Autor Tópico: [meio blog-topic] faculdade particular vs federal  (Lida 3379 vezes)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
[meio blog-topic] faculdade particular vs federal
« Online: 31 de Julho de 2008, 17:37:35 »
Desculpem o tópico de cunho bastante pessoal, mas estou com essa dúvida desde praticamente o começo do ano. Quaisquer Bons conselhos serão bem-vindos. :)

Estou no terceiro ano do colegial, e estou mais ou menos certo do curso que vou fazer (Eng.ª Elétrica). A questão é onde? Tenho duas possibilidades, fazer Furb, particular, daqui de Blumenau e continuar morando com meus pais, ou ir para Florianópolis e fazer UFSC, federal.

- Acho que pensar no dinheiro não ajuda muito. Na Furb teria que pagar mensalidade, já na UFSC teria que pagar moradia, alimentação e transporte. No fim acho que a diferença não é grande.

- Por um lado, a fazer UFSC me permitiria morar sozinho, uma experiência que sempre quis ter. Por outro, continuar em Blumenau teria o conforto da comida de mamãe.  ^.^ Ainda assim, se eu fosse para a federal, eu teria que procurar apartamento, etc, o que acaba pendendo um pouco para o lado da Furb.

- Apesar de ser particular, a Furb tem boa fama aqui na região (ela tem administração autônoma, mas é da prefeitura). Já a UFSC tem o peso de ser uma federal. Não sei o quanto isso ajuda na hora de arrumar um emprego, mas aparentemente eu estaria bem servido com as duas, embora me pareça que estaria melhor com a federeal.

- Ambas têm parcerias com empresas da área de Eng. Elétrica, o que me facilitaria a entrada para o mercado de trabalho. Apesar da minha fama de bom aluno, não sei o quanto eu consegueria me destacar dos outros alunos numa federal. Creio que seria mais fácil chamar a atenção dos olheiros na Furb.

Enfim, estou perdido. :sleepy:
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: [meio blog-topic] faculdade particular vs federal
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2008, 17:44:50 »
Morar sozinho é uma experiência muito legal, André, eu acho que sair da casa de mamãe é mais um lado positivo em você fazer a federal. Na faculdade você não vai aprender só engenharia, você vai crescer, amadurecer, se tornar mais independente. E você vai poder visitar sua família com freqüência, veja o meu caso, eu estudo no interior de São Paulo e meus pais moram no interior da Bahia... só dá para visitar nas férias, mas eu já estou tão acostumado a viver em Sanca que nem sinto falta - pelo contrário, quando eu estou na casa dos meus pais é que eu sinto falta da liberdade que tenho quando estou em minha casa e isso não tem preço.

Offline Suelen

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2008, 18:43:19 »
Aqui as federais/estaduais ainda têm mais reconhecimento que as particulares - embora isso dependa muito dos cursos. Há ótimos cursos nas particulares, e lá eles dispõem de uma infra-estrutura que falta em muitas graduações das públicas, como por exemplo laboratórios bem equipados e essas coisas. Há quem diga que isso de certa forma faça com que os cursos das públicas sejam ainda mais reconhecidos, pois afinal, quem faz a universidade são os alunos, e quando eles não dispõem de muitos recursos fáceis, normalmente são mais interessados, correm atrás das coisas e por isso viram bons profissionais. Com o meu curso ocorre isso... Pelo menos é o que se comenta.

Com relação aos professores, não sei o que se passa por aí, mas aqui eles não raro ensinam em públicas e particulares ao mesmo tempo. Entretanto, nas públicas os professores parecem ser mais relaxados, atrasam, faltam, coisa que parece ocorrer menos em particulares, que são mais rígidas com horários e tal. Mas isso é muito relativo.

Uma professora minha estava comentando que alunos das faculdades particulares parecem entrar mais cedo no mercado de trabalho, pois a graduação deles termina mais rápido que a nossa, por causa das greves e porque no caso da minha graduação a duração é menor mesmo nas particulares. Quanto a morar fora, tenho vários colegas nessa situação e não costumam reclamar disso, se é que serve de ajuda.

:)
« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 18:47:36 por Suelen »
Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.

