Autor Tópico: O espírito santo cristão  (Lida 6154 vezes)

Offline Julián

• Nível 02
  • *
O espírito santo cristão
« Online: 26 de Junho de 2005, 22:15:06 »
Caros,

Costumo participar pouco do fórum, mas estou sempre atento às discussões. No entanto, tenho uma dúvida e gostaria que algum teísta mais esclarecido me indicasse um lugar para esclarecer.

Qual a definição de espírito santo no cristianismo?

Gracias!
Julián Herrera

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
Re.: O espírito santo cristão
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2005, 16:57:38 »
não sou teísta,mas fui, e então ifnormo que o Esp. santo é Terceira pessoa da santíssima trindade, chamada de santissima pelos catolicos e de trindade pelos evangelicos.

Dos tres deuses que fazem parte da trindade, é o unico que não perdoa quem peca contra ele.....
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2005, 17:34:45 »
Não são três deuses, é um deus só, tipo, os três são um só, cara, deve ser tipo assim um holograma.  :shock:

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2005, 17:57:35 »
Bom, que ele faz parte da trindade cristã isso eu sei, mas qual a "justificativa" ou "necessidade" ou ainda "explicação" para a sua devida consideração eu não entendo bem. Já complica o fato de que Jesus seria não só o filho de Deus, mas Deus ao mesmo tempo (como muitas correntes cristãs primitivas argumentavam a deidade ou não de Jesus) e ainda tem essa terceira figura que parece ser algo independente como o colega expastorx mostrou ao ser o único que não aceita perdão por pecados.

Ainda dizem que a argumentação do ateu é que é complicada...

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2005, 09:11:35 »
Complicado é jesus ser deus, e ser filho de deus, o pai de jesus ser deus (não josé, o outro pai) e não ser pai, pois o espirio santo quem cobriu maria.....

você entende isto?

Somente imaginando um holograma então, pois o credo cristao diz:
O pai é deus, o filho é deus e o espírito santo é deus, mas nao sao tres deuses mas um só deus, e o pior de tudo é dizer que o filho, que é deus morreu considerando que deus é imortal.....

é tão claro a pessoa de deus, se é que pode ser chamado de pessoa, ou coisa..... claro como a noite sem lua ou estrelas.....  aí os cristão apelam para o mistério, e dizem que deus é um misterio.......

:P
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Axia

• Nível 13
  • *
Re: Re.: O espírito santo cristão
« Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2005, 07:42:49 »
Citação de: expastorx
Complicado é jesus ser deus, e ser filho de deus, o pai de jesus ser deus (não josé, o outro pai) e não ser pai, pois o espirio santo quem cobriu maria.....você entende isto?

:) Sim! Você é uma mão? Um pé? Um rim? Um cérebro? Defina o que é você? Para quem crê em alma a resposta é facil. Eu sou minha alma (não necessariamente minha memória, pois a memoria pode ser capciosa). Se você não é sua alma, pois não acredita que uma exista, o que você é? Responda esta pergunta e voce consegue responder a outra por lógica. É  facil.

Somente imaginando um holograma então, pois o credo cristao diz:O pai é deus, o filho é deus e o espírito santo é deus, mas nao sao tres deuses mas um só deus, e o pior de tudo é dizer que o filho, que é deus morreu considerando que deus é imortal.....
 :P

:? Peraí? Voce foi mesmo partor? Não parece... sendo sincera. De acordo com o cristianismo Jesus morreu, mas a  alma é eterna, o que morreu foi seu corpo. E ele ressucitou ainda por cima. Jesus seria a "parte" de Deus que encarnou para saber de fato quão dificil era a vida da humanidade.
 :wink: O problema não é a trindade, que poderia ser naturalmente uma poliedade infinita declarado o poder atribuido a Deus. Acho que o problema que frequentemente surge é o tal de:
Se Deus é onisciente, porque surgem tantas passagens biblicas como se ele não soubesse de determinadas coisas?

Axia
(adorei o holograma)
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2005, 09:41:23 »
Olha, eu não sei o que diz a alta teologia e é óbvio que essa coisa de 3 em um não faz muito sentido... e eu não faço idéia de qual a função do Espírito Santo. Deve ser tipo Deus agindo no mundo, e Deus Deus fica lá onde quer que ele fique, e Jesus é Deus tentando redimir a humanidade.

Bom, enfim, é tudo um mito de fundação. Sem dúvida, o da nação brasileira é mais simples e mais engraçado, judeu é um tipo muito esquisito.

