Vou procurar pra ver e tecer meus comentários... Particularmente, adoro filmes noir... 
É bem diferente do original (o livro), mas é um clássico em si.
O livro é muito melhor... mas bem sombrio e pessimista
Lembrando que existem 2 ou 3 versões do filme. A original, uma versão do diretor e uma, que preciso confirmar, segunda versão do diretor.
Fiquei com vontade de ler o livro... Alguém que já tenha lido pode postar um resuminho? É que nem sempre os resumos que leio na internet despertam meu interesse. 
Fala sobre uma terra no futuro com seus recursos naturais praticamente exauridos, praticamente não há animais reais, apenas animais "biologicamente" construidos e ter um animal de verdade de estimação é sinal de status pois são extremamente caros.
O policial protagonista é encarregado de caçar replicantes (robos biologicos extremamente parecidos com seres humanos e muito difícil de se diferenciar.
Esses replicantes servem as pessoas nas colonias espaciais, para onde foram todos os de melhor situação financeira e sem problemas de saude.
Os policiais da Terra tem salarios muito baixos e ganham premios por neutralizar replicantes que fogem para a Terra, que como está praticamente abandonada e só a escória praticamente vive aqui é um lugar bom para eles se esconderem...
O problema é que os replicantes, por segurança, são projetados para viverem apenas 4 anos e alguns deles querem encontrar os cientistas criadores para tentar mudar isso.
O policial se apaixona por uma replicante versão especial melhorada (a unica) e que não tem limitação de vida de 4 anos...
O fim do livro é muito diferente da do filme.... Em relação a replicante especial principalmente...