Álvaro de Campos

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2008, 18:46:19 »
Eu trabalho numa universidade federal (O CEFET Paraná foi transformado em Universidade Tecnológica). O perfil do aluno é, em sua maioria, o de quem busca uma formação técnica voltada para o mercado de trabalho, estando trabalhando ou não, e não a carreira acadêmica.
Pelas conversas com alunos e professores, o que pude notar é o seguinte:

- Para quem busca uma formação técnica apenas para trabalhar na indústria, outros fatores são levados em conta, além da escolha da instituição:

* se há vagas de trabalho suficientes;
 * se existe seleção que leve em conta (mesmo que não explicitamente) o "nome" da instiuição;
 * as exigências do mercado quanto a sua capacitação;
 * a parceria entre a instituição de ensino e a indústria ser realmente sólida e não apenas uma maneira de captar dinheiro das empresas. Convênios para estágio podem ser feitos até com empresas de fundo de quintal, e não é raro ser uma maneira de se conseguir mão-de-obra barata.Se a instituição demonstrar interesse em acompanhar o dia a dia do seu aluno nas empresas conveniadas (independentes do tamanho) e promover cursos em conjunto com estas, pode ter certeza de que isso é algum muito vantajoso para todas as partes.

Lembre-se: em briga de elefante, quem apanha é a grama.

Empresa X instiuição : elefantes
grama: alunos (você)

Agora se você quiser seguir carreira acadêmica, é bom se inteirar dos cursos de pós-graduação que a sua instituição oferece (o pessoal prata da casa consegue algumas regalias, dependendo do lugar) , eles serão imprescíndiveis na hora da prova de títulos.

Editdado: o primeiro parágrafo tinha ficado esquisito.

« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 18:52:47 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2008, 18:51:34 »
 :) Eu já falei no MSN, mas pra repetir aqui, só uma versão reduzida.

1. Como a Suelen disse, nas particulares há mais cobrança dos horários dos professores.

2. Algumas vezes, a particular conta com melhor infra-estrutura.

3. Você vai ter melhores condições de se dedicar ao estudo sem se preocupar com problemas domésticos.

4. Na particular não há risco de greve.

5. Na particular, você como PAGANTE tem suas queixas melhor atendidas, já que não querem perder sua mensalidade.

6. Você ainda tem muito tempo pra se separar pais. Você não tem problemas em casa e seus pais são super-bacanas (eu A-D-O-R-O a psicologia reversa que gostam de usar com você  :P), então, não vejo motivos para presa para sair do ninho.

:) Mas é claro, só mostrei o lado positivo do que eu considero melhor pra você meu amiguinho.

:P Verdade seja dita, ainda acho que o melhor é você falar com alunos das duas universidades.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2008, 19:15:23 »
Sobre as greves: Eu estudo em universidade federal há cinco anos (ainda não me formei porque fiz uma mudança de curso recentemente) e nunca peguei uma greve de professores. Até houve uma greve que atingiu várias federais, mas a minha não aderiu, os professores aqui são conscientes de suas responsabilidades.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2008, 19:37:03 »
Bom, a Furb é uma faculdade bastante antiga já, então apesar de ser particular, ela tem bom renome.

A questão dos professores, tenho ouvido gente falar que a UFSC não tem tido problema de greves, mas duvido. No entanto, não conheço ninguém de confiança que estude lá para perguntar. Entrei em uma comunidade do orkut, mas não ajudou muito. Segundo a própria descrição da comunidade, tópicos sobre a instituição são deletados ¬¬. Me pergunto por que.

E sobre morar sozinho, como já comentaram, tem os prós e contras, por isso considerando esse ponto como algo nêutro. Até porque não sei quanto vou gostar depois de fazer o serviço doméstico mais pesado algumas vezes.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2008, 19:51:40 »
Até porque não sei quanto vou gostar depois de fazer o serviço doméstico mais pesado algumas vezes.

Fazer serviço doméstico? Pfffffft :biglol:
Você ainda tem muito a aprender gafanhoto...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2008, 19:55:02 »
Atuo no sindicato desde 1995, no momento estou sem ligação com ele devido a minha cirurgia. Sobre as greves:

Para haver uma greve devem ser respeitadas algumas condições:

- uma assembléia com a categoria (a carreira dos docentes e técnico-administrativos é diferenciada, pode haver greve de uma categoria, sem que a outra também esteja em greve);

- a assembléia é feita em duas chamadas, resumindo:

primeira chamada: um quórum mínimo;
segunda chamada: qualquer número.

Tudo tem de ser registrado em ata, inclusive a presença dos grevistas nos dias que durarem a greve.
OBS: greve não é para ficar em casa e sim pra mobilizar a categoria.