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
O espírito santo cristão
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2005, 10:37:37 »
sobre a trindade..

1.  Quantos deuses existem no universo?

Is 44:6 e 8 diz, "Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, O Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e além de mim não há Deus. . . 8Não vos assombreis, nem temais: acaso desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra rocha que eu conheça.."

Veja também, Is 45:6; 14, 18, 21, 22.

Deus é uma trindade de pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai não é a mesma pessoa que o Filho; o Filho não é a mesma pessoa que o Espírito Santo e o Espírito Santo não é a mesma pessoa que o Pai. Eles são pessoas distintas; ainda assim, são todos o mesmo único Deus. Eles estão em perfeita harmonia consistindo de uma única substância. Eles são co-eternos, co-iguais e co-poderosos. Se qualquer deles fosse retirado, então não haveria Deus.
Existe, aparentemente, uma separação de algumas funções entre os membros da divindade. Por exemplo: o Pai escolhe quem será salvo (Ef 1:4); o Filho os redime (Ef 1:7); e o Espírito Santo os sela (Ef 1:13).
     Um ponto que é necessário esclarecer é que Deus não é uma pessoa, o Pai, com Jesus sendo uma criação e o Espírito Santo uma força de Deus (Testemunhas de Jeová). Nem é uma pessoa que adquiriu três formas consecutivas, isto é, o Pai tornou-se o Filho que, depois, tornou-se o Espírito Santo (United Pentecostal). Nem é a Trindade uma associação de três deuses separados (Mormonismo).

Jesus é

Jesus é a segunda pessoa da Trindade. Ele tornou-se homem a fim de morrer na cruz.
Cl. 2:9, "porquanto nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade."

Jo 1:1, 14, "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..."

Veja também, Hb. 1:8; Fp. 2;5-8; Jo 8:58 com Ex. 3:14; Zc. 12:10.
Existe uma maneira simples para saber se alguém tem o verdadeiro Jesus ou não. Por verdadeiro Jesus, eu quero dizer aquele da Bíblia, não aquele um do Mormonismo que é irmão do diabo, nem o Jesus das Testemunhas de Jeová que é o arcanjo Miguel, e, certamente, nem aquele da Nova Era que é simplesmente um homem dotado de uma consciência divina.
     Nós podemos orar e conversar com o Jesus da Bíblia (At 7:55-60; e Zc 13:9 com 1 Co 1:1-2). O Jesus da Bíblia é adorado (Mt 2:2,11;Mt 14:33;Mt 28:9; Jo 9:35-38; Hb 1:6). O Jesus da Bíblia é chamado de Deus (Jo 20:28; Hb 1:8).
      Na teologia das seitas, Jesus é uma criação de uma forma ou de outra (é por isso que as Testemunhas de Jeová adicionaram a palavra 'outro' quatro vezes em Cl 1:16-17). Além disso, não se ora a Ele, não o adoram e não o chamam de Deus.
      Se você é um cristão então tem o privilégio de poder orar a Jesus, e não somente por intermédio dele. Você pode adorá-lo juntamente com o Pai. E você pode chamá-lo de seu Senhor e Deus. Um membro de uma seita não pode fazer isso. Um membro de uma seita tem um falso Jesus, e portanto, uma falsa esperança de salvação.

O Espírito Santo é . . .

O Espírito Santo é uma pessoa assim como o Pai e o Filho.Ele não é meramente uma força. Ele não é meramente uma presença energética. Ele é, como o Pai e o Filho, Deus.
At 5:3-4 "Então disse Pedro: Ananias, porque encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus."

O Espírito Santo é a terceira pessoa na Trindade. Ele é totalmente Deus. Ele é eterno, onisciente, onipresente, tem uma vontade e pode falar. Ele é vivo. Ele é uma pessoa. Ele não é particularmente visível na Bíblia porque o Seu ministério é render testemunho de Jesus (Jo 15:26).
     Algumas seitas como as Testemunhas de Jeová dizem que o Espírito Santo nada mais é que uma força (Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 406-407). Isto é falso. Se o Espírito Santo fosse meramente uma força, então Ele não poderia falar (At 13:2); Ele não poderia ser entristecido (Ef 4:30); e Ele não teria uma vontade (1 Co 12:11).
     A verdade é que o Espírito Santo é uma pessoa e, da mesma maneira que o Pai e o Filho, pertence à Trindade.

