Autor Tópico: Pessoas com QI alto tem predisposição ao ateísmo  (Lida 2413 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Pessoas com QI alto tem predisposição ao ateísmo
« Resposta #25 Online: 26 de Agosto de 2008, 18:26:37 »
Psicopatia exige um certo grau de inteligência, porque na prática os psicopatas aprendem a simular sentimentos e comportamentos que não tem naturalmente.

E a Histeria? Quando os sentimentos saem sem nenhum controle!

O que tem ela?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 26 de Agosto de 2008, 18:29:43 »
House é phoda, muy bueno...
os dois ultimos episódios da 4ª temporada são fantasticos...
Aliás, não lembro de nenhum episódio, de nenhuma temporada que eu não tenha gostado.

É tudo repetido. Não curto muito a série. Acontece um incidente, os médios lá ficam em dúvida em resolver, chamam a ajuda de House, que como tivesse uma enciclopédia na cabeça da os parecer tudo no momento, depois eles fazem o que House pediu, melhora ou não... ai no final das contas House acaba sendo o melhor da história. Coisa hollyodiana.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 26 de Agosto de 2008, 18:34:34 »
Poderia a inteligencia estar associada a amoralidade em certos casos?

Sim, mas é preciso ter muita cautela ao analisar essa associação.  

Perceber as relações de causa-e-efeito nas relações sociais com eficiência pode tornar possíveis certos tipos de amoralidade.  

Mas pode-se igualmente argumentar que a moralidade é criada conscientemente pelo mesmo tipo de habilidade de percepção dos efeitos do comportamento na sociedade... ou seja, a inteligência está associada com a amoralidade e TAMBÉM está associada com a moralidade.

Sociopatas sao amorais. Moral, Etica, Culpa, Bem ou Mal nao fazem qualquer sentido para eles.
Nunca se perguntaram se existiria alguma coisa que fosse Boa ou Má em si mesma e por si mesma, independentemente de tudo o mais?
Num ponto de vista, frio, logico, "spockiano" existiria alguma moral ou etica
ou apenas logica e o resto (nao-logica)?

Eu sou utilitarista roxo; não acredito que faça sentido falar em "bem ou mal por si mesmo, independentemente de circunstâncias".  Não no mundo real.  A moralidade de todo e qualquer ato é definido unicamente pelas suas consequências.

Quanto à relação entre lógica e moral, eu também sou budista; acredito firmemente que a lógica e a sabedoria levam natural e inevitavelmente à formação dos valores morais.

Mas sendo assim, porque fazem o que fazem? Extraem algum prazer daquilo?

Pelo que entendo (posso estar enganado) psicopatas não sentem coisa alguma, nem mesmo prazer - e sociopatas, por definição, sentem sim prazer em coisas que são prejudiciais à sociedade.

Se sim, entao tem presente o conceito de bem, pois o prazer é de certa forma, um bem. Talvez eles sejam uma espécie de "retardados morais".

O Prazer é um bem SE as suas demais consequências não forem nocivas.  Como a estatura moral de uma pessoa é medida pela sua capacidade de enxergar além do interesse próprio, de fato um sociopata é um retardado moral - e um psicopata é um morto-vivo moral.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!