Buckaroo, é exatamente pelo fato de ele falar por metaforas que é dificil compreender exatamente o que ele quer dizer, visto que as palavras tem um carater limitado, principalmente se tratando de experiências que estão fora do espectro ordinário da vida dos seres humanos. É o caso dessa sua primeira citação:
"O que tão seriamente te digo é isto: aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. Os homens só conseguem reproduzir vida humana, mas o Espírito Santo dá vida espiritual; por isso não te admires de te ter dito que precisas de nascer de novo. Assim como ouves o vento, mas não sabes donde vem nem para onde vai, assim se passa com aquele que é nascido do Espírito."
Aqui podemos interpretar o que representa "nascer denovo" de varias maneiras, entre elas pode ser exatamente aquilo que se chama de dissolução do ego
E tantas outras mais, e etc. Se ele fosse mais claro, objetivo, talvez não tivesse tanta gente se fascinando com essa mística, talvez por não sobrar nada ou nada demais, tal como acontece com pós-modernismos e misticismos diversos depois de arrancado o véu superficial de embromação que nada mais é do que ilusão sofisticação e "profundidade".
onde algumas pessoas declaram uma transformação total em seu próprio ser, e passam a viver a vida de uma maneira diferente. Mas ai entra a questão de realmente experimentar isso diretamente, quantas são realmente as pessoas que frequentam a igreja que "nasceram denovo"?
Muitas dizem ter ocorrido; a definição vaga do termo não possibilitaria apenas que o "original", se é que existiu, e se é que foi o original se aproveitasse disso para ter seguidres, mas a fórmula pode ainda ser reaproveitada.
Mas Cristo ( Supondo que ele tenha realmente existido ) também é visto como um simbolo, um ideal, alguma coisa a ser alcançada, e muitas vezes visto como superior, único, filho de deus, e as pessoas vêem-se diferente dele e vira aquele negocio de "é deus no céu e nóis na terra", então as pessoas continuam a viver suas vidinhas e passam a acreditar por conveniencia, medo, etc etc e ai não há investigação por si mesmo e portanto não há como haver a experiência direta daquilo.
Mas eu penso que esse estado de ser, ou esse vislumbre é que é importante, não os ensinamentos em si, que talvez sirvam de guia para certos tipos de pessoas, mas que também se torna bastante prejudicial, porque apesar de serem como um dedo apontando para a lua, ao inves de as pessoas olharem para a lua, elas olham somente para o dedo, e acham que é daquilo que se trata.
Eu não conheco muito a respeito de Jesus, nem tenho certeza se ele realmente existiu, se o que falam dele é verdade, como ele era, quem ele era, etc etc. Mas o que eu posso ver é que nos ensinamentos atribuidos a ele, há grande sabedoria, e por isso, o considero com méritos.
Agora quanto ao Inri Cristo é bastante nítido que não se trata de um ser integro e sábio, e sim de um personagem, ele não fala sobre o AMOR, ele interpreta a todo o tempo, e ainda interpreta mal, é um atorzinho de baixo calão, não é a toa que só aparece em programas de TV como o da Luciana Gimenez e etc.
Talvez se só tivesse "ouvido falar" dele, sem vê-lo por imagens, talvez se ele tivesse morrido há um tempão, ele pudesse ter sido considerado um sábio, ainda que fosse questionável ser de fato reencarnação do primeiro e etc. Da mesma forma, não temos como saber apenas pelos relatos, se o original, se existiu, também não era igualmente charlatão, ou até mais.