Autor Tópico: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida  (Lida 3427 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
Redação do Site Inovação Tecnológica
12/08/2008


[Imagem: Andrew N. Jordan]

As partículas quânticas - também chamadas de partículas sub-atômicas - têm comprovadamente comportamentos que parecem ser absolutamente impensáveis. Como elas podem se comportar tanto como partículas quanto como ondas, elas podem, por exemplo, estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Como é que algo assim tão contra-intuitivo pode ser a base para a construção do nosso mundo "clássico," onde as coisas se comportam como estamos acostumados, é uma questão ainda a ser respondida pela ciência.

Medindo objetos quânticos

A teoria atualmente aceita afirma que um objeto quântico pode estar em qualquer lugar dentre as possibilidades descritas por sua função de onda. Quando um cientista tenta medir essa onda/partícula, então ela imediatamente "colapsa", deixando de estar em qualquer lugar para estar apenas e tão somente naquele exato local onde a medição está sendo feita, comportando-se como se fosse um objeto clássico.

Desfazendo medições quânticas

E, para demonstrar que o mundo quântico pode ser ainda mais estranho, os físicos Andrew Jordan e Alexander Korotkov propuseram, em 2006, que seria possível "des-medir" - desfazer a medição - a onda/partícula, fazendo-a voltar ao seu exato estado quântico anterior, como se a medição não tivesse acontecido e, portanto, a partícula não tivesse sofrido qualquer alteração.

Agora, uma equipe da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, nos Estados Unidos, conseguiu fazer esse experimento e comprovou a teoria. A experiência tem enorme importância para a física e tem grandes implicações sobre a utilização das teorias do mundo quântico para explicar questões de forma quase transcendental - e até mesmo abrindo caminho para explicações ainda mais especulativas.

Fronteira difusa entre mundos clássico e quântico

A nova teoria sugere que a fronteira entre o mundo quântico e o mundo clássico não é uma linha clara e bem definida como se pensava até agora. Em vez disso, os dados parecem demonstrar que essa fronteira é na verdade uma zona cinzenta, com uma amplitude ainda não conhecida, mas cujo tempo para ser cruzada é maior do que zero.

Reencarnação quântica

O pesquisador Nadav Katz e seus colegas, em um artigo que acaba de ser publicado no repositório arXiv, explicam como foram capazes até mesmo de "enfraquecer" a medição de uma partícula quântica, forçando apenas um colapso parcial - algo como um "estado de coma" de uma partícula quântica.

A seguir, relatam os pesquisadores, "[nós] desfizemos o dano que tínhamos feito," alterando certas propriedades da partícula e refazendo a medição. A partícula retornou ao seu estado quântico como se nada tivesse acontecido antes, ou seja, como se a primeira medição não tivesse sido feita.

Computadores quânticos

Esse mecanismo é de extremo interesse para os cientistas que tentam construir computadores quânticos. Os bits quânticos - qubits - desses computadores futurísticos aproveitam justamente o fato de que uma partícula pode estar em vários lugares ao mesmo tempo para armazenar inúmeros dados simultaneamente, vem apenas de um 0 ou um 1, como nos computadores clássicos.

Construir computadores quânticos, contudo, não é uma tarefa fácil, porque os qubits são muito sensíveis e sofrem interferência de inúmeros fatores do ambiente, colapsando e perdendo os dados. O novo sistema de reversão poderá representar uma possibilidade de se construir mecanismos de correção de erros que façam com que os qubits tenham sempre os dados esperados.

Ressuscitando o gato de Schrodinger

No campo da física teórica, a nova descoberta coloca uma pitada adicional de "estranhice" no famoso "experimento" conhecido como gato de Schrodinger - um gato fechado em uma caixa contendo um frasco de veneno que estará aberto se uma partícula quântica estiver em um estado, e fechado se a partícula estiver em outro.

Em termos quânticos, o gato estará vivo e morto simultaneamente. Quando alguém abrir a caixa, porém - o equivalente a medir o estado quântico da partícula - a partícula colapsará e conheceremos o real estado do gato - vivo ou morto.

Agora que foi demonstrado que é possível reverter o estado da partícula, isso equivale a dizer que, estando o gato morto, poderá ser possível refazer o estado original da partícula e trazer de volta o gato à vida.

