Autor Tópico: [meio blog-topic] faculdade particular vs federal  (Lida 3380 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: [meio blog-topic] faculdade particular vs federal
« Resposta #25 Online: 02 de Agosto de 2008, 19:37:26 »
Existem empresas e empresas. Algumas contratam com base em grafologia ou numerologia ou dinâmicas de grupo estúpidas, outras não. Não é de se estranhar que hajam aquelas que façam o tal motinho sim...

Minorias... Você tá tentando fazer a regra pela exceção... Sem contar que não é o João da quitanda que contrata um engenheiro elétrico...

O preconceito existe e mesmo levando emconta todas as qualidades individuais para além de onde a pessoa se formou, se um empregador olhar dois currículos praticamente iguais, mas um deles é de alguém que se formou em uma federal e o outro é de uma particular que ele nunca ouviu falar, quem leva vantagem?
... quem fez MBA? :)

Eu concordo que, por critério de desempate, _pode_ ganhar, mas ele pode entrar no mercado de trabalho mesmo assim e ter a vantagem de ter experiência, pode fazer cursos extra-curriculares, ter QIs nas empresas, pode ter habilidades pessoais diferentes... Não é como também se ele fizesse a faculdade para uma chance de emprego e se ele perder ela, ele perdeu 5 anos de investimento...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Agosto de 2008, 19:38:44 »
Nunca dá pra saber o que querem de você... Se por um lado você precisa trabalhar e andar com suas próprias pernas, dizem que você também precisa estudar (afinal, o mercado está cada vez mais exigente e só os mais qualificados poderão conseguir um bom emprego)... Eita mundinho confuso...
Acho que o incentivo ao estudo é pura demagogia... O que eles querem dizer na verdade deve ser algo como "tenha diplomas para seu salário aumentar"...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #27 Online: 02 de Agosto de 2008, 19:50:19 »
Well, conversei com meus pais hoje. Eles falaram o que eu já sabia, que preferiam que eu ficasse aqui, mas levantaram outras questões. A que eu considero principal é que devido a relações que meu pai tem por aqui, haveria alguns facilitadores, inclusive econômicos, o que minimizaria o lado negativo da Furb ser paga e me permitiria fazer algum curso ou outro.

Levando tudo em consideração, estou mais inclinado para a Furb mesmo. Acho que agora só se aparecer alguma coisa muito "oh!" para eu mudar de idéia. Obrigado a todos que opinaram :D
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 02 de Agosto de 2008, 19:50:28 »
Minorias... Você tá tentando fazer a regra pela exceção... Sem contar que não é o João da quitanda que contrata um engenheiro elétrico...

Espero que seja minoria realmente, mas quem contrata pessoas segundo critérios muito questionáveis com certeza não vai sair alardeando. E quem faz seleção de profissionais para as empresas são os famigerados analistas de RH - e eu não dou muita coisa por esse povinho não...

Eu concordo que, por critério de desempate, _pode_ ganhar, mas ele pode entrar no mercado de trabalho mesmo assim e ter a vantagem de ter experiência, pode fazer cursos extra-curriculares, ter QIs nas empresas, pode ter habilidades pessoais diferentes... Não é como também se ele fizesse a faculdade para uma chance de emprego e se ele perder ela, ele perdeu 5 anos de investimento...

Derivada parcial, Oceanos! Estou dizendo que com todos os outros fatores mantidos constantes quem faz federal leva vantagem. Habilidades pessoais, cursos e QI's você pode ter a mais tanto estudando em uma quanto em outra.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Agosto de 2008, 19:56:54 »
Derivada parcial, Oceanos! Estou dizendo que com todos os outros fatores mantidos constantes quem faz federal leva vantagem. Habilidades pessoais, cursos e QI's você pode ter a mais tanto estudando em uma quanto em outra.
Verdade, eu não discordo. Mas minha experiência pessoal diz que nem quem estuda em uma ou quem estuda em outra vai atrás disso... Por isso você pode sair na frente indo atrás do que eu falei... ;)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 03 de Agosto de 2008, 02:27:08 »
Existem empresas e empresas. Algumas contratam com base em grafologia ou numerologia ou dinâmicas de grupo estúpidas, outras não. Não é de se estranhar que hajam aquelas que façam o tal motinho sim...

O preconceito existe e mesmo levando emconta todas as qualidades individuais para além de onde a pessoa se formou, se um empregador olhar dois currículos praticamente iguais, mas um deles é de alguém que se formou em uma federal e o outro é de uma particular que ele nunca ouviu falar, quem leva vantagem?

Eu trabalhei na BM&F e na Bovespa antes de vir para o Japão e eles literalmente jogavam fora curriculuns que não eram de uma meia duzia de faculdade.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Agosto de 2008, 03:46:41 »
Triste essa boçalidade. Meu professor seleciona engenheiros elétricos para a SMAR e ele não faz isso...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #32 Online: 03 de Agosto de 2008, 03:57:47 »
Triste essa boçalidade. Meu professor seleciona engenheiros elétricos para a SMAR e ele não faz isso...

Concordo.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Agosto de 2008, 13:19:23 »
A maioria acho que faz essa seleção, especialmente para empresas grandes e cargos não muito específicos. Para esses caras, qualquer filtro que reduza os milhões de aplicantes para milhares é algo que vai ser utilizado. Tem processo de trainee que diz que faz isso na lata, já vi uns 2 ou 3.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #34 Online: 03 de Agosto de 2008, 14:53:48 »
A maioria acho que faz essa seleção, especialmente para empresas grandes e cargos não muito específicos. Para esses caras, qualquer filtro que reduza os milhões de aplicantes para milhares é algo que vai ser utilizado. Tem processo de trainee que diz que faz isso na lata, já vi uns 2 ou 3.

FIAT faz isso. Pra furar esse filtro, só com um Q.I. de dentro.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #35 Online: 03 de Agosto de 2008, 15:25:21 »
Sim, esse é o melhor jeito mesmo, na verdade é ultimamente o principal canal de entrada em grandes empresas...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #36 Online: 03 de Agosto de 2008, 15:45:03 »

FIAT faz isso. Pra furar esse filtro, só com um Q.I. de dentro.
Verdade...a fiat faz isso mesmo...ela só seleciona pessoas que estudaram na federal...ou no cefet (ufdhsfa)...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Agosto de 2008, 00:39:01 »

Quem está acostumado com sossego e organização não pode passar nem perto de república...
Nossa, isso é a mais pura verdade. Sou filho único e achei que seria bem fácil morar com amigos meus que também estudam, no entanto é muito difícil, especialmente se tu não é tão chegado a festas, bebedeiras e farras em teu habitat.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!