Autor Tópico: Ajuda para formular Representação contra Efraim Morais  (Lida 1072 vezes)

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
Ajuda para formular Representação contra Efraim Morais
« Online: 15 de Agosto de 2008, 23:23:27 »
Pessoas,

(Sou o mesmo Nightmare)

Estou redigindo uma Representação contra o Primeiro-Secretário do Senado Federal, que será encaminhada através da Defensoria Pública, para o Procurador-Geral da República com pedido (com recibo e termo de ocmpromisso, tudo bonitinho) para que proceda a competente Ação de Responsabilidade contra o Senador.

Problema é que do site do Senado sumiram alguns contratos que ali estavam e que eu havia visto ("com meus próprios olhos"), e o cache do Google que os daria também já está comprometido.

A questão maior é que preciso preparar um "dossiê" que, além de completo, preciso, sem especulações, com provas úteis, seja inteligível ao senhor Procurador para que a ação não fique inerte por ignorância técnica.

Então, gostaria de saber se alguém está disposto a me ajudar, pesquisando informações (que não sejam óbvias).

A priori, preciso:

1. Imagens (eventualmente publicadas em blogs, enfim) ou cache dos contratos referidos nesta notícia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u74660.shtml

2. Dados sobre preços de mercado de grandes portais para publicidade;

3. Dados úteis sobre visitação dos sites que contrataram com o Senado.

(O que eu não pedir aqui, podem presumir que já tenho, porque já estou há certo tempo "cavocando" isso)

E aí? Alguém quer brincar de detetive?

Obrigado e Saudações!

----------------------

Atualização 1:

Usarei, salvo melhor sugestão, o Alexa (www.alexa.com) para análise de visitação. Alguém sabe dizer: (1) há algo melhor? (2) como funciona o alexa? (3) quão confiável é?

Obrigado.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2008, 02:22:22 por Nigh†mare »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re: Ajuda para formular Representação contra Efraim Morais
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2008, 23:35:44 »
Muito sono... amanhã pensarei o que posso fazer. Se puder fazer algo, farei. Por ora: Welcome back Nightmare !!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2008, 23:37:57 »
Bem-vindo de volta, Night!

Já procurou no site "Políticos do Brasil"?

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2008, 00:42:54 »
Bem-vindo de volta, Night!

Já procurou no site "Políticos do Brasil"?
Nada útil.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2008, 01:03:52 »
Bem vindo de volta, Night!

Editei sua mensagem para consertar o link.

Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2008, 08:49:04 »
Usarei, salvo melhor sugestão, o Alexa (www.alexa.com) para análise de visitação. Alguém sabe dizer: (1) há algo melhor? (2) como funciona o alexa? (3) quão confiável é?

Obrigado.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2008, 08:53:19 »
Bem vindo Nightmare, quando eu entrei você estava saindo...

Sua questão é com o conteúdo dos contratos que estavam lá ou com o fato de eles não estarem mais lá?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2008, 10:08:42 »
Sua questão é com o conteúdo dos contratos que estavam lá ou com o fato de eles não estarem mais lá?
A questão é: preciso dos dados dos contratos de 2005 citados na notícia. Mas já garimpei muito, e não achei; acho que usarei como prova da existência deles, ao invés do link do senado que não existe, a própria notícia.

Bem, o que estou fazendo é montar um dossiê para alguém que, a priori, está por fora do caso - neste caso, o Procurador-Geral da República. Preciso com este dossiê convencê-lo de que há a irregularidade, para que ele possa agir.

Quero, além disso, já fornecer quantidade suficiente de informação para que o cara não seja desestimulado pelo desconhecimento técnico que possa ter.

Mas estou fazendo mais, e pretendo entregar uma peça prêt-à-porter, para que ele apenas se dê ao trabalho de revisar e assinar para abrir o respectivo processo.

Assim, o que preciso, por enquanto, é daquilo que pedi no primeiro post, naqueles exatos termos.

