Autor Tópico: Identificada sinestesia onde pessoa 'ouve' imagens  (Lida 1624 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Identificada sinestesia onde pessoa 'ouve' imagens
« Online: 15 de Agosto de 2008, 16:25:22 »

Cientistas americanos identificaram um novo tipo de sinestesia, em que pessoas "ouvem" aquilo que estão vendo.

A sinestesia é uma condição neurológica benigna em que o indivíduo associa impressões percebidas por sentidos diferentes.

Há casos, por exemplo, em que a pessoa associa cores a palavras. Outras associam cores a números ou letras, ou sentem gostos quando tocam objetos.

Faça o teste: Você consegue ouvir esta imagem?

A até então desconhecida forma de sinestesia foi indentificada pela pesquisadora Melissa Saenz, do California Institute of Technology, nos Estados Unidos, e descrita em um artigo publicado na revista científica Current Biology.

O estudo é tema de um artigo publicado na revista de ciência New Scientist.

Esta - acredita-se, rara - forma de sinestesia foi descoberta quando um aluno de Saenz disse estar ouvindo sons vindos de um protetor de tela em um computador.

Depois de fazer algumas perguntas ao estudante, a pesquisadora se deu conta de que a vivência do aluno se encaixava nos critérios de sinestesia.

O fenômeno ocorrera durante toda a sua vida e acontecia com várias imagens em movimento.

Saenz enviou o protetor de tela - que mostrava pontos em movimento - para centenas de voluntários, e verificou que três outras pessoas também ouviam sons, como batidas, zumbidos e chiados, quando olhavam as imagens.

Para comprovar se realmente se tratava de sinestesia, a pesquisadora fez testes com os indivíduos que supostamente tinham a condição e também com um grupo de voluntários neutros.

Ambos os grupos ouviram várias séries de sons, sempre aos pares, e observaram seqüências complexas de imagens em movimento, também aos pares.

O objetivo era saber se as seqüências de sons e de imagens eram idênticas.

Estudos anteriores mostram que padrões sonoros são mais fáceis de identificar e, de fato, ambos os grupos acertaram 85% dos testes sonoros.

Mas quando fizeram os testes com imagens, os indivíduos que tinham sinestesia tiveram um índice de acertos de 85%, enquanto o outro grupo acertou apenas 55% dos testes.

"Sinestésicos tiveram vantagem porque não apenas podiam ver, mas também ouvir os padrões visuais", escreveu Saenz na revista Current Biology.

"A sinestesia de audição-movimento pode ser um instrumento útil no estudo de como os sistemas de processamento auditivos e visuais interagem no cérebro", acrescentou.

A neurologista Julia Simner, que faz pesquisas sobre sinestesia na University of Edinburgh, na Éscócia, dise que algumas formas da condição são mais comuns do que outras.

Segundo Simner, é comum encontrar pessoas que tem um tipo inverso de sinestesia, ou seja, vêem cores quando ouvem música.

"O que é muito interessante sobre este estudo é que eles foram capazes de documentar um tipo (de sinestesia) que sabíamos que existia, mas sobre o qual tínhamos apenas um conhecimento vago".

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/08/080807_sinestesia_som_imagem_mv.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Identificada sinestesia onde pessoa 'ouve' imagens
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2011, 11:38:09 »
Outro dia desses eu acho que detectei em mim mesmo uma forma muito sutil de sinestesia parecida, me pergunto se nesse grau mais sutil talvez não seja algo muito comum.

Tem um monitor no meu quarto, e quando não recebe sinal do computador desligado, o botão de ligar e desligar ainda fica piscando um led azul num intervalo de um segundo, o que eu costumava achar incômodo não só pela luz quando estou tentando dormir, mas por um pequeno ruído, bastante baixo, que sempre pensei que fosse de alguma forma causado pelo acendimento do led, até que pensei que isso deve ser muito improvável, que qualquer som "colateral" causado apenas pelo acendimento de um led deveria ser algo que apenas o superman pudesse ouvir, então imaginei a possibilidade de uma forma de sinestesia muito leve, e fiz o teste de fechar os olhos e ver se continuo ouvindo, e de fato não ouvia mais.

