Mas veja, a mesma dificuldade para um crânio sair primeiro há para ele sair depois, se isso é o fato complicativo. A partir do momento em que ele começa a sair, já se inicia o déficit respiratório, talvez por isso animais terrestres em geral tendem a nascer com cabeça primeiro.
Certamente pode haver algo favorável a nascer "cauda primeiro", em relação à ponta menor, sei lá...
O meu raciocíono é que, por exemplo, é mais fácil fazer um cone atravessar uma abertura meio flexível começando pela ponta e não pela base... apesar de teoricamente, se desprezarmos que a espessura progressiva da ponta foi aumentando a abertura para a base, a base seria a mesma e então a dificuldade seria a mesma em ambos os casos....... mas isso não poderia ser feito, seria na verdade um caso onde a ordem dos "fatores" altera o resultado....
Mas é bom lembrar que estes animais não nadam de ré, e poderiam sair mais rápido nadando de frente, mesmo com o auxílio da força materna.
Sim, a partir do momento em que ele já está todo fora do corpo da mãe, a vantagem seria ter nascido com a cabeça primeiro para fora.
Por isso ainda não sei se há alguma força seletiva em relação a esta característica. Pode ser simplesmente acaso. Nem tudo precisa uma explicação selecionista. 
Isso se há mesmo essa característica, e não for só mais uma dessa mentiras que alguns criacionistas desonestos contam para enganar aqueles facilmente enganáveis por qualquer coisa que lhes agrade:
O único lugar que encontrei essa afirmação de que baleias nascem com a cauda primeiro para não se afogarem foi em sites criacionistas. A meu ver, não passa de mais um espantalho mal feito contra a evolução.
Parecido com o caso da fisiologia inventada do besouro-bombardeiro.
Mas esse caso é ainda mais engraçado já que diz aquilo de que as baleias teriam que ter essa mudança (ou, "teriam que aprender", segundo eles) em apenas uma geração, caso contrário toda a espécie seria extinta.....
o que eu não me conformo, e que cada vez mais me desanima a ficar nesse tipo de "discussão" é a imensa tapeabilidade dessas pessoas para o que elas gostariam de ser tapeadas. Nunca verificam por elas mesmas o que dizem, procurando em sites de "biologia laica" o que eles vêem nos sites/livros criacionistas... me convenço cada vez mais que saber não é o que importa para eles, mas se convencer de aquilo em que eles já crêem é a verdade.
Isso justifica não ler as mensagens dos outros, não se esforçar para entendê-las e a seleção de fontes que só dirão aquilo que elas querem ouvir.
Quando eles vêm com algo da "biologia laica", são na maioria das vezes citações cuidadosamente selecionadas por seus "guias", que separam já mastigadinho aquilo que eles gostarão de ler, que não ameaçará suas crenças fundamentalistas.
Numa situação dessas, o problema não chega a ser a informação, é algo psicológico, não sei se há "debate" (exposição de erros conceituas/factuais, seguida de sua correção) que resolva alguma coisa. Acho que só no sentido de prevenir que mais alguém em cima do muro seja "fisgado" pelas mentiras e espantalhos dos quais mais tarde ficam dependentes psicológicamente.