Well, estudei em particular com comida do papai e hoje estudo em uma pública com comida do bandex. Vou tentar dizer as diferenças das duas e desmistificar algumas coisas que disseram aqui no tópico e não aconteceram comigo:
Eu estudei em uma universidade particular de, para mim,
nem tanto renome. Mas eu adorei minha graduação.
Isso de laboratórios e infra-estrutura particular/pública não é exatamente assim, a regra é: sua universidade tem mestrado e douturado? Se sim, há quanto tempo? Se a resposta for positiva e muito, respectivamente, provavelmente você vai ter uma boa infra-estrutura para iniciação científica e aulas. Eu estudava em uma particular de mensalidade de 750 reais e eu tinha uma estante de livros para meu curso; hoje, aqui na USP, tenho um prédio de 4 andares como biblioteca do meu instituto.

Eu não sei se o problema era Ribeirão Preto ou o Barão de Mauá, mas, em todo caso, os estágios que apareciam lá eram extremamente ruins. Acho que no seu caso isso vai melhorar um pouco, porque seu curso é mais legal. Aqui na USP estou cansando de ver propostas de estágio da UOL e afins...
O tipo de aluno também é bastante diferente na particular e na pública. A particular, muito provavelmente, vai se voltar para o mercado de trabalho. A pública, é bem provável que se volte para a vida acadêmica... Aqui, por exemplo, tem gente que nunca viu um
hub. Entretanto, essa mesma pessoa sabe tanto de estatística e tudo mais que eu nem sei como me aceitaram como aluno aqui...
E o tipo de aluno é bastante importante, mesmo que você não queira ser um deles: é com eles que você vai conversar sobre os conhecimentos do seu curso... Você vai falar mais com seus colegas do que com seus professores...
Na faculdade particular existe uma chance dos professores estarem mais atentos ao que você aprende mesmo. E isso é bom e é ruim. O lado bom é que eles se importam contigo. O lado ruim é que eles se importam com os outros. Por que se importar com os outros é ruim? Bem, imagine uma sala inteira brigando com a coordenação porque não quer ter uma prova porque eles não estudaram ou porque não querem ter uma matéria específica e mesmo assim importante... Acha que é raro? Se engana. Aconteceu comigo e com muitos amigos...
Geralmente professor de pública está mais preocupado com a pesquisa do que com as aulas... As matérias lá provavelmente serão mais difíceis (não que as matérias da particular serão fáceis) por três motivos: 1) Professor acha que só porque tem "federal" no nome tem que ferrar você. 2) Ele não se importa. 3) Aulas provavelmente menos didáticas te fazem ter que pensar por si só... Então se prepare para isso.
Quanto as greves: isso não é necessariamente verdade. Digo, isso de não ter greves em particular... Tenho um amigo que faz particular e teve que fazer matéria em janeiro por causa de greve...
Na faculdade você não vai aprender só engenharia, você vai crescer, amadurecer, se tornar mais independente.
Morar sozinho é uma experiência que te faz amadurecer mesmo. Ter que pagar pela própria comida com dinheiro contado (mesmo que com o dinheiro do pai...) é algo que te faz crescer gritantemente. Todavia, acho que (opinião pessoal) na maioria das vezes a faculdade não faz você amadurecer. Eu acho que é o contrário: você digivolui (

). Conto nos dedos meus amigos que fizeram faculdade e não viraram maconherinhos idiotas e completamente iguais...
Voltando:
Você pretende seguir carreira acadêmica ou mercado de trabalho? Se você quiser carreira acadêmica, sugiro que faça como eu: faça particular. É mais fácil, você vai ter comida da mamãe e poder estudar o que você quer, vai se formar antes (porque seu curso é mais fácil e provavelmente menor numa particular, como já disseram) e depois de duas iniciações científicas, você está tão apto quanto qualquer aluno de particular à fazer mestrado...
Aliás, eu mesmo passei na federal daqui e conheço gente de pública que não passou.
Quando a dinheiro, você não pode tentar prouni? Pode ser uma boa.