sobre a trindade..
1. Quantos deuses existem no universo?
Is 44:6 e 8 diz, "Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, O Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e além de mim não há Deus. . . 8Não vos assombreis, nem temais: acaso desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra rocha que eu conheça.."
Veja também, Is 45:6; 14, 18, 21, 22.
Deus é uma trindade de pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai não é a mesma pessoa que o Filho; o Filho não é a mesma pessoa que o Espírito Santo e o Espírito Santo não é a mesma pessoa que o Pai. Eles são pessoas distintas; ainda assim, são todos o mesmo único Deus. Eles estão em perfeita harmonia consistindo de uma única substância. Eles são co-eternos, co-iguais e co-poderosos. Se qualquer deles fosse retirado, então não haveria Deus.
Existe, aparentemente, uma separação de algumas funções entre os membros da divindade. Por exemplo: o Pai escolhe quem será salvo (Ef 1:4); o Filho os redime (Ef 1:7); e o Espírito Santo os sela (Ef 1:13).
Um ponto que é necessário esclarecer é que Deus não é uma pessoa, o Pai, com Jesus sendo uma criação e o Espírito Santo uma força de Deus (Testemunhas de Jeová). Nem é uma pessoa que adquiriu três formas consecutivas, isto é, o Pai tornou-se o Filho que, depois, tornou-se o Espírito Santo (United Pentecostal). Nem é a Trindade uma associação de três deuses separados (Mormonismo).
Jesus é
Jesus é a segunda pessoa da Trindade. Ele tornou-se homem a fim de morrer na cruz.
Cl. 2:9, "porquanto nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade."
Jo 1:1, 14, "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..."
Veja também, Hb. 1:8; Fp. 2;5-8; Jo 8:58 com Ex. 3:14; Zc. 12:10.
Existe uma maneira simples para saber se alguém tem o verdadeiro Jesus ou não. Por verdadeiro Jesus, eu quero dizer aquele da Bíblia, não aquele um do Mormonismo que é irmão do diabo, nem o Jesus das Testemunhas de Jeová que é o arcanjo Miguel, e, certamente, nem aquele da Nova Era que é simplesmente um homem dotado de uma consciência divina.
Nós podemos orar e conversar com o Jesus da Bíblia (At 7:55-60; e Zc 13:9 com 1 Co 1:1-2). O Jesus da Bíblia é adorado (Mt 2:2,11;Mt 14:33;Mt 28:9; Jo 9:35-38; Hb 1:6). O Jesus da Bíblia é chamado de Deus (Jo 20:28; Hb 1:8).
Na teologia das seitas, Jesus é uma criação de uma forma ou de outra (é por isso que as Testemunhas de Jeová adicionaram a palavra 'outro' quatro vezes em Cl 1:16-17). Além disso, não se ora a Ele, não o adoram e não o chamam de Deus.
Se você é um cristão então tem o privilégio de poder orar a Jesus, e não somente por intermédio dele. Você pode adorá-lo juntamente com o Pai. E você pode chamá-lo de seu Senhor e Deus. Um membro de uma seita não pode fazer isso. Um membro de uma seita tem um falso Jesus, e portanto, uma falsa esperança de salvação.
O Espírito Santo é . . .
O Espírito Santo é uma pessoa assim como o Pai e o Filho.Ele não é meramente uma força. Ele não é meramente uma presença energética. Ele é, como o Pai e o Filho, Deus.
At 5:3-4 "Então disse Pedro: Ananias, porque encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus."
O Espírito Santo é a terceira pessoa na Trindade. Ele é totalmente Deus. Ele é eterno, onisciente, onipresente, tem uma vontade e pode falar. Ele é vivo. Ele é uma pessoa. Ele não é particularmente visível na Bíblia porque o Seu ministério é render testemunho de Jesus (Jo 15:26).
Algumas seitas como as Testemunhas de Jeová dizem que o Espírito Santo nada mais é que uma força (Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 406-407). Isto é falso. Se o Espírito Santo fosse meramente uma força, então Ele não poderia falar (At 13:2); Ele não poderia ser entristecido (Ef 4:30); e Ele não teria uma vontade (1 Co 12:11).
A verdade é que o Espírito Santo é uma pessoa e, da mesma maneira que o Pai e o Filho, pertence à Trindade.