Obrigado.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2008, 12:28:44 »
Night, não sei se você já tinha notado mas acho que se aplica:

Citação de: LEI 8666, versa sobre as regras para contratos e licitações da Administração Pública
Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

Salvo algum analfabetismo jurídico meu, este é um serviço de publicidade e divulgação, pelo menos no grosso da matéria. E foi contratado sob o modo de inexigibilidade, o que é vedado por lei, o que já demonstraria ilegal, o contrato, independente dos valores absurdos.

http://www.senado.gov.br/sf/contratos/empresaContratada.asp?o=1&e=PARA%CDBA+INTERNET+GRAPHICS

Nota convocatória : Amenemés, Lua, Rodion ou outro entendido qualquer poderiam bem ajudar  ::)
« Última modificação: 16 de Agosto de 2008, 12:36:33 por Donatello van Dijck »

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2008, 14:13:02 »

Creio que ele não precisa de ajuda jurídica, apenas de provas.

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2008, 19:41:27 »
Night, não sei se você já tinha notado mas acho que se aplica: (...)
Sim, esse é o fundamento da denúncia. ;)

Como disse, o que eu não pedir aqui podem presumir que já tenho.

---

No momento atual estou precisando de informações sobre preços de anúncios nos grandes portais.

Saudações.

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2008, 17:36:08 »
Turma, valeu a atenção. Obrigado por permitirem o uso do espaço. Já terminei a representação.

Podem arquivar/apagar o tópico.

Por questões de limpeza, manutenção, sei lá, podem apagar a conta também, se quiserem.

Obrigado.

Saudações.

Sucesso para Vocês.

Temma

• Visitante
« Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2008, 13:58:53 »
A lupa do MP no Senado
Correio Braziliense | DF, 22 de setembro de 2008

Cinco investigações do Ministério Público Federal tiram o sono da Primeira-Secretaria. Entre elas, está a decisão dos senadores de usar a Advocacia-Geral da Casa em defesa de servidores acusados de irregularidades

O ano de 2008 não tem sido bom para a Primeira-Secretaria do Senado. Há pelo menos cinco investigações do Ministério Público Federal em curso sobre temas ligados ao órgão, comandado hoje pelo senador Efraim Morais (DEM-PB). O MPF decidiu investigar, por exemplo, um ato da Mesa Diretora do Senado que estendeu a senadores, ex-senadores, diretores e ex-diretores o direito de serem defendidos pela Advocacia-Geral da Casa em processos que respondem na Justiça em função de atribuições administrativas por eles desempenhadas.

O ato foi publicado no boletim administrativo de 26 de março passado e abrange a investigação da Operação Mão-de-Obra, feita pela Polícia Federal há dois anos para desmontar um esquema de fraudes em licitações milionárias do Senado envolvendo as empresas Conservo e Ipanema.

A decisão de oferecer os serviços da advocacia aos funcionários coube sob medida aos servidores Dimitrios Hadjinicolau e Aloysio Vieira, denunciados por improbidade administrativa por suposta participação nas irregularidades com mão-de-obra terceirizada. Coincidentemente, a decisão da Mesa que beneficiou os dois funcionários do alto escalão foi publicada na mesma data da denúncia feita pelo MPF sobre o caso.

Ação penal

Esses contratos somam R$ 35 milhões e foram prorrogados no primeiro semestre deste ano pelo primeiro-secretário, Efraim Morais, até 2009. Além de propor denúncia por improbidade administrativa, que corre na 1ª Vara Federal de Brasília, o MPF ainda trabalha num pedido de ação penal contra os eventuais responsáveis pelas fraudes.

Em 6 de agosto passado, o advogado-geral da Casa, Alberto Cascais, divulgou nota em que defendeu os servidores e garantiu não haver fundamento legal para suspender esses contratos. Um dia depois, o presidente Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) ignorou essa posição jurídica e prometeu substituir os serviços. Agora, o MPF quer impedir que Cascais defenda os servidores suspeitos.

Em investigação aberta no mês passado, os procuradores da República apuram supostas irregularidades na contratação de empresa terceirizada para a área de taquigrafia da Casa. Representantes do MPF em Brasília entendem que o tipo de trabalho prestado é permanente e, portanto, deveria ser suprido por concursados. Há, inclusive, denúncias de nepotismo no processo de contratação.

