto de 2008, 12:58:43 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #47 Online: 09 de Agosto de 2008, 15:29:38 »

Li que voces dao bastante importancia a experimentacao pessoal:
Adriano: "...o que está sendo criado,de fato, é uma comunidade científica com pessoas que vivenciam empiricamente este fenômeno entre muitos outros"

Eu encararia isto com mais cautela... Acho que deve haver um certo grau de ceticismo mesmo em relacao ao que nos mesmos experimentamos!
Sempre tenho cautela e estou sempre aberto a convesar sobre isso.

Como saber que o fenomeno experimentado é real e não uma criacao de sua propria mente?
Por exemplo, autistas e esquizofrenicos sao capazes de criar uma realidade totalmente a parte do mundo em que vivem!
Existe uma farta bibliografia com informações a respeito das diferenciações, como o tratado de Projeciologia. Além disso a parte prática ajuda a discernir os fenômenos psiquiátricos e psicológicos dos fenômenos projetivos. Não subestime a inteligência dos projetores.

Carl Sagan ja disse que as abducoes de UFOs dizem mais da psique humana que de raptos por alienigenas.
Como saber entao qual é o caso da projecao? Nao poderia ela estar relacionada antes com a psique de quem projeta em lugar de qualquer mudanca real de coordenadas no espaco/tempo e sem usar o corpo?
A diferenciação de um fenômeno projetivo real e uma fantasia é feito através de metodologia científica deste programa de pesquisa. Estou estudando o assunto com afinco algum tempo e tenho minhas conclusões. Não quero te convencer de que são verdadeiras, apenas passo algumas informações.

Como eliminaram outras possibilidades (e devem haver muitas) e provaram que a projecao é tal qual Waldo Vieira alega?
Esta me parece ser uma pergunta extremamente dificil de responder!
Talvez eu é que não seja lá muito sagaz... mas impressao que tenho é que para provar que a projecao ou a reencarnacao sao fenomenos reais, teríamos que resolver alguns probleminhas bem difíceis antes, que involveriam armazenamento, transporte, conservacao e acesso a uma quantidade imensa de informacoes e num tempo bem curto...

Pense nas implicacoes contidas em projetar a sua consciencia para um outro lugar. Esta consciencia é fruto de uma quantidade imensa de dados e informacoes acumuladas ao longo do tempo, dados estes que formam o seu eu e suas experiencias e que fazem voce ser o que é. Como esta quantidade fantastica de dados se transporta de um lugar para outro, de forma tao rapida e sem perda alguma?
Nao posso evitar de fazer perguntas como estas, pois trabalho com computadores e programas e sei o que significa acessar um milhao de registros em um banco, buscar o que se quer e numa velocidade rapida o suficiente para que o usuario nao comece a ficar impaciente.
A ciencia do cerebro sabe que a quantidade de informacoes que acumulamos em nossas vidas sao muitos graus de magnitude maiores que qualquer base de dados que tenhamos ouvido falar. Coisa muito, muito acima de Terabytes...

E este é apenas um de muitos problemas dificeis que emergem das consideracoes envolvendo os assuntos que Waldo e a conscienciologia se dedicam... Posso postar mais sobre outros nos proximos posts, se quiser.
Aqui que entra a questão dos programas de investigação. Quando houve a revolução copernicana a ciência teve que mudar muito com o heliocentrismo. Agora o mesmo acontece com o deslocamento da consciência para fora do cérebro humano. É algo que precisa de muito tempo para se consolidar, por isso esta teoria ajuda muito. Foi o que aconteceu na revolução copernicana eliminando o geocentrismo. E material sendo produzido pela ótica consciencial tem muito também, dá para fazer muitos posts a respeito. Mas assim como não quero convencer também não quero ser convencido, prefiro deixar os fatos falarem por si.

Adriano:
"A falta da autopesquisa, da pesquisa de nós mesmos, da consciência. E para muitos outros que o enquadram como materialista, já que considera a essência humana como sendo fruto da contrução de atómos e elétrons. Não dá para explicar as religiões por esta ótica e eu particularmente me interesso muito pelo estudo das religiões de forma científica. "

Acho que esta um tanto equivocado.
A comunidade cientifico-filosofica estuda sim a consciencia. Nunca leu nada de Daniel Dennet ou Antonio Damasio?
O estudo da consciência feito é através da ótica cerebral, desta resultante do cérebro. Pouco falam de outras alternativas teóricas. São extensões da visão tradicional de consciência da maioria comunidade científica. A base desses estudos é tão válida quando a de outros, embora muitos não queiram reconhecer isso. Aqui mesmo no Fcc verá um monte de tópicos que discutimos filosofia da mente incluindo as teorias de Dennett. É sempre bom aprofundar o estudo desses autores, mas deixam ainda muitas brechas em discussões que acabam sendo semânticas.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #48 Online: 05 de Setembro de 2008, 22:16:42 »
Como se fabrica um fantasma?
1. Tem que ser na Inglaterra, os ingleses adoram fantasmas.
2. Tem que ser num casarão vitoriano, esses casarões custam uma fortuna para manter (condomínio, empregados, impostos, etc.) e a lenda dos fantasmas ajuda a trazer turistas, bobos e jornalistas para fazer reportagens (pagas, naturalmente) sobre os tais fantasmas
3. Tem que trazer um parapsicólogo de renome, ou um ´´cientista da NASA´´ para atestar a veracidade dos fenômenos (filmes ou fotografias não vem ao caso, naturalmente, testemunhos pessoais idôneos devem ser o suficiente)
4. Se passar no Fantástico de domingo, então, vai virar tópico neste fórum na segunda feira.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 05 de Setembro de 2008, 23:05:51 »
Alguem ja viu um programa chamado "Paranormal State"???

É simplesmente o cumulo da idiotice...
Mas eles acham que é ciencia...
affffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!