Um dos problemas com o ensino é que a maioria dos professores limita-se a ler ou escrever o que ja se encontra no material.
Ora, isto qualquer um pode fazer por si mesmo, basta ter paciencia e disciplina e pegar o material para estudar.
Acho um absurdo deslocar-se de casa e pagar caras mensalidades para ver alguem recitar ou copiar algo de um livro que eu mesmo posso ler a qualquer momento.
Isto quando nao fazem aqueles famigerados resumos no retroprojetor, que depois da segunda fila, ninguem enxerga mais coisa alguma...
ou que saem copiando coisas no quadro num fôlego só, do inicio ao fim. E a aula se transforma numa cópia monótona e o aluno nem tem tempo para pensar no que escreve, porque a outra metade do quadro ja vai ser apagada.

Uma aula memoravel seria aquela em que um professor conseguisse transmitir ao aluno o entusiasmo pela materia, que conseguisse expor o assunto de forma original, analisando-o por outros angulos, complementando o assunto exposto no material com novos conhecimentos, propondo novas perguntas e debates, incentivando a pesquisa e o aprofundamento, fazendo analogias, citando exemplos e aplicacoes conhecidas ou inusitadas, etc.
Mas o problema esta tambem nos alunos: a maioria quer fazer tudo mecanicamente, sem pensar coisa alguma, como se pensar fosse algo doloroso.
Quer que os problemas sejam todos de um mesmo tipo, bastando substituir o valor das variaveis, que o conteudo das provas seja copia xerox dos exercicios e do material do livro, que tudo seja decoreba para poder fazer um resumo e levar no dia da prova onde deve-se chegar mais cedo para pegar os lugares la do fundao, de onde o professor nao veria a cola (tem que ser muito tanso para nao perceber isto - ja estudei numa sala onde tive o desprazer de ver meus colegas, marmanjos numa faculdade, subir correndo as escadas, tropecando nos outros e catando cavaco porque a sala mudou na ultima hora e todo mundo queria sentar no fundo, deixando "coincidentemente" no dia da prova as filas da frente vazias).

Deve ser difícil um professor se entusiasmar com uma plateia assim.