Autor Tópico: O espírito santo cristão  (Lida 6155 vezes)

Offline Julián

• Nível 02
  • *
Re: Re.: O espírito santo cristão
« Resposta #25 Online: 01 de Julho de 2005, 19:22:04 »
Citação de: Luis Dantas
Quanto ao que ele é exatamente, é apenas um nome para a inspiração do sagrado em situações "mundanas", para o impulso de agir de forma que facilite a transcendência e o amor.  Na linguagem cristã Deus-Pai é o responsável pelas normas, compromissos e criação da existência; Deus-Filho é o redentor universal; Deus-Espírito Santo é o aspecto (ou como diriam os indianos, Avatar) do divino que "conhece" nossos dramas pessoais e nos inspira a tomar atitudes e decisões construtivas (ainda que possam ser difíceis ou mesmo sacrificadas).  Para um cristão, se agradece a Deus-Pai pela existência e por outras graças concedidas; a Deus-Filho (Jesus) pela redenção de "nossos" pecados e pela Nova Aliança; e o Espírito Santo é algo assim como um irmão mais velho ou mãe amorosa que "está por perto" e nos dá colo ou puxão de orelha, de acordo com a situação.

Interpretei corretamente, cristãos?

Abração,
Luis.

Ah bom, agora entendo melhor. Ficou bem mais claro do que nas explicações do Cristão. Ainda parece para mim três coisas distintas e não um só Deus como ele queria explicar.

Abraços,
Julian

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #26 Online: 01 de Julho de 2005, 19:25:16 »
Citação de: rizk
Olha, acho que o cérebor + coração + alma não tem nada a ver.

Talvez minha analogia foi simplista demais. É porque o que eu entendi das colocações do Cristão foi que são três entidades independentes que só tem sentido estando juntas, formando um só. Isso só foi uma analogia rasteira com o corpo humano ou qualquer outro sistema que só funciona quando partes formam um todo. Certo?

Abraços,
Julián

Offline Julián

• Nível 02
  • *
Re: Sobre a Alma
« Resposta #27 Online: 01 de Julho de 2005, 19:28:12 »
Citação de: expastorx
alma na biblia é ser vivo, exemplo.
animais são almas
pessoas sao almas,
as almas morrem

veja o que diz ...

Ihh cara, agora bagunçou tudo!  :shock:

Então alma tem o conceito maleável de acordo com o contexto que se queira utilizar. Tal como a energia dos esotéricos. Ainda bem que não acredito nela, hehehe.

Abraços,
Julián

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Julho de 2005, 21:01:43 »
Citação de: Cristão
Angelo Melo,
Seus argumentos são tão fracos assim, que você só consegue convencer quem já acredita neles?

:?

Não fui eu que disse que só vale a pena responder para quem acredita, foi você.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: O espírito santo cristão
« Resposta #29 Online: 01 de Julho de 2005, 23:22:24 »
vida sexual com cloaca deve ser barra hein  :lol:
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #30 Online: 01 de Julho de 2005, 23:25:50 »
Citação de: bruno

Hã? Desculpe a falta de percepção, mas não entendi.  :?:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 01 de Julho de 2005, 23:33:53 »
Citação de: Julián

lógico. você não abriu sua mente ao UNO.
beleza, perdôo-te. você não sabe o que fala.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 01 de Julho de 2005, 23:50:44 »
Quanto ao que ele é exatamente, é apenas um nome para a inspiração do sagrado em situações "mundanas", para o impulso de agir de forma que facilite a transcendência e o amor.  Na linguagem cristã Deus-Pai é o responsável pelas normas, compromissos e criação da existência; Deus-Filho é o redentor universal; Deus-Espírito Santo é o aspecto (ou como diriam os indianos, Avatar) do divino que "conhece" nossos dramas pessoais e nos inspira a tomar atitudes e decisões construtivas (ainda que possam ser difíceis ou mesmo sacrificadas).  Para um cristão, se agradece a Deus-Pai pela existência e por outras graças concedidas; a Deus-Filho (Jesus) pela redenção de "nossos" pecados e pela Nova Aliança; e o Espírito Santo é algo assim como um irmão mais velho ou mãe amorosa que "está por perto" e nos dá colo ou puxão de orelha, de acordo com a situação.

Interpretei corretamente, cristãos?

Abração,
Luis.

Ah bom, agora entendo melhor. Ficou bem mais claro do que nas explicações do Cristão. Ainda parece para mim três coisas distintas e não um só Deus como ele queria explicar.

Abraços,
Julian

É ou deixa de ser, depende de como você perceba.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
O espírito santo cristão
« Resposta #33 Online: 02 de Julho de 2005, 00:51:01 »
Citação de: Cristão
sobre a trindade..

1.  Quantos deuses existem no universo?

Is 44:6 e 8 diz, "Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, O Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e além de mim não há Deus. . . 8Não vos assombreis, nem temais: acaso desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra rocha que eu conheça.."

Veja também, Is 45:6; 14, 18, 21, 22.