A outra investigação ligada à área comandada por Efraim é conduzida por procuradores federais de Joinville (SC). Em portaria publicada no Diário da Justiça, o MPF abriu procedimento administrativo para “apurar os motivos e relevância da contratação de prestação de serviço de divulgação de banners do site do Senado, bem como a dispensa de licitação para tais serviços”.

Serviços

Estão sob investigação os contratos da Casa feitos sem licitação com as empresas WSCOM Nordeste Mídia, MMF Comunicação e Fatos, Rádio e TV Paraibana e Paraíba Internet Graphics. O MPF quer saber quais critérios utilizados para esses serviços. Algumas das contratadas trazem no próprio nome o estado que elegeu Efraim.

O MPF em Brasília apura ainda o inchaço na estrutura de lideranças partidárias no Senado. Os partidos coligados em blocos parlamentares têm tratamento como se uma só legenda fossem. Perdem as atribuições e prerrogativas regimentais, que passam a ser exercidas exclusivamente pela coligação. Assim prevê o Regimento Interno do Senado. Contrariando essa regra, sete lideranças partidárias — PT, PMDB, PT, PTB, PR, PSB, DEM e PSDB — mantêm hoje naquela Casa estruturas administrativas que se sobrepõem à dos blocos parlamentares dos quais fazem parte. Cabe à Primeira-Secretaria gerir os recursos humanos dos gabinetes.

Na sexta-feira passada, a reportagem procurou a Secretaria de Comunicação do Senado e encaminhou pedido de informação para cada uma das investigações conduzidas pelo Ministério Público. O retorno foi que o secretário de Comunicação, Helival Rios, estava no Rio Grande do Norte em missão oficial, acompanhando o presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), na inauguração da retransmissora da TV Senado em Natal e que não haveria como responder.

DE OLHO…

Ato nº 5

O Ministério Público Federal apura se tem amparo legal a decisão da Mesa Diretora do Senado que estendeu a senadores, ex-senadores, diretores e ex-diretores o direito de serem defendidos pela Advocacia-Geral da Casa em ações que tramitam na Justiça em razões das funções administrativas exercidas por eles. Os funcionários Dimitrios Hadjinicolau e Aloysio Vieira, investigados pela Polícia Federal na Operação Mão-de-Obra, foram beneficiados por essa medida.

Operação Mão-de-Obra

Além de uma denúncia por improbidade administrativa enviada à Justiça em abril passado, o MPF pedirá a abertura de ação penal contra os envolvidos no esquema de fraudes em licitações da Casa para a contratação de mão-de-obra terceirizada, desbaratado pela PF em 2006. Três contratos sob suspeita foram prorrogados, no primeiro semestre, até 2009 pelo primeiro-secretário, Efraim Morais (DEM-PB).

Publicidade

O MPF em Joinville (SC) começou a apurar a regularidade da contratação, sem concorrência pública, de prestação de serviços de divulgação de banners do site do Senado. As empresas contratadas são da Paraíba, estado pelo qual se elegeu o primeiro-secretário, Efraim Morais.

Taquigrafia

Os procuradores da República em Brasília abriram um procedimento para saber também se há irregularidades, incluindo denúncias de nepotismo no setor de taquigrafia, na contração de mão-de-obra terceirizada. Apesar de ser um serviço permanente, o Senado não realiza há anos concurso para preencher as vagas dessa área.

Lideranças

Outra investigação em curso no Ministério Público Federal diz respeito à estrutura de gabinetes destinados às lideranças partidárias na casa. Mesmo coligados em blocos, o que, pelo Regimento Interno, eliminaria estrutura administrativa para atender as legendas, o Senado mantém gabinetes destinados aos partidos.

A Operação Mão-de-Obra foi realizada pela PF em julho de 2006 e desmontou um esquema de fraude em licitações para serviços terceirizados. Entre os alvos, estava a empresa Conservo

R$ 35 milhões é o valor dos contratos da Conservo e da Ipanema prorrogados até 2009

Leandro Colon
Marcelo Rocha

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #13 Online: 22 de Setembro de 2008, 19:56:59 »
Muito bom também. Né possível que acabe em pizza.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!