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2005, 11:40:45 »
Citação de: Axia

:) Sim! Você é uma mão? Um pé? Um rim? Um cérebro? Defina o que é você? Para quem crê em alma a resposta é facil. Eu sou minha alma (não necessariamente minha memória, pois a memoria pode ser capciosa). Se você não é sua alma, pois não acredita que uma exista, o que você é? Responda esta pergunta e voce consegue responder a outra por lógica. É  facil.

Bom, aí você precisará acreditar em alma. Vou acreditar em alma por um instante. Sendo assim, você argumenta que a trindade é como se fosse uma alma só, mas seria então uma alma que se divide em três partes iguais mas independentes? É como um sistema composto por indivíduos independentes mas que só tem razão de ser vistos em conjunto?
Agora voltei a não acreditar em alma. O que eu sou? Sou tudo aquilo que fiz, faço e farei durante a minha existência; sou tudo aquilo originado da minha interação com o mundo e num sentido mais individualista, sou aquilo o que percebo de mim mesmo. E pronto, não preciso de alma.

Citação de: Axia

:? Peraí? Voce foi mesmo partor? Não parece... sendo sincera. De acordo com o cristianismo Jesus morreu, mas a  alma é eterna, o que morreu foi seu corpo. E ele ressucitou ainda por cima. Jesus seria a "parte" de Deus que encarnou para saber de fato quão dificil era a vida da humanidade.
 :wink: O problema não é a trindade, que poderia ser naturalmente uma poliedade infinita declarado o poder atribuido a Deus. Acho que o problema que frequentemente surge é o tal de:
Se Deus é onisciente, porque surgem tantas passagens biblicas como se ele não soubesse de determinadas coisas?

Pois é, ele (deus) parece ser uma pessoa infantil e desinformada que precisa de apetrechos absurdos para interferir na sua própria criação só porque ele não poderia ser mais direto nas suas ações, o que evita que todo mundo acredite nele mais facilmente. Pra quê?

Abraços,
Julián

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2005, 11:44:04 »
Citação de: rizk
Olha, eu não sei o que diz a alta teologia e é óbvio que essa coisa de 3 em um não faz muito sentido... e eu não faço idéia de qual a função do Espírito Santo. Deve ser tipo Deus agindo no mundo, e Deus Deus fica lá onde quer que ele fique, e Jesus é Deus tentando redimir a humanidade.

Deus é um preguiçoso que manda os capachos dele fazerem o trabalho sujo?  :)
Jesus tenta redimir a humanidade só porque se deixou que o matassem? Vendo a humanidade hoje, se vê que deus não é nem um pouco onipotente e confuso, é cheio de rodeios...

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
O espírito santo cristão
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2005, 11:56:57 »
Citação de: Cristão
sobre a trindade..

1.  Quantos deuses existem no universo?

Is 44:6 e 8 diz, "Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, O Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e além de mim não há Deus. . . 8Não vos assombreis, nem temais: acaso desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra rocha que eu conheça.."

Veja também, Is 45:6; 14, 18, 21, 22.

Deus é uma trindade de pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai não é a mesma pessoa que o Filho; o Filho não é a mesma pessoa que o Espírito Santo e o Espírito Santo não é a mesma pessoa que o Pai. Eles são pessoas distintas; ainda assim, são todos o mesmo único Deus. Eles estão em perfeita harmonia consistindo de uma única substância. Eles são co-eternos, co-iguais e co-poderosos. Se qualquer deles fosse retirado, então não haveria Deus.

Você fala que deus é um só, agora fala que é uma empresa, com razão social TRINDADE??? é isto, deus é uma empresa com tres sócios???

Existe, aparentemente, uma separação de algumas funções entre os membros da divindade. Por exemplo: o Pai escolhe quem será salvo (Ef 1:4); o Filho os redime (Ef 1:7); e o Espírito Santo os sela (Ef 1:13).

Então todos os que serão salvos já foram escolhidos? e se voc nao tiver sito escolhido???

Um ponto que é necessário esclarecer é que Deus não é uma pessoa, o Pai, com Jesus sendo uma criação e o Espírito Santo uma força de Deus (Testemunhas de Jeová). Nem é uma pessoa que adquiriu três formas consecutivas, isto é, o Pai tornou-se o Filho que, depois, tornou-se o Espírito Santo (United Pentecostal). Nem é a Trindade uma associação de três deuses separados (Mormonismo).