Criando realidades

Vários cientistas afirmam que, como a simples medição de uma partícula quântica afeta seu comportamento, de certa forma nós criamos a realidade à medida que interferimos com ela.

Katz, agora, afirma que a demonstração de que somos capazes de reverter o colapso da partícula quântica "nos diz que nós realmente não podemos assumir que qualquer medição crie a realidade porque é possível apagar os efeitos da medição e começar de novo."

Interpretações do mundo quântico

"Começar de novo" é uma questão que interessa a inúmeros teóricos - sem falar em todo um campo de literatura não-científica que floresce ao redor da "interpretação" das teorias do mundo quântico, tentando utilizá-las para descrever o mundo clássico.

Os físicos, contudo, continuam trabalhando na busca do entendimento das diferenças entre o mundo quântico e o mundo clássico, e de como um dá origem ao outro, sem transcendentalismos, mas com muita especulação bem fundamentada.

Andrew Jordan, por exemplo, um dos que propuseram a teoria que agora foi comprovada, acredita que a explicação poderá ser encontrada nas pesquisas de uma nova área chamada nanofísica, que estuda problemas físicos fundamentais que ocorrem em dimensões que estão em um meio-termo entre os dois mundos.


______________________________________

P.S.: Quanto tempo até algum misticóide distorcer o significado do título dessa notícia e dizer que a Física Quântica comprovou a reencarnação?

Offline JUS EST ARS

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.128
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2008, 00:13:32 »

Essa notícia é verdadeira mesmo? Essas propriedades quânticas são assim como descritas?

Pô isso é completamente místico, não entendi nada.


Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2008, 01:50:29 »
É bem por aí, mesmo...

Traçando aquele exemplo clássico da gata de Schrödinger:

Gata dentro de uma caixa fechada, com um dispositivo que tem 50% de chance de liberar um veneno e matá-la.

Até olharmos dentro da caixa, não podemos dizer se ela está viva ou morta, então, para não correr o risco de jgoarmos informação fora, consideramos que ela está num estado "viva e morta". Aí olhamos na caixa e constatamos que ela está (por exemplo) morta. Então dizemos que o estado da gata colapsou de %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%28viva+%2B+morta%29 para o estado morta. Aí, a gata vai estar morta mesmo que a gente feche a caixa de novo. O que os caras alegam nessa matéria é terem conseguido fechar a caixa de novo e fazer a gata ficar no estado %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%28viva+%2B+morta%29 de novo.

Em termos mais precisos: Um sistema de dois níveis (exemplo) tem dois estados de energia, ou seja, dois estados. vamos chamá-los de %5Cleft%7C%2B%5Cright%5Crangle e %5Cleft%7C-%5Cright%5Crangle, entretanto, eu posso preparar meu sistema de modo que ele fique num estado %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%5Cleft%28%5Cleft%7C%2B%5Cright%5Crangle%2B%5Cleft%7C-%5Cright%5Crangle%5Cright%29, por exemplo, se o sistema for o spin de um elétron, que pdoe apontar pra cima ou pra baixo, mas eu pego os elétrons que estào saindo direto do forno, orientados aleatoriamente). No momento que eu meço a energia desse sistema (por exemplo passando os eklétrons num campo magnético preparado adequadamente), eu separo meus elétrons e guardo só os com spin pra cima. Aí meu estado será %5Cleft%7C%2B%5Cright%5Crangle. E assim será pra sempre, até que eu faça outra medida que seja incompatível com essa, por exemplo, medir o spin na horizontal, em vez da vertical. Aí eu destruo esse estado %5Cleft%7C%2B%5Cright%5Crangle e crio outro %5Cfrac%7B1%7D%7B%5Csqrt%7B2%7D%7D%5Cleft%28%5Cleft%7C%2B%5Cright%5Crangle%2B%5Cleft%7C-%5Cright%5Crangle%5Cright%29. O problema é que se eu medir a componente horizontal, meu sistema vai sair sempre nesse estado que eu mostrei, independente de como eles saíram do forno. O que os caras dessa notícia dizem é que eles reconstruíram o estado imediatamente antes da medida... isso é imrpessionante.

Vou tentar ler o artigo das referências e tentar entender como eles fizeram isso.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2008, 01:58:55 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2008, 02:09:10 »
Ahhh!

