Esta é simples, Buckaroo: Ganeça é adorado como um deus, portanto um culto-cargo.
Entao voce supoe que :
a) qualquer representacao divina e oriunda de um culto-cargo
b) existem representacaoes que nao tem nada a ver com cultos-cargo
Se a), precisa mostrar porque um povo seria incapaz de imaginar por si so figuras fantasticas.
Veja o caso de Ganesha: um homem-elefante ou um elefante antropomorfizado.
Se sou um nativo vivendo junto com elefantes e dependendo deles na minha labuta diaria, pelo
que os teria em alta conta, seria assim tao dificl imaginar um hibrido de homem e elefante
e adorar esta representacao?
Se b), precisa mostrar como distinguir um b) de a). Dadas duas representacoes hipoteticas,
uma de cultos cargo e outra nao, como identificar corretamente as duas?
No caso de indios esculpindo itens estranhos a sua cultura, isto e bem facil. Mas como distinguir
isso em objetos feitos por povos que ja se foram ha 5000 anos atras?
Neste caso, tanto o povo que esculpiu os objetos de adoracao quanto os hipoteticos seguidores
de deuses-cargo que hipoteticamente os teriam influenciado nao existem mais...