Deus é uma trindade de pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai não é a mesma pessoa que o Filho; o Filho não é a mesma pessoa que o Espírito Santo e o Espírito Santo não é a mesma pessoa que o Pai. Eles são pessoas distintas; ainda assim, são todos o mesmo único Deus. Eles estão em perfeita harmonia consistindo de uma única substância. Eles são co-eternos, co-iguais e co-poderosos. Se qualquer deles fosse retirado, então não haveria Deus.
Existe, aparentemente, uma separação de algumas funções entre os membros da divindade. Por exemplo: o Pai escolhe quem será salvo (Ef 1:4); o Filho os redime (Ef 1:7); e o Espírito Santo os sela (Ef 1:13).
     Um ponto que é necessário esclarecer é que Deus não é uma pessoa, o Pai, com Jesus sendo uma criação e o Espírito Santo uma força de Deus (Testemunhas de Jeová). Nem é uma pessoa que adquiriu três formas consecutivas, isto é, o Pai tornou-se o Filho que, depois, tornou-se o Espírito Santo (United Pentecostal). Nem é a Trindade uma associação de três deuses separados (Mormonismo).

Jesus é

Jesus é a segunda pessoa da Trindade. Ele tornou-se homem a fim de morrer na cruz.
Cl. 2:9, "porquanto nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade."

Jo 1:1, 14, "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..."

Veja também, Hb. 1:8; Fp. 2;5-8; Jo 8:58 com Ex. 3:14; Zc. 12:10.
Existe uma maneira simples para saber se alguém tem o verdadeiro Jesus ou não. Por verdadeiro Jesus, eu quero dizer aquele da Bíblia, não aquele um do Mormonismo que é irmão do diabo, nem o Jesus das Testemunhas de Jeová que é o arcanjo Miguel, e, certamente, nem aquele da Nova Era que é simplesmente um homem dotado de uma consciência divina.
     Nós podemos orar e conversar com o Jesus da Bíblia (At 7:55-60; e Zc 13:9 com 1 Co 1:1-2). O Jesus da Bíblia é adorado (Mt 2:2,11;Mt 14:33;Mt 28:9; Jo 9:35-38; Hb 1:6). O Jesus da Bíblia é chamado de Deus (Jo 20:28; Hb 1:8).
      Na teologia das seitas, Jesus é uma criação de uma forma ou de outra (é por isso que as Testemunhas de Jeová adicionaram a palavra 'outro' quatro vezes em Cl 1:16-17). Além disso, não se ora a Ele, não o adoram e não o chamam de Deus.
      Se você é um cristão então tem o privilégio de poder orar a Jesus, e não somente por intermédio dele. Você pode adorá-lo juntamente com o Pai. E você pode chamá-lo de seu Senhor e Deus. Um membro de uma seita não pode fazer isso. Um membro de uma seita tem um falso Jesus, e portanto, uma falsa esperança de salvação.

O Espírito Santo é . . .

O Espírito Santo é uma pessoa assim como o Pai e o Filho.Ele não é meramente uma força. Ele não é meramente uma presença energética. Ele é, como o Pai e o Filho, Deus.
At 5:3-4 "Então disse Pedro: Ananias, porque encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus."

O Espírito Santo é a terceira pessoa na Trindade. Ele é totalmente Deus. Ele é eterno, onisciente, onipresente, tem uma vontade e pode falar. Ele é vivo. Ele é uma pessoa. Ele não é particularmente visível na Bíblia porque o Seu ministério é render testemunho de Jesus (Jo 15:26).
     Algumas seitas como as Testemunhas de Jeová dizem que o Espírito Santo nada mais é que uma força (Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 406-407). Isto é falso. Se o Espírito Santo fosse meramente uma força, então Ele não poderia falar (At 13:2); Ele não poderia ser entristecido (Ef 4:30); e Ele não teria uma vontade (1 Co 12:11).
     A verdade é que o Espírito Santo é uma pessoa e, da mesma maneira que o Pai e o Filho, pertence à Trindade.

Resumo: cristãos são politeístas mas dizem que não.

:sorvete:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Poindexter

• Visitante
Re: O espírito santo cristão
« Resposta #34 Online: 02 de Julho de 2005, 02:06:26 »
Caros,

Costumo participar pouco do fórum, mas estou sempre atento às discussões. No entanto, tenho uma dúvida e gostaria que algum teísta mais esclarecido me indicasse um lugar para esclarecer.

Qual a definição de espírito santo no cristianismo?

Gracias!
Julián Herrera

Noto que você fala espanhol!

Qualquer hora visite o tópico de Línguas Estrangeiras!

É verdade que o pessoal lá posta pouco, mas, sei lá...  :(  é tão bom praticar línguas estrangeiras! :)

Poindexter

• Visitante
« Resposta #35 Online: 02 de Julho de 2005, 02:12:16 »
Citação de: Axia
Jesus seria a "parte" de Deus que encarnou para saber de fato quão dificil era a vida da humanidade.