Segundo o abstract:
Citação de: Katz [i]et al.[/i]
We demonstrate in a superconducting qubit the conditional recovery (“uncollapsing”) of a quantum
state after a partial-collapse measurement. A weak measurement extracts information and
results in a non-unitary transformation of the qubit state. However, by adding a rotation and a
second partial measurement with the same strength, we erase the extracted information, effectively
canceling the effect of both measurements. The fidelity of the state recovery is measured using
quantum process tomography and found to be above 70% for partial-collapse strength less than 0.6.


Traduzindo livremente:
Citar
Demonstramos em um bit quântico supercondutor a recuperação condicional (descolapso) de um estado quântico após uma medida de colapsoparcial. Uma mediçào fraca extrai informação e resulta numa transformação não unitária do estado. Entretanto, adicionando uma rotação [que não é uma rotação no sentido espacial da coisa] e uma segunda medição com a mesma intensidade, apagamos a informação extraída cancelando o efeito das duas mediçães. A fidelidade da recuperação de estados  se mostrou superior a 70% para intensidades menores que 0.6

Ou seja, a medição não foi completa, eles dão uma cutucadinha no sistema e vêem como ele reage. Depois cutucam ao contrário pra cancelar oprimeiro cotucão. :)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2008, 03:43:14 »
Estes dias eu vi um médium falando de como funcionava a paranormalidade. Ele disse que o Bóson de Higgs saia do cérebro e passava por dimensões paralelas a nossa e depois voltava. Todas as pessoas tinham a sensibilidade necessária para detectar este processo, porém, só algumas, incluindo ele, conseguiam entender o que estava acontecendo.

Às vezes eu gostaria de jogar os meus escrúpulos as favas e fazer algo do tipo:
Citar
Ressuscitador Celular Quântico.

Veja o segredo da longevidade dos ricos e famosos.

Jogue fora todos os seus cremes anti-rugas.

Elimine o stress, combata doenças, fortaleça o seu sistema imunológico.

Venha agora mesmo na nossa clínica para uma consulta de avaliação. Totalmente gratuita.

E agora a explicação de como funciona este método, com o Dr. Botelho Pinto.

Repórter: Bom da, Dr. Botelho.

Dr. BP: Bom dia.

Repórter: O que é o Ressuscitador Celular Quântico?

Dr. BP: O Ressuscitador Celular Quântico é a aplicação prática da física quântica na medicina tradicional. Como sabemos, o processo de envelhecimento do corpo se deve a uma série de pequenos fatores. No antigo Egito, como sabemos hoje, a medicina era muito avançada, mas os avanços não se restrigiam a ela. A agricultura, as artes, a arquitetura, tudo era muito avançado. Veja as pirâmides, até hoje a ciência reluta em aceitar os estudos recentes que mostram como é praticamente impossível a sua construção e planejamento apenas com a força e o intelecto humano. Muitos fazem chacota dizendo que homenzinhos verdes fazendo turismo resolveram amontoar um monte de pedras e depois foram embora.

Repórter: Mas o que tem a ver o Egito ...?

Dr. BP:  (interrompendo) Já explico. Hoje já se sabe que as pirâmides são, na verdade, antenas capazes de captar os raios cósmicos e alimentar um complexo sistema de energia com base nos cristais escondidos no centro das pirâmides. Recentemente cientistas envolvidos num projeto sobre as forças sub-atômicas ficaram espantados ao verificar que uma partícula sem energia voltou a vibrar, como se tivesse recebido uma carga de energia. Estudando mais a fundo, um deles descobriu que seus óculos, cujas lentes são de cristal, funcionaram como uma lupa, só que ao invés de potencializar os raios solares, concentrou os raios cósmicos em um só ponto.

Repórter: Mas como isso ressuscitaria as células?

Dr. BP: No nosso universo tudo tem ligação. O que os antigos já sabiam, mas o homem moderno reluta em aceitar, é que o macro está ligado ao micro. O sol afeta a Terra, que por sua vez afeta a lua, que afeta os oceanos e assim por diante, até chegar ao universo microsópico, no coração do átomo. Podemos fazer o caminho inverso. Uma partícula perde sua energia, afeta o átomo, que afeta a célula ate chegar ao ser humano. Usando raios cósmicos para ressusictar esta partícula poderemos deter a degeneração celular.

Repórter: Mas não existe nenhum perigo?