Começou a escorregar na maionese......
Jesus é deus ou não é?
O pai é deus ou não é?
O Es. S. é deus ou não?
Os tres tem que ficar juntos para ser um deus?

São muito fraquinhos, pois precisa de tres.....

Jesus é

Jesus é a segunda pessoa da Trindade. Ele tornou-se homem a fim de morrer na cruz.
Cl. 2:9, "porquanto nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade."

Jo 1:1, 14, "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..."

Por que verbo? Jesus poderia ser substantivo, adjetivo?? Ele era... entendi!....

Veja também, Hb. 1:8; Fp. 2;5-8; Jo 8:58 com Ex. 3:14; Zc. 12:10.
Existe uma maneira simples para saber se alguém tem o verdadeiro Jesus ou não. Por verdadeiro Jesus, eu quero dizer aquele da Bíblia, não aquele um do Mormonismo que é irmão do diabo, nem o Jesus das Testemunhas de Jeová que é o arcanjo Miguel, e, certamente, nem aquele da Nova Era que é simplesmente um homem dotado de uma consciência divina.

Por que as Tjs sao do diabo? Por que seguem a biblia mais fanaticamente que os outros crentes???

Nós podemos orar e conversar com o Jesus da Bíblia (At 7:55-60; e Zc 13:9 com 1 Co 1:1-2). O Jesus da Bíblia é adorado (Mt 2:2,11;Mt 14:33;Mt 28:9; Jo 9:35-38; Hb 1:6). O Jesus da Bíblia é chamado de Deus (Jo 20:28; Hb 1:8).

Podemos orar para buda também, para duendes, para fada madrinha, mandar cartas pro papai noel.....

Na teologia das seitas, Jesus é uma criação de uma forma ou de outra (é por isso que as Testemunhas de Jeová adicionaram a palavra 'outro' quatro vezes em Cl 1:16-17). Além disso, não se ora a Ele, não o adoram e não o chamam de Deus.
      Se você é um cristão então tem o privilégio de poder orar a Jesus, e não somente por intermédio dele. Você pode adorá-lo juntamente com o Pai. E você pode chamá-lo de seu Senhor e Deus. Um membro de uma seita não pode fazer isso. Um membro de uma seita tem um falso Jesus, e portanto, uma falsa esperança de salvação.
[/color]

Quem acredita que jesus seja um deus é religiao, quem não acredita segue uma seita. correto? Isto é intolerancia crassa, por que todas religioes se iniciam como seita, e Jesus foi um herege que desobedeceu o judaismo.....

O Espírito Santo é . . .

O Espírito Santo é uma pessoa assim como o Pai e o Filho.Ele não é meramente uma força. Ele não é meramente uma presença energética. Ele é, como o Pai e o Filho, Deus.
At 5:3-4 "Então disse Pedro: Ananias, porque encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus."

O Espírito Santo é a terceira pessoa na Trindade. Ele é totalmente Deus. Ele é eterno, onisciente, onipresente, tem uma vontade e pode falar. Ele é vivo. Ele é uma pessoa. Ele não é particularmente visível na Bíblia porque o Seu ministério é render testemunho de Jesus (Jo 15:26).
     Algumas seitas como as Testemunhas de Jeová dizem que o Espírito Santo nada mais é que uma força (Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 406-407). Isto é falso. Se o Espírito Santo fosse meramente uma força, então Ele não poderia falar (At 13:2); Ele não poderia ser entristecido (Ef 4:30); e Ele não teria uma vontade (1 Co 12:11).
     A verdade é que o Espírito Santo é uma pessoa e, da mesma maneira que o Pai e o Filho, pertence à Trindade.
:roll:

Onde na biblia fala da trindade e onde diz que Jesus e o Esp. Santo são coeterno com o pai? Me mostre o verso que fala que O Esp. santo merece adoração....

veja o que diz a Biblia:

Citação de: Biblia afirma um só deus e um só senhor

I Cor. 08:06
todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.

Jesus é somente um homem, a bíblia diz sito
[/]
Citação de: Citação da Biblia dizendo que Jesus é Homem

Timoteo 2:05
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem

Não tem como Jesus ser mediado entre ele mesmo e os homens, mas sim entre os homens e deus, que é outra pessoa....

e agora, quantos deuses há? um ou tres?
Até o diabo sabe (considerando que ele exista, o que não é comprovado) que o deus do NT é um só e não é composto

Citação de: Até o diabo sabe que deus não é tres em um

Tiago 02:19 "Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem. "

e agora cristão, prefere crer num clone das trindades pagãs que o NT não corrobora? Apesar de ser tudo mitologia, não dá pra acreditar num clone mal feito desses, em que os tres seres que não são deuses, juntos formam um deus, em que:
1 - O primeiro diz que é pai do filho do terceiro
2 - O segundo é filho do primeiro, mas o terceiro que o fez
3 - O Terceiro não perdoa, mesmo que os outros dois possam perdoar.