Então você quer dizer que, antes da vinda de Jesus à Terra, Deus NÃO SABIA quão difícil era a vida da Humanidade? Você quer dizer, então, que Javé não era onisciente antes disso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
O espírito santo cristão
« Resposta #36 Online: 02 de Julho de 2005, 04:14:59 »
Citação de: Nina

Se quiser impressionar o Maykon, da próxima vez diga que são Henoteístas.

Fico surpreso do Cristianismo não ter adotado ainda o conceito hinduísta de Avatar.  De um ponto de vista estritamente técnico, é uma palavra perfeita para descrever Jesus do ponto de vista cristão.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #37 Online: 02 de Julho de 2005, 07:38:08 »
Citação de: Poindexter
Jesus seria a "parte" de Deus que encarnou para saber de fato quão dificil era a vida da humanidade.

Então você quer dizer que, antes da vinda de Jesus à Terra, Deus NÃO SABIA quão difícil era a vida da Humanidade? Você quer dizer, então, que Javé não era onisciente antes disso?

OIE! Você leu o restante da frase?

:wink: O problema não é a trindade, que poderia ser naturalmente uma poliedade infinita declarado o poder atribuido a Deus. Acho que o problema que frequentemente surge é o tal de:
Se Deus é onisciente, porque surgem tantas passagens biblicas como se ele não soubesse de determinadas coisas?

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #38 Online: 02 de Julho de 2005, 10:57:33 »

lógico. você não abriu sua mente ao UNO.
beleza, perdôo-te. você não sabe o que fala.

Gente estranha...  :what:

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #39 Online: 02 de Julho de 2005, 10:59:27 »

Abraços,
Julian

É ou deixa de ser, depende de como você perceba.

Ok, como não existe um conceito único, vou escolher um para adotar.  8)

Abraços,
Julián

Offline Julián

• Nível 02
  • *
Re: O espírito santo cristão
« Resposta #40 Online: 02 de Julho de 2005, 11:01:21 »

Noto que você fala espanhol!

Qualquer hora visite o tópico de Línguas Estrangeiras!

É verdade que o pessoal lá posta pouco, mas, sei lá...  :(  é tão bom praticar línguas estrangeiras! :)

Certo, quando eu achar algo para discutir em espanhol vou lá contribuir um pouco.

Abraços,
Julián

Tulkas

• Visitante
O espírito santo cristão
« Resposta #41 Online: 02 de Julho de 2005, 16:54:56 »
Citação de: Nina

Se quiser impressionar o Maykon, da próxima vez diga que são Henoteístas.

Fico surpreso do Cristianismo não ter adotado ainda o conceito hinduísta de Avatar.  De um ponto de vista estritamente técnico, é uma palavra perfeita para descrever Jesus do ponto de vista cristão.

1. Sou um cara praticamente inimpressionável (acabei de inventar uma palavra).

2. Vai ser muito difícil me impressionar com uma palavra que não sei o que significa e que nem tem no meu dicionário.

Abraços.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 02 de Julho de 2005, 18:49:05 »
Maycon:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henote%C3%ADsmo

Wikipedia salvando sempre, deveríamos confiar mais na Palavra dela.  :wink:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 02 de Julho de 2005, 19:23:18 »
wikipedia seja louvada.
:louva:

Tulkas

• Visitante
« Resposta #44 Online: 03 de Julho de 2005, 01:04:01 »
Pois eu digo morte à wikipedia!  :evil:

brincadeira....

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
O espírito santo cristão
« Resposta #45 Online: 04 de Julho de 2005, 07:44:42 »

OIE! Você leu o restante da frase?

:wink: O problema não é a trindade, que poderia ser naturalmente uma poliedade infinita declarado o poder atribuido a Deus. Acho que o problema que frequentemente surge é o tal de:
Se Deus é onisciente, porque surgem tantas passagens biblicas como se ele não soubesse de determinadas coisas?

Axia

Se deus não sabia, logo cai por terra o conceito de oniciencia tão dado (e não provado na biblia) pelos teístas.....
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
O espírito santo cristão
« Resposta #46 Online: 04 de Julho de 2005, 09:22:55 »
Concordo plenamente. Se Jesus era a representação carnal de Deus, não era nem mais nem menos que um avatar.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #47 Online: 06 de Julho de 2005, 11:38:47 »

Deus não era onipresente antes do Reinado de Salomão
Veja Genesis 03:08-10 -
E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?
10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.
11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

Genesis 11:05
5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam

Deuteronomios 08:02
E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.

mas, com a vinda de Salomão, ele disse que Deus era oniciente - Provervios 15:03 - e que vigiava tudo, mas até aí deus não era onipresente;;;;;;;
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
O espírito santo cristão
« Resposta #48 Online: 06 de Julho de 2005, 11:39:21 »
Citação de: Alenônimo
Concordo plenamente. Se Jesus era a representação carnal de Deus, não era nem mais nem menos que um avatar.

Só, nada mais que um avatar mesmo.....

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!