O que quero dizer é que sempre existe uma percepção que estamos passando por uma crise, que os valores morais estão em decadência, etc..
Isso é gerado por duas coisas básicas:
1- O pressuposto que nossa fase histórica é especial e distinta
2- Que estamos pior do que antes, talvez algo incrustado em nosso cérebro do "antigamente era melhor", "no meu tempo"... que ouvimos desde pequenos...
Isto é algo que também tenho em mente. Toda época da história humana existiram os “demônios” assombrando a humanidade, fossem eles inventados ou reais. E imagino também que estes efeitos colaterais do chamado pós-modernismo são só os “demônios” do momento, ou seja, fatores novos surgidos normalmente no decorrer da história humana.
Mas o que me parece ruim é que aparentemente a humanidade deveria evoluir na mesma proporção em que acumula conhecimento e o torna acessível ao maior numero de pessoas. Mas me parece que mesmo numa época como a nossa, com tanta informação e com tanta disponibilidade dela a qualquer um que queira, as humanidade teima em continuar a evoluir lentamente na questão social. Acho até que as vezes damos um passo a frente e dois pra traz.
Eu não compartilho deste sentimento. Se olharmos as estatísticas de mortos por fome, guerra, os controles ecológicos que temos hoje, escravidão, etc.. podemos ver que a espécie humana vem evoluindo constantemente.
Realmente, a evolução das leis, da medicina, da diplomacia, dos direitos humanos etc. mostram que a humanidade evoluiu sim. Só no quesito ambiental é que demorou muito pra começar a acordar. O aquecimento global é algo de muita gravidade, que vai causar muitos danos ao mundo todo, e que se não for tratado com a seriedade necessária acho que vai levar futuramente ao caos da economia mundial que, por sua vez, levará ao caos social em muitas partes do mundo.
Creio que o sentimento que você tem, que sócrates tinha, que nossos avós tiveram, não tem nada a ver com pós-modernismo.... e o relativismo que você citou, que seria uma das causas da inversão moral (que na verdade é apenas um sentimento comum), não é grande coisa no dia a dia, as pessoas continuam bastante deterministas...
Não entendi o que você quis dizer com “as pessoas continuam bastante deterministas”.
Essa inversão moral e ética é um dos pontos que mais passam desapercebido e que para mim é um dos que mais fazem estrago. Não fazem estrago econômico, material, duma maneira que seja flagrante, mas é algo que corrói o interior humano e que nos leva a vivermos como uma baixa qualidade de vida, principalmente no sentido mental, psicológico.
O ser humano é movido por emoções e sentimentos. Quem se acha inatingível neste sentido esta mentindo pra si mesmo ou é um psicopata, pois só os psicopatas não inatingíveis neste sentido.
Esta falta de ética e moral nos relacionamentos humanos, esse vale tudo, essa relativização bizarra do que é certo e errado etc., acaba tornando a vida das pessoas vazias, fazendo elas correrem atrás de prazeres e objetivos de vida fúteis e egoístas, que lhes trazem cada vez mais decepções e infelicidade. Podemos ver isto pelo aumento vertiginoso dos casos de depressão, ansiedade, neuroses nas ultimas décadas.
Não adianta termos internet, irmos ao espaço, vermos as olimpíadas ao vivo acontecendo do outro lado do mundo, termos carros super maravilhosos, celulares com televisão etc., se o mais importante que é estarmos bem internamente não ocorre. Acho que a principal evolução deveria ser neste sentido, mas é o que vejo estar justamente piorando.