Autor Tópico: Sobre Noé  (Lida 2308 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Sobre Noé
« Online: 24 de Agosto de 2008, 21:16:48 »
Tirando a parte da veracidade do dilúvio e da Bíblia... eu lí uma pergunta muito interessante... vamos ver se alguém sabe responder...

Leio na bíblia de Jerusalém em Levítico 20:17 "O homem que tomar por esposa sua irmã, a filha de seu pai ou a filha de sua mãe, e VIR A NUDEZ DELA E ELA VIR A DELE , comete uma ignomínia. Serão exterminados na presença dos membros do seu povo, pois descobriu a nudez de sua irmã, e levará o peso de sua falta."
Logo, ver a nudez, significa relação sexual.
Vejamos Genesis 9:20,21,24 "Noé, o cultivador, começou a plantar a vinha, bebendo vinho, embriagou-se e ficou nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, VIU A NUDEZ DE SEUS PAI....(24) quando Noé acordou de sua embriaguez, soube o que lhe fizera seu filho mais jovem" e amaldiçoou a Canaã.
Não se cumpriu aí o dito popular "....de bêbado não tem dono?"
Do mesmo modo que Deus se arrependeu de ter criado o homem, Noé não se arrependeu de ter construido a arca?

Fonte: http://www.forum.clickgratis.com.br/tjlivres/t-2010.html
Então...realmente o filho fez isso com o próprio pai?  :|
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Sobre Noé
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2008, 22:00:36 »
PQP, Noé perdeu as pregas ou só porque foi visto nú pelo filho ele o amaldiçoou?

A bíblia é uma fábrica de enrustidos e neuróticos...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2008, 22:03:16 »

Errado. O resto é non-sequitur.

Em tempo: o mito de Noé e da criação do vinho, para os hebreus, se misturam. O resto são conclusões errôneas.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2008, 22:04:30 »

Errado. O resto é non-sequitur.

Em tempo: o mito de Noé e da criação do vinho, para os hebreus, se misturam. O resto são conclusões errôneas.
Não entendi nada....

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2008, 22:06:14 »
Mas ele realmente amaldiçoou seu filho apenas porque este viu nú?  :olheira:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2008, 22:09:47 »
Não entendi nada....

Achar que ter visto a nudez do pai significa que houve relação sexual é ignorância em mitos hebreus. O resto são conclusões equivocadas derivadas da mesma ignorância.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2008, 22:10:10 »
O trecho diz: "quando Noé acordou de sua embriaguez, soube o que lhe fizera seu filho mais jovem". Bom, pode ser culpa da tradução, mas parece que Cam fez alguma coisa que deixou Noé bastante chateado... Será que só ser visto nu é algo tão grave assim? Olha, mesmo sem a explicação sobre o que "ver a nudez" quer dizer no Levítico, a passagem do Gênesis me parece bem sugestiva de incesto - o que não é uma coisa muito incomum na Bíblia, o próprio Gênesis tem uma passagem em que as filhas de Ló se aproveitam dele enquanto está dormindo - isso parece ser um antigo fetiche hebraico :lol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2008, 22:14:18 »
Hmmm... Mas veja só, o texto citado acima está incompleto, ele salta os versículos 22 e 23 e isso tira o sentido do texto! Vejam:

Gênesis 9:20            E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.      
Gênesis 9:21       Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.    
Gênesis 9:22       E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.    
Gênesis 9:23       Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.    
Gênesis 9:24       Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;    
Gênesis 9:25       e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.

É, parece que não rolou nada muito interessante mesmo...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2008, 22:14:31 »

O mito foi criado para justificar o tabu do incesto. Releia o post da fabi a partir desta ótica.

Os escritores das versões do Torá de 700 AC, dos quais deriva o VT, tem este viés monoteísta, paternalista, cheio de tabus, muito embora o tabu seja mais antigo.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2008, 22:28:32 »
Hmmm... Que pena...parecia que o filho dele fez alguma coisa a mais... Porque ele amaldiçoou só porque alguém viu ele pelado?
Não entendi nada....