É algo mesmo muito baixo, como ouvir no silêncio da noite um pernilongo pelo quarto, mas não zunindo bem no seu ouvido, mas ainda voando a alguma boa distância, e o "ruído" em si um pouco como um "chiado" parecido com soltar gás com um isqueiro.

Alguém já percebeu algo parecido?

Me pergunto agora se talvez algumas formas de zunido crônico que as pessoas supõem ter não têm nada de acústico ou relacionado ao aparelho auditivo, sendo só um "quale" sonoro produzido sem qualquer estímulo acústico por qualquer razão.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2011, 13:15:05 »
Com a devida concentração é possível ouvir o som das coisas. Talvez se fôssemos treinados a isso desde crianças, poderíamos desenvolver esses sentidos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2011, 15:14:51 »
Não sei se há uma área para estudos específica para a minha experiência mas é a seguinte, as vezes assistindo tv tenho respostas imediatas do que estava pensando antes numa cena na tv, algo do tipo eu penso na palavra cachorro e daí imediatamente na tv alguem fala cachorro daí eu mudo de canal no mesmo instante e no outro canal ouço a palavra cachorro e daí como estava zapeando, num outro canal tambem imediatamente ouço alguem falar cachorro. Outra ocasiões estou fazendo perguntas mentais por um raciocínio qualquer, ligo a tv ou o rádio e ouço imediatamete algo que parece ser relacionado ao que eu estava pensando e que soa como uma resposta precisa. Igual a um desenho non sense em que o pica pau fala com a televisão.

Com relação a ouvir imagens eu fui no link citado e assisti o vídeo. Não tive qualquer resposta (sonora como a que o Buckaroo percebeu). Apenas tive a imprensão que podia associar mentalmente a visão dos pontinhos pulsando com um padrão de sons em particular. Será que ouvi algum barulho que não indentifiquei ( de acordo com o 1985)?

Seria interessante abordar a experiência de sinestesia como alguma forma de emersão do subconciente de uma maneira pouco frequente em estados de vigília, fazendo-nos crer piamente o que não está objetivamente acontecendo. O sonhar algo mesmo tendo plena certeza de se estar acordado mas de uma forma tão disparatada da realidade que seu senso o obriga a crer que fora realmente só um sonho é uma experiência reveladora do tênue equilibrio que nosso ser desfruta entre "real" e onírico.

« Última modificação: 19 de Julho de 2011, 15:22:50 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2011, 16:34:24 »
[...]
[...]

Não!
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2011, 18:20:58 »
Não sei se há uma área para estudos específica para a minha experiência mas é a seguinte, as vezes assistindo tv tenho respostas imediatas do que estava pensando antes numa cena na tv, algo do tipo eu penso na palavra cachorro e daí imediatamente na tv alguem fala cachorro daí eu mudo de canal no mesmo instante e no outro canal ouço a palavra cachorro e daí como estava zapeando, num outro canal tambem imediatamente ouço alguem falar cachorro. Outra ocasiões estou fazendo perguntas mentais por um raciocínio qualquer, ligo a tv ou o rádio e ouço imediatamete algo que parece ser relacionado ao que eu estava pensando e que soa como uma resposta precisa. Igual a um desenho non sense em que o pica pau fala com a televisão.

Acho que não, embora o Jung chamasse algo assim de "sincronicidade". Eu acho que são só coincidências insignificantes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2011, 21:19:11 »
Com a devida concentração é possível ouvir o som das coisas. Talvez se fôssemos treinados a isso desde crianças, poderíamos desenvolver esses sentidos.

Não seria bem desenvolver um sentido, mas simplesmente um "bug".

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2011, 10:13:57 »
[...]
[...]

Não!

Eu escuto algo quando os pontos se comprimem, bem baixo. Escuto algo como "chiau" bem baixo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!