4- Os dois primeiros são incapazes de salvar quem o terceiro não perdoar...
e muitas outras anomalias do conceito trindade......

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
O espírito santo cristão
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2005, 12:06:15 »
estou decepcionado com vc pastor.... :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry: :cry:  :cry:  :cry:

Offline Julián

• Nível 02
  • *
O espírito santo cristão
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2005, 12:06:45 »

Putz, como são chatas essas passagens bíblicas. Não acredito que tive paciência de ler esse livro todo... Bom, vamos lá.

Se eles são a mesma coisa, para que separá-los? Só para forçar uma explicação da suposta divindade de Jesus? Por que então Jesus não é simplesmente Deus que desceu dos céus, ou sabe-se lá de onde, e veio em carne e osso (no sentido figurativo, claro) ter com os humanos e não um enviado?

O que o faz pensar que a sua interpretação é a correta? Por que os mórmons ou os testemunhas não estariam corretos? Só porque o papa de alguns séculos atrás disse que era assim e pronto?

Só porque vc quer que o da Bíblia seja o verdadeiro. Será que Jesus não era mesmo o arcanjo Gabriel que, ao ver que de nada adiantou sua primeira intervenção aqui na Terra, decidiu tentar uma segunda vez vindo como o Maomé das Arábias?
E como eu sou daqueles que acham que errar uma vez é humano e errar duas vezes é divino (hehehe), ele deve ter voltado de novo na pessoa do Bushão dos Estados Unidos.  :lol:

Para mim não existe falso Jesus. Jesus é tão verdadeiro quando queira o mórmon, o católico ou o testemunha de jeová. Seria ótimo que nenhum deles quisesse mostrar que o seu Jesus é mais legal que o outro. Cada um na sua, poxa!

Certo, fazendo uma analogia tosca... É como mais ou menos o pai fosse o cérebro, jesus o coração e o e.s. sei lá, a alma, de uma entidade denominada de deus. Eles existem em separado mas só tem sentido estando juntos? Está certo?

Abraços,
Julián

Offline Julián

• Nível 02
  • *
O espírito santo cristão
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2005, 12:14:14 »

e agora cristão, prefere crer num clone das trindades pagãs que o NT não corrobora? Apesar de ser tudo mitologia, não dá pra acreditar num clone mal feito desses, em que os tres seres que não são deuses, juntos formam um deus, em que:
1 - O primeiro diz que é pai do filho do terceiro
2 - O segundo é filho do primeiro, mas o terceiro que o fez
3 - O Terceiro não perdoa, mesmo que os outros dois possam perdoar.

4- Os dois primeiros são incapazes de salvar quem o terceiro não perdoar...
e muitas outras anomalias do conceito trindade......

Putz, quantos absurdos. A bíblia deveria ser rebatizada de Livro das Incongruências. Dadas essas passagens da bíblia que você colocou, onde diz claramente que Jesus é um homem, um mediador, hoje sinto pena dos coptas (ou eram os jacobinos) de 2 mil anos atrás que foram perseguidos por não acreditarem na divindade de Jesus. Está bem claro, coitados.  :lol:

Muito boa sua exposição, expastorx.

Abraços,
Julián[/i]

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
O espírito santo cristão
« Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2005, 12:21:08 »
Citação de: Cristão Escreveu

estou decepcionado com vc pastor....

Sou ex, talvêz por isto eu seja mais perigosos.....  :)  :)  :)  :)  :)  :)  :)  :)  :)

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Julho de 2005, 12:22:00 »
Julián,
c vc não acredita não vale a pena responder.....

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Julho de 2005, 12:26:25 »

estou decepcionado com vc pastor....

SE você for capaz de provar, o Julian talvez passe a acreditar.....  mas não tem como provar a trindade dentro da bíblia, nem no antigo e nem no novo testamento, e nem mesmo provar que Jesus seja deus.... ele proprio nunca disse que era deus, mas sempre falou que era filho, assim como todos os seus discipulos que se tornariam filhos de deus.