Achar que ter visto a nudez do pai significa que houve relação sexual é ignorância em mitos hebreus. O resto são conclusões equivocadas derivadas da mesma ignorância.
Continuo não entendendo... o uili mostrou o que aconteceu...você só disse: "non sequitir" e "ignorância em mitos hebreus" o que não explica nada e nem refuta nada...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2008, 22:43:13 »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2008, 23:02:20 »

Eu acho que ele riu... e daí foi amaldiçoado.  :?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2008, 23:22:25 »

Será que a bunda dele era peluda e cheia de celulite?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2008, 23:34:26 »

Será que a bunda dele era peluda e cheia de celulite?

Entre outras coisas ...
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2008, 00:39:54 »
Aff...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 25 de Agosto de 2008, 08:09:44 »
Hmmm... Mas veja só, o texto citado acima está incompleto, ele salta os versículos 22 e 23 e isso tira o sentido do texto! Vejam:

Gênesis 9:20            E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.      
Gênesis 9:21       Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.    
Gênesis 9:22       E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.    
Gênesis 9:23       Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.    
Gênesis 9:24       Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;    
Gênesis 9:25       e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.

Todo esse texto é truncado, houve censura desse texto por parte dos revisores do texto 2000 anos atrás, depois traduções encima de traduções... já não faz mais sentido nenhum, não se apegue a uma palavra ou outra...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2008, 08:14:30 »
Tem maldição maior que ver uma cena destas? Para mim está claro que ele já estava amaldiçoado. :lol:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #17 Online: 25 de Agosto de 2008, 08:17:34 »
Hmmm... Que pena...parecia que o filho dele fez alguma coisa a mais... Porque ele amaldiçoou só porque alguém viu ele pelado?
Não entendi nada....

Continuo não entendendo... o uili mostrou o que aconteceu...você só disse: "non sequitir" e "ignorância em mitos hebreus" o que não explica nada e nem refuta nada...

Eu não falei só 'non sequitur', vide resposta minha acima !!!
Eu não sei explicar mais fácil do que já expliquei: o autor da pergunta que você postou concluiu que houve ato sexual porque (dentro de suas crenças do mundo globalizado do séc XXI) somente ver a nudez do pai não seria tão terrível assim para ser amaldiçoado. Mas se trata de um mito antigo, passado de boca em boca, escrito num mundo hebreu politeísta, reescrito depois num mundo hebreu monoteísta. Já não faz nenhum sentido.

Quem dizer que faz sentido, que me diga a que família Noé pertencia.

Em tempo: como os filhos de Noé representam as raças do mundo antigo (Jafet, Sem e Cam, daonde derivariam as raças européia, hebraica (semita) e a raça negra) por muito tempo esta maldição era a justificativa para considerar os camitas (negros) uma raça inferior a ser escravizada.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2008, 08:09:29 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Agosto de 2008, 12:44:55 »
Em resumo:
Javé afogou a humanidade inteira exceto por um velho bêbado e seus filhos esquisitos.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Agosto de 2008, 12:47:31 »

Do qual somos todos descendentes. Portanto, culpa do véio Noé o Fabulous ser esse grande pingaiada.

Offline Orelix Atlas

• Nível 02
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Outubro de 2008, 11:35:28 »
Respondi as principais objeções e dúvidas sobre o dilúvio, no seguinte link:http://criacionismoevidencias.blogspot.com/2008/10/respondendo-sobre-o-dilvio-e-arca-de-no.html

É muito interessante e esclarecedor. Veja, e depois entre em contato...

Obrigado. :)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #21 Online: 06 de Outubro de 2008, 18:26:13 »
Em resumo:
Javé afogou a humanidade inteira exceto por um velho bêbado e seus filhos esquisitos.

Por isso eu coloquei-O aqui, após Sodoma e Gomorra e tenho alimentado-O apenas com Mariola e Maracujina.

Ele É meio estressadinho. :)
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Outubro de 2008, 19:09:53 »
Não entendi nada....

Mas as pessoas eram amaldiçoadas apenas por verem os pais nus? Ou geralmente precisaria de algo mais, como terem relações homossexuais com eles, ficando isso implícito, meio como no uso do termo "Fulanias *conheceu* Betrana, e tiveram quinze filhos"?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Outubro de 2008, 21:21:09 »
Os textos do Dantas explicam isso. Os hebraicos deviam ter uma palavra para conhecer com sentido convencional também, Bucky.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #24 Online: 07 de Outubro de 2008, 09:57:46 »
Os antigos hebreus eram meio radicais não? Tudo para eles é 8 ou 80 e sempre as consequências são drásticas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!