Problemas:

- muitas vezes, o número de pessoas que decidem a greve não atinge dez por cento do número total de servidores;
- muitos são impedidos (legalmente ou não) de entrarem em greve: cargos de confiança, servidores em estágio probatório, contratados;
- muitos não entram em greve, mas não informam isso a ninguém, nem aos alunos.

Resumindo: uma greve numa universidade com 500 professores é, muitas vezes, decidida por trinta servidores. Desse 500, no mínimo 15% não pode entrar em greve, dos que sobram, metade não gosta do sincicato e não faz greve, mas também não avisa ninguém.

Quer dizer, se você é aluno e tiver uma greve, junte seus colegas e obriguem os não grevistas a darem aula, ou então vão para a justiça.
80% das universidades, quando entram em greve, tem docentes suficientes para ministrar aula para a maioria das cadeiras (matérias). Eles NÃO estão em greve, mas NÃO estão dando aula.

Diga NÃO ao grevista de pijama.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2008, 21:56:31 »
- Acho que pensar no dinheiro não ajuda muito. Na Furb teria que pagar mensalidade, já na UFSC teria que pagar moradia, alimentação e transporte. No fim acho que a diferença não é grande.

- Por um lado, a fazer UFSC me permitiria morar sozinho, uma experiência que sempre quis ter. Por outro, continuar em Blumenau teria o conforto da comida de mamãe.  ^.^ Ainda assim, se eu fosse para a federal, eu teria que procurar apartamento, etc, o que acaba pendendo um pouco para o lado da Furb.
Verifique antes se a UFSC não possui moradia estudantil. Se tiver já é um facilitador, pelo menos no aspecto econômico. E mesmo que não tenha (ou você não consiga vaga), você pode optar por morar em uma república ao invés de ter um apartamento só p/ si, pois isso diminui bastante as despesas.
Outra coisa: em geral, uma universidade pública possui muito mais atividades disponíveis para quem estiver interessado, não ficando limitada a sala de aula, biblioteca e laboratório. Sugiro que vá conhecer a UFSC e se informe sobre isso. Foi assim que escolhi as universidades nas quais prestei vestibular e até hoje não me arrependo. Só é uma pena você não conhecer ninguém que estude lá para te ajudar nisso.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2008, 10:22:22 »
Well, estudei em particular com comida do papai e hoje estudo em uma pública com comida do bandex. Vou tentar dizer as diferenças das duas e desmistificar algumas coisas que disseram aqui no tópico e não aconteceram comigo:

Eu estudei em uma universidade particular de, para mim, nem tanto renome. Mas eu adorei minha graduação.

Isso de laboratórios e infra-estrutura particular/pública não é exatamente assim, a regra é: sua universidade tem mestrado e douturado? Se sim, há quanto tempo? Se a resposta for positiva e muito, respectivamente, provavelmente você vai ter uma boa infra-estrutura para iniciação científica e aulas. Eu estudava em uma particular de mensalidade de 750 reais e eu tinha uma estante de livros para meu curso; hoje, aqui na USP, tenho um prédio de 4 andares como biblioteca do meu instituto. :)

Eu não sei se o problema era Ribeirão Preto ou o Barão de Mauá, mas, em todo caso, os estágios que apareciam lá eram extremamente ruins. Acho que no seu caso isso vai melhorar um pouco, porque seu curso é mais legal. Aqui na USP estou cansando de ver propostas de estágio da UOL e afins...

O tipo de aluno também é bastante diferente na particular e na pública. A particular, muito provavelmente, vai se voltar para o mercado de trabalho. A pública, é bem provável que se volte para a vida acadêmica... Aqui, por exemplo, tem gente que nunca viu um hub. Entretanto, essa mesma pessoa sabe tanto de estatística e tudo mais que eu nem sei como me aceitaram como aluno aqui...

E o tipo de aluno é bastante importante, mesmo que você não queira ser um deles: é com eles que você vai conversar sobre os conhecimentos do seu curso... Você vai falar mais com seus colegas do que com seus professores...

Na faculdade particular existe uma chance dos professores estarem mais atentos ao que você aprende mesmo. E isso é bom e é ruim. O lado bom é que eles se importam contigo. O lado ruim é que eles se importam com os outros. Por que se importar com os outros é ruim? Bem, imagine uma sala inteira brigando com a coordenação porque não quer ter uma prova porque eles não estudaram ou porque não querem ter uma matéria específica e mesmo assim importante... Acha que é raro? Se engana. Aconteceu comigo e com muitos amigos...

