Poderia a inteligencia estar associada a amoralidade em certos casos?
Sim, mas é preciso ter muita cautela ao analisar essa associação.
Perceber as relações de causa-e-efeito nas relações sociais com eficiência pode tornar possíveis certos tipos de amoralidade.
Mas pode-se igualmente argumentar que a moralidade é criada conscientemente pelo mesmo tipo de habilidade de percepção dos efeitos do comportamento na sociedade... ou seja, a inteligência está associada com a amoralidade e TAMBÉM está associada com a moralidade.
Sociopatas sao amorais. Moral, Etica, Culpa, Bem ou Mal nao fazem qualquer sentido para eles.
Nunca se perguntaram se existiria alguma coisa que fosse Boa ou Má em si mesma e por si mesma, independentemente de tudo o mais?
Num ponto de vista, frio, logico, "spockiano" existiria alguma moral ou etica
ou apenas logica e o resto (nao-logica)?
Eu sou utilitarista roxo; não acredito que faça sentido falar em "bem ou mal por si mesmo, independentemente de circunstâncias". Não no mundo real.
A moralidade de todo e qualquer ato é definido unicamente pelas suas consequências.Quanto à relação entre lógica e moral, eu também sou budista; acredito firmemente que a lógica e a sabedoria levam natural e inevitavelmente à formação dos valores morais.
Mas sendo assim, porque fazem o que fazem? Extraem algum prazer daquilo?
Pelo que entendo (posso estar enganado) psicopatas não sentem coisa alguma, nem mesmo prazer - e sociopatas, por definição, sentem sim prazer em coisas que são prejudiciais à sociedade.
Se sim, entao tem presente o conceito de bem, pois o prazer é de certa forma, um bem. Talvez eles sejam uma espécie de "retardados morais".
O Prazer é um bem SE as suas demais consequências não forem nocivas. Como a estatura moral de uma pessoa é medida pela sua capacidade de enxergar além do interesse próprio, de fato um sociopata é um retardado moral - e um psicopata é um morto-vivo moral.