Dr. BP: Nenhum. Somos bombardeados por raios cósmicos diariamente. O que acontece é que eles são dispersos pela atmosfera e, devido a sua tremenda velocidade, passam direto por nós. O ressuscitador concentra os raios cósmicos em um só ponto, ao mesmo tempo em que diminui a sua velocidade, tornando possível energizar as partículas atômicas naquele lugar. Podemos concentrar os raios no coração, que se fortaleceria, evitando problemas cardíacos. Ou então, na face, eliminando as rugas e devolvendo a elasticidade natural da pele. Basicamente ele devolve a energia para o próprio corpo se fortalecer, um fumante pode ter melhoras, mas se continuar a fumar, os problemas voltarão.

Repórter: Como é a máquina? Ela é uma lente gigante?

Dr. BP: Não. Na verdade, existem duas máquinas, uma consiste em uma câmara - parecida com aquela usada para bronzeamento artificial - onde a pessoa recebe as partículas cósmicas no corpo inteiro. A outra é parecida com um aparelho grande de raio-x, esta última é usada para concentrar os raios em um ponto específico do corpo. Porém as duas tem o mesmo princípio e funcionam de maneira idêntica.

Repórte: Bom, agora Dr., para saciar a curiosidade daquela nossa amiga que está precupada com as ruguinhas ou o maridão que já não consegue bater aquela bolinha no sábado a tarde, a pergunta é: Quanto custa este tratamento?

Dr. BP: Quanto custa ser feliz? (risos) Tenho certeza de que o preço cobrado será pouco, em comparação com os benefícios que a pessoa terá. Lembrando que três aplicações são o mínimo necessário para um efeito imediato, outras aplicações só serão necessárias dentro de doze meses, desde que a pessoa não exagere, fazendo com que os efeitos do ressuscitador se percam.

Acreditem, eu já vi muita coisa parecida sendo vendida, não me surpreenderia se aparecesse algo assim.

E aí? Eu ganharia algum dinheiro ou não?

Desculpem o OFF-TÓPIC meio longo, mas é que combatemos tanto as religiões que esquecemos das sandices veiculadas pela imprensa como sendo descobertas científicas ou mistérios insolúveis. Sem falar no nosso querido mercado, afinal é apenas a lei da oferta e da procura, e só compra quem quer.
O problema é que muitos compram e morrem, seja por abandonarem o tratamento convencional ou nem procurá-lo, desejosos de crer nos milagres apresentados.
O texto não se preocupou em coerência, pois muitas das propagandas não o fazem.


« Última modificação: 15 de Agosto de 2008, 03:49:50 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline JUS EST ARS

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.128
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2008, 09:43:10 »


Dodo, se você se esforçasse estaria rico hoje :D



Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2008, 10:53:49 »
Tongão pergunta: isso não seria um parâmetro primitivo para uma máquina do tempo?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2008, 11:38:30 »
Tongão pergunta: isso não seria um parâmetro primitivo para uma máquina do tempo?

Não.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fenrir

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.149
  • Sexo: Masculino
  • Cave Canem
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2008, 11:47:35 »
Aha!!! Eu ja sabia!

"Des-medir" corpos: ressuscitar
"Des-medir" mentes: reencarnar
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2008, 11:51:10 »
Citar
Ou seja, a medição não foi completa, eles dão uma cutucadinha no sistema e vêem como ele reage. Depois cutucam ao contrário pra cancelar oprimeiro cotucão

Trapaceiros! :lol:

Offline JUS EST ARS

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.128
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2008, 12:25:04 »


Todas essas situações místicas são observáveis se você tiver um microscópio ultra-foderoso, é isso?




Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2008, 12:29:17 »
Todas essas situações místicas são observáveis se você tiver um microscópio ultra-foderoso, é isso?
Não. Essas propriedades costumam ser medidas indiretamente.

Exemplo: o spin do elétron: um feixe de elétrons passa por um campo magnético ajustado adequadamente. Os elétrons com spin "pra cima" sào desviados numa direção e os com spin "pra baixo" são desviados em outra.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2008, 12:33:09 »
O paper dos caras está disponível como pré-print em http://arxiv.org/abs/0806.3547

Caso alguém estiver se perguntando :-)