Geralmente professor de pública está mais preocupado com a pesquisa do que com as aulas... As matérias lá provavelmente serão mais difíceis (não que as matérias da particular serão fáceis) por três motivos: 1) Professor acha que só porque tem "federal" no nome tem que ferrar você. 2) Ele não se importa. 3) Aulas provavelmente menos didáticas te fazem ter que pensar por si só... Então se prepare para isso.

Quanto as greves: isso não é necessariamente verdade. Digo, isso de não ter greves em particular... Tenho um amigo que faz particular e teve que fazer matéria em janeiro por causa de greve...

Na faculdade você não vai aprender só engenharia, você vai crescer, amadurecer, se tornar mais independente.
Morar sozinho é uma experiência que te faz amadurecer mesmo. Ter que pagar pela própria comida com dinheiro contado (mesmo que com o dinheiro do pai...) é algo que te faz crescer gritantemente. Todavia, acho que (opinião pessoal) na maioria das vezes a faculdade não faz você amadurecer. Eu acho que é o contrário: você digivolui ( :D ). Conto nos dedos meus amigos que fizeram faculdade e não viraram maconherinhos idiotas e completamente iguais...

Voltando:

Você pretende seguir carreira acadêmica ou mercado de trabalho? Se você quiser carreira acadêmica, sugiro que faça como eu: faça particular. É mais fácil, você vai ter comida da mamãe e poder estudar o que você quer, vai se formar antes (porque seu curso é mais fácil e provavelmente menor numa particular, como já disseram) e depois de duas iniciações científicas, você está tão apto quanto qualquer aluno de particular à fazer mestrado...

Aliás, eu mesmo passei na federal daqui e conheço gente de pública que não passou.

Quando a dinheiro, você não pode tentar prouni? Pode ser uma boa.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2008, 10:26:22 »
E mesmo que não tenha (ou você não consiga vaga), você pode optar por morar em uma república ao invés de ter um apartamento só p/ si, pois isso diminui bastante as despesas.
Fato... Se você não tem problemas com pessoas, morar em república é uma mão na roda...

Outra coisa: em geral, uma universidade pública possui muito mais atividades disponíveis para quem estiver interessado, não ficando limitada a sala de aula, biblioteca e laboratório.
Esqueci de comentar isso também... Outra verdade...

Sugiro que vá conhecer a UFSC e se informe sobre isso. Foi assim que escolhi as universidades nas quais prestei vestibular e até hoje não me arrependo. Só é uma pena você não conhecer ninguém que estude lá para te ajudar nisso.
Falando nisso, tenho um professor que fez graduação lá... Posso tentar falar algo com ele.

Você pode entrar na comunidade do orkut da UFSC e perguntar também... Povo vai te responder.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2008, 12:54:50 »
Sempre se formar na federal é melhor...mesmo que o curso na particular seja melhor... na federal as pessoas tem aquela idéia que a pessoa que se formou na federal sabe muito mais que aquele que se formou numa faculdade particular...principalmente engenharia...minha prima é formada em engenharia civil por uma faculdade particular...e o marido dela é formado em engenharia mecanica pelo cefet (ou ufgrsfga) e eles sempre dizem..que ser formado na federal é melhor...a empresa te olha com outros olhos...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Agosto de 2008, 13:11:12 »
Bullshit, Fabi. 3 anos de mercado de trabalho e alguns cursos extra-curriculares já iguala todo mundo... Se você não tem nada além do diploma, isso conta mesmo. Mas é só no começo, depois que você entra na primeira empresa e prova que é bom, só sua competência conta...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Agosto de 2008, 13:23:16 »
O que tenho observado nos últimos anos é que algumas faculdade particulares tem alcançado renome nacional e são reconhecidas pelo excelente trabalho. Quando prestei vestibular, procurei selecionar as melhores faculdades, inclusive as particulares. Como não tive a felicidade de entrar numa universidade federal ou estadual, optei por uma faculdade reconhecida e há muitos anos no mercado.

A grande questão de estudar numa faculdade particular é saber se ela possui respaldo no mercado e na área que você pretende atuar. Do outro lado, fica a questão da qualidade do ensino, equipe de professores, trabalhos de extensão e pesquisa, etc etc. Não é bom cometer o erro de entrar numa dessas faculdades de esquina que ficam anunciando desconto pela tv (inclusive, já vi anúncios de jornal solicitando estagiários de determinadas faculdades e listando as particulares 'aptas' a participarem das entrevistas).

