Autor Tópico: Decisão contra nepotismo deve atingir deputados e senadores  (Lida 2144 vezes)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Decisão contra nepotismo deve atingir deputados e senadores
« Resposta #25 Online: 22 de Agosto de 2008, 13:36:35 »

Isso, então vamos esquecer que estamos em um estado democrático de direito e mãos às armas companheiro! :D

Ahhhh se eu pudesse! :lol:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #26 Online: 22 de Agosto de 2008, 17:29:04 »

Caras, acho que estamos fazendo uma confusão aqui.

Tomem o exemplo do Clube Cético. Aqui não há eleição direta para os cargos de tesoureiro, webmaster,  moderadores, não é verdade? São todos nomeados em confiança pelo Comitê Mantenedor.

Quer dizer que aqui então é zona também?

REGIMENTO DO CLUBE CÉTICO
Art. 7º - Compete ao Comitê Mantenedor:
I – Eleger o tesoureiro, o webmaster, os moderadores, os editores e os administradores, por maioria absoluta;

Veja, o Clube Cético funciona muito bem, estão de parabéns. Não se pode colocar a culpa nesse sistema de nomeação, mas sim em abusos que fazem a partir dele.
Agora eu lhe pergunto, quais as relações de poder e quais são os lucros obtidos por ser do comitê mantenedor do CC?

Funciona aqui no CC porque o comitê mantenedor, se ganha alguma coisa, é dor-de-cabeça. Agora, pague um salário de juiz pra cada um do comitê e veja se continua o mesmo.
Latebra optima insania est.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #27 Online: 22 de Agosto de 2008, 17:34:07 »

Quer dizer que um cargo em confiança só funciona se for serviço voluntário?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #28 Online: 23 de Agosto de 2008, 00:09:01 »

Caras, acho que estamos fazendo uma confusão aqui.

Tomem o exemplo do Clube Cético. Aqui não há eleição direta para os cargos de tesoureiro, webmaster,  moderadores, não é verdade? São todos nomeados em confiança pelo Comitê Mantenedor.

Quer dizer que aqui então é zona também?

REGIMENTO DO CLUBE CÉTICO
Art. 7º - Compete ao Comitê Mantenedor:
I – Eleger o tesoureiro, o webmaster, os moderadores, os editores e os administradores, por maioria absoluta;

Veja, o Clube Cético funciona muito bem, estão de parabéns. Não se pode colocar a culpa nesse sistema de nomeação, mas sim em abusos que fazem a partir dele.
Agora eu lhe pergunto, quais as relações de poder e quais são os lucros obtidos por ser do comitê mantenedor do CC?

Funciona aqui no CC porque o comitê mantenedor, se ganha alguma coisa, é dor-de-cabeça. Agora, pague um salário de juiz pra cada um do comitê e veja se continua o mesmo.

Ebaaaaaaaaa...... Por 10% eu posso distribuir uns cargos de confiança.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Agosto de 2008, 00:20:12 »
Um absurdo o que o STF vem fazendo, não querendo entrar no mérito do conteúdo da decisão, quem eles acham que são pra sair legislando? E não adianta dizer que não, é isso que esses caras estão fazendo sim, não tem embasamento legal nenhum esse raio de decisão, eles tiraram da própria cabeça que não pode e passaram por cima de outro poder.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 23 de Agosto de 2008, 00:29:55 »

CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Agosto de 2008, 01:48:27 »
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.

Uma coisa é interpretar texto ambíguo e dirimir questões complexas, outra é legislar descaradamente!
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 23 de Agosto de 2008, 11:31:39 »

Nem assim, na verdade.  O cargo de confiança típico paga bem, mas esse não é o único fator a ser considerado, e talvez nem mesmo o principal.

Um cargo de confiança quase necessariamente envolve um grau de poder de decisão que influencia outros servidores e possivelmente até mesmo pessoas externas ao órgão.  Por isso, mais até do que pela despesa do salário, tem de ser preenchido com critério e responsabilidade.

Claro, há cargos de confiança que não decidem nada, mas esses tem é de ser extintos mesmo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 23 de Agosto de 2008, 13:43:27 »

Gil,

O Judiciário primariamente julga.
Mas legisla quando, por ex., baixa o regimento interno.
E administra quando contrata funcionários e compra materiais.

O Executivo primariamente administra.
Mas legisla quando, por ex., baixa medidas provisórias, decretos e portarias.
E julga quando realiza procedimento disciplinar para demissão dos funcionários.

O Legislativo primariamente cria leis.
Mas administra quando contrata funcionários e compra materiais.
E julga o presidente da república por crime de responsabilidade.

Foi o legislativo quem incluiu através de emenda à Constituição a súmula vinculante. Criar súmula vinculante não é legislar. É pacificar questões, que uma vez já julgadas e definidas, se aplica a todos em situações iguais.

É bastante parecido com os "precedentes" que os americanos usam.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #34 Online: 23 de Agosto de 2008, 13:44:33 »

Citação de: Luis Dantas
O cargo de confiança típico paga bem, mas esse não é o único fator a ser considerado, e talvez nem mesmo o principal.

Um cargo de confiança quase necessariamente envolve um grau de poder de decisão que influencia outros servidores e possivelmente até mesmo pessoas externas ao órgão.  Por isso, mais até do que pela despesa do salário, tem de ser preenchido com critério e responsabilidade.

Claro, há cargos de confiança que não decidem nada, mas esses tem é de ser extintos mesmo.

Exatamente, assino embaixo.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #35 Online: 25 de Agosto de 2008, 04:19:09 »
Não. Quero dizer que um cargo de confiança somente será assumido voluntariamente em apoio a uma causa. Isso é possível em casos não-voluntários; mas a chance de aparecer um picareta pouco ligando à causa em questão é obviamente maior.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!