No vídeo do "meteoro" tem um trecho de uma entrevista em que Freire nega ser comunista, diz apenas não ser anti-comunista (tal como Bolsonaro).
Não duvido nada que haja muita coisa rasa que faz sucesso só porque acham algo bonito. Havendo tanto os mais genuinamente movidos por serem tocados emocionalmente por isso, como aqueles que tentam se aproveitar disso de maneira mais oportunista.
Ainda não li o texto, mas me inspirando no título e no pouco que vi sobre Freire, algo como propor um ensino de matemática simplificado, remedial, pragmático, que não deixaria de ser útil mesmo não sendo o "ótimo", mas que poderia ser resumido em menos de dez páginas, e então acrescentar um livro todo em torno disso, cheio de lamúrias e clamores em nome dos oprimidos, sobre sua opressão e suas lutas, só para "lacrar."
Isso sem falar na possibilidade da parte didática em si poder talvez ser desnecessariamente e mesmo contra-produtivamente embebida em teorias de opressores e oprimidos e etc e tal, o que pessoas de certa propensão ideológica provavelmente resistirão a admitir. Vem alguém com uma alternativa que funciona melhor para o mesmo fim, mas extirpada de toda a coisa de opressor e oprimido, mas ainda assim funcionando melhor até como "ferramenta para libertação do oprimido" (por desenvolver melhor a habilidade em si), mas acabando sendo rejeitada só porque perde essa narrativa central doutrinária. Talvez até caracterizada como "ferramenta de opressão," na verdade (meio como quando esquerdistas atacam a soluções privadas pelo aspecto de "mercadorização de direitos," mesmo se a iniciativa privada estiver na prática efetivando melhor aos direitos das pessoas, mesmo dos mais pobres).
Ao mesmo tempo, me parece que a maior parte da crítica deve ter uma raiz olavo-carvalhista, e/ou que no mínimo deveria tentar se dissociar ao máximo de qualquer similaridade acidental com isso, se pretende passar por bloqueios reflexivos desenvolvidos a partir de recorrente exposição a esses clichês papagaiados por quem só assiste esses youtubers e/ou forma automaticamente opiniões completas a partir de pouquíssima informação quando alguém é associado a marxismo/esquerdismo. Mesmo o que eu coloquei é uns 90% apenas hipotético a partir de padrões esquerdóides de vieses de raciocínio, sem tocar no que talvez fosse o cerne da coisa, argumentavelmente independente desse aspecto ideológico.