Passar numa federal/estadual sem dúvida eleva seu status social e familar, afinal, reza a lenda que os melhores alunos são aqueles capazes de enfrentar as provas mais difíceis e conseguirem as melhores vagas (no caso, a concorrência e o nível da prova alto filtram bastante os candidatos).

A grande vantagem de ir para a federal, no seu caso, além do status (que nem sempre é tão honorífico assim, levando em conta que existem cursos de faculdades particulares infinitamente melhores que o de universidades federais e estaduais), é poder morar sozinho e ganhar um pouco de experiência nesse aspecto. Eu passei por isso e posso afirmar que foi uma das melhores experiências de minha vida (claro, você precisa se virar com comida, com dinheiro dos pais, com a responsabilidade de cuidar de si mesmo sem recorrer a outras pessoas, etc).

Acho que cabe a você pesar o melhor e decidir o que você quer para sua vida nesse momento, pesando as implicações futuras de sua decisão. Seja qual for sua escolha, espero que tudo dê certo pra você, André.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2008, 13:25:54 »
3 anos de mercado de trabalho e alguns cursos extra-curriculares já iguala todo mundo... Se você não tem nada além do diploma, isso conta mesmo. Mas é só no começo, depois que você entra na primeira empresa e prova que é bom, só sua competência conta...

Sem dúvida. Não dá pra dizer que faculdade particular é tudo farinha do mesmo saco, porque não é. Existem boas e péssimas faculdades e cabe a cada um pesquisar o histórico e o respaldo na prestação do serviço.

Hoje em dia, um curso superior é praticamente nada, já que você precisa de alguma especialização pra poder se destacar (levando em conta a 'popularização' do acesso ao 3º grau). E conheço profissionais extremamente competentes que saíram de faculdades particulares e buscaram crescer na profissão que exercem.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #16 Online: 01 de Agosto de 2008, 13:50:48 »
Sobre repúblicas, acho que não me adaptaria. Eu preciso de um canto sossegado só para mim. Coisa de filho único talvez, sei lá.

Eu sei que a Furb tem iniciação científica e mestrado, não sei a quanto tempo, mas não tem doutorado em Eng. Eu sei que o mestrado da Furb é recomendado pela CAPES, mas não sei quanto isso inflói na escolha.

Segundo o Provão, a UFSC em eng. elétrica tem conceito A e Furb D, mas está desatualizado (o último dado desses sites é de 2003. Já pelo ENADE, de 2005, a diferença entre os dois cursos não é tão grande.

Eu pretendo entrar no mercado de trabalho, mas gostaria de fazer alguma(s) pós também.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2008, 13:57:37 »

Quem está acostumado com sossego e organização não pode passar nem perto de república... E como eu te disse antes, verifique direito a qualidade dos dois cursos e escolha o que for melhor a nível de mercado e também em relação às suas possibilidades.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Agosto de 2008, 14:44:19 »
Poxa, minha república é tão sossegada... Tanto que chega a dar raiva...

Passar numa federal/estadual sem dúvida eleva seu status social e familar, afinal, reza a lenda que os melhores alunos são aqueles capazes de enfrentar as provas mais difíceis e conseguirem as melhores vagas (no caso, a concorrência e o nível da prova alto filtram bastante os candidatos).
Eu não sei se isso acontece, ainda... Ou pelo menos não é um sentimento que eu tenha.. hehe.. Eu também não acho que ninguém tenha começado a me respeitar mais ou algo assim depois que entrei aqui... Bem, não sei. Talvez familiar isso ajude mesmo; mas social, acho que nem tanto mais.

Eu sei que a Furb tem iniciação científica e mestrado, não sei a quanto tempo, mas não tem doutorado em Eng. Eu sei que o mestrado da Furb é recomendado pela CAPES, mas não sei quanto isso inflói na escolha.
http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarIes&codigoArea=30400007&descricaoArea=ENGENHARIAS+&descricaoAreaConhecimento=ENGENHARIA+EL%C9TRICA&descricaoAreaAvaliacao=ENGENHARIAS+IV

É como eu disse, isso indica a infra-estrutura de laboratórios e afins... Ter mestrado é um bom sinal. Embora a furb tenha conceito 3 (menor conceito possível). Isso não quer dizer que a Furb tenha péssimo laboratório, também; a Federal daqui tinha conceito 3 até ano passado, sem doutorado também, e parecia ter uma infra-estrutura razoável...