O conceito de que Jesus é deus e de queo Esp. Sant. seja deus é obra do concilio de niceia para adequar as trindades pagãs ao cristianismo....  pode ser triste, mas é a verdade..... :cry:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Julho de 2005, 12:44:10 »
Julián,

Seus argumentos são tão fracos assim, que você só consegue convencer quem já acredita neles?

O conceito de que Jesus é deus e de queo Esp. Sant. seja deus é obra do concilio de niceia para adequar as trindades pagãs ao cristianismo....  pode ser triste, mas é a verdade..... :cry:

Exato. Não deixa de ser irônico constatar que o que hoje é defendido como verdade inquestionável e absoluta por muitos cristãos, como a trindade e o caráter divino de Jesus, na verdade foi o resultado de uma votação bem humana em 325 DC, que envolveu muita política, jogo de interesses e pressão do imperador Constantino, e sequer foi unânime...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Julho de 2005, 13:00:11 »
Angelo Melo,
Seus argumentos são tão fracos assim, que você só consegue convencer quem já acredita neles?

:?

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Julho de 2005, 13:39:00 »
e quantos voce já convenceu ou converteu com seus argumentos, cristão? :?:  :?:

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Julho de 2005, 13:43:49 »
Julián,

Exato. Se eu já acreditasse não teria porque perguntar. Pois quem acredita apenas não questiona. Só questiona quem está livre desse compromisso. E não é porque eu não acredito que eu não tenha vontade de tentar entender.

Abraços,
Julián

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Julho de 2005, 13:48:44 »
Julián,

Poxa, eu esperava um pouco mais apenas... Nem a minha analogia simplista do cérebro, coração e alma foi levada em consideração?

Abraços,
Julián

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 01 de Julho de 2005, 14:59:51 »
Esse pessoal está precisando de umas aulas de Hinduísmo... entender o Espírito Santo não é tão difícil quanto crer na existência literal do mesmo.  Aliás, das figuras da Trindade é a única que eu acredito que exista.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%ADrito_Santo_%28religi%C3%A3o%29

Quanto ao que ele é exatamente, é apenas um nome para a inspiração do sagrado em situações "mundanas", para o impulso de agir de forma que facilite a transcendência e o amor.  Na linguagem cristã Deus-Pai é o responsável pelas normas, compromissos e criação da existência; Deus-Filho é o redentor universal; Deus-Espírito Santo é o aspecto (ou como diriam os indianos, Avatar) do divino que "conhece" nossos dramas pessoais e nos inspira a tomar atitudes e decisões construtivas (ainda que possam ser difíceis ou mesmo sacrificadas).  Para um cristão, se agradece a Deus-Pai pela existência e por outras graças concedidas; a Deus-Filho (Jesus) pela redenção de "nossos" pecados e pela Nova Aliança; e o Espírito Santo é algo assim como um irmão mais velho ou mãe amorosa que "está por perto" e nos dá colo ou puxão de orelha, de acordo com a situação.

Interpretei corretamente, cristãos?

Abração,
Luis.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #23 Online: 01 de Julho de 2005, 15:08:00 »
Olha, acho que o cérebor + coração + alma não tem nada a ver.

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
Sobre a Alma
« Resposta #24 Online: 01 de Julho de 2005, 15:29:45 »
alma na biblia é ser vivo, exemplo.
animais são almas
pessoas sao almas,
as almas morrem

veja o que diz

Genesis 2:7 diz que o homem é alma
7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.

Genesis 7 diz que os animais sao almas:
21 Pereceu toda alma que se movia sobre a terra, tanto ave como gado, animais selvagens, todo réptil que se arrasta sobre a terra, e todo homem.

Ezequiel 18:20 diz que toda alma (pessoa) que pecar, morreria:
20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

A alma trabalhava - Levitico 23
30 Também toda alma que nesse dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo.

após a morte a alma se desfaz na supultura

Eclesiastes 09:5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
6 Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
7 Vai, pois, come com alegria o teu pão .e bebe o teu vinho com coração contente; pois há muito que Deus se agrada das tuas obras.
8 Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol.
10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

mas,  Salmo 16:10 diz que do escolhido de deus, a alma dele não ficaria na sepultura..

10 Pois não deixarás a minha alma na sepultura, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

entretando após a morte, as almas (os homens e os animais) vão para o mesmo lugar....
Eclesiastes 3:19
19 Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; uma e a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego; e o homem não tem vantagem sobre os animais porque tudo é vaidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!