Como as baleias sabem nascer propositadamente “emborcados” [estando também na posição “cauda primeiro”, sendo ejetadas velozmente, e nadando celeremente para a superfície, bem próxima] para não serem afogadas durante o parto?
Primeiramente, elas não "sabem nascer propositadamente" assim, elas apenas fazem isso, como os outros mamíferos fazem "o contrário", sem precisar "saber"; é uma ocorrência que não necessita do conhecimento/vontade deles para ocorrer.
Por acaso todas as baleias bebês se afogaram até a evolução descobrir que baleias não podiam nascer da mesma forma que os demais mamíferos? Lembre, elas teriam menos do que uma geração para fazer a devida correção evolutiva, pois uma geração de baleias afogadas teria causado a extinção da espécie.
Não teriam mais de uma geração,
porque as baleias não surgiram de repente, de uma geração para outra, isso seria absurdo, e não deve ter havido qualquer proposição parecida com isso desde o século passado, pelo menos.
Não foi assim: estavam lá os ancestrais das baleias, plenamente terrestres, mas que um belo dia resolveram dar à luz na água, e por sorte, deram a luz à seres que eram baleias, diferentemente dos que eventualmente davam à luz na água para filhotes terrestres que se afogavam, e dos que dava à luz à filhotes de baleia em terra.
Houve uma transição gradual, de seres cada vez mais especializados à vida aquática. Durante essa longa transição, essa posição de parto pode ter se originado.
Supondo que essa posição seja realmente indispensável para o parto de qualquer mamífero aquático (o que não sei se é o caso), antes das baleias existirem, seus ancestrais não completamente aquáticos poderiam dar à luz ainda em terra, e talvez variações nessa posição possam ter permitido o parto dentro da água e uma maior adaptação à vida aquática, inclusive possibilitando a adaptação completa a esse meio.
Mas como o Atheist colocou, tenho lá minhas dúvidas se essa posição de parto é realmente necessária para que não haja afogamento durante o parto, podendo talvez, em vez disso, o bebê-baleia fazer como ele sugeriu. Por que por exemplo, os bebê-baleias na outra posição necessariamente se afogariam durante o parto? O tempo que ele fica sem respirar é o meso, não importando se foi a cauda ou a cabeça a primeira a sair, logo, o que é realmente importante é chegar à tona rapidamente.
A única coisa que vejo, é que talvez essa posição invertida facilite a saída, já que a cauda é mais fina que a cabeça, facilitando o parto. Essa pode também talvez ser a explicação de como isso veio a ocorrer antes que se tornasse algo supostamente "essencial" para prevenir o afogamento; talvez antes mesmo da adaptação completamente aquática o parto dessa forma fosse mais eficaz.
São tantas as coisas a serem levadas em consideração.... quando é que os outros mamíferos assumem a posição "cabeça primeiro", por exemplo? Será que alguma diferença na morfologia que automaiticamente posicionaria diferentemente os dois tipos de seres? Como por exemplo, o não-desenvolvimento das patas traseiras nas baleias?
E são as baleias (e cetáceos) os únicos mamíferos a nascer debaixo d'água? Focas, morsas, leões marinhos, lontras, castores, todos esses, nascem em terra?