Certamente a UFSC deve ter uma boa infra-estrutura...

Eu pretendo entrar no mercado de trabalho, mas gostaria de fazer alguma(s) pós também.
Bem, fazer graduação em uma particular e pós em uma pública não vai te deixar abaixo de fazer graduação e pós em uma pública...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Agosto de 2008, 14:51:54 »
Poxa, minha república é tão sossegada... Tanto que chega a dar raiva...

Você é um garoto de sorte...  :P Ou não, já que acha o ambiente calmo demais...  :hihi:

Eu não sei se isso acontece, ainda... Ou pelo menos não é um sentimento que eu tenha.. hehe.. Eu também não acho que ninguém tenha começado a me respeitar mais ou algo assim depois que entrei aqui... Bem, não sei. Talvez familiar isso ajude mesmo; mas social, acho que nem tanto mais.

Por isso eu disse 'reza a lenda', o que implica dizer 'realmente não acredito tanto nisso'...  :P O problema do tal 'status' é que existem pessoas que pensam que as únicas faculdade respeitáveis e boas são as federais ou estaduais, o que não é verdade, já que existem particulares excelentes e também devemos considerar o aluno.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Agosto de 2008, 18:26:56 »
Sobre a reputação da Furb ser boa, Andre, considere que fora de Santa Catarina ninguém nunca ouviu falar nela. E o cara que estiver analisando o seu currículo não necessariamente vai comparar as notas dela no provão com a da UFSC. Se você quer ter um diploma em Engenharia Elétrica que vai ser bem visto no Brasil inteiro é melhor ficar com o da federal.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Agosto de 2008, 18:36:26 »
Você está sendo simplista demais. Ninguém do RH vai fazer montinho de currículo com quem cursou federal e outro com quem cursou particular... Habilidades pessoais pesam nas contratações também, cursos extra-curriculares, talvez seu histórico escolar, experiências profissionais, tudo...

Eu também não conhecia a Furb, mas ai já acho que é forçar demais dizer que ninguém conhece... E nem preciso comentar sobre só o diploma da federal ser bem visto no Brasil, né?
« Última modificação: 02 de Agosto de 2008, 18:41:51 por Oceanos »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Agosto de 2008, 18:40:22 »
Por isso eu disse 'reza a lenda', o que implica dizer 'realmente não acredito tanto nisso'...  :P O problema do tal 'status' é que existem pessoas que pensam que as únicas faculdade respeitáveis e boas são as federais ou estaduais, o que não é verdade, já que existem particulares excelentes e também devemos considerar o aluno.
Pois é... Na verdade, eu acho que até pega mal estudar nessa sociedade... Já soltei uns VTNC para quando tentavam planejar minha vida dizendo que eu deveria trabalhar, e não fazer mestrado...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Agosto de 2008, 18:58:21 »
Você está sendo simplista demais. Ninguém do RH vai fazer montinho de currículo com quem cursou federal e outro com quem cursou particular... Habilidades pessoais pesam nas contratações também, cursos extra-curriculares, talvez seu histórico escolar, experiências profissionais, tudo...

Eu também não conhecia a Furb, mas ai já acho que é forçar demais dizer que ninguém conhece... E nem preciso comentar sobre só o diploma da federal ser bem visto no Brasil, né?

Existem empresas e empresas. Algumas contratam com base em grafologia ou numerologia ou dinâmicas de grupo estúpidas, outras não. Não é de se estranhar que hajam aquelas que façam o tal motinho sim... O preconceito existe e mesmo levando emconta todas as qualidades individuais para além de onde a pessoa se formou, se um empregador olhar dois currículos praticamente iguais, mas um deles é de alguém que se formou em uma federal e o outro é de uma particular que ele nunca ouviu falar, quem leva vantagem?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Agosto de 2008, 19:03:09 »
Pois é... Na verdade, eu acho que até pega mal estudar nessa sociedade... Já soltei uns VTNC para quando tentavam planejar minha vida dizendo que eu deveria trabalhar, e não fazer mestrado...

Nunca dá pra saber o que querem de você... Se por um lado você precisa trabalhar e andar com suas próprias pernas, dizem que você também precisa estudar (afinal, o mercado está cada vez mais exigente e só os mais qualificados poderão conseguir um bom emprego)... Eita mundinho confuso...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!