Offline Laura Demarchi

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 369
  • Sexo: Feminino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2008, 12:38:58 »
Há algum tempo li em algum lugar não sei bem onde sobre a possibilidade de criar um computador quântico mecânico, como o primitivo computador(ou máquina de diferença) de Charles Babbage utilizando uma "trena?" formada por 50 bilhões de átomos(não estou lembrada de quê) onde a dualidade de estados, dobrada e não dobrada, possibilitariam um computador mais pratico e eficiente, já que não perderia energia de forma tão rápida como no caso das particulas e de quebra poderiamos conhecer o limite entre o clássico e o quântico, já que se trata de um objeto maior e mais próximo da nossa realidade!
E Dodo(eu não dou nada!), graças a você quase fui expulsa aqui da biblioteca, eu chorei de tanto rir imaginando a cena enquanto lia....sacanagem pô! :histeria:

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline JUS EST ARS

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.128
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2008, 12:40:15 »


Snowraptor: essa medição indireta se dá porque nossos microscópios não são tão foderosos assim ou por algum outro motivo?



Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #15 Online: 15 de Agosto de 2008, 13:05:28 »
Nem sempre "medir" é "ver".

Microscópios funcionam com luz. Algumas coisas simplesmente são pequenas demais para a luz se comportar ainda como luz (sendo refletida e refratada). Se você usar a idéia mais geral que temos de microscópio, que inclui os microscópios eletrônicos e os microscópios de força atômica, o máximo que podemos "ver" com eles são as posições dos átomos. Outras propriedades simplesmente não aparecem nos microscópios.

Pense num fio transportando corrente elétrica. Nós medimos essa corrente através de amperímetros, que funcionam de diversas maneiras que fogem ao escopo deste trabalho e devem ser alvo de futuras considerações. Mas não dá pra medir corrente elétrica colocando o fio debaixo de um microscópio e contando quantos elétrons passam a cada segundo, já que elétrons nem mesmo são bolinhas minúsculas douradas com um sinal de "-" estampado. É essa a idéia.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline JUS EST ARS

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.128
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #16 Online: 15 de Agosto de 2008, 15:14:54 »


Ok, valeu.

Esse conjunto de coisas microcópicas e com comportamento místico se unem e formam algo macroscópico que se comporta de acordo com as leis naturais, é isso?



Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #17 Online: 15 de Agosto de 2008, 15:21:03 »
Sim, mas não tem nada de místico no comportamento das coisas microscópicas. Apenas contra-intuitivo ;-)

Offline JUS EST ARS

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.128
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #18 Online: 15 de Agosto de 2008, 15:27:03 »


Veja bem, sou leigo, para mim a melhor descrição de algo que pode estar em dois lugares ao mesmo tempo e "reencarnar" é místico.

Agora, é evidente que não vou tomar qualquer conclusão a partir disso.

Qualquer coisa que seja incrivelmente pequena tem essas propriedades?




Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #19 Online: 15 de Agosto de 2008, 15:53:17 »
É por aí, sim. Acima de uma certa escala as flutuações quânticas acabam se cancelando e você recupera a Física Clássica.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #20 Online: 15 de Agosto de 2008, 16:21:25 »
Sem ter lido o post inicial inteiro e nem a discussão.... essa técnica poderia ter implicação para uma tecnologia de comunicação "instantânea" com emaranhamento?

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #21 Online: 15 de Agosto de 2008, 16:24:18 »
Sim, mas não tem nada de místico no comportamento das coisas microscópicas. Apenas contra-intuitivo ;-)

Há controvérsias...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #22 Online: 15 de Agosto de 2008, 16:42:33 »
Dodo, se você se esforçasse estaria rico hoje :D

Agora não da mais, vocês iriam me dedurar.  :P :P :P

E Dodo(eu não dou nada!), graças a você quase fui expulsa aqui da biblioteca, eu chorei de tanto rir imaginando a cena enquanto lia....sacanagem pô! :histeria:

 :hihi: :hihi: :hihi:

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #23 Online: 15 de Agosto de 2008, 16:49:43 »
Sim, mas não tem nada de místico no comportamento das coisas microscópicas. Apenas contra-intuitivo ;-)

Há controvérsias...

Não existe Mecânica Quântica feia, você que bebeu estudou pouco :hihi:

Offline JUS EST ARS

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.128
  • Sexo: Masculino
Re: Reencarnação quântica: físicos "des-medem" partícula e ela retorna à vida
« Resposta #24 Online: 15 de Agosto de 2008, 16:53:59 »

Dbohr, há mais algum comportamento quântico místico além de estar em dois lugares ao mesmo tempo e "reencarnar"?




 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!